Fundos de Investimento

Local de discussão sobre fundos e ETFs
D@emoon
Registado: 03 out 2022 16:41
Has thanked: 596 times
Been thanked: 673 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por D@emoon »

JRJordao Escreveu: 27 fev 2023 12:19
D@emoon Escreveu: 27 fev 2023 11:18 Num artigo do Negócios, aquando da decisão de resgatar poupanças, são taxativos a dizerem o que está na imagem, no entanto vemos o Estado com "incentivos" para quem resgatar por exemplo PPRs e diminuindo assim a sua componente de poupança.
Depende do que se faz com o capital resgatado. Pode ser re-aplicado em (por exemplo) CA ou novamente PPR, mantendo a poupança.
Há muitos PPR em forma de seguro. Este regime extraordinário é ótimo para libertar capital dos que pouco ou nada têm rendido.
Quem com capital disponível não resistir a esbanjá-lo tem um problema individual, não deverá ser o estado responsável por protegê-lo disso. Eu pelo menos dispenso um estado "paizinho".
O artigo fala no sentido que o que deve ser resgatado em caso de necessidade são os produtos de capital garantido, há casos de pessoas com fundos PPR com rentabilidades negativas a resgatar, o que deveriam ter feito era um fundo de emergência, e não vender fundos, vender fundos PPR para fazer CAs nunca será um bom negócio para médio/longo prazo, até um fundo PPR conservador do tipo PPR Vintage está com uma rentabilidade anualizada este ano de +6%.

PPR em forma de seguro nem deveriam sequer serem feitos :lol: esses fazem muito bem em resgatar.
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
JRJordao
Registado: 04 out 2022 12:11
Has thanked: 344 times
Been thanked: 586 times

Mensagem por JRJordao »

D@emoon Escreveu: 27 fev 2023 12:49 PPR em forma de seguro nem deveriam sequer serem feitos :lol: esses fazem muito bem em resgatar.
Servem para obter o benefício fiscal com capital garantido.

Especialmente interessante para quem tenha crédito habitação. Aplicar 2000€/1750€/1500€, no ano seguinte receber 20% no IRS, passados outros 4 anos resgatar para pagamento de prestações. 20% em 5 anos = 4%/ano líquidos (5,56% TANB), com pagamento total na primeira anuidade :)

Mais a rentabilidade anual do produto. Nestes últimos anos tenho tido 1% a 3% nas várias apólices.

Já não tenho crédito habitação, por isso o regime extraordinário veio bem a calhar, permitindo-me resgatar ~7000€ antes dos 60 anos (que ainda estão a alguma distância, felizmente :D).
Virtua
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 748 times
Been thanked: 933 times

Mensagem por Virtua »

Este "sistema" de trading está assim a funcionar tão bem? Ui vou ter de testar isto!!

Imagem
"We are drowning in information, while starving for wisdom."
LongTerm
Registado: 04 out 2022 11:46
Has thanked: 8 times
Been thanked: 28 times

Mensagem por LongTerm »

Virtua Escreveu: 27 fev 2023 15:44 Este "sistema" de trading está assim a funcionar tão bem? Ui vou ter de testar isto!!

Imagem
Acreditas mesmo que é assim tão simples com MA para determinar ponto de entrada e de saida?
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Virtua

Mensagem por Virtua »

LongTerm Escreveu: 27 fev 2023 15:54 Acreditas mesmo que é assim tão simples com MA para determinar ponto de entrada e de saida?
Não. Era algo que eu testava há 20 anos quando comecei no mundo dos investimentos/trading. Por isso achei curioso ainda estar a funcionar, ou pelo menos ter funcionado relativamente bem nos últimos 10 anos!
LongTerm

Mensagem por LongTerm »

Virtua Escreveu: 27 fev 2023 16:07
LongTerm Escreveu: 27 fev 2023 15:54 Acreditas mesmo que é assim tão simples com MA para determinar ponto de entrada e de saida?
Não. Era algo que eu testava há 20 anos quando comecei no mundo dos investimentos/trading. Por isso achei curioso ainda estar a funcionar, ou pelo menos ter funcionado relativamente bem nos últimos 10 anos!
Existem "um milhão" de formas diferentes de calcular indices/accões.
Algumas teem um nivél de exactidão maior que outras.
Nenhuma permite determinar o que acontecerá no futuro.
Apenas dizer o cenário actual.
Anexo 2 graficos aqui para os foristas do S&P500 ETF VOO:
- MA50 / MA200
- MACD

Se calhar alguns dos foristas podem achar esta informacão interessante, na toma de decisão aquando da compra ou venda.
Ditto, este é apenas um dos milhões de algoritmos disponiveis por ai.
Acredito que investir em accões, sem Technical Analysis é um erro.
Simplesmente, Buy & hold não é estrategia fiavél.

