Aliás, há inclusive bancários que não sabem o que é um ETF. Eu já falei com um bancário, que me perguntou se investia em PPR, e eu disse que não, quer preferia ETF, e a resposta do mesmo foi: o que é isso?Alex Escreveu: ↑06 nov 2025 11:11 PPR é algo que todos nós ouvimos falar desde a decada de 80, toda a gente tem uma ideia do que é, agora um ETF? Boa sorte com isso.
Tens conta num banco e ligam-te a propor-te um PPR, não precisas de saber o que é uma corretora, como se dá ordens de compra e venda, etc...alguém te liga a propor negociar ETF?
O ponto é, os conhecimentos para conseguires negociar ETF versus teres um gestor de conta a propôr-te um PPR.
É a diferença entre ires a um restaurante e comeres uma posta de garoupa grelhada (pagas mais de 60€/quilo) e ires comprar (pagas +/- a 25€/quilo)e fazeres tu, tens que saber ver se o peixe está fresco, tens que o preparar, fazer brasas, etc...
Óbvio que nenhum banco liga a propôr para investir em ETF, pelo simples motivo que para eles não é rentável, e mesmo que recebam comissão de aquisição e custódia de títulos trimestral, ainda sim face à comissão de um PPR, são trocos.
Mesmo ontem a gestora do BEST me ligou a tentar impiingir este PPR e ainda depósito estruturado, e assim que viu que eu conhecia, sabia as condições e que não ia lá meter nem 1 cêntimo a conversa terminou tão rápido quanto começou
Mas não concordo que dê mais trabalho investir num ETF do que num PPR, exige são outros conhecimentos, é diferente. De qualquer forma a maioria conhece a sigla PPR, mas a maioria nem sabe ao certo o que é, nem sabe que existem fundos PPR e seguros PPR.