ETFs

Local de discussão sobre fundos e ETFs
Lvsitano
Mensagens: 425
Registado: 18 jan 2023 15:07
Has thanked: 116 times
Been thanked: 114 times

Re: ETFs

Mensagem por Lvsitano »

wot89 Escreveu: 09 ago 2024 19:45
Lvsitano Escreveu: 08 ago 2024 08:52 SPDR MSCI ACWI UCITS ETF ISIN IE00B44Z5B48 reduziu a TER para 0.12%

https://www.justetf.com/en/etf-profile. ... 8#overview

Reparei nisso ainda ontem..mas esse não tem India pois não ?

Quando andei a ver o novo ETF da Amundi aqui há tempos, o WEBN, que tem a TER de 0,07 %, ainda hesitei e esse também tem India.

Eu para mim um ETF global é obrigatório ter India, face ao espaço temporal que eu penso investir, por isso ate agora, para deixar o VWCE só o WEBN é que me fez hesitar, mas depois li algumas opiniões sobre a Amundi e decidi dar mais tempo, também para ver como se comporta o novo ETF deles.
Tem India sim

https://api.fundinfo.com/document/f2c24 ... -06-30.pdf

Em relação ao WEBN é muito novo, é prematuro investir nesse fundo neste momento, na minha opinião.
wot89
Mensagens: 19
Registado: 20 jan 2024 20:18
Has thanked: 20 times
Been thanked: 2 times

Re: ETFs

Mensagem por wot89 »

Lvsitano Escreveu: 09 ago 2024 19:52
wot89 Escreveu: 09 ago 2024 19:45
Lvsitano Escreveu: 08 ago 2024 08:52 SPDR MSCI ACWI UCITS ETF ISIN IE00B44Z5B48 reduziu a TER para 0.12%

https://www.justetf.com/en/etf-profile. ... 8#overview

Reparei nisso ainda ontem..mas esse não tem India pois não ?

Quando andei a ver o novo ETF da Amundi aqui há tempos, o WEBN, que tem a TER de 0,07 %, ainda hesitei e esse também tem India.

Eu para mim um ETF global é obrigatório ter India, face ao espaço temporal que eu penso investir, por isso ate agora, para deixar o VWCE só o WEBN é que me fez hesitar, mas depois li algumas opiniões sobre a Amundi e decidi dar mais tempo, também para ver como se comporta o novo ETF deles.
Tem India sim

https://api.fundinfo.com/document/f2c24 ... -06-30.pdf

Em relação ao WEBN é muito novo, é prematuro investir nesse fundo neste momento, na minha opinião.
E não é só por ser novo, parece que a Amundi tem a tradição de se meter a alterar coisas nos seus ETF sem dar cavaco a ninguém..

Hmm..se tem India então tenho de ver isso melhor.

Ele não está disponível na Degiro pois não ? Pelo menos não o estou a consegui encontrar..
Lvsitano
Mensagens: 425
Registado: 18 jan 2023 15:07
Has thanked: 116 times
Been thanked: 114 times

Re: ETFs

Mensagem por Lvsitano »

wot89 Escreveu: 10 ago 2024 00:31 E não é só por ser novo, parece que a Amundi tem a tradição de se meter a alterar coisas nos seus ETF sem dar cavaco a ninguém..

Hmm..se tem India então tenho de ver isso melhor.

Ele não está disponível na Degiro pois não ? Pelo menos não o estou a consegui encontrar..
Pelo que vi a Degiro não tem esse ETF.
lmcaet
Mensagens: 14
Registado: 02 mar 2024 14:52
Has thanked: 22 times
Been thanked: 1 time

Re: ETFs

Mensagem por lmcaet »

Virtua Escreveu: 10 mar 2024 19:58
Lvsitano Escreveu: 10 mar 2024 11:33 Qual o motivo para usares EGLN para os filhos e para ti 4GLD?
Parece-me que ele está a usar ETFs diferentes para tudo, talvez por razões fiscais/não confundir as coisas!
Boas!
Por razões profissionais e de saúde já há muito que não voltava a este fórum, e por conseguinte ainda não iniciei os planos de investimento a que me propus...
Sim, estava a pensar em usar ETFs diferentes para tudo para não confundir os meus investimentos com os dos meus filhos, e não por razões fiscais pois não tenho conhecimentos para isso, mas após muitas leituras dei conta que estaria a complicar muito algo que se quer simples.

