Tem sim senhor.
DP vs Corretoras - Qual a melhor opção para 51K€?
- JRJordao
- Registado: 04 out 2022 12:11
- Has thanked: 370 times
- Been thanked: 634 times
Re: DP vs Corretoras - Qual a melhor opção para 51K€?
Então mas isso assim "presta para alguma coisa"?
![Surprised :o](./images/smilies/icon_e_surprised.gif)
Critica-se tanto os PPR por terem comissões elevadas... 0,5% de gestão é aceitável para um fundo ou ETF?
- D@emoon
- Registado: 03 out 2022 16:41
- Has thanked: 639 times
- Been thanked: 729 times
No máximo o impacto da comissão é que em vez de render 3,50% rende 3%, faz-me lembrar a discussão que costumo ter por causa de fundos de acções como o Clearbridge que tem comissão de 1,25% mas rende mais que o ETF S&P 500 que tem comissão de 0,07%...
![Laughing :lol:](./images/smilies/icon_lol.gif)
Basicamente não me interessa a comissão de gestão, o fundo faz aquilo que pretendo, calmíssimo, só investe em DPs e Obg de curto prazo, levanto o saldo que tiver em qualquer altura ao contrário de um DP que perco o juro antes da maturidade, é o meu fundo de emergência, e no futuro se a cena do governo passar ainda tem mais a benesse da taxa de IRS ser mais baixa na mais valia.
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett
Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
É como tudo. Cada coisa no seu lugar. Deixei lá um mês. Pagou-me semelhante a um DP, sem andar preocupado com o dia que levanto ter de bater certo com o fim. Levantei quando precisei, sem perdas de "juros"
"We are drowning in information, while starving for wisdom."
- JRJordao
Mas então quando mencionares a rentabilidade desconta esse custoD@emoon Escreveu: ↑14 jun 2024 15:06 No máximo o impacto da comissão é que em vez de render 3,50% rende 3%, faz-me lembrar a discussão que costumo ter por causa de fundos de acções como o Clearbridge que tem comissão de 1,25% mas rende mais que o ETF S&P 500 que tem comissão de 0,07%...![]()
Basicamente não me interessa a comissão de gestão, o fundo faz aquilo que pretendo, calmíssimo, só investe em DPs e Obg de curto prazo, levanto o saldo que tiver em qualquer altura ao contrário de um DP que perco o juro antes da maturidade, é o meu fundo de emergência, e no futuro se a cena do governo passar ainda tem mais a benesse da taxa de IRS ser mais baixa na mais valia.
![Wink ;)](./images/smilies/icon_e_wink.gif)
- JRJordao
Há contas à ordem remuneradas, contas poupança, seguros de capitalização a pagar mais de 3,00% TANB. Já sem falar nos certificados de aforro série E que estiveram disponíveis até há um ano atrás.
É velho lema de "mais vale um pássaro na mão, do que dois a voar"JRJordao Escreveu: ↑14 jun 2024 12:44
Essas TANB projetadas não são más, mas continuo a não ver preferência em relação a garantir 4,00% durante um ano. Mas isso sou eu que não gosto de incertezas e que só considero um produto sem capital garantido com rentabilidade bem superior à melhor alternativa com garantia.
- D@emoon
O custo já está descontado na rentabilidade apresentada, a comissão de gestão é cobrada diretamente aos fundos de investimento, claro que eu não sei quanto vai render um fundo no futuro, os 3% que falei é uma expectativa minha pelo facto de terem depósitos que só vão acabar daqui a 1 ano ou mais e de neste momento o fundo apresentar uma rentabilidade efectiva de 1,52%, o mais provável é superar os 3% que são líquidos de comissões, os fundos não têm TANB.JRJordao Escreveu: ↑14 jun 2024 15:40Mas então quando mencionares a rentabilidade desconta esse custoD@emoon Escreveu: ↑14 jun 2024 15:06 No máximo o impacto da comissão é que em vez de render 3,50% rende 3%, faz-me lembrar a discussão que costumo ter por causa de fundos de acções como o Clearbridge que tem comissão de 1,25% mas rende mais que o ETF S&P 500 que tem comissão de 0,07%...![]()
Basicamente não me interessa a comissão de gestão, o fundo faz aquilo que pretendo, calmíssimo, só investe em DPs e Obg de curto prazo, levanto o saldo que tiver em qualquer altura ao contrário de um DP que perco o juro antes da maturidade, é o meu fundo de emergência, e no futuro se a cena do governo passar ainda tem mais a benesse da taxa de IRS ser mais baixa na mais valia.![]()
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett
- JRJordao
Percebo que a questão de garantia do capital é sujeita a interpretação. Obrigações governamentais da Alemanha, apesar de técnicamente não serem de capital garantido, serão para muitos tão ou mais seguras que um DP ao abrigo do fundo de garantia português.Lvsitano Escreveu: ↑14 jun 2024 16:13É velho lema de "mais vale um pássaro na mão, do que dois a voar"JRJordao Escreveu: ↑14 jun 2024 12:44
Essas TANB projetadas não são más, mas continuo a não ver preferência em relação a garantir 4,00% durante um ano. Mas isso sou eu que não gosto de incertezas e que só considero um produto sem capital garantido com rentabilidade bem superior à melhor alternativa com garantia.Para investir em algo sem capital garantido, tem de ser algo que compense notoriamente o risco.
