=> Novo sub-forum com as carteiras da comunidade aqui: Carteiras da comunidade

ETFs

Local de discussão sobre fundos e ETFs
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1746
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 593 times
Been thanked: 717 times

Re: ETFs

Mensagem por Virtua »

100Medos Escreveu: 15 dez 2023 08:35 Mas em termos reais, ajustando à inflação, 22/23 foi bem mais duro.
Acho que ele não se referia a nominal vs real mas a euro vs USD. O S&P corrigiu 33% em moeda local (USD) vs 19% em euros (CSPX).

Não sabia que o curvo já tinha real vs nominal. Boa info!!
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1746
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 593 times
Been thanked: 717 times

Re: ETFs

Mensagem por Virtua »

3rdWorldBuffett Escreveu: 14 dez 2023 22:15 Sim, como isto é mais uma aposta de gestão ativa, e assumindo que 2024/2025 corre dentro do esperado (o que já é uma assunção grande), só terei que decidir à frente se mantenho a posição, ou se liquido quando já tiver tido alguma valorização simpática.
Bem me parecia que desde que comprei o HY não teve um dia negativo. Fui verificar. último dia negativo foi 26 de Outubro. Não houve um único dia negativo em Novembro :lol:

Já vamos com mês e meio de sessões SEMPRE positivas! Tenho que criar um fundo de obrigações :o

5% sempre a subir!
Anexos
Captura de ecrã 2023-12-15 151202.png
Captura de ecrã 2023-12-15 151202.png (21.38 KiB) Visto 846 vezes
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
Gajo
Mensagens: 418
Registado: 05 out 2022 15:29
Has thanked: 121 times
Been thanked: 122 times

Re: ETFs

Mensagem por Gajo »

Virtua Escreveu: 15 dez 2023 15:15
3rdWorldBuffett Escreveu: 14 dez 2023 22:15 Sim, como isto é mais uma aposta de gestão ativa, e assumindo que 2024/2025 corre dentro do esperado (o que já é uma assunção grande), só terei que decidir à frente se mantenho a posição, ou se liquido quando já tiver tido alguma valorização simpática.
Bem me parecia que desde que comprei o HY não teve um dia negativo. Fui verificar. último dia negativo foi 26 de Outubro. Não houve um único dia negativo em Novembro :lol:

Já vamos com mês e meio de sessões SEMPRE positivas! Tenho que criar um fundo de obrigações :o

5% sempre a subir!
Isso parece o BES tesouraria :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:
superkinas
Mensagens: 378
Registado: 04 out 2022 11:10
Has thanked: 23 times
Been thanked: 77 times

Re: ETFs

Mensagem por superkinas »

o meu fundo Candriam Bds Euro High Yld N EUR Cap
esta ano com 10Por cento ano e quase 5 a 3 meses
Avatar do Utilizador
tcs
Mensagens: 109
Registado: 04 out 2022 16:52
Has thanked: 48 times
Been thanked: 39 times

Re: ETFs

Mensagem por tcs »

Virtua Escreveu: 15 dez 2023 15:15
3rdWorldBuffett Escreveu: 14 dez 2023 22:15 Sim, como isto é mais uma aposta de gestão ativa, e assumindo que 2024/2025 corre dentro do esperado (o que já é uma assunção grande), só terei que decidir à frente se mantenho a posição, ou se liquido quando já tiver tido alguma valorização simpática.
Bem me parecia que desde que comprei o HY não teve um dia negativo. Fui verificar. último dia negativo foi 26 de Outubro. Não houve um único dia negativo em Novembro :lol:

Já vamos com mês e meio de sessões SEMPRE positivas! Tenho que criar um fundo de obrigações :o

5% sempre a subir!
Qual é o teu HY, podemos saber?
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1746
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 593 times
Been thanked: 717 times

