=> Novo sub-forum com as carteiras da comunidade aqui: Carteiras da comunidade

O Estado da Nação

O fórum é novo e da comunidade. Falta algo? Avisem. Têm uma ideia boa? Partilhem!
Responder
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1740
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 592 times
Been thanked: 715 times

O Estado da Nação

Mensagem por Virtua »

O Estado da Nação - Mar 2023

Ora muito boa tarde a todos.

Eu e o D@emoon queremos mesmo fazer algo diferente no que diz respeito a comunidades, e não só em Portugal. Penso que uma comunidade como a nossa tem imensa força que raramente vejo a ser usada*

Espero que estes posts sejam mensais ou sempre que haja algo de relevante para comunicar à comunidade.

Porquê agora e o que é "algo de relevante"? Relevante será praticamente tudo o que tenha a ver com dinheiro da comunidade. Wait what? Dinheiro da comunidade perguntam vocês? Quem está mais atento já foi lendo algumas dicas minhas em posts, incluindo no da Trading 212 onde disse:
Virtua Escreveu: 03 out 2022 21:21 O nosso objectivo não é ficar com o dinheiro de afiliados, sobre isso teria imenso que falar e penso que se crescermos vai ser uma necessidade. Haverá SEMPRE devolução de coisas para a comunidade. Neste momento o montante iria para pagar um servidor amazon/AWS t3.small para o appsdoinvestidor.pt ou de um ano ($107.00) ou 3 anos ($206.00).
Ora no primeiro mês que tivemos o acordo de afiliados com a Trading 212 não atingimos o montante mas quase... e eu vou compensar esse quase. Irei comprar um ano de um servidor AWS t3.small para as apps do investidor. Neste momento o servidor está-me a sair do bolso e está "caro" porque não está no "pacote" anual.

O custo a seguir é de $117.78 dólares. Os 117.78 usd são 2 anos de hosting na hostinger, onde o fórum está alojado.
Pasted image 20230310165115.png
Pasted image 20230310165115.png (52.06 KiB) Visto 4913 vezes
Porque 2 anos e não 1 ou 4? Porque 1 me parece pouco e 4 demasiado, pois penso que podemos já ter passado para a Invision, que por seu lado também tem custos: https://invisioncommunity.com/buy (eles têm uma versão de 50 euros/mês chamada Beginner que parece um bom sitio para começarmos).

Para já como são custos não estou a tomar uma posição democrática mas o futuro é um excel com "ganhos" e "custos" semi-detalhados da comunidade e quando há um excedente de lucros votarmos, como comunidade, no caminho a dar ao dinheiro extra. O Excel neste momento também está limitado pelo acordo com a Trading 212. Eles não querem revelar quanto nos pagam. Por isso só quando tivermos outros acordos de afiliados poderemos juntar tudo numa rúbrica "ganhos com afiliados".

Pretendo ter mais correctoras assim como a amazon, bookdepository e outras coisas que se alinhem com os nossos objectivos como comunidade. O pretendido é termos quem nos "pague" pelas coisas que queremos. Dito isto é importante que não abusem dos acordos de afiliados pois podem sempre nos colocar de lado MAS nós fazemos coisas no dia a dia: abrimos uma conta numa correctora para experimentar, abrimos uma conta revolut porque dá jeito, fazemos compras numa amazon.es com regularidade, etc, etc e a comunidade pode beneficiar um pouco com isso fazendo acordos com essas entidades e como estamos a falar de mais de 1000 pessoas a passar pelo fórum todos os meses esse pouco vai-se acumulando.

O facto de nestes fóruns sermos muitos é que é a vantagem. Ir para a invision eram 50 cêntimos/ano a cada uma dessas 1000 pessoas. Menos que um café. A ideia é irmos buscar esses pequenos valores a estes acordos (haverá numa segunda fase outras formas das pessoas contribuirem mais directamente, mesmo sem entrar numa situação de donativos).

Deixo aqui os dados de tráfego do fórum desde que abriu, porque é algo que gosto imenso e vejo diáriamente. Pode ser um gosto que partilhem também.
Pasted image 20230310171150.png
Pasted image 20230310171150.png (26.27 KiB) Visto 4913 vezes
*Só o vi uma vez quando li um artigo sobre um fórum de carros Japoneses em que muita gente se juntava e iam todos comprar o mesmo carro ao mesmo stand, por atacado, e conseguiram bons descontos
Última edição por Virtua em 11 mar 2023 03:47, editado 2 vezes no total.
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
Avatar do Utilizador
AguadeirodoFIRE
Mensagens: 49
Registado: 09 out 2022 10:14
Has thanked: 12 times
Been thanked: 10 times

Re: O Estado da Nação

Mensagem por AguadeirodoFIRE »

Abri conta no T212 com o nosso link. Não tinha interesse mas como ajuda... :) daqui a 30 dias já recolho o dinheiro. Penso que a malta pode mesmo ajudar, não custa nada....

