Aconselho sempre a anotar todas as compras e vendas, valores, custos de aquisição. É a melhor salvaguarda e com estes dados não é difícil preencher o IRS. Normalmente nem ligo muito aos relatórios. Basta valor de compra, data, valor de venda, data, e custos de compra/venda.Mrlutz Escreveu: ↑19 jun 2025 12:57Muito obrigado Carlos.Carlos R Escreveu: ↑18 jun 2025 22:13 Olá
1. Acho que não estás a complicar nada. Estás a querer arrumar a casa aos investimentos, em vez de deixares várias contas abertas. Faz sentido.
2. Sim. É uma opção. Pagas mais pela compra e venda, mas se reduzires as compras ao longo do ano, realizando por valores maiores (qualquer coisa acima de 2-3k de cada vez penso já compensar os custos). Há que considerar tambem que estes custos são dedutiveis aquando da venda e preenchimento do IRS. Está lá um campo para isso.
3. Podes tentar a transferência, era melhor. Incorres em menos custos. Mas por esses valores também não é grave vender e recomprar. Incorres em mais valias, mas tens até ao final do ano para gerir o tax harvesting. Ou seja, se alguma posição que abrires estiver em perda no final do ano, vendes novamente e recompras logo a seguir para baixar as mais valias a pagar.
Duas questões, se fizer a venda dos ativos nas 3 corretoras e depois fechar a conta, no final do ano na altura do IRS recebo sem problema os relatorios no e-mail para ajudar ao preenchimento do IRS? Ou aconselham a fechar as contas só quando essa parte estiver resolvida?
A outra questão é se acham irresponsável ter todo o investimento num único sitio (banco invest), ou se o grau de risco acaba por ser o mesmo ?
Obrigado
Pela minha experiência: XTB costuma aparecer automaticamente pre-preenchido no IRS do ano seguinte. Também envia sempre relatórios de compra e venda. IRBK tem relatórios detalhados para todos os gostos que podes retirar a qualquer instante. Degiro aconselho a ter tudo anotado porque os relatórios são confusos (eram há uns 2/3 anos atrás, já fechei a conta lá).
Eu tenho conta em 2 corretoras, e tenho conta no invest. Não acho problemático estar tudo centralizado, desde que assumas que os custos de aquisição e venda são mais elevados. Ter um contacto para resolver problemas em português considero uma mais valia. Nem que não seja para ti mas para a família, caso te aconteça algo.