ETFs

Local de discussão sobre fundos e ETFs
Kosta
Mensagens: 148
Registado: 02 fev 2023 22:20
Has thanked: 65 times
Been thanked: 25 times

Re: ETFs

Mensagem por Kosta »

Virtua Escreveu: 22 ago 2024 18:09 Só deverá aparecer aquando da liquidação física.
Liquidação feita e a transação continua ausente no histórico da XLON, aparentemente o banco usa um broker para executar as ordens em Londres e não sei isso invalida que a minha ordem apareça isolada na lista, curioso é a equipa de bolsa e investimentos do banco não saberem o motivo :roll:
pintob Escreveu: 23 ago 2024 10:34 Já agora, como é que consultas a tua ordem na bolsa?
Simples, website oficial da bolsa em questão, neste caso Londres e pesquisas pelo ativo que negociaste....

Imagem

Scroll na página e tens lá todos os trades com data, hora, preço, etc....regra geral essa informação tem um delay de 15 minutos.

Imagem
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1924
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 671 times
Been thanked: 779 times

Re: ETFs

Mensagem por Virtua »

...
Anexos
WhatsApp Image 2024-08-26 at 19.08.03.jpeg
WhatsApp Image 2024-08-26 at 19.08.03.jpeg (86.74 KiB) Visto 857 vezes
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
lmcaet
Mensagens: 14
Registado: 02 mar 2024 14:52
Has thanked: 22 times
Been thanked: 1 time

Re: ETFs

Mensagem por lmcaet »

Lvsitano Escreveu: 14 ago 2024 08:42 A minha sugestão seria não apostar tanto no ouro, e voltar a colocar bonds. E também otimizar os custos dos ETFs, com TERs inferiores.
Em relação aos fundos de Bitcoin, o BTCE cobra 2% mas já tem um volume considerável, o VBTC cobra 1% mas ainda tem pouco volume. Se o objetivo é mesmo apostar na Bitcoin porque não deter o ativo?
Obrigado, @Lvsitano, pela tua ajuda e conselhos.
Quanto aos bonds, admito humildemente a minha ignorância, pois ainda não percebi quais as vantagens, dados que os ETFs de bonds que tenho consultado (EUNA, VGEA, ...) têm estado continuamente em terrenos negativos.
Quanto a Bitcoins ou criptomoedas, novamente pela minha ignorância prefiro investir em ETFs do que diretamente em ativos.
lmcaet
Mensagens: 14
Registado: 02 mar 2024 14:52
Has thanked: 22 times
Been thanked: 1 time

Re: ETFs

Mensagem por lmcaet »

lmcaet Escreveu: 14 ago 2024 01:19
Boas!
Por razões profissionais e de saúde já há muito que não voltava a este fórum, e por conseguinte ainda não iniciei os planos de investimento a que me propus...
Sim, estava a pensar em usar ETFs diferentes para tudo para não confundir os meus investimentos com os dos meus filhos, e não por razões fiscais pois não tenho conhecimentos para isso, mas após muitas leituras dei conta que estaria a complicar muito algo que se quer simples.

Assim, e para recordar a situação, ouvindo os vossos conselhos e sugestões, inicialmente de:
Meu plano
iShares Core MSCI World UCITS (EUNL) - 70%
Deutsche Commodities GmbH Xetra-Gold (4GLD) - 20%
Vanguard EUR Eurozone Governments Bonds UCITS (VGEA) - 10%
Plano para os filhos
Vanguard S&P500 UCITS (VUAA) - 70%
iShares Physical Gold ETC (EGLN) - 20%
iShares Core Global Aggregate Bond UCITS (EUNA) - 10%
(viewtopic.php?p=8486#p8486)
--- --- ---
Passei para:
Meu Plano
iShares Core MSCI World UCITS (EUNL) - 60%
Deutsche Commodities GmbH Xetra-Gold (4GLD) - 20%
Vanguard EUR Eurozone Governments Bonds UCITS (VGEA) - 10%
iShares Core Global Aggregate Bond UCITS (EUNA) - 10%
Plano para os filhos
Vanguard S&P500 UCITS (VUAA) - 70%
iShares Physical Gold ETC (EGLN) - 25%
ETC Issuance GmbH (BTCE) ou VanEck Bitcoin ETN (VBTC) 5%
(viewtopic.php?p=8512#p8512)
--- --- ---
E depois para:
Meu plano
iShares Core MSCI World UCITS (EUNL) - 80%
Deutsche Commodities GmbH Xetra-Gold (4GLD) - 20%
Plano para os filhos
Vanguard S&P500 UCITS (VUAA) - 80%
iShares Physical Gold ETC (EGLN) - 20%
--- --- ---

