=> Novo sub-forum com as carteiras da comunidade aqui: Carteiras da comunidade

Bond ETF distributivo paga juros ou dividendos?

Está-se a aproximar a altura do IRS. E agora? Aqui o fórum para tirar duvidas de fiscalidade!
Responder
Kosta
Mensagens: 129
Registado: 02 fev 2023 22:20
Has thanked: 60 times
Been thanked: 21 times

Bond ETF distributivo paga juros ou dividendos?

Mensagem por Kosta »

Sendo um ETF composto apenas por bonds não deveria restar duvidas que os rendimentos seriam juros, no entanto a corretora (IBKR) no extrato considera que são dividendos, a questão é como declarar isto no irs?

Eu coloquei como sendo juros mas entretanto surgiu a duvida se no caso de colocar a opção incorreta terá algum impacto no calculo do irs.

Imagem
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1736
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 592 times
Been thanked: 715 times

Re: Bond ETF distributivo paga juros ou dividendos?

Mensagem por Virtua »

Kosta Escreveu: 26 abr 2024 20:27 Sendo um ETF composto apenas por bonds não deveria restar duvidas que os rendimentos seriam juros, no entanto a corretora (IBKR) no extrato considera que são dividendos, a questão é como declarar isto no irs?

Eu coloquei como sendo juros mas entretanto surgiu a duvida se no caso de colocar a opção incorreta terá algum impacto no calculo do irs.

Imagem
Acho que desde que o Estado receba os seus 28% estás à vontade :lol: (não é conselho fiscal)
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
Avatar do Utilizador
D@emoon
Mensagens: 2137
Registado: 03 out 2022 16:41
Localização: Lisboa
Has thanked: 496 times
Been thanked: 535 times

Re: Bond ETF distributivo paga juros ou dividendos?

Mensagem por D@emoon »

É tudo rendimentos de categoria E, chamo a atenção para as páginas 14 e 15 do guia fiscal que se encontra na primeira página do tópico de fundos de investimento https://www.big.pt/pdf/infofiscal/faq_irs_2022.pdf
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Kosta
Mensagens: 129
Registado: 02 fev 2023 22:20
Has thanked: 60 times
Been thanked: 21 times

Re: Bond ETF distributivo paga juros ou dividendos?

Mensagem por Kosta »

Era o que eu imaginava, código E11 ou E21 vai dar ao mesmo no que toca a tributação, é tudo rendimentos de capitais taxados a 28%, em todo o caso se fosse agora teria colocado estes rendimentos como dividendos tal como a IBKR os considera.
Avatar do Utilizador
D@emoon
Mensagens: 2137
Registado: 03 out 2022 16:41
Localização: Lisboa
Has thanked: 496 times
Been thanked: 535 times

Re: Bond ETF distributivo paga juros ou dividendos?

Mensagem por D@emoon »

Kosta Escreveu: 26 abr 2024 22:44 Era o que eu imaginava, código E11 ou E21 vai dar ao mesmo no que toca a tributação, é tudo rendimentos de capitais taxados a 28%, em todo o caso se fosse agora teria colocado estes rendimentos como dividendos tal como a IBKR os considera.
Rendimentos de ETFs, Fundos ou Acções são dividendos, juros é nas obrigações, DPs ou Certificados de Aforro.
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Kosta
Mensagens: 129
Registado: 02 fev 2023 22:20
Has thanked: 60 times
Been thanked: 21 times

Re: Bond ETF distributivo paga juros ou dividendos?

Mensagem por Kosta »

Está resolvido, corrigi a declaração e submeti novamente, assim ficou tudo direitinho. Agora é só aguardar pelo reembolso de tudo que foi retido no ano passado em DPs, CAs e obrigações.
Responder