GNB Obrigações 2026

Local de discussão sobre fundos e ETFs
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1908
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 666 times
Been thanked: 776 times

Re: GNB Obrigações 2026

Mensagem por Virtua »

D@emoon Escreveu: 13 fev 2023 18:42 Mas tu até achaste interessante o GNB 🤣 é um fundo de distribuição...🤷
Eu disse que acho piada a fundos com maturidade. Não necessáriamente a este. De qualquer das formas não sou pessoa de radicalismos. Se queres mesmo um fundo e não tens alternativa viável não digo para não o comprares por ser de distribuição.

Mas se tens uma versão acc desse fundo (como no caso do Pimco) e mesmo assim compras o de distribuição sendo que não pagas nada para vender uma parte do fundo acc pá... só quem gosta de dar dinheiro ao Estado. Eu acho que já dou demasiado dinheiro ao Estado por isso não compro dist!!
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
Avatar do Utilizador
D@emoon
Mensagens: 2485
Registado: 03 out 2022 16:41
Localização: Lisboa
Has thanked: 551 times
Been thanked: 607 times

Re: GNB Obrigações 2026

Mensagem por D@emoon »

Virtua Escreveu: 13 fev 2023 18:46
D@emoon Escreveu: 13 fev 2023 18:42 Mas tu até achaste interessante o GNB 🤣 é um fundo de distribuição...🤷
Eu disse que acho piada a fundos com maturidade. Não necessáriamente a este. De qualquer das formas não sou pessoa de radicalismos. Se queres mesmo um fundo e não tens alternativa viável não digo para não o comprares por ser de distribuição.

Mas se tens uma versão acc desse fundo (como no caso do Pimco) e mesmo assim compras o de distribuição sendo que não pagas nada para vender uma parte do fundo acc pá... só quem gosta de dar dinheiro ao Estado. Eu acho que já dou demasiado dinheiro ao Estado por isso não compro dist!!
Ótimo, eu tento é apresentar alternativas, se alguém diz que acha interessante este fundo da GNB, à partida sabe que é de distribuição, porque deve ter recebido o mesmo e-mail que eu lol, e eu volto a dizer, apesar de estar bullish em bonds, e de provavelmente o fundo até vir a ser uma boa opção ( distribuir rendimento pode até ser bom fiscalmente porque podem colocar os dividendos no IRS e ir buscar o valor retido, mas convém fazerem simulações ) eu optaria pelo PIMCO de distribuição, vai de certeza pagar mais, não tem maturidade, e provavelmente terá melhor performance, entre o GNB, Pimco Dist, ou Pimco ACC? Prefiro o ACC ponto 😁.
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
jcab
Mensagens: 228
Registado: 04 out 2022 11:32
Localização: planet earth
Has thanked: 14 times
Been thanked: 17 times

Re: GNB Obrigações 2026

Mensagem por jcab »

Virtua Escreveu: 13 fev 2023 18:39
D@emoon Escreveu: 13 fev 2023 17:33
Se não te consigo convercer que distribuições em fundos são um cancro acho que não consigo convencer ng LOL
Qual o problema em ter um rendimento constante ?

@D@emoon porque preferes claramente o Pimco Acc em relação ao Dist ?
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1908
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 666 times
Been thanked: 776 times

Re: GNB Obrigações 2026

Mensagem por Virtua »

jcab Escreveu: 13 fev 2023 20:08 Qual o problema em ter um rendimento constante ?
Nenhum. Quem é que disse isso? Conta-me que eu dou ban ao gajo :mrgreen:

Se quiser um rendimento constante prefiro a alternativa que me deixa mais dinheiro no bolso.

Vamos lá ver:

Versão ACC


Eu compro um fundo por 100 euros. Vamos assumir que cada unidade do fundo é 1 euro

O fundo sobe para 110 euros (mantenho 100 unidades mas agora cada UP custa 1.1 euros)

Eu quero um rendimento constante e vendo 10 euros do fundo mantendo o capital inicial (+/- 9.091 unidades).

Imposto a pagar é sobre o lucro que foi de 10%. Ou 10 cêntimos por unidade. Como vendi 9.091 unidades tive lucro de 90.91 cêntimos nestas unidades.

