Anny Escreveu: ↑22 mar 2024 23:57
Dito isto, estou a diversificar os meus investimentos aplicando algum capital que sei que não me fará falta, de outra forma, não investiria €1 em algo que não fosse de capital garantido.
E fazes muito bem, pois são normalmente os produtos que oferecem capital garantido que, no longo prazo, te fazem verdadeiramente perder dinheiro (seja para a inflação, ou em custo de oportunidade).
Sobre a diversificação é como já te responderam. Depois de teres um ETF com o mundo desenvolvido (EUNL) se adicionares outros de algumas geografias (que são um subset do anterior) só estás a concentrar o risco e não a diversificar.
Dito de outra maneira, estarias melhor diversificada só com o EUNL do que com a tua carteira atual.
Para diversificares ainda mais a tua carteira (não que seja necessário) terias que adicionar ETF’s sem sobreposição.
Por exemplo:
Outras geografias - Mercados emergentes (IE00BKM4GZ66)
Outro tipo de capitalização - US Small cap value (IE00BSPLC413)
Ou então outras classes de ativos, claro (Bonds, ouro, bitcoin, etc).
Anny Escreveu: ↑22 mar 2024 23:57
Sobre estes Etfs, que até acho conservadores, continuo sem perceber o que alterarias. E que outros mais arriscados sugeririas?! Tu e/ou outros que por aqui andam
Eu se fosse a ti, para já, investia no conhecimento e na literacia financeira.
Como tu própria disseste ainda estás muito “verde”, pelo que será o investimento que a prazo te dará mais frutos.
Ah, e entretanto ia comprando o EUNL (não há como errar aí).
Depois quando tiveres uma visão mais clara deste “mundo”, poderás formar a tua própria opinião do que queres ter na tua carteira. Manter uma posição mais neutra/passiva ou “inclinar-te” para algum segmento/geografia.