Tens toda a razão. Mais uma vez faltou contexto e assim explicar-me melhor.Gajo Escreveu: ↑22 fev 2024 11:53Um dos "erros" (aspas aspas) que vejo muita gente cometer é considerar de forma separada o seu networth líquido (desconsiderando o imóvel onde vives) entre diversas componentes.litfin Escreveu: ↑22 fev 2024 11:04
(...)
Agradeço a observação porque de facto entendo que mesmo dando alguns dados (as minhas sugestões de carteira), não fica fácil para que me possam ajudar sem mais contexto e informação. O contexto também é simples, casa paga, 2 carros pagos, 1 criança de 4 anos. Temos de estar sempre preparados para imprevistos, por isso não invisto tudo, e por esse motivo o objetivo é mesmo o longo prazo.
(...)
Vou levar a um exemplo extremo.
Imagina que tens 1 milhão em certificados de aforro (é um exemplo, não me chateiem com a impossibilidade legal disso ). E depois resgatas "apenas" 100k e investes tudo num ETF que segue o SP500.
Ora, essa carteira não é 100% SP500. Na realidade é 90% cash (equivalente aos CAs) e 10% acções.
Outra questão:
Notem que cash e equivalentes mais não são que o equivalente a bonds de curto prazo (0-1Y). Se tiverem 100k em CAs e depois 100k em obrigações do tesouro com uma maturidade média de 20Y, então isso é +/- o equivalente a terem obrigações do tesouro com uma maturidade média de 10Y.
Posto isso, sem saber o resto do networth líquido (percentualmente, não em termos de valores absolutos sobre os quais ninguém tem nada a ver com isso), se calhar aqueles 10% ou 20% de ouro e obrigações que falas antes são de tal forma pequenos sobre o total do networth líquido que se calhar nem vale a pena pensar muito nisso.
Já tenho CAs, Trade Republic 4%, PPRs para benefício fiscal (meu e esposa). Os PPRs são do Invest, o AR e o Smart Dinâmico e gosto deles, servem para o efeito.
Esta parte está toda assegurada, por isso apenas o ano passado me iniciei nos ETFs. É por esse motivo que apenas referi a carteira com base nos ETFs, porque o restante para mim está noutra "secção", apesar de entender perfeitamente o que dizes e de concordar com o mesmo.
Neste momento não tenho as percentagens para estes items, mas a maior ainda são CAs e TR. É natural pois é onde estava a maior fatia do bolo, até porque há que contar sempre que sendo casal, temos os 2 de dormir descansados e para a minha esposa é preciso outro conforto no nível de risco.
Por esse motivo gostava de investir maior percentagem mensalmente na secção ETFs e será essa a única a ser reforçada, daí ter pedido a vossa opinião sobre a minha ideia de obter maior retorno. Acções diretamente está fora de questão, por isso as ferramentas serão sempre ETFs e talvez um fundo de imobiliário, mas essa é outra análise.
Isto agora pode ter parecido que quero tudo e não quero nada, mas é para deixar claro que o objetivo são ETFs com maior risco e retorno, e que outros produtos existem e vou tentando perceber se se adequam a mim ou não.
Muito obrigado pela perspetiva.