Imposto pago => 90.91*0.28 = 25.4548 cêntimos. Valor total no final: 100 euros de fundo + 9.74545 de cash da venda (10 euros - 0.254548 euros)

Versão Inc/dist

Comprei 100 euros => subiu para 110 => fundo distribui 10 => paguei de imposto 10*0.28=2.8 (recebi líquido 7.2)

Resultado final => 100 euros de fundo + 7.2 euros de cash

E nem me faças começar com o que acontece quando o fundo cai e o pessoal paga impostos sobre o capital próprio :roll:

O estado agradece :lol:
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
pge
Mensagens: 147
Registado: 04 out 2022 15:09
Has thanked: 66 times
Been thanked: 26 times

Re: GNB Obrigações 2026

Mensagem por pge »

Virtua Escreveu: 13 fev 2023 21:25
jcab Escreveu: 13 fev 2023 20:08 Qual o problema em ter um rendimento constante ?
Nenhum. Quem é que disse isso? Conta-me que eu dou ban ao gajo :mrgreen:

Se quiser um rendimento constante prefiro a alternativa que me deixa mais dinheiro no bolso.

Vamos lá ver:

Versão ACC


Eu compro um fundo por 100 euros. Vamos assumir que cada unidade do fundo é 1 euro

O fundo sobe para 110 euros (mantenho 100 unidades mas agora cada UP custa 1.1 euros)

Eu quero um rendimento constante e vendo 10 euros do fundo mantendo o capital inicial (+/- 9.091 unidades).

Imposto a pagar é sobre o lucro que foi de 10%. Ou 10 cêntimos por unidade. Como vendi 9.091 unidades tive lucro de 90.91 cêntimos nestas unidades.

Imposto pago => 90.91*0.28 = 25.4548 cêntimos. Valor total no final: 100 euros de fundo + 9.74545 de cash da venda (10 euros - 0.254548 euros)

Versão Inc/dist

Comprei 100 euros => subiu para 110 => fundo distribui 10 => paguei de imposto 10*0.28=2.8 (recebi líquido 7.2)

Resultado final => 100 euros de fundo + 7.2 euros de cash

E nem me faças começar com o que acontece quando o fundo cai e o pessoal paga impostos sobre o capital próprio :roll:

O estado agradece :lol:
Nunca me tinha apercebido disto, só olhava pro ACC vs Dist. na vertente da capitalização.
Avatar do Utilizador
D@emoon
Mensagens: 2485
Registado: 03 out 2022 16:41
Localização: Lisboa
Has thanked: 551 times
Been thanked: 607 times

Re: GNB Obrigações 2026

Mensagem por D@emoon »

jcab não faz parte da minha política de investimento receber dividendos/juros, nada mais.

Um resgate faz com que diminua o número de unidades de participação existentes, pelo que a performance seguinte incide sobre um número mais baixo, assim como o pagamento da mais valia na declaração de IRS no ano seguinte.

Distribuição de rendimento não é um resgate, e por isso o investidor mantém o mesmo número de unidades e a performance futura continua a ser sobre esse número, pode o investidor até reinvestir os dividendos para comprar novas unidades de participação, paga a taxa de IRS à cabeça e pode declarar a mesma como rendimento de capitais ( sei de alguém que não tem mais rendimentos e vai buscar o valor retido neste tipo de fundos ).

Não conheço pormenores sobre irem buscar ao capital nem sei como isso se processa na verdade 🙂.

Como disse acima, a minha forma de investimento centra-se em Acc, mas cabe a cada um ver o que melhor lhe convém 😉
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
jcab
Mensagens: 228
Registado: 04 out 2022 11:32
Localização: planet earth
Has thanked: 14 times
Been thanked: 17 times

Re: GNB Obrigações 2026

Mensagem por jcab »

O Pimco Income versão Dist é este: https://www.morningstar.pt/pt/funds/sna ... F00000OY3P

Qual é a versão idêntica, mas em Acc, para poder comparar ?

Será este https://www.morningstar.pt/pt/funds/sna ... F00000OZ46 ?
Última edição por jcab em 13 fev 2023 22:43, editado 1 vez no total.
pge
Mensagens: 147
Registado: 04 out 2022 15:09
Has thanked: 66 times
Been thanked: 26 times

Re: GNB Obrigações 2026

Mensagem por pge »

D@emoon Escreveu: 13 fev 2023 22:27 ( sei de alguém que não tem mais rendimentos e vai buscar o valor retido neste tipo de fundos ).
Sabes como é que os vai buscar? De momento não tenho interesse nisso, mas pode dar jeito no futuro.
Avatar do Utilizador
D@emoon
Mensagens: 2485
Registado: 03 out 2022 16:41
Localização: Lisboa
Has thanked: 551 times
Been thanked: 607 times

Re: GNB Obrigações 2026

Mensagem por D@emoon »

jcab Escreveu: 13 fev 2023 22:35 O Pimco Income versão Dist é este: https://www.morningstar.pt/pt/funds/sna ... F00000OY3P

Qual é a versão idêntica, mas em Acc, para poder comparar ?

