Por um lado acredito que é natural por dois motivos: 1 - influência positiva de quem investe no círculo social mais próximo (querer bem da família e amigos); 2 - tendência natural de nos aproximarmos de pessoas com interesses semelhantes aos nossos.
No entanto, noto cada vez mais que a malta mais nova começa a ter mais conhecimentos / literacia financeira, algo que sempre foi um chavão nos últimos 20 anos (falta de literacia financeira). Neste caso, diria que as redes sociais têm tido um papel preponderante na partilha de conceitos e informação (muita certa, muita errada).
Posto isto, fiquei curioso sobre os dados demográficos dos investidores. Infelizmente, apenas encontrei dados relevantes para US, extrapolaria que na europa os dados serão os mesmos com um delay temporal de 10-15 anos.
Neste link: https://www.statista.com/statistics/270 ... ck-market/
Podemos analisar que nos últimos 10 anos a % de pessoas que está no stock market aumentou 10%, estando próximo de máximos históricos. Atualmente situa-se nos 61% da população adulta.
Por outro lado, aqui: https://www.surveymonkey.com/curiosity/ ... k-trading/
Conseguimos ver que 69% dos Millenials estão no stock market, o que leva a crer que a % total só terá tendência a aumentar com a renovação das populações.
Queria ter incluído as imagens mas não o sei fazer. Se alguém quiser fazer o obséquio de as incorporar agradeço!

Agora a questão para queijinho / 1M: Qual será o impacto global, daqui a 10, 15, 20 anos, se cada vez mais pessoas estiverem investidas no stock market?