PPR sem penalização

Local de discussão sobre tudo o que é relacionado com PPRs
JRJordao
Registado: 04 out 2022 12:11
Has thanked: 314 times
Been thanked: 575 times

Re: PPR sem penalização

Mensagem por JRJordao »

pge Escreveu: 27 out 2022 16:51 Já li umas interpretações que poderá ser um resgate total igual a 1 IAS mensal... Espero bem que não.
Também já li, mas não acho que faça sentido.

A Lei n.º 75-B/2020 – Artigo 362.º, que permitiu os resgates extraordinários em 2020/2021, mencionava
pode ser reembolsado até ao limite mensal do valor do IAS
e era 1 IAS por mês.

Esta nova lei 19/2022 menciona
pode ser reembolsado até ao limite mensal do IAS
que para mim quer dizer o mesmo, e provavelmente só não está exatamente igual por um erro de copy/paste.

De qualquer forma, o Contas Poupança colocou essa questão ao Min Finanças e certamente terá a resposta a tempo de fazermos um novo resgate em novembro.
Virtua
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 730 times
Been thanked: 874 times

Mensagem por Virtua »

Segundo o que me foi dito amanhã o Luís Jordão vai falar sobre este assunto no fire talks Portugal (grupo facebook). Para quem não sabe ele é o gestor do PPR Stoik
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
challenger
Registado: 26 out 2022 09:25
Been thanked: 4 times

Mensagem por challenger »

Virtua Escreveu: 27 out 2022 17:52 Segundo o que me foi dito amanhã o Luís Jordão vai falar sobre este assunto no fire talks Portugal (grupo facebook). Para quem não sabe ele é o gestor do PPR Stoik
Vai sim senhor.
É amanhã pela hora de almoço. Mas deve ficar disponível para ver depois.

Quem for ao grupo do Facebook do Fire Talks pode ir à publicação dele colocar questões que deseje ver respondidas.
Ele irá tentar esclarecer durante o Live.
pge
Registado: 04 out 2022 15:09
Has thanked: 71 times
Been thanked: 27 times

Mensagem por pge »

Tenho o 1º resgate com, data de valorização 27/10, data de liquidação 3/11. Devo considerar que o resgate foi feito em outubro ou em novembro?
JRJordao

Mensagem por JRJordao »

pge Escreveu: 29 out 2022 12:56 Tenho o 1º resgate com, data de valorização 27/10, data de liquidação 3/11. Devo considerar que o resgate foi feito em outubro ou em novembro?
Eu considerava o mês de liquidação, novembro.
pge
Registado: 04 out 2022 15:09
Has thanked: 71 times
Been thanked: 27 times

Mensagem por pge »

JRJordao Escreveu: 29 out 2022 13:55
pge Escreveu: 29 out 2022 12:56 Tenho o 1º resgate com, data de valorização 27/10, data de liquidação 3/11. Devo considerar que o resgate foi feito em outubro ou em novembro?
Eu considerava o mês de liquidação, novembro.
Provavelmente estás a pensar em jogar pelo seguro, mas por acaso acho que faz mais sentido ser em outubro porque na pratica usufrui do ppr até dia 27/10. Se o ppr valorizar dia 1 e 2 não vou ter essa valorização.

No irs por exemplo quando aparece a data de fecho da posição meto sempre a da ultima cotação e não a da liquidação.
JRJordao

Mensagem por JRJordao »

pge Escreveu: 29 out 2022 14:08 Provavelmente estás a pensar em jogar pelo seguro, mas por acaso acho que faz mais sentido ser em outubro porque na pratica usufrui do ppr até dia 27/10. Se o ppr valorizar dia 1 e 2 não vou ter essa valorização.

