ETFs

Local de discussão sobre fundos e ETFs
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1935
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 672 times
Been thanked: 784 times

Re: ETFs

Mensagem por Virtua »

100Medos Escreveu: 13 jul 2023 15:14
Se o inicio a curva é definida pelo Banco Central, o resto da curva reflete as espetativas do mercado. Espetativas essas que não se movem necessáriamente na mesma direção/amplitude que as taxas de curto prazo.
Ah claro.Concordo a 100%. A yield a que me refiro é a Yield do ETF/obrigações de longo prazo. O facto da yield de curto prazo descer pode não afectar muito a de longo prazo.

Ou seja as taxas de curto prazo podem baixar 1 p.p. e as de longo prazo manterem-se na mesma e o que alteraria seria só as de curto prazo deixarem de estar quase 0.5 p.p. acima das de longo prazo para passarem a estar 0.5 p.p. abaixo (AKA normalização da curva).
Virtua Escreveu: 13 jul 2023 13:17 E fazes muito bem, nada como um pouco de "skin in the game" para nos obrigar a acompanhar a situação mais de perto.
Sempre fui um pouco assim, mesmo quando trabalhava no banco. Perder $ acho que não perco, provavelmente pode é não correr muito bem. A curva tem de normalizar; as expectivas já estão descontadas nas taxas de longo prazo; etc etc

Vamos a ver. Por isso disse que era "meio estudar o mercado" tb.
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
Avatar do Utilizador
100Medos
Mensagens: 107
Registado: 27 jun 2023 10:03
Has thanked: 10 times
Been thanked: 49 times

Re: ETFs

Mensagem por 100Medos »

Virtua Escreveu: 13 jul 2023 16:29 Perder $ acho que não perco, provavelmente pode é não correr muito bem. A curva tem de normalizar;
Não desejo que percas dinheiro, obviamente, mas considera essa possibilidade...
A curva pode normalizar por força da descida das taxas de curto prazo, ou pela subida das de longo prazo.
A segunda opção deixaria em maus lençóis os detentores de divida de longo prazo...
Kosta
Mensagens: 148
Registado: 02 fev 2023 22:20
Has thanked: 65 times
Been thanked: 25 times

Re: ETFs

Mensagem por Kosta »

Virtua Escreveu: 11 jul 2023 19:43 Se as taxas de juro baixarem por cada 1 ponto percentual na descida da yield do ETF vou buscar 25% para aí.
Tenho acompanhado com muita atenção esta troca de opiniões acerca das bonds e surgiu uma duvida, quando o BCE mexe nas taxas de referencia isso tem impacto imediato nas yields de um ETF?

Por exemplo se a euribor desce 1 p.p. amanhã é motivo para as yields terem o mesmo comportamento logo de seguida ou é um processo que pode demorar meses?
Avatar do Utilizador
100Medos
Mensagens: 107
Registado: 27 jun 2023 10:03
Has thanked: 10 times
Been thanked: 49 times

Re: ETFs

Mensagem por 100Medos »

Kosta Escreveu: 13 jul 2023 20:30 Tenho acompanhado com muita atenção esta troca de opiniões acerca das bonds e surgiu uma duvida, quando o BCE mexe nas taxas de referencia isso tem impacto imediato nas yields de um ETF?
Um ETF é apenas uma estrutura onde colocas ativos, tipo um wrapper, ou um saco se preferires.
As yields das bonds são ajustadas imediatamente porque o valor das mesmas também o é.
(o cupão mantém-se inalterado, mas a yield é a relação entre o cupão e o valor da bond)
Kosta Escreveu: 13 jul 2023 20:30 Por exemplo se a euribor desce 1 p.p. amanhã é motivo para as yields terem o mesmo comportamento logo de seguida ou é um processo que pode demorar meses?
Para este efeito as taxas de referência não são as Euribors, mas preciosismos à parte, sim, o ajuste é imediato.
Kosta
Mensagens: 148
Registado: 02 fev 2023 22:20
Has thanked: 65 times
Been thanked: 25 times

