=> Novo sub-forum com as carteiras da comunidade aqui: Carteiras da comunidade

Fundos de Investimento

Local de discussão sobre fundos e ETFs
Avatar do Utilizador
D@emoon
Mensagens: 2152
Registado: 03 out 2022 16:41
Localização: Lisboa
Has thanked: 497 times
Been thanked: 539 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por D@emoon »

helder8 Escreveu: 17 jul 2023 15:12 Esse fundo tem uma "ongoing fee" de 1.45%. :shock:
São as fees "normais" em fundos de investimento.
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
CountMeIn
Mensagens: 102
Registado: 02 nov 2022 00:20
Has thanked: 62 times
Been thanked: 20 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por CountMeIn »

D@emoon Escreveu: 17 jul 2023 13:05
Tens alguma razão, mas nos EUA, que também já passaram por tudo, não deixaram de investir, enquanto que em Portugal nasce um bebe e os pais vão a correr fazer certificados de aforro ou depósitos a prazo para o filhote, por lá os pais compra acções da Apple e da Microsoft lol, tem muito de cultural.
E onde é que consegues comprar ações para um recém nascido em Portugal, com custos controlados vá...

É tanto cultural como burocrático/político.
Avatar do Utilizador
D@emoon
Mensagens: 2152
Registado: 03 out 2022 16:41
Localização: Lisboa
Has thanked: 497 times
Been thanked: 539 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por D@emoon »

CountMeIn Escreveu: 17 jul 2023 16:06
D@emoon Escreveu: 17 jul 2023 13:05
Tens alguma razão, mas nos EUA, que também já passaram por tudo, não deixaram de investir, enquanto que em Portugal nasce um bebe e os pais vão a correr fazer certificados de aforro ou depósitos a prazo para o filhote, por lá os pais compra acções da Apple e da Microsoft lol, tem muito de cultural.
E onde é que consegues comprar ações para um recém nascido em Portugal, com custos controlados vá...

É tanto cultural como burocrático/político.
Dei o exemplo de acções mas se quiseres podes fazer Fundos/ETFs.
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1746
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 593 times
Been thanked: 717 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por Virtua »

CountMeIn Escreveu: 17 jul 2023 16:06 E onde é que consegues comprar ações para um recém nascido em Portugal, com custos controlados vá...
Hoje em dia, com a tecnologia a desculpa de custos faz cada vez menos sentido. Tens boas opções. XTB, trading212, trader republic, IBKR

Fogo, há 20 anos eu comprava acções por 1 usd na IBKR...
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
Avatar do Utilizador
D@emoon
Mensagens: 2152
Registado: 03 out 2022 16:41
Localização: Lisboa
Has thanked: 497 times
Been thanked: 539 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por D@emoon »

Virtua Escreveu: 17 jul 2023 16:12
CountMeIn Escreveu: 17 jul 2023 16:06 E onde é que consegues comprar ações para um recém nascido em Portugal, com custos controlados vá...
Hoje em dia, com a tecnologia a desculpa de custos faz cada vez menos sentido. Tens boas opções. XTB, trading212, trader republic, IBKR

Fogo, há 20 anos eu comprava acções por 1 usd na IBKR...
E dá para comprar em nome do filho? o ideal é sempre o filho/a ter a sua conta e os pais investirem lá.
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
CountMeIn
Mensagens: 102
Registado: 02 nov 2022 00:20
Has thanked: 62 times
Been thanked: 20 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por CountMeIn »

D@emoon Escreveu: 17 jul 2023 16:14
Virtua Escreveu: 17 jul 2023 16:12
CountMeIn Escreveu: 17 jul 2023 16:06 E onde é que consegues comprar ações para um recém nascido em Portugal, com custos controlados vá...
Hoje em dia, com a tecnologia a desculpa de custos faz cada vez menos sentido. Tens boas opções. XTB, trading212, trader republic, IBKR

Fogo, há 20 anos eu comprava acções por 1 usd na IBKR...
E dá para comprar em nome do filho? o ideal é sempre o filho/a ter a sua conta e os pais investirem lá.

Exato, eu perguntei em nome de um bebé. Não tenho conhecimento de nenhuma corretora que aceite menores como clientes.
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1746
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 593 times
Been thanked: 717 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por Virtua »

CountMeIn Escreveu: 17 jul 2023 16:15 Exato, eu perguntei em nome de um bebé.
Coisas que eu não penso. Então nada tem a ver com custos! :lol:

Mas posso ver isso! Por acaso é tema relativamente recorrente!
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
Gajo
Mensagens: 418
Registado: 05 out 2022 15:29
Has thanked: 121 times
Been thanked: 122 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por Gajo »

D@emoon Escreveu: 17 jul 2023 16:14 E dá para comprar em nome do filho? o ideal é sempre o filho/a ter a sua conta e os pais investirem lá.
Genuinamente interessado, alguma razão em específico?

