ETFs

Local de discussão sobre fundos e ETFs
Avatar do Utilizador
Sr IRS
Mensagens: 64
Registado: 11 jun 2024 23:13
Has thanked: 32 times
Been thanked: 21 times

Re: ETFs

Mensagem por Sr IRS »

JRJordao Escreveu: 30 set 2024 11:36
Virtua Escreveu: 30 set 2024 11:24 Continuo a não perceber o fascínio com distribuição. Aqui a distribuição é cerca de 10%. Se eu investir 10 mil euros e a distribuição for de 1000 euros eu recebo 720 euros (por causa de 28% de impostos). Se eu vender 10% da minha posição em QQQ (assumindo um crescimento de 10% nesse ano) eu recebo 972 euros (tenho de pagar 28% apenas sobre o lucro). Eu gosto de dinheiro, não sei se vocês partilham desse sentimento.
Também nunca percebi isso.
  • 1000€ de dividendos -> 280€ de IRS
  • 1000€ de venda com 900€ capital + 100€ valorização -> 28€ nos primeiros 2 anos, 25.20€ após 2 anos, 22.40€ após 5, 19.60€ após 8
E ainda tem a desvantagem de "resgatar" um valor determinado pelo produto, enquanto na venda é um valor determinado por nós.

Na minha inexperiência de "capital garantidista", a opção por distributivo parece-me assumir o mesmo risco sem aproveitar as vantagens.
Estou de acordo com a versão do Virtua e do JRJordão sobre as vantagens de acumulativo vs distributivo, mas queria deixar um ponto que não desfavorece tanto o acumulativo (não desfavorecia tanto até à nova redução da taxa das mais valias)

Liquidação do fundo distributivo que valorizou 10% e distribuiu para voltar a ter 1000€ de unidade de participação:
Preço de compra - 10000€
Preço de venda - 10000€
Mais valias - 0 €
Imposto das 2 liquidações - 280€ + 0 €


Liquidação do fundo acumulativo que valorizou 10% e eu já tinha liquidado um valor equivalente à valorização uns dias antes:
Preço de compra - 10000€
Preço de venda - 9100 € + 900 € valorização
Mais valias - 900 €
Imposto das 2 liquidações - 28€ + 252€ = 280 € (com desconto de 10% após 2 anos, 20% após 5 anos e 30% após 8 anos).


De qualquer forma, acho que esta conversa merecia um tópico novo no post de começar a investir com as contribuições do virtua e do JRJordão + parágrafo sobre a dupla tributação de dividendos dos EUA.
Disclaimer: Não sou contabilista, apenas me comecei a interessar recentemente por finanças pessoais
Avatar do Utilizador
D@emoon
Mensagens: 2589
Registado: 03 out 2022 16:41
Localização: Lisboa
Has thanked: 572 times
Been thanked: 640 times

Re: ETFs

Mensagem por D@emoon »

Exemplo rápido de um IRS que fiz durante anos:

Um pensionista, pensão baixa, nem recebia nem pagava IRS, tinha fundos que pagavam dividendos, recebia os 28% do IRS dos dividendos que recebia, o dividendo que era bruto passava a ser liquido, e eram mais de 2.000€ limpos todos os anos, era uma vantagem que tinha, recebia os dividendos ( gostava de ter rendimentos mensais ) e ainda recebia IRS, já tinha dado este exemplo anteriormente.

Quanto às Ups, eu não diria só ser uma questão psicológica, eu olho paras as UPs como património meu, há património imobiliário e há património mobiliário, para mim os fundos de investimento fazem parte do meu património financeiro, e quanto menos UPs tenho menos património tenho.
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Avatar do Utilizador
JRJordao
Mensagens: 1064
Registado: 04 out 2022 12:11
Has thanked: 310 times
Been thanked: 549 times

Re: ETFs

Mensagem por JRJordao »

D@emoon Escreveu: 30 set 2024 13:04 Exemplo rápido de um IRS que fiz durante anos:

Um pensionista, pensão baixa, nem recebia nem pagava IRS, tinha fundos que pagavam dividendos, recebia os 28% do IRS dos dividendos que recebia, o dividendo que era bruto passava a ser liquido, e eram mais de 2.000€ limpos todos os anos, era uma vantagem que tinha, recebia os dividendos ( gostava de ter rendimentos mensais ) e ainda recebia IRS, já tinha dado este exemplo anteriormente.
Se esse senhor vender uma parte da posição, também pode englobar a mais-valia e não pagar imposto sobre a mesma se tiver rendimentos de pensões suficientemente baixos.
Avatar do Utilizador
D@emoon
Mensagens: 2589
Registado: 03 out 2022 16:41
Localização: Lisboa
Has thanked: 572 times
Been thanked: 640 times

Re: ETFs

Mensagem por D@emoon »