No irs por exemplo quando aparece a data de fecho da posição meto sempre a da ultima cotação e não a da liquidação.
Não tenho experiência na matéria.
Simplesmente associo mais o conceito de "liquidação" ao resgate, e "valorização" à última data em que se atualizou o valor do investimento. No exemplo que dás, nos dias 1 e 2 não beneficias de valorização mas continuas a ter o capital aplicado no PPR (visto de fora).
E sim, tento sempre jogar pelo seguro. Chatices já há suficientes sem que eu as vá procurar. :)
RuiM
Registado: 08 out 2022 08:51
Has thanked: 4 times
Been thanked: 5 times

Mensagem por RuiM »

E do ponto de vista fiscal, estes levantamentos terão de ser inseridos na declaração de IRS, nos anexos do PPR? Não consegui confirmar, mas faz sentido que assim seja. Concordam ?
blueray
Registado: 04 out 2022 13:14
Has thanked: 7 times

Mensagem por blueray »

JRJordao Escreveu: 27 out 2022 12:08
pge Escreveu: 27 out 2022 12:04 Com benefícios fiscais só tenho um ppr. Segundo o Invest vai aparecer qualquer coisa como resgate pelo D. L. xxx 2022. À hora de almoço já vou testar.
Também já fiz o meu primeiro pedido de resgate (Lusitânia Vida). Espero que seja processado ainda este mês.

O meu plano é ir resgatando nos próximos 13/14 meses de um PPR que iniciei em 2020 só para benefício fiscal. Vai dar para resgatar tudo. E em 2023 fazer também um reforço, para ter benefício fiscal (a receber em 2024).
Fazes o pedido online?.. Ou tem que ser através de email /telefone e preencher algum documento? 😉
JRJordao

Mensagem por JRJordao »

blueray Escreveu: 31 out 2022 22:55 Fazes o pedido online?.. Ou tem que ser através de email /telefone e preencher algum documento? 😉
Perguntei ao meu "gestor", que me enviou um formulário para (imprimir, fotografar e) devolver preenchido, junto com fotos do CC e comprovativo do IBAN.
JRJordao

Mensagem por JRJordao »

RuiM Escreveu: 30 out 2022 12:43 E do ponto de vista fiscal, estes levantamentos terão de ser inseridos na declaração de IRS, nos anexos do PPR? Não consegui confirmar, mas faz sentido que assim seja. Concordam ?
No caso de fundos, penso que sim devido às mais (ou menos) valias.

No caso de seguros, não pois já se paga taxa liberatória sobre os rendimentos. Só se quiseres englobar os rendimentos de capital (juros, dividendos).
CountMeIn
Registado: 02 nov 2022 00:20
Has thanked: 64 times
Been thanked: 22 times

Mensagem por CountMeIn »

Esta é uma forma fácil de obter os 400€ de IRS que pretendo aproveitar.

Alguém sugere um PPR sem custos de subscrição e resgate, com baixas comissões e preferivelmente pouco volátil? Estava mais virado para algo de Obrigações, mas com as taxas de juro a subir nem sei...
O Objetivo será logo levantar os 2.000€ nos primeiros meses de 2023.
D@emoon
Registado: 03 out 2022 16:41
Has thanked: 581 times
Been thanked: 650 times

Mensagem por D@emoon »

Sixty Degrees.
PPR VIntage.
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
D@emoon
Registado: 03 out 2022 16:41
Has thanked: 581 times
Been thanked: 650 times

Mensagem por D@emoon »

Pessoal só para eu ver isto bem esclarecido :-)

No meu caso, subscrevo um fundo PPR até ao final do ano no valor de 1.750€.
Durante uns 4 meses de 2023, vou levantando todo os meses cerca de 400€ até liquidar o PPR.
Este capital não é necessariamente obrigatório utilizar para amortizar CH, uso para o que quiser.
Na declaração de IRS coloco a subscrição e recebo mais 350€ no reembolso do IRS.

Está tudo certo o que falei?
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
ptigas
Registado: 02 nov 2022 09:52

Mensagem por ptigas »

A imagem não é minha, mas atenção à interpretaçao que a AT tem... supostamente só é aplicavel a capitais com mais de 5 anos

Imagem
Responder