Raize: Financiamento de Empresas - Vale Apena?

Desporto? TV? Cinema? Aqui é o local ideal para falar disso!!
Responder
Avatar do Utilizador
paulsky
Mensagens: 147
Registado: 14 abr 2023 18:41
Has thanked: 35 times
Been thanked: 7 times

Raize: Financiamento de Empresas - Vale Apena?

Mensagem por paulsky »

Encontrei num artigo que a Raize (https://www.raize.pt/) pode ser uma opção de investimento. Alguém testou o mesmo? Como tem sido a experiência?
Avatar do Utilizador
D@emoon
Mensagens: 2332
Registado: 03 out 2022 16:41
Localização: Lisboa
Has thanked: 522 times
Been thanked: 585 times

Re: Raize: Financiamento de Empresas - Vale Apena?

Mensagem por D@emoon »

paulsky Escreveu: 14 abr 2023 22:41 Encontrei num artigo que a Raize (https://www.raize.pt/) pode ser uma opção de investimento. Alguém testou o mesmo? Como tem sido a experiência?
Testei a partir do Banco Best, era mais interessante se fosse com pagamento de juros na conta.

No último relatório de Março, diz que estou com 6,98% de rentabilidade, tenho desde 2021 acho, para o ano acaba os empréstimos.
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Avatar do Utilizador
morgoth
Mensagens: 112
Registado: 14 jun 2024 16:05
Localização: Lisboa
Has thanked: 28 times
Been thanked: 7 times

Re: Raize: Financiamento de Empresas - Vale Apena?

Mensagem por morgoth »

Boas

Meio como reabrir este tópico, alguém aqui utiliza este site?

Estou a usar e gostaria de trocar impressões.
O céu é o limite. Já a minha carteira...
colmeias
Mensagens: 45
Registado: 08 jan 2024 15:47
Has thanked: 10 times
Been thanked: 14 times

Re: Raize: Financiamento de Empresas - Vale Apena?

Mensagem por colmeias »

Eu pessoalmente não recomendo este tipo de investimentos, pagam juros altos, mas existem sempre "cancros" de empresas que nunca pagam e fica sempre lá toda a rentabilidade alta e parte do Capital.
Melhor, invistam nestas empresas tipo Raize, Housers, ver se eu consigo recuperar o saldo parado que tenho á mais de 5 anos...
Avatar do Utilizador
morgoth
Mensagens: 112
Registado: 14 jun 2024 16:05
Localização: Lisboa
Has thanked: 28 times
Been thanked: 7 times

Re: Raize: Financiamento de Empresas - Vale Apena?

Mensagem por morgoth »

Sim, entendo. O investimento parece bom porém se uma empresa deixar de pagar e entrar em incumprimento lá se vai a rentabilidade dos juros.

Estou com uma rentabilidade média de 6,2% com 1K de investimento.

Investi em 165 empresas.

Comprei dívida de 4, a um desconto de 55% para potenciar ganhos (se recuperáveis) mas foi uma asneira... Não entendia como funcionava a plataforma e acabei por investir algo em torno de 20€ nesses empresas.

No teu caso o dinheiro está "perdido" apenas por conta do incumprimento das empresas ou algum problema com a Raize?
O céu é o limite. Já a minha carteira...
colmeias
Mensagens: 45
Registado: 08 jan 2024 15:47
Has thanked: 10 times
Been thanked: 14 times

Re: Raize: Financiamento de Empresas - Vale Apena?

Mensagem por colmeias »

morgoth Escreveu: 15 jun 2024 13:27
No teu caso o dinheiro está "perdido" apenas por conta do incumprimento das empresas ou algum problema com a Raize?
Nunca tive problemas com a Raize, mas a recuperação das empresas em incumprimento, não é facil, e se resumir, o saldo final é sempre negativo. Conclusão, não compensa, é perda de tempo e dinheiro.
Avatar do Utilizador
morgoth
Mensagens: 112
Registado: 14 jun 2024 16:05
Localização: Lisboa
Has thanked: 28 times
Been thanked: 7 times

Re: Raize: Financiamento de Empresas - Vale Apena?

Mensagem por morgoth »

O mesmo não se passa no mercado das ações? Não corremos o risco das ações desvalorizarem e perdermos o investimento?
O céu é o limite. Já a minha carteira...
colmeias
Mensagens: 45
Registado: 08 jan 2024 15:47
Has thanked: 10 times
Been thanked: 14 times

Re: Raize: Financiamento de Empresas - Vale Apena?

Mensagem por colmeias »

morgoth Escreveu: 16 jun 2024 03:48 O mesmo não se passa no mercado das ações? Não corremos o risco das ações desvalorizarem e perdermos o investimento?
Deves estar a pensar produtos alavancados tipo warrants, com acções só se forem a penny stocks, as acções desvalorizam, não ficas com o capital retido sem poderes fazer nada... Não tem comparação
Avatar do Utilizador
morgoth
Mensagens: 112
Registado: 14 jun 2024 16:05
Localização: Lisboa
Has thanked: 28 times
Been thanked: 7 times

Re: Raize: Financiamento de Empresas - Vale Apena?

Mensagem por morgoth »

colmeias Escreveu: 16 jun 2024 21:05 Deves estar a pensar produtos alavancados tipo warrants, com acções só se forem a penny stocks, as acções desvalorizam, não ficas com o capital retido sem poderes fazer nada... Não tem comparação
A minha literária financeira é de um puto de 10 anos :)

Traduz lá isso por favor. Estou a iniciar a minha jornada de conhecimento nestas áreas...
O céu é o limite. Já a minha carteira...
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1833
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 631 times
Been thanked: 744 times

Re: Raize: Financiamento de Empresas - Vale Apena?

Mensagem por Virtua »

morgoth Escreveu: 16 jun 2024 23:22 Traduz lá isso por favor. Estou a iniciar a minha jornada de conhecimento nestas áreas...
Tem a ver com o risco de capital. Normalmente empréstimos têm um risco de crédito de perda de 100% do capital. Em acções, principalmente se comprares um ETF como o IWDA a perda de capital não é total (dificilmente maior que 50%) e normalmente apenas "momentânea". Eventualmente deverá voltar ao valor investido e até fazer novos máximos.

Na raize, se não pagam, ficas sem o $, ponto final
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
Responder