Re: ETFs

Mensagem por Virtua »

tcs Escreveu: 15 dez 2023 23:09 Qual é o teu HY, podemos saber?
https://analises.sitedoinvestidor.pt/sh ... term-bonds

Hoje voltou a subir mais um pouco :-)

https://www.boerse-frankfurt.de/en/etf/ ... -ucits-etf

Este movimento foi anormalmente forte. A YTM dele já está abaixo de 7%
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
superkinas
Mensagens: 378
Registado: 04 out 2022 11:10
Has thanked: 23 times
Been thanked: 77 times

Re: ETFs

Mensagem por superkinas »

Neste caso não existe diferença etf fundo
Kosta
Mensagens: 130
Registado: 02 fev 2023 22:20
Has thanked: 60 times
Been thanked: 21 times

Re: ETFs

Mensagem por Kosta »

Virtua Escreveu: 17 out 2023 00:08 Pessoalmente penso comprar long duration no fim do ano e possivelmente ir reforçando ao longo de 2024. Vamos a ver! ("aposta" à parte da minha carteira normal)
Chegaste a carregar em algum long?
No dia em que debatemos este assunto foi quando os long duration bateram os mínimos, em 2 meses tiveram uma subida brutal.

Imagem

Na altura estava com algum receio de uma ultima subida das taxas e deixei escapar, estou com vontade de entrar "a pés juntos" mas temo que o comboio já passou na primeira estação, será que ainda vamos a tempo de o apanhar na estação seguinte??
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1746
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 593 times
Been thanked: 717 times

Re: ETFs

Mensagem por Virtua »

Kosta Escreveu: 18 dez 2023 12:54
Virtua Escreveu: 17 out 2023 00:08 Pessoalmente penso comprar long duration no fim do ano e possivelmente ir reforçando ao longo de 2024. Vamos a ver! ("aposta" à parte da minha carteira normal)
Chegaste a carregar em algum long?
No dia em que debatemos este assunto foi quando os long duration bateram os mínimos, em 2 meses tiveram uma subida brutal.

Imagem

Na altura estava com algum receio de uma ultima subida das taxas e deixei escapar, estou com vontade de entrar "a pés juntos" mas temo que o comboio já passou na primeira estação, será que ainda vamos a tempo de o apanhar na estação seguinte??
Foi mais cedo do que eu queria e não tive $/liquidez (e honestamente tb não sei se tivesse liquidez eu apanharia). Apanhei o High Yield como te disse (tb 2/3 semanas atrasado). Queria comprar acima de 8% YTM mas comprei com 7.7%. Já vai nos 6.55% e a deixar de ser interessante, novamente.

Os mercados já estão a descontar baixas +/- significativas. Acho que já passamos mesmo a primeira estação (estava na dúvida até ao discurso do Powell). Até a Euribor já está a corrigir. Vamos a ver, se houver um novo apertar ainda lá vou. Assim deixo-me estar no HY até à YTM estar nos 5%. Win Win.
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
Kosta
Mensagens: 130
Registado: 02 fev 2023 22:20
Has thanked: 60 times
Been thanked: 21 times

Re: ETFs

Mensagem por Kosta »

Virtua Escreveu: 18 dez 2023 13:08 Foi mais cedo do que eu queria e não tive $/liquidez (e honestamente tb não sei se tivesse liquidez eu apanharia). Apanhei o High Yield como te disse (tb 2/3 semanas atrasado). Queria comprar acima de 8% YTM mas comprei com 7.7%. Já vai nos 6.55% e a deixar de ser interessante, novamente.
Eu tenho aí uns DP que não me importava de liquidar para ter apanhado esta subida mas como disse não fui perspicaz ao ponto de adivinhar a ultima subida das taxas de juro. Essas HY forma bem apanhadas, tambem consegui Gilts UK e Ultrashort em GBP no pico da yield.
Virtua Escreveu: 18 dez 2023 13:08 Os mercados já estão a descontar baixas +/- significativas. Acho que já passamos mesmo a primeira estação (estava na dúvida até ao discurso do Powell). Até a Euribor já está a corrigir. Vamos a ver, se houver um novo apertar ainda lá vou.
Pois, esta recuperação de 20% já é quase metade do que foi descendo em 3 anos, não vai continuar a subir neste ritmo, penso eu. Esta é uma fase importante para investir em bonds e as grandes decisões devem ser tomadas rapidamente pois o comboio vai com pressa :arrow:
CountMeIn
Mensagens: 102
Registado: 02 nov 2022 00:20
Has thanked: 62 times
Been thanked: 20 times