Assim, e para recordar a situação, ouvindo os vossos conselhos e sugestões, inicialmente de:
Meu plano
iShares Core MSCI World UCITS (EUNL) - 70%
Deutsche Commodities GmbH Xetra-Gold (4GLD) - 20%
Vanguard EUR Eurozone Governments Bonds UCITS (VGEA) - 10%
Plano para os filhos
Vanguard S&P500 UCITS (VUAA) - 70%
iShares Physical Gold ETC (EGLN) - 20%
iShares Core Global Aggregate Bond UCITS (EUNA) - 10%
(viewtopic.php?p=8486#p8486)
--- --- ---
Passei para:
Meu Plano
iShares Core MSCI World UCITS (EUNL) - 60%
Deutsche Commodities GmbH Xetra-Gold (4GLD) - 20%
Vanguard EUR Eurozone Governments Bonds UCITS (VGEA) - 10%
iShares Core Global Aggregate Bond UCITS (EUNA) - 10%
Plano para os filhos
Vanguard S&P500 UCITS (VUAA) - 70%
iShares Physical Gold ETC (EGLN) - 25%
ETC Issuance GmbH (BTCE) ou VanEck Bitcoin ETN (VBTC) 5%
(viewtopic.php?p=8512#p8512)
--- --- ---
E depois para:
Meu plano
iShares Core MSCI World UCITS (EUNL) - 80%
Deutsche Commodities GmbH Xetra-Gold (4GLD) - 20%
Plano para os filhos
Vanguard S&P500 UCITS (VUAA) - 80%
iShares Physical Gold ETC (EGLN) - 20%
--- --- ---

E agora, decididamente para simplificar tudo, penso ficar-me por aqui:
Meu plano
iShares Core MSCI World UCITS (EUNL) - 80%
iShares Physical Gold ETC (EGLN) - 20%
Plano para os filhos
iShares Core MSCI World UCITS (EUNL) - 95%
ETC Issuance GmbH (BTCE) ou VanEck Bitcoin ETN (VBTC) 5%

Tenho 45 anos e os meus filhos 6 e 9, e a minha estratégia será basicamente reforçar com 100€, todos os meses, cada um destes dois planos de investimento ("buy and forget").
. Alguma última sugestão e conselho?
. Se não for pedir demais, quais as principais diferenças, e vantagens/desvantagens, entre o "ETC Issuance GmbH (BTCE) [ISIN DE000A27Z304]" e o "VanEck Bitcoin ETN (VBTC) [ISIN DE000A28M8D0]"?

Mais uma vez o meu muito obrigado a todos.
Lvsitano
Mensagens: 425
Registado: 18 jan 2023 15:07
Has thanked: 116 times
Been thanked: 114 times

Re: ETFs

Mensagem por Lvsitano »

A minha sugestão seria não apostar tanto no ouro, e voltar a colocar bonds. E também otimizar os custos dos ETFs, com TERs inferiores.
Em relação aos fundos de Bitcoin, o BTCE cobra 2% mas já tem um volume considerável, o VBTC cobra 1% mas ainda tem pouco volume. Se o objetivo é mesmo apostar na Bitcoin porque não deter o ativo?
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1924
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 671 times
Been thanked: 779 times

Re: ETFs

Mensagem por Virtua »

Ouro passou os 2500 USD UPA UPA
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
Kosta
Mensagens: 148
Registado: 02 fev 2023 22:20
Has thanked: 65 times
Been thanked: 25 times

Re: ETFs

Mensagem por Kosta »

Alguém me sabe dizer que tipo de negociação utiliza o ActivoBanco?

Ontem comprei lá um ETF na bolsa de Londres e a ordem foi executada, no entanto fui consultar o website oficial da bolsa (como faço habitualmente para confirmar as minhas ordens) e a minha compra não aparece nas transações diárias, já questionei o banco mas também não me sabem dizer o motivo!!
Avatar do Utilizador
100Medos
Mensagens: 107
Registado: 27 jun 2023 10:03
Has thanked: 10 times
Been thanked: 49 times

Re: ETFs

Mensagem por 100Medos »

Kosta Escreveu: 21 ago 2024 11:55 Alguém me sabe dizer que tipo de negociação utiliza o ActivoBanco?

Talvez ajude (vê o ponto VI):
https://www.activobank.pt/PDF/Normas_e_ ... ordens.pdf
Kosta
Mensagens: 148
Registado: 02 fev 2023 22:20
Has thanked: 65 times
Been thanked: 25 times

Re: ETFs

Mensagem por Kosta »

100Medos Escreveu: 22 ago 2024 07:53
Kosta Escreveu: 21 ago 2024 11:55 Alguém me sabe dizer que tipo de negociação utiliza o ActivoBanco?

