ETFs (hot returns come and go, but expenses never die)

Local de discussão sobre fundos e ETFs
100Medos
Registado: 27 jun 2023 10:03
Has thanked: 12 times
Been thanked: 58 times

Re: ETFs

Mensagem por 100Medos »

nistelrooy Escreveu: 12 mai 2024 00:08 Em qual têm o vosso dinheiro investido (€ ou $) e porquê?
Euros.
Assumindo que vives em Portugal/Europa (e pretendes continuar a fazê-lo quando venderes) o melhor é comprares em Euros pelo simples facto de não teres que pagar as taxas de conversão de moeda.
Repara que a moeda do ETF é sempre o dollar e para efeitos de valorização/desvalorização isso é irrelevante.
Lvsitano
Registado: 18 jan 2023 15:07
Has thanked: 199 times
Been thanked: 157 times

Mensagem por Lvsitano »

Normalmente sai mais barato que seja o fundo a converter o capital investido, do que sermos nós a fazê-lo. Quem tiver fontes de rendimento nos EUA e tiver dólares, aí sim, pode ser boa ideia investir em dólares (se depois também tiver como os utilizar).
Gajo
Registado: 05 out 2022 15:29
Has thanked: 121 times
Been thanked: 126 times

Mensagem por Gajo »

nistelrooy Escreveu: 12 mai 2024 00:08 Boas malta! em primeiro lugar, agradecer ao @Virtua pelo excelente post e todo o material.

Nos últimos anos tenho investido bastante tempo em aprender mais sobre finanças. Tenho neste momento "apenas" uma grande dúvida antes de investir num ETF SP500 (é o que me gera maior confiança: valorização vs risco vs diversidade): investir num ETF SP500 de € ou $? Em qual têm o vosso dinheiro investido (€ ou $) e porquê?
A moeda é irrelevante, assumindo que não existe proteção cambial ("hedge").

Ou seja, se comprares o mesmo ETF que siga o SP500, um em euros e outro em USD, a tua rentabilidade em euros (aquilo que interessa se vives num país onde o euro é a moeda usada) entre ambos será igual.

A única diferença "real" será as comissões de compra quando tens uma conta de corretagem em euros, uma vez que podem ser superiores por causa dos spreads na troca de moeda caso compres em USD.

Resumindo e concluindo, compra esse ETF numa bolsa com cotação em euros. Done ;)
nistelrooy
Registado: 11 mai 2024 23:25

Mensagem por nistelrooy »

mas tendo em conta que atualmente 1 dolar compra ~0,9 euros, e imagindo que daqui a x anos 1 dolar compra +1euro (valorização do dolar vs euro);

neste cenário não existiria uma "dupla" valorização do valor investido, 1) próprio ETF + 2) valorização da moeda ?

ps: ao apostar no SP500 assumo que se está a apostar na valorização/crescimento continuo da economia dos USA e por sua vez, na valorização do dolar.
Virtua
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 745 times
Been thanked: 932 times

Mensagem por Virtua »

nistelrooy Escreveu: 13 mai 2024 15:13 neste cenário não existiria uma "dupla" valorização do valor investido, 1) próprio ETF + 2) valorização da moeda ?
Sim.
nistelrooy Escreveu: 13 mai 2024 15:13 ps: ao apostar no SP500 assumo que se está a apostar na valorização/crescimento continuo da economia dos USA e por sua vez, na valorização do dolar.
Não é assim que funciona, embora provavelmente o dólar irá valorizar n curto prazo se o BCE descer as taxas de juro e a FED não. A força de uma moeda tem muito a ver com o diferencial de taxas de juro
"We are drowning in information, while starving for wisdom."
Lvsitano
Registado: 18 jan 2023 15:07
Has thanked: 199 times
Been thanked: 157 times

Mensagem por Lvsitano »

nistelrooy Escreveu: 13 mai 2024 15:13 mas tendo em conta que atualmente 1 dolar compra ~0,9 euros, e imagindo que daqui a x anos 1 dolar compra +1euro (valorização do dolar vs euro);

neste cenário não existiria uma "dupla" valorização do valor investido, 1) próprio ETF + 2) valorização da moeda ?

ps: ao apostar no SP500 assumo que se está a apostar na valorização/crescimento continuo da economia dos USA e por sua vez, na valorização do dolar.
Existem aí muitos ses... Ninguém sabe o valor do dólar face ao euro daqui a x anos. Podes querer resgatar o capital e além das comissões de conversão, ter ainda de levar numa desvalorização do dólar face ao euro. Se tiveres já dólares numa conta e depois tiveres onde os gastar é uma boa aposta. Agora estar a pagar na conversão na subscrição e depois no resgate, e ainda estar sujeito às diferenças cambiais sinceramente acho que não vale a pena.
Se o S&P 500 valorizar muito, também o teu investimento feito em euros valoriza, simples quanto isso.
Virtua

Mensagem por Virtua »

BTW. Os ETFs recomendados do S&P 500 os activos são em USD. Portanto têm em consideração a valorização/desvalorização do USD. Dava um bom artigo, comparar o CSPX com o S&P 500 para o pessoal ver isso
Kosta
Registado: 02 fev 2023 22:20
Has thanked: 71 times
Been thanked: 26 times

Mensagem por Kosta »

No ano passado criei uma carteira 70/30 e a parte das bonds dividi em 2 ETFs ao incluir um agg pensando que teria uma performance melhorzita.