Mas há também a questão da rentabilidade garantida. Optar por durante 12 meses ter 4,00%, em vez de poder acabar por ter qualquer coisa entre 3,00% e 5,00%. Eu prefiro a certeza, até porque sou naturalmente pessimista.
![Wink ;)](./images/smilies/icon_e_wink.gif)
Última edição por JRJordao em 14 jun 2024 20:12, editado 2 vezes no total.
- D@emoon
Digamos que um fundo que investe em DPs e Obg de muito curto prazo neste contexto tem pouco de imprevisibilidade, mas eu entendo o que dizes, eu vou preferindo poder levantar sem perda de rendimento ao invés de um DP que se perde 100% do juro corrido.JRJordao Escreveu: ↑14 jun 2024 20:06Há também a rentabilidade garantida. Optar por durante 12 meses ter 4,00%, em vez de poder acabar por ter 3,00% ou 5,00%. Eu prefiro a previsibilidade.Lvsitano Escreveu: ↑14 jun 2024 16:13É velho lema de "mais vale um pássaro na mão, do que dois a voar"JRJordao Escreveu: ↑14 jun 2024 12:44
Essas TANB projetadas não são más, mas continuo a não ver preferência em relação a garantir 4,00% durante um ano. Mas isso sou eu que não gosto de incertezas e que só considero um produto sem capital garantido com rentabilidade bem superior à melhor alternativa com garantia.Para investir em algo sem capital garantido, tem de ser algo que compense notoriamente o risco.
- JRJordao
Há DPs em que não se perde 100% do juro corrido. E há contas poupança, contas à ordem remuneradas, seguros de capitalização sem qualquer perda de juros corridos. Mas acho que pouco te interessa porque à partida já decidiste não colocar dinheiro nesses tipos de produtos. Vá, admite!
![Razz :P](./images/smilies/icon_razz.gif)
Nesse aspeto, acho que consigo ser um pouco mais "aberto". Este século ainda não investi em fundos ou ETFs (exceto raras "brincadeiras" em plataformas para ganhar bónus), e duvido que o venha a fazer, mas ocasionalmente volto a avaliar alguns dos mais populares, tentando-me "convencer".
Mas as quedas passadas que vejo nos gráficos desmotivam-me, pois faria lump sum em vez de DCA e sei que sofreria muito com o meu investimento a passar nem que fosse um ano a valer menos do que lá tinha aplicado. Não tenho "estofo" para isso, admito-o sem qualquer problema. Também já não posso esperar 20 anos para ter uma elevadíssima probabilidade de grande valorização final. E por fim, grande sorte minha, sei que consigo o meu objetivo apenas com produtos de capital garantido e a minha atitude naturalmente frugal
![Smile :)](./images/smilies/icon_e_smile.gif)
- Anexos
-
- Capture.PNG (41.47 KiB) Visto 623 vezes
- D@emoon
O que eu costumo dizer é que devemos deitar a cabeça na almofada sempre tranquilos no que investimentos diz respeito
.
- JRJordao
Sempre.
Também há aquele princípio de só investir o que se está disposto a perder. É esse o meu problema
O Jordão deve ter passado um mau bocado durante o período das taxas de juro negativas sem grandes alternativas para produtos de capital garantido
Mas deixa lá, em compensação agora temos boas taxas e num futuro próximo não iremos voltar aos DP com rendimentos de 0,01% ao ano, arrisco até dizer que quem subscreveu CA da serie E no ano passado vai conseguir taxas máximas até há maturidade.
Mas deixa lá, em compensação agora temos boas taxas e num futuro próximo não iremos voltar aos DP com rendimentos de 0,01% ao ano, arrisco até dizer que quem subscreveu CA da serie E no ano passado vai conseguir taxas máximas até há maturidade.
- JRJordao
A menor TANB fixa que subscrevi por mais de 1 ano foi 1,60% num DP a 3 anos em 2019.Kosta Escreveu: ↑14 jun 2024 22:51 O Jordão deve ter passado um mau bocado durante o período das taxas de juro negativas sem grandes alternativas para produtos de capital garantido![]()
Tenho aproveitado em força as boas taxas com prazos alargados, nomeadamente
- Certificados do Tesouro originais 7,10% TANB entre 2011 e 2022
- CT Poupança Mais ~5,00% TANB média (incluindo prémios em função do PIB) entre 2014 e 2020
- CT Poupança Valor ~3,40% TANB média (incluindo prémios em função do PIB) entre 2017 e 2022
- CA série E com 4,88% TAE média (incluindo capitalização) caso Euribor 3m >= 2,50% entre 2022 e 2033
- DPs a 5 anos (porque não fazem mais longos) quando são os melhor remunerados pelo banco
![Very Happy :D](./images/smilies/icon_e_biggrin.gif)
As menores rentabilidades têm sido em PPRs na forma de seguro (desde 1,00%), que venho a resgatar ao ritmo de 1 IAS (~509€) por mês x 2 titulares desde o início do regime extraordinário em outubro 2022.