E agora, decididamente para simplificar tudo, penso ficar-me por aqui:
Meu plano
iShares Core MSCI World UCITS (EUNL) - 80%
iShares Physical Gold ETC (EGLN) - 20%
Plano para os filhos
iShares Core MSCI World UCITS (EUNL) - 95%
ETC Issuance GmbH (BTCE) ou VanEck Bitcoin ETN (VBTC) 5%

Tenho 45 anos e os meus filhos 6 e 9, e a minha estratégia será basicamente reforçar com 100€, todos os meses, cada um destes dois planos de investimento ("buy and forget").
. Alguma última sugestão e conselho?
. Se não for pedir demais, quais as principais diferenças, e vantagens/desvantagens, entre o "ETC Issuance GmbH (BTCE) [ISIN DE000A27Z304]" e o "VanEck Bitcoin ETN (VBTC) [ISIN DE000A28M8D0]"?

Mais uma vez o meu muito obrigado a todos.

Mais alguém?
Mais algum conselho ou sugestão?
Obrigado
Lvsitano
Mensagens: 425
Registado: 18 jan 2023 15:07
Has thanked: 116 times
Been thanked: 114 times

Re: ETFs

Mensagem por Lvsitano »

lmcaet Escreveu: 27 ago 2024 18:45 Quanto aos bonds, admito humildemente a minha ignorância, pois ainda não percebi quais as vantagens, dados que os ETFs de bonds que tenho consultado (EUNA, VGEA, ...) têm estado continuamente em terrenos negativos.
A vantagem é a diversificação. Vê este ETF: https://www.justetf.com/en/etf-profile. ... 0#overview
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1924
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 671 times
Been thanked: 779 times

Re: ETFs

Mensagem por Virtua »

lmcaet Escreveu: 27 ago 2024 18:46 Mais alguém?
Mais algum conselho ou sugestão?
Obrigado
Os ETFs que escolheste são bons. A alocação acaba por estar um pouco do teu lado. Por exemplo teres 0 bonds, pode ser mau ou bom, depende da tua apetência para risco. Mas pela evolução que as alocações tiveram acho que foi algo em que refletiste o que já é positivo. Eu acho que preferiria Bitcoin mesmo em vez do ETF mas a diferença deverá ser negligenciável e até de deve ficar mais barato em ETF.
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1924
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 671 times
Been thanked: 779 times

Re: ETFs

Mensagem por Virtua »

Lvsitano Escreveu: 27 ago 2024 21:34
lmcaet Escreveu: 27 ago 2024 18:45 Quanto aos bonds, admito humildemente a minha ignorância, pois ainda não percebi quais as vantagens, dados que os ETFs de bonds que tenho consultado (EUNA, VGEA, ...) têm estado continuamente em terrenos negativos.
A vantagem é a diversificação. Vê este ETF: https://www.justetf.com/en/etf-profile. ... 0#overview
Se ele não perceber como funcionam os ETFs não vai perceber que a performance está associada à yield e vai achar que esse ETF vai dar sempre 3.5 ou 4%, e vai ficar desiludido quando as taxas baixarem (ainda mais).

Tenho de colocar estes tópicos na assinatura :-)

:?: Como funciona um ETF de Obrigações
:?: Como funciona um ETF de Obrigações? - Parte 2
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
Avatar do Utilizador
100Medos
Mensagens: 107
Registado: 27 jun 2023 10:03
Has thanked: 10 times
Been thanked: 49 times

Re: ETFs

Mensagem por 100Medos »

Virtua Escreveu: 28 ago 2024 10:26 Eu acho que preferiria Bitcoin mesmo em vez do ETF mas a diferença deverá ser negligenciável e até de deve ficar mais barato em ETF.
Atenção à fiscalidade.
O Bitcoin quando detido por mais de 365 dias não paga IRS.
Tenho quase a certeza que o ETF paga sempre....
(se não for assim corrijam-me por favor)
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1924
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 671 times
Been thanked: 779 times

Re: ETFs

Mensagem por Virtua »

100Medos Escreveu: 28 ago 2024 13:43
Virtua Escreveu: 28 ago 2024 10:26 Eu acho que preferiria Bitcoin mesmo em vez do ETF mas a diferença deverá ser negligenciável e até de deve ficar mais barato em ETF.
Atenção à fiscalidade.
O Bitcoin quando detido por mais de 365 dias não paga IRS.
Tenho quase a certeza que o ETF paga sempre....
(se não for assim corrijam-me por favor)
Ah. Não sabia das vantagens fiscais da Bitcoin (viva os impostos a contribuir menos para a poupança e mais para a especulação :lol: )
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
Kosta
Mensagens: 148
Registado: 02 fev 2023 22:20
Has thanked: 65 times
Been thanked: 25 times