Leitura recomendada:

Imagem
Virtua

Mensagem por Virtua »

LongTerm Escreveu: 27 fev 2023 16:49 Acredito que investir em accões, sem Technical Analysis é um erro.
Sabes que te vou esticar com esta afirmação certo? :lol: Vais ter de provar isso por A+B. Nem que eu te faça um sistema de trading ou uma app de acompanhamento de um portfolio denominado "Portfolio de Trading do LongTerm". Up to the challenge? 8-)
LongTerm

Mensagem por LongTerm »

Virtua Escreveu: 27 fev 2023 17:29
LongTerm Escreveu: 27 fev 2023 16:49 Acredito que investir em accões, sem Technical Analysis é um erro.
Sabes que te vou esticar com esta afirmação certo? :lol: Vais ter de provar isso por A+B. Nem que eu te faça um sistema de trading ou uma app de acompanhamento de um portfolio denominado "Portfolio de Trading do LongTerm". Up to the challenge? 8-)
Virtua, o algoritmo que uso no trading não posso (nem devo) publicá-lo aqui.
Tal como tenho feito até agora, partilho as comnpras que tenho feito com os foristas.

Se quisres faz um follow-up de 2 accões com buy recente do S&P500:
TSN
NWL
Depois vemos os 2 juntos, se estas bateram o indice. Aceitas a proposta? :D
Caso batam o indice pagas a mariscada, e convidamos o Sr Demoon.

Para te dizer a verdade, serei um aprendiz o resto da vida.
Não existe certo, nem errado nos mercados. Somente probabilidades de sucesso / falhanco.
Virtua

Mensagem por Virtua »

LongTerm Escreveu: 27 fev 2023 17:38 Virtua, o algoritmo que uso no trading não posso (nem devo) publicá-lo aqui.
Nem eu te pedia tal coisa.
LongTerm Escreveu: 27 fev 2023 17:38Tal como tenho feito até agora, partilho as comnpras que tenho feito com os foristas.
Mais que suficiente
TSN
NWL
Aceito sim senhor. Mas para isso é preciso mais promenores. Período que batem o indíce por exemplo. Pesos. 50%/50%? Vamos passar para a zona de acções? Posso fazer pie na Trading 212? Eu próprio meto 25 euros na tua carteira e podemos acompanhar e alterar conforme as tuas compras e vendas (no limite mesmo que sejam só estas duas em peso 50%/50%).

Acho que era um exercício interessante!
LongTerm

Mensagem por LongTerm »

Virtua Escreveu: 27 fev 2023 18:25
LongTerm Escreveu: 27 fev 2023 17:38 Virtua, o algoritmo que uso no trading não posso (nem devo) publicá-lo aqui.
Nem eu te pedia tal coisa.
LongTerm Escreveu: 27 fev 2023 17:38Tal como tenho feito até agora, partilho as comnpras que tenho feito com os foristas.
Mais que suficiente
TSN
NWL
Aceito sim senhor. Mas para isso é preciso mais promenores. Período que batem o indíce por exemplo. Pesos. 50%/50%? Vamos passar para a zona de acções? Posso fazer pie na Trading 212? Eu próprio meto 25 euros na tua carteira e podemos acompanhar e alterar conforme as tuas compras e vendas (no limite mesmo que sejam só estas duas em peso 50%/50%).

Acho que era um exercício interessante!
Boa!! Comecamos já hoje:
30% TSN + 30% NWL + 30% MSFT + 10% GOOG

Deixamos rolar por 3 meses sem qualquer alteracão.
Stormer
Registado: 21 jan 2023 20:20
Has thanked: 5 times
Been thanked: 9 times

Mensagem por Stormer »

E neste momento a MM100 alinha-se para cruzar a MM200 veremos.

É esta analise que eu falo por ai, analise técnica pode antecipar as saídas e as entradas.
Vila
Registado: 05 out 2022 22:50
Has thanked: 1 time

Mensagem por Vila »

E isso quer mesmo dizer o quê??
Stormer
Registado: 21 jan 2023 20:20
Has thanked: 5 times
Been thanked: 9 times

Mensagem por Stormer »

Vila Escreveu: 28 fev 2023 14:50 E isso quer mesmo dizer o quê??
Que tem possibilidades de subir, mas é como sempre são apenas opiniões cada um vê e analisa de forma diferente.
Virtua

Mensagem por Virtua »

Vila Escreveu: 28 fev 2023 14:50 E isso quer mesmo dizer o quê??
Que a média dos fechos dos últimos 100 dias foi superior à media de fecho dos últimos 200 dias e se acreditas em momentum (como os analistas técnicos) há a forte possibilidade da subida continuar
Virtua

Mensagem por Virtua »

...
Anexos
Captura de ecrã 2023-02-28 175010.png
Captura de ecrã 2023-02-28 175010.png (158.52 KiB) Visto 978 vezes