=> Novo sub-forum com as carteiras da comunidade aqui: Carteiras da comunidade

Carteira do Lvsitano

Fórum onde membros da comunidade podem partilhar as suas carteiras e portfolios.
Lvsitano
Mensagens: 226
Registado: 18 jan 2023 15:07
Has thanked: 50 times
Been thanked: 47 times

Carteira do Lvsitano

Mensagem por Lvsitano »

Estava a traçar um esboço para uma carteira nova, com objetivo a médio-longo prazo (mínimo 10 anos, máximo 20).

SPDR MSCI World UCITS ETF - 60%

iShares S&P 500 Health Care Sector UCITS ETF (Acc) - 30%

Xetra-Gold - 10%

Inicialmente pensei no iShares Core S&P 500 UCITS ETF, porque o ETF da iShares tem um TER bem mais baixo, e porque o S&P500 historicamente tem tido um desempenho superior. No entanto se o fizesse não fazia sentido depois ter ali o ETF do setor da saúde.

Porquê o setor da saúde? Eu acredito que ao longo das próximas décadas vão existir grandes inovações na saúde, e com o envelhecimento generalizado da população nos países ocidentais, a necessidade de medicamentos/cuidados de saúde vai aumentar.

Poderia ter optado por energias fósseis, mas com a eletrificação na Europa e EUA, daqui a 20 anos se calhar o negócio das petrolíferas já é outro.

Também poderia aí ter colocado mercados emergentes, que hipoteticamente têm um grande potencial de crescimento, mas como em muitos desses países a regulação falha muito e a corrupção impera (alguns são até ditaduras), tenho sérias dúvidas.

Estou aberto às vossas opiniões :)
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1740
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 592 times
Been thanked: 715 times

Re: Carteira do Lvsitano

Mensagem por Virtua »

Granda aposta no Health Care. Pk?

E sentes que tem compensado?
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
Lvsitano
Mensagens: 226
Registado: 18 jan 2023 15:07
Has thanked: 50 times
Been thanked: 47 times

Re: Carteira do Lvsitano

Mensagem por Lvsitano »

Virtua Escreveu: 30 mar 2024 15:04 Granda aposta no Health Care. Pk?

E sentes que tem compensado?
Essa carteira ainda é apenas uma ideia, só existe no papel :D Como disse, acho que o setor da indústria da saúde/farmacêutica vai ser forte durante as próximas décadas, com o envelhecimento da população nos países ocidentais, novos medicamentos inovadores, vacinas, etc. É um pouco como as agências funerárias, nunca há falta de clientes :lol: Lá está, é apenas uma ideia.

Também pensei nos mercados emergentes excluindo a China, ia apanhar ali algumas empresas com potencial como a Samsung ou a TSMC entre outras, mas parece-me que o retorno, face aos riscos, não é lá grande coisa.
3rdWorldBuffett
Mensagens: 136
Registado: 14 jan 2023 11:39
Has thanked: 21 times
Been thanked: 63 times

Re: Carteira do Lvsitano

Mensagem por 3rdWorldBuffett »

Por acaso tive muito tempo 2 fundos sectoriais, bens de consumo e saúde, mas nunca tive mais de 20% de peso no conjunto, 30% apenas num é uma aposta significativa
Lvsitano
Mensagens: 226
Registado: 18 jan 2023 15:07
Has thanked: 50 times
Been thanked: 47 times

Re: Carteira do Lvsitano

Mensagem por Lvsitano »

Isso é fácil de resolver, é só baixar esse e subir no MSCI :D É uma carteira ainda a ser esboçada, na volta no fim não vai ser nada assim, estava só a sondar aqui o pessoal para ver ideias.
Louie
Mensagens: 256
Registado: 18 out 2022 11:32
Has thanked: 106 times
Been thanked: 73 times

Re: Carteira do Lvsitano

Mensagem por Louie »

Lvsitano Escreveu: 01 abr 2024 08:28 Isso é fácil de resolver, é só baixar esse e subir no MSCI :D É uma carteira ainda a ser esboçada, na volta no fim não vai ser nada assim, estava só a sondar aqui o pessoal para ver ideias.
Não te esqueças que os preços de hoje refletem as perspetivas futuras e neste momento podes ver pelo mercado a perspetiva que existe para o setor.
O que leva a perguntar: o que sabes tu que o mercado não sabe?

