A Lagarde vai continuar a aumentar a taxa de juro. Ao mesmo tempo deixou de remunerar os bancos pelo valor que depositam junto do Banco Central.
Só há uma hipótese dos bancos se financiarem abaixo do valor pago junto do BCE, através dos depósitos.
Não acredito que a remuneração dos DPs chegue aos 4% mas acho que vamos ter valores superiores.
Disclaimer: não tenho DPs e não intenciono ter nos próximos tempos.
Mas falas de que bancos? viste os lucros que tiveram os grandes bancos mesmo com o "pânico" dos media a falar das perdas que tiveram nos DPs para CAs?, se me falares num DP 90 dias que pode estar ainda nos 0,25% em média e subir para 0,50% até acredito, agora estes DPs que vês para prazos maiores penso que os bancos não estão muito virados para esse aumento, e mesmo estes bancos mais pequenos mais virados para o investimento também não ganham nada em subir mais as taxas, esse do Best amanhã já deve baixar e alterarem o prazo por exemplo, porque o core business destes bancos não é nem pode ser depósitos.
Refiro-me a todos os bancos, embora os mais pequenos sejam aqueles que continuarão a apresentar melhores taxas. Os grandes bancos continuam a ter lucros porque emprestam a 4% (empréstimos) e remuneram a 1%. Essa é a grande margem que estão a ter e que se manterá, uma vez que mantêm um valor de depósitos ainda muito grande (mesmo considerando a fuga que existiu para CA).
Pequenos bancos que queiram atrair clientes e ou precisem de aumentar o seu próprio capital para investimento, acho que vão acabar por aumentar os DPs.
É só para avisar os clientes da CGD que eles atualizaram alguns dos DP's.
O Depósito Caixa Net 12 Meses Não Mobilizável passou de 2.75% TANB para 3%
O Depósito Aforro 6M+ (6M x3) tb foi subido (1,5 / 2,25 / 2,75 --> 1,75 / 2,50 / 3,00).
É provável q tenham mexido noutros.
coisa estranha a CGD estar com juros semelhantes aos pequenos bancos como invest, só para novos montantes
não estará na hora destes pequenos bancos subirem tb as taxas... ?
superkinas Escreveu: ↑22 ago 2023 01:00
coisa estranha a CGD estar com juros semelhantes aos pequenos bancos como invest, só para novos montantes
Se subirem muito as taxas serão "iguais" aos outros, estes pequenos bancos onde se querem destacar é em produtos de investimento e não nas taxas de depósitos, embora possas ter as duas vertentes, estes bancos não querem lá muito ter clientes "taxistas".
"O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett
superkinas Escreveu: ↑22 ago 2023 01:00
Se subirem muito as taxas serão "iguais" aos outros, estes pequenos bancos onde se querem destacar é em produtos de investimento e não nas taxas de depósitos, embora possas ter as duas vertentes, estes bancos não querem lá muito ter clientes "taxistas".
mas no caso do invest sempre foi conhecido pela taxa dep prazo superior, ao contrario por exemplo best e activo
superkinas Escreveu: ↑22 ago 2023 12:05
mas no caso do invest sempre foi conhecido pela taxa dep prazo superior, ao contrario por exemplo best e activo
O Invest aumentou para 3,00% no fim de junho. Vamos ver se reagem com nova subida em breve.
O Best ocasionalmente tem boas taxas para novos clientes, mas este ano já entrou em queda, com o fim da campanha de aniversário. Serve mesmo só como mecanismo de captação de clientes, enquanto que o Invest apenas exige novos capitais.
Na liderança continua o BiG com 4,00% (+0,10% com protocolos).
Louie Escreveu: ↑22 ago 2023 15:50
Lembrei-me que a Raize comercializa DP's do BPG, supostamente com condições mais vantajosas.
Fui lá ver e oferecem "Super Depósitos"
Parecem ter ficado parados no tempo.
Dá para perceber quanto as taxas subiram (este ano, suponho) no BPG.