Portugueses têm menos literacia financeira do que os alemães tinham há 15 anos

Viram, ouviram ou leram ao interessante? Partilhem!!
Lvsitano
Mensagens: 419
Registado: 18 jan 2023 15:07
Has thanked: 116 times
Been thanked: 111 times

Re: Portugueses têm menos literacia financeira do que os alemães tinham há 15 anos

Mensagem por Lvsitano »

D@emoon Escreveu: 11 jul 2024 10:28 Sim tem, mas não sei se és cliente do Best e viste aquele evento online do dia de aniversário com um tipo da DECO, foi imparcial nas dicas que deu, claro que quem fosse dar esse tipo de "disciplina" teria de ser imparcial, senão não faria sentido, falei na DECO como poderia falar na CFA Society Portugal por exemplo, que já partilhei vídeos deles aqui no fórum bastante interessante.
Se nem os professores são imparciais... Eu recordo-me nos meus tempos de escola certos professores com certo viés político e ensinavam história conforme lhes convinha.

Não sou cliente do Best. Mas sou cliente do Invest, e eles costumam ter webinars que não tenho paciência para assistir :lol:
Avatar do Utilizador
D@emoon
Mensagens: 2485
Registado: 03 out 2022 16:41
Localização: Lisboa
Has thanked: 551 times
Been thanked: 607 times

Re: Portugueses têm menos literacia financeira do que os alemães tinham há 15 anos

Mensagem por D@emoon »

Lvsitano Escreveu: 11 jul 2024 10:42
D@emoon Escreveu: 11 jul 2024 10:28 Sim tem, mas não sei se és cliente do Best e viste aquele evento online do dia de aniversário com um tipo da DECO, foi imparcial nas dicas que deu, claro que quem fosse dar esse tipo de "disciplina" teria de ser imparcial, senão não faria sentido, falei na DECO como poderia falar na CFA Society Portugal por exemplo, que já partilhei vídeos deles aqui no fórum bastante interessante.
Se nem os professores são imparciais... Eu recordo-me nos meus tempos de escola certos professores com certo viés político e ensinavam história conforme lhes convinha.

Não sou cliente do Best. Mas sou cliente do Invest, e eles costumam ter webinars que não tenho paciência para assistir :lol:
Eu entendo o que dizes, mas se visses foi um bom evento, não é só a falar em investir, é em poupar, com dicas etc, e isso é global, quando se fala em cortar despesas em telecomunicações etc não vejo por aí nenhuma imparcialidade, quando fala em dicas de investimento como gerar um fundo de emergência etc, não é imparcialidade, agora se forem falar invistam no etf/fundo X especificamente isso não obvio.

Mas se duvidas existirem a CFA Society seria a melhor opção, não metam é youtubers :lol: :lol: mas eu tendo em concordar com um tipo que fez um vídeo sobre esta matéria, se eu quero que os meus filhos tenham literacia financeira eu ensino, compro livros para eles, não preciso de um governo a me impor essa literacia, o problema é que a maioria dos pais não sabem nada porque eles próprios têm o dinheiro debaixo do colchão :lol:
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1908
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 666 times
Been thanked: 776 times

Re: Portugueses têm menos literacia financeira do que os alemães tinham há 15 anos

Mensagem por Virtua »

morgoth Escreveu: 10 jul 2024 22:02 És conhecido? :)
Se eu for alguém conhecido ou desconhecido isso influencia a tua vontade de aprender literacia financeira com alguém que percebe mais do que 99.9% das população portuguesa no que diz respeito a investimentos?
morgoth Escreveu: 10 jul 2024 22:02É público?
No sentido que qualquer pessoa pode assistir? Sim, será.

Estou a juntar-me com uma pessoa bastante imparcial e séria e que provavelmente percebe mais do que eu de certos assuntos (derivados não é o meu forte).

Tem é custos porque vamos seguir um caminho de cursos ao vivo, estranhamente o "youtuber" é o que se sente pior à frente da câmara. Pode ser que um dia tornemos a coisa mais "youtube-like". Mas para já deverá ser apenas pessoalmente. Vamos a ver se há procura...
Lvsitano Escreveu: 11 jul 2024 10:14 DECO a ensinar investimento? Há ali um grande conflito de interesses,
Partilho completamente da ideia que a Deco é muito pouco imparcial.
Lvsitano Escreveu: 11 jul 2024 10:42 Se nem os professores são imparciais... Eu recordo-me nos meus tempos de escola certos professores com certo viés político e ensinavam história conforme lhes convinha.
Ng é 100% imparcial. Tu tb não o consegues ser. Todos temos enviesamentos. Tens é de perceber se quem te está a transmitir a informação está a tentar ser o mais imparcial possível (eu por exemplo tenho enviesamento para ETFs e gestão passiva. Tenho razão? Acredito que sim. Mas posso não ter também, ou deixar passar "oportunidades" devido a esse enviesamento).
D@emoon Escreveu: 11 jul 2024 11:30 não metam é youtubers
Há youtubers e youtubers. Tb tenho amigos benfiquistas :lol:
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
Lvsitano
Mensagens: 419
Registado: 18 jan 2023 15:07
Has thanked: 116 times
Been thanked: 111 times

Re: Portugueses têm menos literacia financeira do que os alemães tinham há 15 anos

Mensagem por Lvsitano »

D@emoon Escreveu: 11 jul 2024 11:30 o problema é que a maioria dos pais não sabem nada porque eles próprios têm o dinheiro debaixo do colchão :lol:
Ou dentro de uma parede falsa :lol: E há uns anos saiu uma notícia de um que tinha num cofre numa garagem de prédio, cerca de 1 milhão, foram lá os larápios limparam tudo

https://www.cmjornal.pt/portugal/detalh ... em-em-faro

E isto não é caso raro, há pessoas com milhares de euros em casa guardados porque não confiam nos bancos.
Avatar do Utilizador
D@emoon
Mensagens: 2485
Registado: 03 out 2022 16:41
Localização: Lisboa
Has thanked: 551 times
Been thanked: 607 times

Re: Portugueses têm menos literacia financeira do que os alemães tinham há 15 anos

Mensagem por D@emoon »

Virtua Escreveu: 11 jul 2024 11:47
Partilho completamente da ideia que a Deco é muito pouco imparcial.
Mas eu também partilho desse facto, mas como vocês não viram o evento não sabem do que falo :lol: não se falou ali nem em gestoras de activos nem nada, foram dicas de poupança e investimento, senão um dia ainda vão dizer que aqui também não somos imparciais, ainda me vão dizer que ando a receber guito da Jupiter ou da Acatis :lol:
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Lvsitano
Mensagens: 419
Registado: 18 jan 2023 15:07
Has thanked: 116 times
Been thanked: 111 times

Re: Portugueses têm menos literacia financeira do que os alemães tinham há 15 anos

Mensagem por Lvsitano »

Virtua Escreveu: 11 jul 2024 11:47 (eu por exemplo tenho enviesamento para ETFs e gestão passiva. Tenho razão? Acredito que sim. Mas posso não ter também, ou deixar passar "oportunidades" devido a esse enviesamento).
E que sejam da iShares :lol:
Responder