JRJordao Escreveu: 30 set 2024 13:08 Se esse senhor vender uma parte da posição, também pode englobar a mais-valia e não pagar imposto sobre a mesma se tiver rendimentos de pensões suficientemente baixos.
Sim pode.
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Avatar do Utilizador
JRJordao
Mensagens: 1064
Registado: 04 out 2022 12:11
Has thanked: 310 times
Been thanked: 549 times

Re: ETFs

Mensagem por JRJordao »

D@emoon Escreveu: 30 set 2024 13:12
JRJordao Escreveu: 30 set 2024 13:08 Se esse senhor vender uma parte da posição, também pode englobar a mais-valia e não pagar imposto sobre a mesma se tiver rendimentos de pensões suficientemente baixos.
Sim pode.
De qualquer forma, não paga imposto sobre o rendimento
  • se recebeu dividendos nacionais sujeitos a 28% retenção, recebe-os de volta
  • se recebeu dividendos estrangeiros, não paga imposto sobre eles
  • se vendeu unidades com mais-valia, não paga imposto sobre ela
Mesmo neste cenario, nos dividendos o rendimento é superior (ao da venda com o mesmo valor total em capital+valorização), logo o rendimento total englobado é superior, o que não é de todo vantajoso embora nos casos de rendimentos mais baixos possa ser indiferente.
Avatar do Utilizador
JRJordao
Mensagens: 1064
Registado: 04 out 2022 12:11
Has thanked: 310 times
Been thanked: 549 times

Re: ETFs

Mensagem por JRJordao »

D@emoon Escreveu: 30 set 2024 13:04 recebia os dividendos ( gostava de ter rendimentos mensais )
Acho que é muito por aqui.
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 2024
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 710 times
Been thanked: 842 times

Re: ETFs

Mensagem por Virtua »

D@emoon Escreveu: 30 set 2024 13:04 quanto menos UPs tenho menos património tenho.
Ah? Preferias ter 10 UPs a 100 euros cada ou 5 UPs a 500 euros cada?
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 2024
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 710 times
Been thanked: 842 times

Re: ETFs

Mensagem por Virtua »

Sr IRS Escreveu: 30 set 2024 12:57 De qualquer forma, acho que esta conversa merecia um tópico novo no post de começar a investir com as contribuições do virtua e do JRJordão + parágrafo sobre a dupla tributação de dividendos dos EUA.
Depois desta desta troca de posts estou seriamente a pensar em fazer um artigo com contas/números. Depois coloco um link para esta troca de posts.
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
jcab
Mensagens: 241
Registado: 04 out 2022 11:32
Localização: planet earth
Has thanked: 14 times
Been thanked: 18 times

Re: ETFs

Mensagem por jcab »

Virtua Escreveu: 30 set 2024 11:24 Parece-me +/-. Até tem sharpe ligeiramente maior e um MAR igual (tipo sharpe mas com o Max drawdown).

Continuo a não perceber o fascínio com distribuição. Aqui a distribuição é cerca de 10%. Se eu investir 10 mil euros e a distribuição for de 1000 euros eu recebo 720 euros (por causa de 28% de impostos). Se eu vender 10% da minha posição em QQQ (assumindo um crescimento de 10% nesse ano) eu recebo 972 euros (tenho de pagar 28% apenas sobre o lucro). Eu gosto de dinheiro, não sei se vocês partilham desse sentimento.

P.S. -> Estou a supor que declaram os ganhos claro :lol:

Se eu vender 10% da minha posição todos os anos, ficarei com uma posição cada vez menos em termos de unidades de UP.

P.S. Toda a minha carteira está inserida num Unit Linked em que pago IRS unicamente quando houve liquidação parcial e em que passado 8 anos o IRS são 11,2%
Avatar do Utilizador
D@emoon
Mensagens: 2589
Registado: 03 out 2022 16:41
Localização: Lisboa
Has thanked: 572 times
Been thanked: 640 times

Re: ETFs

Mensagem por D@emoon »

Virtua Escreveu: 30 set 2024 14:09
D@emoon Escreveu: 30 set 2024 13:04 quanto menos UPs tenho menos património tenho.
Ah? Preferias ter 10 UPs a 100 euros cada ou 5 UPs a 500 euros cada?
Preferias ter 10 casas a 100k ou 5 a 500k?... património é património.
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 2024
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 710 times
Been thanked: 842 times

Re: ETFs

Mensagem por Virtua »

jcab Escreveu: 30 set 2024 14:28 Se eu vender 10% da minha posição todos os anos, ficarei com uma posição cada vez menos em termos de unidades de UP.
Em termos de $$$$$ (que é o que me interessa) é-me irrelevante o número de UPs.
jcab Escreveu: 30 set 2024 14:28 P.S. Toda a minha carteira está inserida num Unit Linked em que pago IRS unicamente quando houve liquidação parcial e em que passado 8 anos o IRS são 11,2%
Isso já muda potencialmente o cenário para ti. Mesmo assim NUNCA é melhor para um português, potencialmente pode ser equivalente nesse caso específico. No caso de tirares o $ imediatamente pagas sobre o lucro ou sobre o montante total?