Será este https://www.morningstar.pt/pt/funds/sna ... F00000OZ46 ?
Vais comparar o quê na Morningstar? Eles vão ser praticamente iguais.
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Gajo
Mensagens: 421
Registado: 05 out 2022 15:29
Has thanked: 121 times
Been thanked: 126 times

Re: GNB Obrigações 2026

Mensagem por Gajo »

pge Escreveu: 13 fev 2023 22:38
D@emoon Escreveu: 13 fev 2023 22:27 ( sei de alguém que não tem mais rendimentos e vai buscar o valor retido neste tipo de fundos ).
Sabes como é que os vai buscar? De momento não tenho interesse nisso, mas pode dar jeito no futuro.
Na realidade o que se passa é que engloba os dividendos (que são sujeitos a retenção na fonte a 28% se pagos por um banco nacional*). Dado que não tem mais rendimentos, paga o imposto de acordo com os escalões de IRS. Se os rendimentos não ultrapassarem o limite do 1o escalão, paga o imposto a 14,5%, logo vai recuperar a diferença para os 28%.

Mesmo assim, continua a ser ineficiente fiscalmente. Porque na mesma situação, se fosse a resgar as UPs, pagava a mais-valia à mesma taxa de imposto (e só no ano seguinte), mas apenas sobre o ganho de capital. Enquanto que sobre os dividendos paga sobre a totalidade do valor recebido.



*Não tenho a certeza absoluta, mas não me apetece ir abrir o CIRS para confirmar.
Avatar do Utilizador
D@emoon
Mensagens: 2485
Registado: 03 out 2022 16:41
Localização: Lisboa
Has thanked: 551 times
Been thanked: 607 times

Re: GNB Obrigações 2026

Mensagem por D@emoon »

pge Escreveu: 13 fev 2023 22:38
D@emoon Escreveu: 13 fev 2023 22:27 ( sei de alguém que não tem mais rendimentos e vai buscar o valor retido neste tipo de fundos ).
Sabes como é que os vai buscar? De momento não tenho interesse nisso, mas pode dar jeito no futuro.
Declaras na declaração do IRS, basicamente compensa declarar este tipo de juros/dividendos para quem tem uma taxa de ou abaixo dos 28%, na primeira página do tópico de fundos tens um guia fiscal com pormenores.
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
jcab
Mensagens: 228
Registado: 04 out 2022 11:32
Localização: planet earth
Has thanked: 14 times
Been thanked: 17 times

Re: GNB Obrigações 2026

Mensagem por jcab »

D@emoon Escreveu: 13 fev 2023 22:49
jcab Escreveu: 13 fev 2023 22:35 O Pimco Income versão Dist é este: https://www.morningstar.pt/pt/funds/sna ... F00000OY3P

Qual é a versão idêntica, mas em Acc, para poder comparar ?

Será este https://www.morningstar.pt/pt/funds/sna ... F00000OZ46 ?
Vais comparar o quê na Morningstar? Eles vão ser praticamente iguais.
Só quero saber o ISIN. Confirma-se que o fundo do Acc é aquele ?
Avatar do Utilizador
D@emoon
Mensagens: 2485
Registado: 03 out 2022 16:41
Localização: Lisboa
Has thanked: 551 times
Been thanked: 607 times

Re: GNB Obrigações 2026

Mensagem por D@emoon »

jcab Escreveu: 13 fev 2023 23:00
D@emoon Escreveu: 13 fev 2023 22:49
jcab Escreveu: 13 fev 2023 22:35 O Pimco Income versão Dist é este: https://www.morningstar.pt/pt/funds/sna ... F00000OY3P

Qual é a versão idêntica, mas em Acc, para poder comparar ?

Será este https://www.morningstar.pt/pt/funds/sna ... F00000OZ46 ?
Vais comparar o quê na Morningstar? Eles vão ser praticamente iguais.
Só quero saber o ISIN. Confirma-se que o fundo do Acc é aquele ?
Sim.
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1908
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 666 times
Been thanked: 776 times

Re: GNB Obrigações 2026

Mensagem por Virtua »

jcab Escreveu: 13 fev 2023 23:00 Só quero saber o ISIN. Confirma-se que o fundo do Acc é aquele ?
Sim ;-)
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
Avatar do Utilizador
D@emoon
Mensagens: 2485
Registado: 03 out 2022 16:41
Localização: Lisboa
Has thanked: 551 times
Been thanked: 607 times

Re: GNB Obrigações 2026

Mensagem por D@emoon »

Só o exemplo que dei porque sou eu que faço o IRS lol.

No ano passado a totalidade de dividendos recebidos foram de cerca de 4.500€, reteve á volta dos 1.260€, não tem mais nenhum tipo de rendimento, recebeu cerca de 1.000€ de IRS.

Mas mesmo para quem tenha rendimentos, devem sempre fazer simulações no caso de terem juros de depósitos a prazo por exemplo ou este tipo de fundo, pode compensar declarar.
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Responder