Tudo bem que daqui a 18 anos a actual isenção em sede de IS nas doações entre ascendentes e descendentes pode desaparecer, mas fora isso?
Avatar do Utilizador
D@emoon
Mensagens: 2152
Registado: 03 out 2022 16:41
Localização: Lisboa
Has thanked: 497 times
Been thanked: 539 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por D@emoon »

Virtua Escreveu: 17 jul 2023 16:25
CountMeIn Escreveu: 17 jul 2023 16:15 Exato, eu perguntei em nome de um bebé.
Coisas que eu não penso. Então nada tem a ver com custos! :lol:

Mas posso ver isso! Por acaso é tema relativamente recorrente!
Também não sei se dá para comprar acções nos bancos, por exemplo no Best sei que dá para comprar depósitos, fundos de investimento ( não sei se entram os ETFs ) seguros de capitalização e Unit Linked ( ambas podem ser interessantes, mais o Unit Linked, por ter beneficio fiscal à saída ).
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
PNFreitas
Mensagens: 28
Registado: 19 nov 2022 01:50
Has thanked: 13 times
Been thanked: 7 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por PNFreitas »

JRJordao Escreveu: 17 jul 2023 13:12
PNFreitas Escreveu: 17 jul 2023 12:34 Criou-se em Portugal um sentimento de medo e aversão ao investimento através da iletracia financeira atroz.
Evitem-se generalizações.

Sei minimamente como funcionam os fundos de investimento e mesmo assim prefiro ter o capital sempre a aumentar, mesmo que pouco. O D@emoon está contente por neste momento ter recuperado as desvalorizações do último ano, dadas as perspetivas de valorização futura. Eu prefiro ter valorizado 2,52% nos meus CA e (previsão) 2,88% nos próximos anos.

Não adotem essa abordagem de "quem não faz como eu é porque é ignorante/iletrado". Se calhar quem investe forte em crypto pensa (preconceituosamente) o mesmo de quem prefere fundos ou ETFs.

Menos desses julgamentos, por favor.
Não são generalizações, é a realidade. https://www.cgd.pt/Site/Saldo-Positivo/ ... ueses.aspx

Eu tenho os meus investimentos distribuídos por CA, fundos, ETF’s, crypto (muito pouco) e mesmo depósitos a prazo. Portanto essa abordagem não é adoptada por mim.

O que disse e volto a dizer é que muita gente não investe com medo de perder tudo e acaba por até deixar em depósitos a prazo. Então quando se trata de crypto, muito menos sabem o que é e como funciona.

Tu sabes minimamente como funciona o mundo do investimento e sabes ao que vais mas muita gente até há bem pouco nem sabiam o que eram CA quanto mais fundos e outros produtos.
Avatar do Utilizador
JRJordao
Mensagens: 854
Registado: 04 out 2022 12:11
Has thanked: 252 times
Been thanked: 407 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por JRJordao »

PNFreitas Escreveu: 17 jul 2023 18:33 Não são generalizações, é a realidade. https://www.cgd.pt/Site/Saldo-Positivo/ ... ueses.aspx

Eu tenho os meus investimentos distribuídos por CA, fundos, ETF’s, crypto (muito pouco) e mesmo depósitos a prazo. Portanto essa abordagem não é adoptada por mim.

O que disse e volto a dizer é que muita gente não investe com medo de perder tudo e acaba por até deixar em depósitos a prazo. Então quando se trata de crypto, muito menos sabem o que é e como funciona.

Tu sabes minimamente como funciona o mundo do investimento e sabes ao que vais mas muita gente até há bem pouco nem sabiam o que eram CA quanto mais fundos e outros produtos.
Não contesto haver muita iliteracia financeira na sociedade portuguesa. O que me chateia é assumirem que só quem não percebe como funcionam os fundos de investimento não investe neles, como se ao os compreenderem ficassem fascinados e nunca mais olhassem para outros produtos. Quem diz fundos, diz o produto de eleição de quem estiver a falar.

Os iletrados tendem de facto a investir em produtos de capital garantido. E ainda bem, porque se forem para os outros produtos o mais certo é tomarem más decisões (ex: panic-sell) e perderem dinheiro.

Mas mesmo aqui, uma comunidade de pessoas interessadas, se detetam por vezes erros no conhecimento de produtos, por vezes até já subscritos!

Investir em fundos/ETFs/etc só por si não é prova de literacia. Há quem o faça "às escuras", só porque os DPs/CAs dão menos que o desejado. Investir sem tomar decisões parvas é que é prova de literacia (e/ou sorte) :D

Não investir neles também não é garante de iliteracia. Conheço pelo menos um contra-exemplo ;) . Mas assumo que possa ser tendência.
PNFreitas
Mensagens: 28
Registado: 19 nov 2022 01:50
Has thanked: 13 times
Been thanked: 7 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por PNFreitas »

JRJordao Escreveu: 17 jul 2023 19:26
PNFreitas Escreveu: 17 jul 2023 18:33 Não são generalizações, é a realidade. https://www.cgd.pt/Site/Saldo-Positivo/ ... ueses.aspx

Eu tenho os meus investimentos distribuídos por CA, fundos, ETF’s, crypto (muito pouco) e mesmo depósitos a prazo. Portanto essa abordagem não é adoptada por mim.