Grande trabalho virtua. Abraço
Cartão Plutus- 3% de Cashback+Perk 10€ mês+10€ após activação Aqui | DeGiro - Ganha 100€ de voucher para cobrir os custos Aqui | Moey - Ganha 10€ após gastar 20€ Aqui :!:
pge
Mensagens: 143
Registado: 04 out 2022 15:09
Has thanked: 66 times
Been thanked: 24 times

Re: O Estado da Nação

Mensagem por pge »

Vai ser difícil eu não ter já conta em alguma dessas coisas, por isso por aí vai ser dificil ajudar. Mas posso enviar os 0.50 € para 1 ano, o que eu e o Costa já ganhámos graças a vocês, são "pinners". Envia msg como preferes que o envie.
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1740
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 592 times
Been thanked: 715 times

Re: O Estado da Nação

Mensagem por Virtua »

pge Escreveu: 11 mar 2023 01:32 Vai ser difícil eu não ter já conta em alguma dessas coisas, por isso por aí vai ser dificil ajudar. Mas posso enviar os 0.50 € para 1 ano, o que eu e o Costa já ganhámos graças a vocês, são "pinners". Envia msg como preferes que o envie.
ahahah, sem stress. Vai sempre haver cenas. Acredita. Não se preocupem :lol: Mais que não seja Amazon, como disse. Este post é mais para alinhar as coisas que pretendemos fazer com a comunidade e dizer para onde está a ir o dinheiro, uma vez que já há, por isso é que foi feito agora, e não há 2 ou 3 meses.
AguadeirodoFIRE Escreveu: 10 mar 2023 19:22 Abri conta no T212 com o nosso link. Não tinha interesse mas como ajuda... :) daqui a 30 dias já recolho o dinheiro. Penso que a malta pode mesmo ajudar, não custa nada....
Obrigado. Mas não é necessário fazer algo se não têm interesse ;) Até porque estes acordos são sempre revistos e a qualidade das recomendações provavelmente analisadas. Imagina que nos aumentam o acordo em 5 euros, porque a maioria dos clientes fica ou testa as contas, e as correctoras gostam das nossas recomendações. Isso é melhor que alguém abrir só por abrir. Claro que a curto prazo há menos contas/dinheiro mas estamos aqui para durar 8-)

A ideia é se vão fazer alguma coisa por um afiliado nosso façam por nós, não apenas fazerem algo porque essa instituição é nossa afiliada. Por acaso tenho facilitado nos acordos. A ver se para a semana já disparo um mails para a DeGiro e assim. Amazon já tentei várias vezes e são difícieis de aceitar. Já me recusaram duas vezes com outros projectos por isso sei que só quando houver mais conteúdo e reviews de livros etc etc
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
3rdWorldBuffett
Mensagens: 136
Registado: 14 jan 2023 11:39
Has thanked: 21 times
Been thanked: 63 times

Re: O Estado da Nação

Mensagem por 3rdWorldBuffett »

É apenas a minha sugestão mas a favor da transparência acho que o número do cartão não devia estar censurado
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1740
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 592 times
Been thanked: 715 times

Re: O Estado da Nação

Mensagem por Virtua »

Só ponho MBway na internet. Ias ter azar :lol: Só a amazon tem um cartão real que uso como se fosse recarregável, que é o monese.
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
manometal
Mensagens: 50
Registado: 10 out 2022 22:29
Has thanked: 31 times
Been thanked: 20 times

Re: O Estado da Nação

Mensagem por manometal »

Infelizmente já abri conta na T212 e DeGiro logo essas duas opções não consigo afiliar-me, mas outras opções que venham a surgir e me possa afiliar ajudarei de bom grado :D
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1740
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 592 times
Been thanked: 715 times

Re: O Estado da Nação

Mensagem por Virtua »

Não se preocupem. Para já os custos são os 117 dólares até Outubro. Vamos mais que ultrapassar. Entretanto depois temos mais dois anos para preparar a passagem para Invision. Honestamente esta é a versão base e não vejo praticamente maneira de falharmos. MAS é mesmo a versão base.

Tenho muitas coisas planeadas e gostava que a nossa comunidade se tornasse num local com muita, correcta e boa informação sobre investimentos a nível nacional.

