Fundos de Investimento

Local de discussão sobre fundos e ETFs
D@emoon
Registado: 03 out 2022 16:41
Has thanked: 595 times
Been thanked: 670 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por D@emoon »

Patanisca Escreveu: 05 fev 2024 15:25 Eu já analisei dezenas de FI de vários sectores em variados periodos, durante os meus vários anos a investir e a conclusão que tirei é, para os meus objetivos, que são criar património para os filhos herdarem isentos de impostos, no longo prazo, EUA ganha sempre. Sempre!
Portanto numa ótica de investimento de várias décadas, se os EUA não esitverem a dar, mais nada está a dar. Afinal de contas, é lá que se imprime a moeda mundial, o dólar.
Por isso é que não vale a pena andarem a diversificar por Asias e Chinas e Turquias e etc, um fundo de acções EUA, outro de acções Europa, e um de obrigações e está feita a faena, e colocar claro um maior peso no fundo de EUA, e deixar estar, diversificar só causa uma maior tranquilidade emocional de se ver o capital mais espalhado, mas no fim não vai compensar grande coisa.

Já agora, essa de herdar isentos de impostos parece que já há por aí gente a querer colocar de novo o imposto sucessório :?
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
D@emoon

Mensagem por D@emoon »

Pessoal, após uma conversa que tive com uma pessoa que se achou meio enganada num resgate que fez num fundo porque achava que o valor do resgate seria ao valor em que estava, coloquei na primeira página esta informação para quem entra aqui pela 1a vez e também para quem já investe em fundos e seja algo que lhes passe ao lado, vejam se está bem explicito, eu a explicar as coisas sou na maioria das vezes uma besta :lol:

"É também de salientar, que as compras e vendas deste tipo de aplicação são efectuadas a valores desconhecidos, ou seja, como não são um produto de trading, ao darem a ordem de compra ou venda nunca é ao valor de cotação que está nessa hora mas sim, na sua maioria, terão sempre de ver as fichas do fundo e o seu cutoff horário, o valor do final do dia".
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Virtua
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 745 times
Been thanked: 932 times

Mensagem por Virtua »

D@emoon Escreveu: 05 fev 2024 16:25 Pessoal, após uma conversa que tive com uma pessoa que se achou meio enganada num resgate que fez num fundo porque achava que o valor do resgate seria ao valor em que estava, coloquei na primeira página esta informação para quem entra aqui pela 1a vez e também para quem já investe em fundos e seja algo que lhes passe ao lado, vejam se está bem explicito, eu a explicar as coisas sou na maioria das vezes uma besta :lol:

"É também de salientar, que as compras e vendas deste tipo de aplicação são efectuadas a valores desconhecidos, ou seja, como não são um produto de trading, ao darem a ordem de compra ou venda nunca é ao valor de cotação que está nessa hora mas sim, na sua maioria, terão sempre de ver as fichas do fundo e o seu cutoff horário, o valor do final do dia".
Tás a ver que chegas às minhas conclusões de colocar avisos na primeira página :-)

Daqui a um ano tens lá as horas de cut off também :lol:
"We are drowning in information, while starving for wisdom."
D@emoon

Mensagem por D@emoon »

Virtua Escreveu: 05 fev 2024 16:29
D@emoon Escreveu: 05 fev 2024 16:25 Pessoal, após uma conversa que tive com uma pessoa que se achou meio enganada num resgate que fez num fundo porque achava que o valor do resgate seria ao valor em que estava, coloquei na primeira página esta informação para quem entra aqui pela 1a vez e também para quem já investe em fundos e seja algo que lhes passe ao lado, vejam se está bem explicito, eu a explicar as coisas sou na maioria das vezes uma besta :lol:

Tás a ver que chegas às minhas conclusões de colocar avisos na primeira página :-)

Daqui a um ano tens lá as horas de cut off também :lol:
Cheguei á conclusão que realmente temos de ter aqui a maior informação possível, depois se as pessoas vão ver é lá com elas haha, mas às vezes sinto que estou a fazer trabalho dos bancos e não sou pago ( já pareço o outro que fazia recomendações de fundos a um banco e depois dizia que o banco lhe devia de pagar e deixou de fazer as recomendações :lol: )

Patanisca
Registado: 04 out 2022 13:23
Has thanked: 45 times
Been thanked: 55 times

Mensagem por Patanisca »

De pouco vale saber a hora de cut-off quando no prospecto não é definida a hora de determinação da UP do dia seguinte. No caso dos fundos da CGD, eles dão essa info, dantes era às 16h30 e eu jogava com isso. Qual trader de café! :D

Agora não ligo muito a isso.
superkinas
Registado: 04 out 2022 11:10
Has thanked: 27 times
Been thanked: 85 times

Mensagem por superkinas »

está bem que uma correção vem quando menos se espera mas já estava prever a correção 8-15 dias e nunca mais acontece :)Estou a aproveitar para resgatar alguns fundos que tenho e que por diversos fatores vou resgatar para futuramente concentrar mais.
2022 apesar de ter sido muito mau fez-me bem, permitiu-me ter noção de muitas coisas que ignorava ou queria ignorar ...
D@emoon