O que disse e volto a dizer é que muita gente não investe com medo de perder tudo e acaba por até deixar em depósitos a prazo. Então quando se trata de crypto, muito menos sabem o que é e como funciona.

Tu sabes minimamente como funciona o mundo do investimento e sabes ao que vais mas muita gente até há bem pouco nem sabiam o que eram CA quanto mais fundos e outros produtos.
Não contesto haver muita iliteracia financeira na sociedade portuguesa. O que me chateia é assumirem que só quem não percebe como funcionam os fundos de investimento não investe neles, como se ao os compreenderem ficassem fascinados e nunca mais olhassem para outros produtos. Quem diz fundos, diz o produto de eleição de quem estiver a falar.

Os iletrados tendem de facto a investir em produtos de capital garantido. E ainda bem, porque se forem para os outros produtos o mais certo é tomarem más decisões (ex: panic-sell) e perderem dinheiro.

Mas mesmo aqui, uma comunidade de pessoas interessadas, se detetam por vezes erros no conhecimento de produtos, por vezes até já subscritos!

Investir em fundos/ETFs/etc só por si não é prova de literacia. Há quem o faça "às escuras", só porque os DPs/CAs dão menos que o desejado. Investir sem tomar decisões parvas é que é prova de literacia (e/ou sorte) :D

Não investir neles também não é garante de iliteracia. Conheço pelo menos um contra-exemplo ;) . Mas assumo que possa ser tendência.
Penso que ninguém assumiu isso, pelo menos ninguém se manifestou sobre isso.

Isso que dizes é verdade. Subscrever sem saber o que é realmente o produto, também faz parte da iletracia.

O que ouço mais é, ah vais perder isso tudo ainda. Há essa possibilidade realmente mas probabilidade não será muito alta, mais provável de acontecer é ficar anos a fio no vermelho ou sempre flat.

Sendo extremista, também se pode perder uma parte nos CA caso haja uma troika e se se lembrarem de um haircut, se me recordo, fizeram isso na Grécia.

Mas eu sou a favor de que, se não se percebe como funciona ou quais os riscos, então não se deve investir nada, pelo menos até perceber como funciona.

No meu caso, antes de saber como funcionavam os produtos, fiquei mais de um ano a pesquisar sobre ETF’s, por exemplo. Ando de olho para investir em bonds, no entanto não o faço porque primeiro tenho de perceber como funciona exatamente, e se não conseguir perceber, então não investirei.

Se sei tudo? Não, não sei quase nada. Se dissesse que sei tudo estaria a mentir.

O que quero dizer é que, quando não sei não demonizo, tento perceber primeiro o que é, então para demonizar 😂. Mas muita gente não o faz, como ouviu dizer que era mau, já ficou entranhado e diz a mesma coisa.

Peço desculpa se dei a entender que meti tudo em ETF’s mas na verdade, representa apenas cerca de 10/12% do meu capital. Não fiz all-I’m e nunca o faria, senão eram os ovos todos no mesmo cesto 😂
jcab
Mensagens: 209
Registado: 04 out 2022 11:32
Localização: planet earth
Has thanked: 13 times
Been thanked: 14 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por jcab »

D@emoon Escreveu: 17 jul 2023 16:59
Virtua Escreveu: 17 jul 2023 16:25
CountMeIn Escreveu: 17 jul 2023 16:15 Exato, eu perguntei em nome de um bebé.
Coisas que eu não penso. Então nada tem a ver com custos! :lol:

Mas posso ver isso! Por acaso é tema relativamente recorrente!
Também não sei se dá para comprar acções nos bancos, por exemplo no Best sei que dá para comprar depósitos, fundos de investimento ( não sei se entram os ETFs ) seguros de capitalização e Unit Linked ( ambas podem ser interessantes, mais o Unit Linked, por ter beneficio fiscal à saída ).
Confirmo que da para comprar ETFs em nome do bebé (abri conta no BEST em nome dele).
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1746
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 593 times
Been thanked: 717 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por Virtua »

Um reforço anual e custos deixam de ser problema.
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
Avatar do Utilizador
JRJordao
Mensagens: 854
Registado: 04 out 2022 12:11
Has thanked: 252 times
Been thanked: 407 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por JRJordao »

PNFreitas Escreveu: 17 jul 2023 22:44 O que ouço mais é, ah vais perder isso tudo ainda. Há essa possibilidade realmente mas probabilidade não será muito alta, mais provável de acontecer é ficar anos a fio no vermelho ou sempre flat. a mesma coisa.
Um preconceito, bastante comum como dizes, nascido da ignorância e/ou da preguiça em aprender sobre o investimento em causa. Para ele/a não se sentir mal com a possível oportunidade que está a deixar passar, foca exclusivamente no pior cenário para a desvalorizar.

Outro preconceito muito popular é "passas tanto tempo a acompanhar essas coisas, nem tens vida" :D
Responder