Re: ETFs

Mensagem por Kosta »

100Medos Escreveu: 13 jul 2023 21:57 As yields das bonds são ajustadas imediatamente porque o valor das mesmas também o é.
Recuando a 2008, ultimo período em que as taxas bateram lá em cima podemos observar que em apenas um ano elas recuaram a valores residuais.
https://www.euribor-rates.eu/pt/juros-bce/
Imagem

No entanto a descida das yields 20-y tiveram um comportamento muito diferente, cerca de 7 anos.
https://data.ecb.europa.eu/data/dataset ... _YM.SR_20Y
Imagem

Comportamento esse que foi similar na subida do preço de um etf 25y onde os 7 anos foi o período registado.
Xtrackers Eurozone Government Bond 25+ UCITS ETF 1C LU0290357846
Imagem

Espero não estar a dizer disparates, as bonds são um produto muito interessante que já tenho na minha carteira mas ainda com pormenores que não domino e se alguém puder desconstruir esta matéria fico grato.
helder8
Mensagens: 18
Registado: 05 jun 2023 10:14
Has thanked: 1 time
Been thanked: 9 times

Re: ETFs

Mensagem por helder8 »

Kosta Escreveu: 13 jul 2023 20:30
Virtua Escreveu: 11 jul 2023 19:43 Se as taxas de juro baixarem por cada 1 ponto percentual na descida da yield do ETF vou buscar 25% para aí.
Por exemplo se a euribor desce 1 p.p. amanhã é motivo para as yields terem o mesmo comportamento logo de seguida ou é um processo que pode demorar meses?
Os mercados reagem às noticias de forma imediata.
Mas obrigaçoes de longa duração comportam-se de forma estranha por vezes.
O banco central pode subir a euribor e isso nao levar a um aumento da yield a 30 anos. Sem Qantitative Easing para manter as yields artificialmente baixas; os juros a longo prazo sao ditados pelas expectativas dos investidores, e nao pelos bancos centrais.

Por exemplo, agora as yields a 20 anos para obrigaçoes de governos é por volta de 3%, enquanto a curto prazo é 4%.
Porque é que os investidores estao dispostos a receber menos para emprestar a prazos mais longos? A razão é simples, eles esperam que os juros baixem no futuro. Se os juros a 4% forem temporarios, no longo prazo é possivel que os 3% sejam melhores que os potenciais retornos em obrigaçoes de curto prazo.

As expectativas podem mudar, o que pode levar os juros nas obrigaçéoes a longo prazo a mudar. Por exemplo se a inflação nao desaparecer e a euribor não descer num futuro proximo, os juros no longo prazo podem subir e de forma substancial.

O risco nas obrigaçoes de longa duração não é insignificante.
Avatar do Utilizador
100Medos
Mensagens: 107
Registado: 27 jun 2023 10:03
Has thanked: 10 times
Been thanked: 49 times

Re: ETFs

Mensagem por 100Medos »

Kosta Escreveu: 13 jul 2023 23:13 as bonds são um produto muito interessante que já tenho na minha carteira mas ainda com pormenores que não domino e se alguém puder desconstruir esta matéria fico grato.
Resumindo,
As yields das bonds ajustam-se imediatamente à curva, em todas as maturidades.
A forma como a curva se ajusta é que depende:
- o inicio da curva (curto prazo) varia em função das taxas de referência definidas pelos bancos centrais
- o resto da curva (longo prazo) varia em função das espetativas do mercado.

Prever a evolução das taxas de juro é prever o futuro...

Kosta
Mensagens: 148
Registado: 02 fev 2023 22:20
Has thanked: 65 times
Been thanked: 25 times

Re: ETFs

Mensagem por Kosta »

Se bem entendi as bonds de longo prazo acarretam um risco considerável porque apesar de neste momento garantirem uma yield média a rondar os 3% durante décadas, podem ter quedas elevadas no preço em tempos de inflação/juros altos, quedas que levam vários anos a recuperar. A meu ver este comportamento invalida qualquer tentativa especulatória numa possível subida do preço em resultado da descida da yield, pode até acontecer o oposto e a queda ser dolorosa.