Re: ETFs

Mensagem por CountMeIn »

Boa tarde a todos,

Tenho andado um pouco afastado do forum porque o meu filhote mais velho nasceu :)

Face a esta boa notícia, vinha pedir a vossa ajuda para perceber qual é a melhor forma de investir mensalmente uma quantia pequena (~100€) em ETFs para o meu miúdo. A maior parte das corretoras não aceita menores, correto? Qual a opção menos dispendiosa em taxas e comissões?

Obrigado!
Gajo
Mensagens: 418
Registado: 05 out 2022 15:29
Has thanked: 121 times
Been thanked: 122 times

Re: ETFs

Mensagem por Gajo »

CountMeIn Escreveu: 18 dez 2023 14:52 Boa tarde a todos,

Tenho andado um pouco afastado do forum porque o meu filhote mais velho nasceu :)

Face a esta boa notícia, vinha pedir a vossa ajuda para perceber qual é a melhor forma de investir mensalmente uma quantia pequena (~100€) em ETFs para o meu miúdo. A maior parte das corretoras não aceita menores, correto? Qual a opção menos dispendiosa em taxas e comissões?

Obrigado!
Abre uma segunda conta (por exemplo na Degiro podes fazer isso).

Aos 18 anos fazes uma doação. Que se nada mudar até lá, estará isenta de imposto. :D

Edit: Parabéns!
3rdWorldBuffett
Mensagens: 136
Registado: 14 jan 2023 11:39
Has thanked: 21 times
Been thanked: 63 times

Re: ETFs

Mensagem por 3rdWorldBuffett »

Só a título de curiosidade três ETFs menos falados,

O IUSN, que faz parte da carteira de alguns que querem mais peso em small cap, estava a ter um ano péssimo ano mas que na última semana fez uma grande recuperação, vai com 12,21% YTD sendo que desse total 8,31% são só na última semana.

Na mesma linha mas com a montanha russa habitual temos o EMIM nos emergentes, 5,67% YTD sendo que no final de Outubro estava negativo.

STOXX 50, já tinha falado logo no início do ano, está com 17,62% YTD.
Avatar do Utilizador
Guernica
Mensagens: 69
Registado: 19 ago 2023 21:05
Has thanked: 5 times
Been thanked: 21 times

Re: ETFs

Mensagem por Guernica »

CountMeIn Escreveu: 18 dez 2023 14:52 Boa tarde a todos,
Tenho andado um pouco afastado do forum porque o meu filhote mais velho nasceu :)
Face a esta boa notícia, vinha pedir a vossa ajuda para perceber qual é a melhor forma de investir mensalmente uma quantia pequena (~100€) em ETFs para o meu miúdo. A maior parte das corretoras não aceita menores, correto? Qual a opção menos dispendiosa em taxas e comissões?
Então não será mais adequado um PPR com 80 ou 100% de ações?
Guernica
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1746
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 593 times
Been thanked: 717 times

Re: ETFs

Mensagem por Virtua »

Guernica Escreveu: 19 dez 2023 22:33 Então não será mais adequado um PPR com 80 ou 100% de ações?
PPR para uma criança? :o

A longo prazo vai ser muita sorte se conseguir compensar o 1.5 a 2% de custos anuais do PPR!!
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
Responder