No caso de não tirares tens os custos de reinvestimento. Mais valia acc
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 2024
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 710 times
Been thanked: 842 times

Re: ETFs

Mensagem por Virtua »

D@emoon Escreveu: 30 set 2024 14:29 Preferias ter 10 casas a 100k ou 5 a 500k?... património é património.
5 de 500k (2.5 milhões). Tu não? preferias ter 10 casas de 100k (1 milhão)?

Atenção. Eu disse, CADA up. Não no total. CADA
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
Avatar do Utilizador
D@emoon
Mensagens: 2589
Registado: 03 out 2022 16:41
Localização: Lisboa
Has thanked: 572 times
Been thanked: 640 times

Re: ETFs

Mensagem por D@emoon »

Virtua Escreveu: 30 set 2024 14:34
D@emoon Escreveu: 30 set 2024 14:29 Preferias ter 10 casas a 100k ou 5 a 500k?... património é património.
5 de 500k (2.5 milhões). Tu não? preferias ter 10 casas de 100k (1 milhão)?

Atenção. Eu disse, CADA up. Não no total. CADA
Preferes ter mais preço do que quantidade de património, eu não, prefiro ter mais activos patrimoniais do que preço, por isso é que sou investidor recorrente, estou sempre que posso a comprar mais UPs, porque quanto mais UPs maior retorno futuro, por isso eu achar diferente um resgate de um pagamento de dividendo, mas isto sou eu :D
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 2024
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 710 times
Been thanked: 842 times

Re: ETFs

Mensagem por Virtua »

D@emoon Escreveu: 30 set 2024 14:39
Virtua Escreveu: 30 set 2024 14:34
D@emoon Escreveu: 30 set 2024 14:29 Preferias ter 10 casas a 100k ou 5 a 500k?... património é património.
5 de 500k (2.5 milhões). Tu não? preferias ter 10 casas de 100k (1 milhão)?

Atenção. Eu disse, CADA up. Não no total. CADA
Preferes ter mais preço do que quantidade de património, eu não, prefiro ter mais activos patrimoniais do que preço, por isso é que sou investidor recorrente, estou sempre que posso a comprar mais UPs, porque quanto mais UPs maior retorno futuro, por isso eu achar diferente um resgate de um pagamento de dividendo, mas isto sou eu :D
Responde-me por favor à questão. Não fujas. Preferes 10 casa de 100k a 5 de 500K?

Se respondes que preferes 1 milhão de euros a 2.5 milhões eu vou aí a Lisboa dar-te um enxerto de porrada :lol:
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
Avatar do Utilizador
D@emoon
Mensagens: 2589
Registado: 03 out 2022 16:41
Localização: Lisboa
Has thanked: 572 times
Been thanked: 640 times

Re: ETFs

Mensagem por D@emoon »

Virtua Escreveu: 30 set 2024 14:43
D@emoon Escreveu: 30 set 2024 14:39
Virtua Escreveu: 30 set 2024 14:34

5 de 500k (2.5 milhões). Tu não? preferias ter 10 casas de 100k (1 milhão)?

Atenção. Eu disse, CADA up. Não no total. CADA
Preferes ter mais preço do que quantidade de património, eu não, prefiro ter mais activos patrimoniais do que preço, por isso é que sou investidor recorrente, estou sempre que posso a comprar mais UPs, porque quanto mais UPs maior retorno futuro, por isso eu achar diferente um resgate de um pagamento de dividendo, mas isto sou eu :D
Responde-me por favor à questão. Não fujas. Preferes 10 casa de 100k a 5 de 500K?

Se respondes que preferes 1 milhão de euros a 2.5 milhões eu vou aí a Lisboa dar-te um enxerto de porrada :lol:
Eu respondi, prefiro património, estás a falar em preços agora mas não sei preços de futuro, arrendar 10 casas secalhar é mais lucrativo do que arrendar 5.

O ponto essencial é que existe uma diferença entre resgatar ( redução de número de UPs ) e o tal "resgate" forçado pelos dividendos, em que não existe redução de UPs, é preciso explicar porque são coisas que podem passar ao lado de quem nos lê, cabe depois a cada um seguir o caminho que quer, eu pessoalmente não tenho nenhum fundo com pagamento de dividendos, mas há quem goste, olha o PIMCO Income está a pagar +6,5%/ ano com pagamentos mensais e está com rentabilidade de +10% ( +3,5% entre uma coisa e outra ) isto é mau? para um fundo de obrigações? quem investiu há 1 ano 100k são 540€ brutos por mês e ainda viu o património subir +3.500€...
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Responder