=> Novo sub-forum com as carteiras da comunidade aqui: Carteiras da comunidade

Juros da Wise

Está-se a aproximar a altura do IRS. E agora? Aqui o fórum para tirar duvidas de fiscalidade!
Responder
Kosta
Mensagens: 130
Registado: 02 fev 2023 22:20
Has thanked: 60 times
Been thanked: 21 times

Juros da Wise

Mensagem por Kosta »

Recebo mensalmente rendimentos provenientes do UK através da Wise e como não necessito de o transferir de imediato tento manter lá até o par GBP/EUR ser favorável para converter. Desde Janeiro a plataforma passou a pagar juros (3.12% GBP) ao capital mantido na conta e com isso consegui umas centenas de libras em juros.

A plataforma opera sob jurisdição da Bélgica e este rendimento é taxado na fonte em 30%, a minha duvida é se tenho ou devo declarar estes rendimentos (juros apenas) no IRS sendo que já fui tributado uma vez?
Avatar do Utilizador
JRJordao
Mensagens: 854
Registado: 04 out 2022 12:11
Has thanked: 251 times
Been thanked: 407 times

Re: Juros da Wise

Mensagem por JRJordao »

Penso que deves declarar os juros como rendimento de capitais (categoria E) no anexo J.

Declaras o total do rendimento bruto e da retenção efetuada, em EUR. Supostamente, no cálculo desses totais utilizavas a taxa de câmbio do dia em que cada juro foi pago, mas se não estiveres para isso usa a de 31/12/2023. Taxas: https://www.bportugal.pt/sites/default/ ... ia_pt.xlsx

Desde que não englobes, não deverá originar qualquer imposto a pagar, uma vez que já retiveste (mais de) os 28% que cá se praticam. É apenas uma obrigação declarativa.
Kosta
Mensagens: 130
Registado: 02 fev 2023 22:20
Has thanked: 60 times
Been thanked: 21 times

Re: Juros da Wise

Mensagem por Kosta »

O ideal seria a Wise fornecer um report no final do ano mas não sei se o irá fazer.
JRJordao Escreveu: 25 set 2023 12:57 Desde que não englobes, não deverá originar qualquer imposto a pagar, uma vez que já retiveste (mais de) os 28% que cá se praticam. É apenas uma obrigação declarativa.
Pois, tenciono fazer englobamento e se estes rendimentos tiverem algum relevo na simulação, tendo em conta que já fui tributado acho que me vou esquecer de os incluir :roll:
Avatar do Utilizador
JRJordao
Mensagens: 854
Registado: 04 out 2022 12:11
Has thanked: 251 times
Been thanked: 407 times

Re: Juros da Wise

Mensagem por JRJordao »

Kosta Escreveu: 25 set 2023 22:02 Pois, tenciono fazer englobamento e se estes rendimentos tiverem algum relevo na simulação, tendo em conta que já fui tributado acho que me vou esquecer de os incluir :roll:
Os 30% que retiveste serão considerados nas contas. Se ainda originar imposto a pagar, será pelo total de rendimentos englobados corresponder a uma taxa superior. Nesse caso, também juros nacionais com retenção 28% originarão imposto adicional.

Dado que o englobamento de rendimentos de uma certa categoria, neste caso de capitais, pressupõe declaração + englobamento de todos os rendimentos dessa categoria, esse "esquecimento" configuraria uma infração bastante clara. E os "esquecimentos" que levam a ser pago menos (ou reembolsado mais) imposto, ou seja os que prejudicam a AT, implicam risco de coima em eventual deteção (nos 4 anos seguintes).

Ficas informado, agora é contigo ;)
Kosta
Mensagens: 130
Registado: 02 fev 2023 22:20
Has thanked: 60 times
Been thanked: 21 times

Re: Juros da Wise

Mensagem por Kosta »

A próxima declaração de IRS vai ser mais trabalhosa com rendimentos de juros de depósitos nacionais, estrangeiros, CAs, obrigações e dividendos, no entanto o englobamento deve ser positivo para mim.