Talvez ajude (vê o ponto VI):
https://www.activobank.pt/PDF/Normas_e_ ... ordens.pdf
Pelo que pude entender o Activo envia a ordem para a casa mãe (Millennium) que por sua vez executa ou manda executar a terceiros e talvez por isso a minha ordem deve chegar à bolsa agregada com outras, daí eu não conseguir identificar a minha isoladamente.
Grande salganhada, é a primeira vez que vejo isto acontecer, sempre que dou ordens de compra ou venda noutras plataformas em 15 minutos elas aparecem no website da bolsa.
Joseba
Mensagens: 127
Registado: 19 fev 2024 10:42
Has thanked: 22 times
Been thanked: 43 times

Re: ETFs

Mensagem por Joseba »

E o dinheiro saiu da sua conta?
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1924
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 671 times
Been thanked: 779 times

Re: ETFs

Mensagem por Virtua »

...
Anexos
Screenshot 2024-08-22 at 15.11.41.png
Screenshot 2024-08-22 at 15.11.41.png (69.8 KiB) Visto 326 vezes
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
Kosta
Mensagens: 148
Registado: 02 fev 2023 22:20
Has thanked: 65 times
Been thanked: 25 times

Re: ETFs

Mensagem por Kosta »

Joseba Escreveu: 22 ago 2024 13:48 E o dinheiro saiu da sua conta?
Sim claro, ficou cativo de imediato.
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1924
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 671 times
Been thanked: 779 times

Re: ETFs

Mensagem por Virtua »

Kosta Escreveu: 22 ago 2024 17:31
Joseba Escreveu: 22 ago 2024 13:48 E o dinheiro saiu da sua conta?
Sim claro, ficou cativo de imediato.
Nem me tinha apercebido que eras tu. Pensava que era um novato qualquer aqui no fórum. A que propósito foste usar o Activo? Os gajos nem te souberam explicar as razões para ter ficado pendurado. Vai dando novidades.

Provavelmente só te aparece ou amanhã ou Segunda devido ao D+3. Só deverá aparecer aquando da liquidação física. Mas é estranho. Não stresses que isso normaliza. Até Segunda/terça eu estaria descansado, embora seja meio irregular ainda não aparecer.
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
Kosta
Mensagens: 148
Registado: 02 fev 2023 22:20
Has thanked: 65 times
Been thanked: 25 times

Re: ETFs

Mensagem por Kosta »

Virtua Escreveu: 22 ago 2024 18:09 A que propósito foste usar o Activo?
Liquidei as obrigações das SAD que tinha lá (deram bom lucro em juros) e coloquei o capital em HY.
Virtua Escreveu: 22 ago 2024 18:09 Provavelmente só te aparece ou amanhã ou Segunda devido ao D+3. Só deverá aparecer aquando da liquidação física. Mas é estranho. Não stresses que isso normaliza. Até Segunda/terça eu estaria descansado, embora seja meio irregular ainda não aparecer.
Estou tranquilo, a ordem foi executada, só gostava de saber como eles processam as ordens para só entrar na bolsa dias depois de serem executadas, a liquidação era feita hoje mas até agora a minha transação ainda não entrou na XLON.
pintob
Mensagens: 19
Registado: 18 jul 2023 15:15
Has thanked: 18 times
Been thanked: 8 times

Re: ETFs

Mensagem por pintob »

Kosta Escreveu: 22 ago 2024 12:05
100Medos Escreveu: 22 ago 2024 07:53
Kosta Escreveu: 21 ago 2024 11:55 Alguém me sabe dizer que tipo de negociação utiliza o ActivoBanco?

Talvez ajude (vê o ponto VI):
https://www.activobank.pt/PDF/Normas_e_ ... ordens.pdf
Pelo que pude entender o Activo envia a ordem para a casa mãe (Millennium) que por sua vez executa ou manda executar a terceiros e talvez por isso a minha ordem deve chegar à bolsa agregada com outras, daí eu não conseguir identificar a minha isoladamente.
Grande salganhada, é a primeira vez que vejo isto acontecer, sempre que dou ordens de compra ou venda noutras plataformas em 15 minutos elas aparecem no website da bolsa.
Segundo a política de execução do BCP, para a bolsa de Londres usam a Pershing como intermediário (de acordo com o relatório).

AFAIK, há alguns brokers que fazem cross trade quando lhes é permitido (fazem match entre os seus clientes, nem chegam a mandar para o mercado). Não sei se a Pershing faz isso ou se foi o caso.

Já agora, como é que consultas a tua ordem na bolsa?
Responder