Vanguard Global Aggregate Bond UCITS ETF EUR Hedged Accumulating
Amundi Euro Government Bond UCITS ETF Acc

Ambos tem a mesma maturidade média, duration e a YTM era de ~4% no Vanguard e ~3,2% no Amundi, um ano depois e o desempenho revela resultados muito diferentes, com o Amundi a ter o triplo da rentabilidade.

Imagem

Apesar do espaço de tempo ser curto para um ETF com maturidade média de ~9 anos, a verdade é que se formos ver um histórico mais longo o resultado continua dececionante para um agg comparado com um gov.

Imagem

O facto do agg ser hedged deve ter um impacto negativo no desempenho e tendo isto em conta estou a ponderar vender o Vanguard e colocar o capital no Amundi, esta minha avaliação faz sentido ou existem outros fatores que estão a influenciar as contas?
Virtua

Mensagem por Virtua »

Eu já fiz várias comparações de GOV vs AGG. Nunca cheguei a nenhuma conclusão. Amanhã vejo estes dois com mais calma
MBranches
Registado: 19 mai 2024 18:31
Been thanked: 1 time

Mensagem por MBranches »

Gajo Escreveu: 18 dez 2023 14:59
CountMeIn Escreveu: 18 dez 2023 14:52 Boa tarde a todos,

Tenho andado um pouco afastado do forum porque o meu filhote mais velho nasceu :)

Face a esta boa notícia, vinha pedir a vossa ajuda para perceber qual é a melhor forma de investir mensalmente uma quantia pequena (~100€) em ETFs para o meu miúdo. A maior parte das corretoras não aceita menores, correto? Qual a opção menos dispendiosa em taxas e comissões?

Obrigado!
Abre uma segunda conta (por exemplo na Degiro podes fazer isso).

Aos 18 anos fazes uma doação. Que se nada mudar até lá, estará isenta de imposto. :D

Edit: Parabéns!
Boa tarde,
Descubro hoje este fórum e quero dar-vos os parabéns por todo o conteúdo, opiniões e conhecimento que partilham.

Doar etfs é mesmo possível?
Quero fazer isto para o meu filho mas até estava a pensar abrir conta no Banco Invest para a conta e os ativos ficarem em nome dos dois e mais tarde, quando ele fosse maior e caso mereça, sair eu da conta e deixar tudo para ele.

Caso dê mesmo para doar era ótimo, preferia ter conta numa corretora com comissões mais baixas.

Abraço e obrigado a quem venha a responder.
PedroCampelo
Registado: 06 out 2023 14:25
Has thanked: 21 times
Been thanked: 4 times

Mensagem por PedroCampelo »

A única corretora que eu conheço que dá para fazer transferência de uma herança para os filhos é a freedom24

https://freedom24.com/faq/7556-how-to-v ... _lang__=pt

Além de seres o legítimo dono dos Etf's também têm taxas relativamente baixas.

https://freedom24.com/faq/8501-who-owns ... _lang__=pt
Virtua

Mensagem por Virtua »

MBranches Escreveu: 19 mai 2024 18:37 Doar etfs é mesmo possível?
Por acaso é algo que nunca pensei mas por acaso resolvia muitas questões que se têm colocado. Vou falar com umas pessoas... e já dou feedback. Confirmar como se processa o que o Gajo disse
100Medos
Registado: 27 jun 2023 10:03
Has thanked: 12 times
Been thanked: 58 times

Mensagem por 100Medos »

MBranches Escreveu: 19 mai 2024 18:37 Doar etfs é mesmo possível?

Não vejo porque não seja.... A menos que haja alguma legislação a penalizar os ETFs em particular (face aos restantes ativos que também é possível doar). Não seria justo para os ETFs.

Deixa ver o que o Virtua consegue descobrir.
Virtua

Mensagem por Virtua »

Pelos vistos é +/- assim. Até mais simples. Pelos vistos nem há processo de doação. Aos 18 anos o pai/mãe sai da conta e o menor passa a maior e dono dos ETFs. Nada mais simples!
MBranches
Registado: 19 mai 2024 18:31
Been thanked: 1 time

Mensagem por MBranches »

Virtua Escreveu: 21 mai 2024 14:07 Pelos vistos é +/- assim. Até mais simples. Pelos vistos nem há processo de doação. Aos 18 anos o pai/mãe sai da conta e o menor passa a maior e dono dos ETFs. Nada mais simples!
Sim, no banco invest há essa opção. Aliás, há essa de saírem automaticamente da conta e há outra opção que consiste em o pai/mãe continuarem na conta mesmo depois da criança fazer 18 anos mas a qualquer momento podem optar por fechar a conta e dividir os activos mas o pai pode optar por dar indicação para os activos passarem por completo para uma conta apenas da criança. Esta segunda opção serve para o caso de não se querer arriscar na imaturidade dos 18 anos.
Responder