Mensagem por D@emoon »

superkinas Escreveu: 05 fev 2024 21:07 está bem que uma correção vem quando menos se espera mas já estava prever a correção 8-15 dias e nunca mais acontece :)Estou a aproveitar para resgatar alguns fundos que tenho e que por diversos fatores vou resgatar para futuramente concentrar mais.
2022 apesar de ter sido muito mau fez-me bem, permitiu-me ter noção de muitas coisas que ignorava ou queria ignorar ...
Partilha aí o que ignorava nessa altura

superkinas

Entrei a investir em 2015-2016, primeiro com fundos nacionais e ações nacionais a medo e depois pouco a pouco aventurei-me fundos growth, talvez por ter sempre visto growth a bombar foi uma surpresa o que aconteceu em 2022 e deu para sentir bear market com alguns (muitos) erros que acho no futuro vão servir para apreender, alguns deles são
diversificação de fundos e áreas o que por um lado é bom mas quando exagerado pode ser um aspeto negativo, na carteira principal fiquei só global, europa, USA, china emergentes e alguns sectores. Tinha/tenho muitos fundos paralelos que estou a despachar, apesar de estar a vender com lucro acho que tanta diversificação só atrapalha.
outro aspeto que estou a corrigir foi ter muitos fundos gtrowth com componente especulativa, é bom quando está tudo a subir mas quando desce......
estou a vender agora com lucro mas podia ter sido diferente. Estou a manter na carteira principal fundos com melhor rentabilidade/volatilidade longo prazo e só entrar em fundos mais especulativos numa versão mais curto prazo.
outra aspeto que me tem permitido aprender é na entrada e venda de ativos, acho que a melhor forma de apreender é com os erros e ter a noção que isto não é sempre a subir e temos estar preparados para todas as situações
D@emoon

Mensagem por D@emoon »

superkinas Escreveu: 05 fev 2024 22:57 isto não é sempre a subir e temos estar preparados para todas as situações
Vou só meter achas na fogueira, na verdade é sempre a subir, o problema é que durante as subidas tens por vezes quedas de mais de 30% :D e há quem não aguente essas quedas porque costumam ser longas ( média de bear markets é de 10 meses ), em vez de investirem mais acabam por vender e vão para certificados e depósitos, quando se tem um fundo com mais de 100 ou 1000 empresas na carteira, temos de ter a noção que a escolha foi criteriosa por parte do gestor e que até podem falir metade que existirão sempre a outra metade ou novas empresas a entrar, e que as empresas são o motor da economia e as que geram riqueza, o que não vale mesmo a pena é depois ir a todas ( fundos ) e deixar de ter a diversificação necessária.

D@emoon

Mensagem por D@emoon »

Estamos sempre a aprender, um amigo diz que em vez de receber um dividendo em dinheiro na conta de um fundo que tem recebeu este ano em espécie, ou seja, recebeu X Up´s, mas teve na mesma retenção de imposto.

Desconhecia que se podia pagar dividendos em espécie nos fundos de investimento, sei que em ações é possível.

3rdWorldBuffett
Registado: 14 jan 2023 11:39
Has thanked: 21 times
Been thanked: 68 times

Mensagem por 3rdWorldBuffett »

O nasdaq continua em altas, já vai com quase 7% YTD, realmente esta tem sido a década das tecnológicas, se olharmos à performance dos fundos do sector podemos ver que estão com retornos a 10 anos a décimas dos 20%, é surreal.
D@emoon

Mensagem por D@emoon »

3rdWorldBuffett Escreveu: 07 fev 2024 22:17 O nasdaq continua em altas, já vai com quase 7% YTD, realmente esta tem sido a década das tecnológicas, se olharmos à performance dos fundos do sector podemos ver que estão com retornos a 10 anos a décimas dos 20%, é surreal.
BlackRock World Tech por exemplo...

superkinas

Curioso tb ver muitos fundos tecnologia nos últimos 3 anos, quando tudo caía o melhor era sem dúvidas o fidelity, quando o mercado está bull todos os outros sobem mais. Qual deles escolher🤣
D@emoon

Mensagem por D@emoon »

superkinas Escreveu: 08 fev 2024 09:08 Curioso tb ver muitos fundos tecnologia nos últimos 3 anos, quando tudo caía o melhor era sem dúvidas o fidelity, quando o mercado está bull todos os outros sobem mais. Qual deles escolher🤣
Falas neste? LU0115773425 tenho de meter na 1a página também.

dfserra
Registado: 04 out 2022 17:12
Been thanked: 3 times

Mensagem por dfserra »

superkinas Escreveu: 08 fev 2024 09:08 Curioso tb ver muitos fundos tecnologia nos últimos 3 anos, quando tudo caía o melhor era sem dúvidas o fidelity, quando o mercado está bull todos os outros sobem mais. Qual deles escolher🤣
A ter só um, para mim o melhor é o Fedility, é o que tenho. Tende a ter uma rentabilidade igual aos outros mas com menos volatilidade.
eventualmente o mais racional seria ter o Fedility, após uma grande queda de por exemplo 20% mudar para outro como o da BlackRock, e após a recuperação voltar ao Fedility. Claro que temos o problema das mais valias tributadas e obviamente nunca se acerta nos mínimos e máximos, mas com base no histórico seria uma estratégia com um probabilidade grande de acerto.
O fedility está a começar o ano mal.

Apesar de ter uma componente tecnológica menor, quem está a começar muito bem o ano é o PPR invest tendências globais com mais de 8%.
Responder