A minha ideia não é obter uma resposta tua, mas fazer-te pensar ;)
Lvsitano
Mensagens: 226
Registado: 18 jan 2023 15:07
Has thanked: 50 times
Been thanked: 47 times

Re: Carteira do Lvsitano

Mensagem por Lvsitano »

Louie Escreveu: 03 abr 2024 12:49
Não te esqueças que os preços de hoje refletem as perspetivas futuras e neste momento podes ver pelo mercado a perspetiva que existe para o setor.
O que leva a perguntar: o que sabes tu que o mercado não sabe?

A minha ideia não é obter uma resposta tua, mas fazer-te pensar ;)
Boa pergunta :D Só sei que nada sei :lol:
Lvsitano
Mensagens: 226
Registado: 18 jan 2023 15:07
Has thanked: 50 times
Been thanked: 47 times

Re: Carteira do Lvsitano

Mensagem por Lvsitano »

Bem, continuo no processo de reformular a carteira, não vai ser certamente nada do que inicialmente indiquei, mas agora cheguei a um dilema: S&P 500 vs MSCI World

No S&P tenho a vantagem clara de uma TER mais baixa, ou seja, teria sempre menos custos no ETF. Depois há a hipótese (apenas possibilidade) de que o futuro, o S&P 500 seja mais rentável do que o MSCI World. Mas a investir no S&P estou a tentar bater o mercado, estou a apostar que a economia dos EUA vai bater a economia dos mercados não emergentes.

Investir no MSCI World estou a ter um pouco de mais diversificação, mas se a economia dos EUA for afetada, o MSCI também será severamente afetado pois mais de 67% dos ativos são dos EUA. Irei também ter um custo maior, devido a uma TER superior e possivelmente uma rentabilidade inferior.

Seguindo o "manual de boas maneiras do investimento" por um lado um fundo com uma TER mais baixa seria melhor, por outro lado, tentar bater o mercado é uma receita para o desastre :lol:
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1740
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 592 times
Been thanked: 715 times

Re: Carteira do Lvsitano

Mensagem por Virtua »

Lvsitano Escreveu: 06 abr 2024 18:56 No S&P tenho a vantagem clara de uma TER mais baixa
A diferença parece-me irrelevante para essa decisão, honestamente. Poupas quê? 5 cêntimos/ano por cada 1000 euros investidos?
Lvsitano Escreveu: 06 abr 2024 18:56 Investir no MSCI World estou a ter um pouco de mais diversificação, mas se a economia dos EUA for afetada, o MSCI também será severamente afetado pois mais de 67% dos ativos são dos EUA.
Por acaso, para mim o facto de os EUA ter um peso tão grande no MSCI World só simplificou a decisão. Pensa assim, se fosse 50% ficavas naquela, + diversificação no MSCI World vs potencial maior no S&P. Mas com peso a 70% a performance futura vai ser bastante semelhante, principalmente se os EUA continuarem a ter overperformance e ainda aumentarem o peso no MSCI World.
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
Lvsitano
Mensagens: 226
Registado: 18 jan 2023 15:07
Has thanked: 50 times
Been thanked: 47 times

Re: Carteira do Lvsitano

Mensagem por Lvsitano »

Virtua Escreveu: 06 abr 2024 20:04 A diferença parece-me irrelevante para essa decisão, honestamente. Poupas quê? 5 cêntimos/ano por cada 1000 euros investidos?
Pois é, faz todo o sentido. A diferença na TER só iria ter um impacto significativo se tivesse valores dignos do Warren Buffett :lol:
Virtua Escreveu: 06 abr 2024 20:04 Por acaso, para mim o facto de os EUA ter um peso tão grande no MSCI World só simplificou a decisão. Pensa assim, se fosse 50% ficavas naquela, + diversificação no MSCI World vs potencial maior no S&P. Mas com peso a 70% a performance futura vai ser bastante semelhante, principalmente se os EUA continuarem a ter overperformance e ainda aumentarem o peso no MSCI World.
E entre um ETF MSCI World de replicação física total e outro de amostragem otimizada, haverá tanta diferença assim no resultado final?
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1740
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 592 times
Been thanked: 715 times

Re: Carteira do Lvsitano

Mensagem por Virtua »

