ETFs (hot returns come and go, but expenses never die)

Local de discussão sobre fundos e ETFs
Roger
Registado: 05 out 2022 15:20
Has thanked: 25 times
Been thanked: 6 times

Re: ETFs

Mensagem por Roger »

Pedi contacto no Activo Bank e foram impecáveis ao ligar.
É possível terem os ETFs a pedido do cliente.
Fiquei de lhes fornecer o que pretendo.

Obrigado a quem foi ajudando aqui no Fórum.
Roger

Mensagem por Roger »

Lvsitano Escreveu: 12 fev 2024 14:15
Não vejo problema de ficar exposto aos EUA, é a maior economia mundial, onde estão as maiores empresas. E é expectável que assim continue durante décadas pelo menos. Mesmo que a China ultrapasse os EUA como maior economia, investir na China é sempre um risco muito maior, pois é um país com pouca transparência, uma ditadura, onde as empresas obedecem ao governo, e onde a regulação e a responsabilidade empresariais são muito nebulosas. A corrupção é forte.

Tudo bem que a ficarmos expostos à economia dos EUA, se a mesma afundar, os investimentos vão atrás. Mas a economia recupera, sempre recuperou.

O intuito não é ficar demasiado exposto, mas sim pouco diversificado, e como consequência ter vários produtos expostos ao mesmo.
Se fosse apenas 1 ETF não haveria problema, mas no meu caso pessoal são 3 + 1 FI onde claramente a diversidade é reduzida…

NOTA: Estou a queixar-me de barriga cheia com as subidas dos últimos meses…
Lvsitano
Registado: 18 jan 2023 15:07
Has thanked: 199 times
Been thanked: 157 times

Mensagem por Lvsitano »

Qual é o teu objetivo para diversificar? Tem de haver um motivo. Se é para limitar a exposição aos EUA, tens de partir do princípio de que algo que suceda na economia norte-americana não afete outras economias em que possas investir. Porque senão és prejudicado na mesma. Podes sempre investir na economia europeia. Há vários ETFs que investem em ativos europeus.
Gajo
Registado: 05 out 2022 15:29
Has thanked: 121 times
Been thanked: 126 times

Mensagem por Gajo »

Mais vale investir num ETF que siga um index de acções mundiais. O mercado trata de ajustar o peso relativo de cada país de forma automática, sem uma pessoa ter de andar a rebalancear a carteira de acordo com um qualquer vibe pessoal.

Isto... assumindo que não se quer fazer qualquer tipo de aposta activa ou que não se quer pensar no peso de cada país.
Virtua
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 745 times
Been thanked: 932 times

Mensagem por Virtua »

Pedro rosa Escreveu: 12 fev 2024 21:37 Diz que não tem ETF para empresa só para montantes acima de 500k também achei estranho os valores absurdos.
Actualmente tenho conta no Novo banco será que teem ETF para empresa?
Passei para aqui que é o local + indicado.

ETFs só acima de 500k? Tá tudo tolo? Não sei se esses bancos têm os ETFs para fazer isso mas se não tiverem eu achava muito invulgar. Mas 500k está fora de questão. ETFs podes comprar à unidade, só tens é de pagar a comissão de compra!

O mais certo dos 500k é ser como eu. Não rende nada para a casa/banco por isso dificilmente se dão ao trabalho por pouco $. Também não abro contas de 10k para ETFs :D (50k mínimo). Não quer dizer que não haja ;)
"We are drowning in information, while starving for wisdom."
Pedro rosa
Registado: 05 out 2022 01:31
Has thanked: 54 times
Been thanked: 10 times

Mensagem por Pedro rosa »

O mais certo dos 500k é ser como eu. Não rende nada para a casa/banco por isso dificilmente se dão ao trabalho por pouco $. Também não abro contas de 10k para ETFs :D (50k mínimo). Não quer dizer que não haja ;)
[/quote]

Virtua se não for indiscrição trabalhas em que banco?😁
Pedro rosa
Registado: 05 out 2022 01:31
Has thanked: 54 times
Been thanked: 10 times

Mensagem por Pedro rosa »

Virtua Escreveu: 12 fev 2024 22:14
Pedro rosa Escreveu: 12 fev 2024 21:37 Diz que não tem ETF para empresa só para montantes acima de 500k também achei estranho os valores absurdos.
Actualmente tenho conta no Novo banco será que teem ETF para empresa?
Passei para aqui que é o local + indicado.

ETFs só acima de 500k? Tá tudo tolo? Não sei se esses bancos têm os ETFs para fazer isso mas se não tiverem eu achava muito invulgar. Mas 500k está fora de questão. ETFs podes comprar à unidade, só tens é de pagar a comissão de compra!

Pois e eu começo a ficar sem opções 😁, estou quase a roubar a empresa e meter em BTC 😁😁😁
Agora a sério tenho um montante até considerável:

20k em um fundo obrigações Europa que estou de perca e não sei se este ano vai recuperar com estás taxas de juros.