Obrigado pelo esclarecimento.
Gajo
Mensagens: 413
Registado: 05 out 2022 15:29
Has thanked: 121 times
Been thanked: 121 times

Re: Juros da Wise

Mensagem por Gajo »

JRJordao Escreveu: 26 set 2023 10:27 Os 30% que retiveste serão considerados nas contas.
Li por aí que por vezes a AT solicita a prova que o imposto foi retido na fonte (mesmo com brokers nacionais). Ainda que a lei não estabeleça essa regra, terás depois de ir para tribunal discutir isso com o Ministério Público (ninguém o faz devido aos valores residuais). :lol:
Avatar do Utilizador
JRJordao
Mensagens: 854
Registado: 04 out 2022 12:11
Has thanked: 251 times
Been thanked: 407 times

Re: Juros da Wise

Mensagem por JRJordao »

Kosta Escreveu: 26 set 2023 11:29 A próxima declaração de IRS vai ser mais trabalhosa com rendimentos de juros de depósitos nacionais, estrangeiros, CAs, obrigações e dividendos, no entanto o englobamento deve ser positivo para mim.
Se tiveres rendimentos de trabalho inferiores a 20k brutos, provavelmente compensará, dependendo também do montante dos juros.

No portal das finanças não se consegue simular com anexo J, tem de se colocar também os internacionais no anexo E (corrigir antes de submeter :) )
Gajo Escreveu: 26 set 2023 12:23 Li por aí que por vezes a AT solicita a prova que o imposto foi retido na fonte (mesmo com brokers nacionais).
Podes pedir uma declaração de juros pagos e imposto retido ao broker/banco/fintech. É o que até há uns anos atrás exigiam para englobamento de juros nacionais.
Gajo
Mensagens: 413
Registado: 05 out 2022 15:29
Has thanked: 121 times
Been thanked: 121 times

Re: Juros da Wise

Mensagem por Gajo »

JRJordao Escreveu: 26 set 2023 19:22 Podes pedir uma declaração de juros pagos e imposto retido ao broker/banco/fintech. Era o que até há uns anos atrás era exigido para englobamento de juros nacionais.
Pois, mas aparentemente o fisco anda a dizer que a declaração tem de ser emitida pela AT do país onde os juros foram retidos de forma a comprovar essa situação. :lol: :lol: :lol:
Avatar do Utilizador
JRJordao
Mensagens: 854
Registado: 04 out 2022 12:11
Has thanked: 251 times
Been thanked: 407 times

Re: Juros da Wise

Mensagem por JRJordao »

Gajo Escreveu: 26 set 2023 19:25 Pois, mas aparentemente o fisco anda a dizer que a declaração tem de ser emitida pela AT do país onde os juros foram retidos de forma a comprovar essa situação. :lol: :lol: :lol:
Isso é que me parece muito pouco razoável. Falem eles com os colegas :lol:
Kosta
Mensagens: 130
Registado: 02 fev 2023 22:20
Has thanked: 60 times
Been thanked: 21 times

Re: Juros da Wise

Mensagem por Kosta »

Gajo Escreveu: 26 set 2023 19:25 Pois, mas aparentemente o fisco anda a dizer que a declaração tem de ser emitida pela AT do país onde os juros foram retidos de forma a comprovar essa situação.
Isso só comprova que que a AT não tem acesso aos reports de algumas entidades estrangeiras ou nem se dão ao trabalho de cruzar os dados.

Por essas e por outras é que a malta omite certos rendimentos para não complicar a vida aos senhores do fisco :twisted:
Gajo
Mensagens: 413
Registado: 05 out 2022 15:29
Has thanked: 121 times
Been thanked: 121 times

Re: Juros da Wise

Mensagem por Gajo »

Kosta Escreveu: 26 set 2023 22:45 Isso só comprova que que a AT não tem acesso aos reports de algumas entidades estrangeiras ou nem se dão ao trabalho de cruzar os dados.

Por essas e por outras é que a malta omite certos rendimentos para não complicar a vida aos senhores do fisco :twisted:
Não assumas isso. Assume que o objectivo da AT é obter o máximo de receita fiscal, mesmo que o contribuinte seja prejudicado.
Avatar do Utilizador
JRJordao
Mensagens: 854
Registado: 04 out 2022 12:11
Has thanked: 251 times
Been thanked: 407 times

Re: Juros da Wise

Mensagem por JRJordao »

Kosta Escreveu: 26 set 2023 22:45 Isso só comprova que que a AT não tem acesso aos reports de algumas entidades estrangeiras ou nem se dão ao trabalho de cruzar os dados.

Por essas e por outras é que a malta omite certos rendimentos para não complicar a vida aos senhores do fisco :twisted:
Só que têm 4 anos adicionais para passar a receber mais reports ou darem-se a mais trabalho, e revisitar as declarações anteriores. Posso-te garantir por experiência própria que o fazem. Depois, no mínimo, cobram-te o que ficou a faltar com juros.
Responder