Lvsitano Escreveu: 06 abr 2024 21:11
Virtua Escreveu: 06 abr 2024 20:04 A diferença parece-me irrelevante para essa decisão, honestamente. Poupas quê? 5 cêntimos/ano por cada 1000 euros investidos?
Pois é, faz todo o sentido. A diferença na TER só iria ter um impacto significativo se tivesse valores dignos do Warren Buffett :lol:
Virtua Escreveu: 06 abr 2024 20:04 Por acaso, para mim o facto de os EUA ter um peso tão grande no MSCI World só simplificou a decisão. Pensa assim, se fosse 50% ficavas naquela, + diversificação no MSCI World vs potencial maior no S&P. Mas com peso a 70% a performance futura vai ser bastante semelhante, principalmente se os EUA continuarem a ter overperformance e ainda aumentarem o peso no MSCI World.
E entre um ETF MSCI World de replicação física total e outro de amostragem otimizada, haverá tanta diferença assim no resultado final?
Compara os dois no Just ETF. Acho que foi contigo que discutimos o SPDR vs amundi não foi? Aí não havia muita diferença. O SPDR (de replicação de sample até tinha uma muito ligeira vantagem)
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
Louie
Mensagens: 256
Registado: 18 out 2022 11:32
Has thanked: 106 times
Been thanked: 73 times

Re: Carteira do Lvsitano

Mensagem por Louie »

Lvsitano Escreveu: 06 abr 2024 18:56 dilema: S&P 500 vs MSCI World
Ainda sobre este tema: https://www.morningstar.com/portfolios/ ... lly-add-up
Lvsitano
Mensagens: 226
Registado: 18 jan 2023 15:07
Has thanked: 50 times
Been thanked: 47 times

Re: Carteira do Lvsitano

Mensagem por Lvsitano »

Louie Escreveu: 09 abr 2024 15:00
Lvsitano Escreveu: 06 abr 2024 18:56 dilema: S&P 500 vs MSCI World
Ainda sobre este tema: https://www.morningstar.com/portfolios/ ... lly-add-up
Pois, basicamente ou vai-se com a ganância toda e aposta-se tudo no mercado US, e se correr bem, colhe-se os frutos, mas se corre mal, vai tudo pelo cano abaixo. No entanto, tudo o que sejam mercados desenvolvidos estão muito ligados a US, e seriam muito afetados num eventual problema económico. Os mercados emergentes não estão tão ligados, mas há uma grande volatilidade.

Em princípio, o portofolio vai ficar SPPW e 4GLD (90%, 10%). Não estou convencido que trocar SSPW por algo tipo SPYI ou IUSQ vá fazer assim tanta diferença que justifique o TER. O quanto muito em vez do SPPW, o VGVF que é ligeiramente mais diversificado.
Louie
Mensagens: 256
Registado: 18 out 2022 11:32
Has thanked: 106 times
Been thanked: 73 times

Re: Carteira do Lvsitano

Mensagem por Louie »

Lvsitano Escreveu: 09 abr 2024 21:49
Louie Escreveu: 09 abr 2024 15:00
Lvsitano Escreveu: 06 abr 2024 18:56 dilema: S&P 500 vs MSCI World
Ainda sobre este tema: https://www.morningstar.com/portfolios/ ... lly-add-up
Pois, basicamente ou vai-se com a ganância toda e aposta-se tudo no mercado US, e se correr bem, colhe-se os frutos, mas se corre mal, vai tudo pelo cano abaixo. No entanto, tudo o que sejam mercados desenvolvidos estão muito ligados a US, e seriam muito afetados num eventual problema económico. Os mercados emergentes não estão tão ligados, mas há uma grande volatilidade.

Em princípio, o portofolio vai ficar SPPW e 4GLD (90%, 10%). Não estou convencido que trocar SSPW por algo tipo SPYI ou IUSQ vá fazer assim tanta diferença que justifique o TER. O quanto muito em vez do SPPW, o VGVF que é ligeiramente mais diversificado.
O que eu achei interessante e é poucas vezes referido é a cada vez maior predominância dos EUA em tech (+ growth) enquanto que na Europa predominam mais empresas bem estabelecidas, com modelos de negócio bem sustentados e algumas ligadas a bens de luxo (+ value).

Ou seja, a diversificação não é somente ao nível de países e moedas, mas também pelo estilo das ações.
Já temos visto por aí o desempenho do SP500 sem as big tech e se calhar o Eurostoxx ou vá, as value europeias, não ficam muito ou nada a dever.

Talvez o Virtua se interesse em fazer esse exercício (quando tiver tempo :D)
BaracusBull
Mensagens: 8
Registado: 09 abr 2024 21:04

Re: Carteira do Lvsitano

Mensagem por BaracusBull »

Estando nós a entrar em stagflation, é melhor uma carteira defensiva.
O que achas do urânio?
Responder