Por outro lado as bonds de curto prazo neste momento estão a pagar uma yield superior e embora seja por um período curto, entendo que não apresentam riscos de queda no preço e mesmo havendo será com pouco significado.

Conclusão, 0-1y ou 1-3y parece ser a aposta certa para aproveitar esta fase e até 10y para carteiras de horizonte temporal maior.
Avatar do Utilizador
100Medos
Mensagens: 107
Registado: 27 jun 2023 10:03
Has thanked: 10 times
Been thanked: 49 times

Re: ETFs

Mensagem por 100Medos »

IE000716YHJ7 - https://www.justetf.com/en/etf-profile. ... 000716YHJ7

Parece que finalmente o VWCE ganhou um concorrente para o índice FTSE All-World.
Espero que tenha sucesso e pressione a Vanguard a baixar a TER do VWCE (dos atuais 0,22% para 0,15%).
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1935
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 672 times
Been thanked: 784 times

Re: ETFs

Mensagem por Virtua »

Nada mau para quem começou em Fev.

Agora é que me lembrei que tenho de incluir a análise das carteiras no Análises automáticas por e-mail
Anexos
Captura de ecrã 2023-07-24 160102.png
Captura de ecrã 2023-07-24 160102.png (70.01 KiB) Visto 1073 vezes
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
Gajo
Mensagens: 421
Registado: 05 out 2022 15:29
Has thanked: 121 times
Been thanked: 126 times

Re: ETFs

Mensagem por Gajo »

Virtua Escreveu: 24 jul 2023 16:02 Nada mau para quem começou em Fev.

Agora é que me lembrei que tenho de incluir a análise das carteiras no Análises automáticas por e-mail
Um bocado batota a tua carteira ser 5x mais elevada que as outras. :D :D :D
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1935
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 672 times
Been thanked: 784 times

Re: ETFs

Mensagem por Virtua »

Gajo Escreveu: 24 jul 2023 16:24 Um bocado batota a tua carteira ser 5x mais elevada que as outras. :D :D :D
Não é para olhar para os montantes :-) Até é das que apresenta pior performance, mas não foi comprada no mesmo dia. As outras são mesmo comparáveis. Foram 10 euro em cada no mesmo momento +/- (menos de 5 minutos de diferença entre as 6)
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
Gajo
Mensagens: 421
Registado: 05 out 2022 15:29
Has thanked: 121 times
Been thanked: 126 times

Re: ETFs

Mensagem por Gajo »

Virtua Escreveu: 24 jul 2023 16:39
Gajo Escreveu: 24 jul 2023 16:24 Um bocado batota a tua carteira ser 5x mais elevada que as outras. :D :D :D
Não é para olhar para os montantes :-) Até é das que apresenta pior performance, mas não foi comprada no mesmo dia. As outras são mesmo comparáveis. Foram 10 euro em cada no mesmo momento +/- (menos de 5 minutos de diferença entre as 6)
<insert "it was a joke" meme> :lol:
Gajo
Mensagens: 421
Registado: 05 out 2022 15:29
Has thanked: 121 times
Been thanked: 126 times

Re: ETFs

Mensagem por Gajo »

Falando de coisas sérias, sabes se existem buffered ETFs na Europa?

Apanhei isso no twitter da future proof e deixou-me curioso (não necessariamente interessado em investir nos mesmos).
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1935
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 672 times
Been thanked: 784 times

Re: ETFs

Mensagem por Virtua »

Gajo Escreveu: 24 jul 2023 17:02 Falando de coisas sérias, sabes se existem buffered ETFs na Europa?

Apanhei isso no twitter da future proof e deixou-me curioso (não necessariamente interessado em investir nos mesmos).
Já li sobre essa moda. Não acho que existam. Por outro lado descobri ETFs obrigacionistas da iShares com maturidade fixa. Tenho que analisar mais sobre isso!
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
Responder