Re: ETFs

Mensagem por Kosta »

Tendo em conta que historicamente o mercado das small caps reage bem ao corte das taxas de juro, estou tentado a adicionar um ETF deste setor ao meu portfolio, seria uma compra algo especulativa para utilizar algum excesso de liquidez mas talvez com bom retorno a curto/médio prazo, será boa ideia pra quem já tem CSPX e IWDA?

SPDR MSCI USA Small Cap Value Weighted UCITS ETF --- IE00BSPLC413

O que mais me chamou a atenção foi este, o desempenho tem sido muito bom até no período das taxas de juro altas, certo que está concentrado apenas nos USA mas para curto prazo não deve ser relevante esse facto.
Este fórum devia ter um tópico para compras especulativas, a malta também quer alguma emoção, não pode ser só IWDA and chill :lol:
3rdWorldBuffett
Mensagens: 145
Registado: 14 jan 2023 11:39
Has thanked: 21 times
Been thanked: 65 times

Re: ETFs

Mensagem por 3rdWorldBuffett »

Kosta Escreveu: 02 set 2024 12:12 Tendo em conta que historicamente o mercado das small caps reage bem ao corte das taxas de juro, estou tentado a adicionar um ETF deste setor ao meu portfolio, seria uma compra algo especulativa para utilizar algum excesso de liquidez mas talvez com bom retorno a curto/médio prazo, será boa ideia pra quem já tem CSPX e IWDA?

SPDR MSCI USA Small Cap Value Weighted UCITS ETF --- IE00BSPLC413

O que mais me chamou a atenção foi este, o desempenho tem sido muito bom até no período das taxas de juro altas, certo que está concentrado apenas nos USA mas para curto prazo não deve ser relevante esse facto.
Este fórum devia ter um tópico para compras especulativas, a malta também quer alguma emoção, não pode ser só IWDA and chill :lol:
Neste momento tenho 5% da carteira em IUSN, comecei a fazer a posição em 2021, já não reforço desde dezembro de 2023.

Inicialmente pretendia manter essa alocação na carteira base, há quem defenda ter small cap na carteira, se bem que a teoria indica que small cap value é que tem melhor performance se não me falha a memória.
Desde há uns tempos para cá estou mais numa de descomplicar a carteira base e penso que não são estes 5% que vão fazer a carteira ter uma performance assim tão melhor ou pior que justifique manter a alocação para o LP.

Sendo assim estou como tu, vou manter a posição mais numa de especulação e se o comportamento do ETF for positivo, como esperado, irei depois fechar a posição.

Tenho essa ideia tanto para esse fundo como para DTLA, neste momento são as posições especulativas que tenho.
Kosta
Mensagens: 148
Registado: 02 fev 2023 22:20
Has thanked: 65 times
Been thanked: 25 times

Re: ETFs

Mensagem por Kosta »

3rdWorldBuffett Escreveu: 02 set 2024 12:43 Neste momento tenho 5% da carteira em IUSN, comecei a fazer a posição em 2021, já não reforço desde dezembro de 2023.
Mantem essa posição pelo menos mais um ano, compraste bem.
3rdWorldBuffett Escreveu: 02 set 2024 12:43 Tenho essa ideia tanto para esse fundo como para DTLA, neste momento são as posições especulativas que tenho.
Não tenho DTLA mas tenho MTH (europa) também para aproveitar a subida e depois despachar, até podia comprar mais em vez de small caps mas já estou bem (enterrado) em bonds. A ideia é ter na carteira base ativos mas voláteis para longo prazo e depois com o fundo de oportunidade ir fazendo uns swing trades em ativos mais estáveis mas que podem ter boas performances a curto prazo.
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1924
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 671 times
Been thanked: 779 times

Re: ETFs

Mensagem por Virtua »

Kosta Escreveu: 02 set 2024 12:12 Este fórum devia ter um tópico para compras especulativas, a malta também quer alguma emoção, não pode ser só IWDA and chill :lol:
Em breve. Estou a planear isso há uns tempos. Se calhar vou criar na expectativa que comece a haver movimento porque só daqui a uns meses posso perder o tempo que quero com isso (e mesmo assim tenho as minhas dúvidas :? ).

É como investir nos mercados. Nunca é altura certa :mrgreen:
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
Responder