Vai haver muita forma de contribuir, não vai ser com afiliados. "Reviews da comunidade" sobre as correctoras, "Carteiras da comunidade" a explicar a lógica por detrás das formas de investimento de diferentes pessoas (até para os novatos perceberem que não há uma forma única de investir) entre outras ideias que vão surgindo.

Até estou a pensar em fazer um livro nosso do estilo do "The Bogleheads' Guide to Investing", cujo preço de venda (10 euros) reverta para a comunidade.
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1740
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 592 times
Been thanked: 715 times

Re: O Estado da Nação

Mensagem por Virtua »

O Estado Da Nação - Jan 2024 (O Crescimento de 2023)

Tenho prazer de estar a fazer este post sobre o crescimento que o nosso fórum teve em 2023. Triplicamos de tamanho o ano passado, quer em users mensais como em users semanais.
Trafego_2023.png
Trafego_2023.png (31.63 KiB) Visto 1770 vezes
(Podem comparar com o gráfico acima, no primeiro estado da nação)

Tivemos alguns picos no último trimestre e é a eles que se deve muito do nosso crescimento, com análises de PPRs que partilhei no reddit e que o JRJordão tb fez mas com os seus depósitos a prazo (Sendo que o maior pico diário é uma mistura dos dois, pois foi um post meu sobre os depósitos a prazo e a tabela do JRJordão).

Neste momento temos 2 partes das 3 que queria centrar o nosso fórum. Investimentos e Capital Garantido acho que estão a correr bem, e vai ainda melhorar com a criação de um subfórum de "Carteiras de investimentos da comunidade" já em breve.

O terceiro pilar será Especulação e queria fazer um subfórum de "Cantinho do especulador", e fazer coisas que queria ter feito há 20 anos, em termos de programação e bots de trading. Provavelmente ng ficará rico mas penso que será bastante divertido e educacional. Isso será mais para o final do ano, porque estou com alguma falta de tempo para dedicar ao trading.

Embora este post seja sobre 2023 posso dizer que Janeiro de 2024 tem continuado o crescimento, sendo que tenho como objectivo a duplicação de tráfego este ano. Não pretendo que o fórum cresça a um ponto que seja confuso mas acredito que possamos ter subcomunidades interessantes (investidores, aforradores e especuladores, os 3 pilares).

Pelas minhas contas rudimentares devemos ter cerca de 10% do tamanho do Caldeirão de bolsa e 2% do tamanho do subreddit de literacia financeira. O meu objectivo é crescer até onde estivermos confortáveis, sem parece uma confusão de perguntas estilo reddit e/ou sobrecarregar os moderadores para manter a ordem e bom ambiente que temos gozado até aqui, mas por outro lado também não termos dias em que nem um post se faz como às vezes acontece (cada vez menos).

A parceria com a Trading 212 caiu por terra por falta de interesse de ambas as partes MAS estou já a tentar ver o que podemos fazer para continuar o caminho de irmos para um fórum invision (que custa 50 euros/mês). Mas já reparei que o que precisamos é maior tráfego que a oportunidades vão aparecendo. Penso que é só uma questão de tempo até atingirmos esse objectivo! (nem que sejam 2/3 anos)

Obrigado a todos por fazerem parte do nosso cantinho!
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
Avatar do Utilizador
paulsky
Mensagens: 142
Registado: 14 abr 2023 18:41
Has thanked: 32 times
Been thanked: 7 times

Re: O Estado da Nação

Mensagem por paulsky »

Virtua pequena sugestão, faz tipo uns tutoriais ou umas listas com todos os recursos e mete la os links de afiliados todos, assim todos os novos users vao ter a vida facilitada e o fórum sempre recupera alguns Euros.
Avatar do Utilizador
D@emoon
Mensagens: 2144
Registado: 03 out 2022 16:41
Localização: Lisboa
Has thanked: 496 times
Been thanked: 536 times

Re: O Estado da Nação

Mensagem por D@emoon »

Tem sido uma boa caminhada, ainda há dois dias coloquei a dizer que tínhamos chegado aos 500 membros e já estamos quase nos 510, é bom ver este crescimento em pouco mais de 1 ano.
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1740
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 592 times
Been thanked: 715 times

Re: O Estado da Nação

Mensagem por Virtua »

Só não tem os primeiros dias quando criamos o fórum (+/- os primeiros 20 dias) por isso começa logo perto dos 200 users.
Anexos
crescimento-users.png
crescimento-users.png (93.86 KiB) Visto 647 vezes
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
Responder