40k na conta a ordem que me poderiam estar a dar um retorno muito bom no sp500😁
O que.me da a intender é que nem.as pessoas que estão nos bancos percebem nada de investimento pelo menos os que tenho falado, preciso mesmo de arranjar uma solução para meter este dinheiro a trabalhar a logo prazo e no banco parece que não me são opções, parece que já é estratégia deles para manter o dinheiro das empresas lá para eles próprios ganharem dinheiro com o nosso dinheiro 🤔
Virtua
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 745 times
Been thanked: 932 times

Mensagem por Virtua »

Wall Street Resvala com Dados Inflacionários a Aquecer o Mercado

Na passada terça-feira, Wall Street testemunhou uma queda acentuada nos seus principais índices, mergulhando para mínimos de uma semana, numa reacção directa a dados inflacionários dos EUA mais elevados do que o previsto. A publicação do Departamento do Trabalho dos EUA, que revelou um aumento nos preços ao consumidor em Janeiro, superior ao esperado, alimentou um aumento na yield dos títulos do Tesouro dos EUA e dimínuiu as expectativas de cortes iminentes nas taxas de juro.

A confiança dos investidores, outrora impulsionada pela especulação de reduções nas taxas de juro, sofreu um duro golpe. As probabilidades atribuídas a uma redução de pelo menos 25 pontos-base nas taxas em Maio desceram abruptamente para 38,7%, de cerca de 58% antes da divulgação dos dados inflacionários, segundo o instrumento FedWatch da CME.

A reacção dos mercados aos dados da infllação mais recentes serve como lembrança de que, apesar do otimismo prevalecente, o fantasma da inflação continua a ser uma preocupação central para os investidores, potencialmente reconfigurando as expectativas em torno da política monetária do Fed.
"We are drowning in information, while starving for wisdom."
Lvsitano
Registado: 18 jan 2023 15:07
Has thanked: 199 times
Been thanked: 157 times

Mensagem por Lvsitano »

É hora de reforçar 😊
seffar
Registado: 02 jan 2023 19:59
Has thanked: 3 times
Been thanked: 4 times

Mensagem por seffar »

Calma que isto ainda vai cair mais :D
3rdWorldBuffett
Registado: 14 jan 2023 11:39
Has thanked: 21 times
Been thanked: 68 times

Mensagem por 3rdWorldBuffett »

Pode cair mais até ao final do mês que só faço novo reforço a 1 de Março :mrgreen:
pge
Registado: 04 out 2022 15:09
Has thanked: 72 times
Been thanked: 28 times

Mensagem por pge »

3rdWorldBuffett Escreveu: 13 fev 2024 21:16 Pode cair mais até ao final do mês que só faço novo reforço a 1 de Março :mrgreen:
Esse 1 de Março é uma data psicológica ou é quando há fichas novas :)?
3rdWorldBuffett
Registado: 14 jan 2023 11:39
Has thanked: 21 times
Been thanked: 68 times

Mensagem por 3rdWorldBuffett »

pge Escreveu: 14 fev 2024 00:10 Esse 1 de Março é uma data psicológica ou é quando há fichas novas :)?
Recebo no último dia do mês, tenho sempre um TB agendada nesse mesmo dia para onde faço os investimentos, assim fica disponível para comprar logo no início do mês.

Já faço isso há muitos anos, foi a forma que encontrei de ser mais consistente e não estar a pensar muito no assunto, já é mais uma rotina do que a emoção que era nos meus inícios como investidor.
Roger

Mensagem por Roger »

Quais as vantagens e inconvenientes de investir em ETFs (e/ou FI) quando os mesmos ainda são demasiado recentes?
Há o risco de não se confirmar a sua aposta e os mesmos acabarem por serem fechados ou absorvidos por outros?
Por outro lado, poderá ocorrer um investimento a baixo custo, na esperança de uma subida forte a longo prazo…
100Medos
Registado: 27 jun 2023 10:03
Has thanked: 12 times
Been thanked: 58 times

Mensagem por 100Medos »

Roger Escreveu: 16 fev 2024 11:27 Quais as vantagens e inconvenientes de investir em ETFs (e/ou FI) quando os mesmos ainda são demasiado recentes?
Há o risco de não se confirmar a sua aposta e os mesmos acabarem por serem fechados ou absorvidos por outros?
Por outro lado, poderá ocorrer um investimento a baixo custo, na esperança de uma subida forte a longo prazo…

Na minha opinião as duas grandes desvantagens em usar ETFs (ou FIs) demasiado recentes são (uma delas tu já a referiste):
- falta de track record para avaliar a sua qualidade (a performance comparando com o índice ou benchmark).
- pequena capitalização. Se o mesmo não atingir massa crítica pode ser fechado/fundido, o que pode levar a teres que pagar impostos (além de outras comissões).

Mas quando se trata dos principais providers (Black Rock, Vanguard, State Street, etc) e de índices com muita saída (SP 500, MSCI World, etc) esses riscos são menos relevantes e pode compensar a “aposta” se houver outras vantagens.

Haverá outras desvantagens, que em parte decorrem das anteriores, mas que acho menos relevantes para quem faz “buy and hold”.
Por exemplo a menor capitalização produz menor liquidez. Logo terás spreads maiores e maior tracking error também.
Poderá não haver procura por esses ETFs para short selling, logo não poderás ganhar juros com o empréstimo das ações (caso queiras e possas fazê-lo, claro).
Sendo muito recentes a sua disponibilidade em bolsas e brokers será mais limitada também,
Etc.
Responder