Certificados Aforro

Fórum de discussão sobre produtos de capital garantido sejam CA, seguros ou depósitos
LMM
Registado: 04 out 2022 13:06
Has thanked: 11 times

Re: Certificados Aforro

Mensagem por LMM »

Há alguma vantagem, se estas subidas previstas se confirmarem, em adiar a subscrição para Janeiro (em vez de a efectuar já)? O "momento" da subscrição é importante na rendibilidade do investimento?
JRJordao
Registado: 04 out 2022 12:11
Has thanked: 344 times
Been thanked: 585 times

Mensagem por JRJordao »

LMM Escreveu: 23 dez 2022 10:59 Há alguma vantagem, se estas subidas previstas se confirmarem, em adiar a subscrição para Janeiro (em vez de a efectuar já)? O "momento" da subscrição é importante na rendibilidade do investimento?
O mês da subscrição define a taxa de juro (TANB) aplicada durante o primeiro trimestre. Se subscreveres ainda em dezembro, será 2,842% (/ 4). Se esperares por janeiro, prevejo que seja próxima de 3,10% (/ 4).

Após cada trimestre, a taxa será atualizada em função dos valores Euribor 3M verificados no mês anterior. Se subscreveres ainda em dezembro, será atualizada em março. Se esperares por janeiro, será atualizada em abril.
Virtua
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 745 times
Been thanked: 932 times

Mensagem por Virtua »

Por uma semana acho que vale a pena esperar. Vais apanhar taxa mais alta agora e provavelmente daqui a 3 meses (a menos que já esteja no máximo LOL)
"We are drowning in information, while starving for wisdom."
Virtua

Mensagem por Virtua »

JRJordao Escreveu: 23 dez 2022 12:22
Dá uma espreitadela a https://sitedoinvestidor.pt/calculadora ... cados.html e diz-me se os cálculos e outputs parecem correctos sff Gosto de confirmar as contas antes de perder tempo com embelezamento!!

Ganhos brutos e ganhos líquidos dizem respeito aos próximos 3 meses e a tabela de taxas euribor são os dados usados para o cálculo da taxa corrente (se fechasse hoje o cálculo)

Não tinha nada para fazer hoje depois do jantar :lol:
JRJordao

Mensagem por JRJordao »

Virtua Escreveu: 26 dez 2022 01:14 Dá uma espreitadela a https://sitedoinvestidor.pt/calculadora ... cados.html e diz-me se os cálculos e outputs parecem correctos sff Gosto de confirmar as contas antes de perder tempo com embelezamento!!

Ganhos brutos e ganhos líquidos dizem respeito aos próximos 3 meses e a tabela de taxas euribor são os dados usados para o cálculo da taxa corrente (se fechasse hoje o cálculo)

Não tinha nada para fazer hoje depois do jantar :lol:
:)

Experimentei alguns valores, os cálculos parecem corretos. Nos montantes monetários será melhor usar apenas 2 casa decimais. Para o montante aplicado e prémio de permanência talvez faça mais sentido campos únicos em vez de duplicados, mas pode-me estar a escapar alguma nuance quanto ao objetivo.
LMM

Mensagem por LMM »

Aproveito para mais uma questão: quem tem CA de Janeiro de 2015 (série C) está a ter a taxa atual é de 2,440%... se resgatar e subscrever a série E (atual), em Dezembro é de 2,842% (e, em janeiro, provavelmente mais)? O "tempo" e prémios de permanência não justificam as series mais antigas (dependendo do mês de subscrição)?
JRJordao

Mensagem por JRJordao »

LMM Escreveu: 26 dez 2022 10:34 Aproveito para mais uma questão: quem tem CA de Janeiro de 2015 (série C) está a ter a taxa atual é de 2,440%... se resgatar e subscrever a série E (atual), em Dezembro é de 2,842% (e, em janeiro, provavelmente mais)? O "tempo" e prémios de permanência não justificam as series mais antigas (dependendo do mês de subscrição)?
Não estou familiarizado com essas séries anteriores, mas olhando para a tabela de remunerações, noto que esses 2,440% foram calculados com base na Euribor 3M de setembro. Agora ao serem atualizados para janeiro devem aumentar consideravelmente, como anunciado a 30 de dezembro.
LMM

Mensagem por LMM »

Correcto, revisão trimestral! Esqueci-me desse "grande" detalhe... importante nestes últimos meses. Logo, como regra, séries antigas é deixar estar.
Virtua

Mensagem por Virtua »

JRJordao Escreveu: 26 dez 2022 09:37 Experimentei alguns valores, os cálculos parecem corretos.
Obrigado
JRJordao Escreveu: 26 dez 2022 09:37Nos montantes monetários será melhor usar apenas 2 casa decimais.
Fiz em linha com a calculadora dos CTT. Ajudou a ver se os cálculos estavam correctos. Realmente agora acho que posso alterar para duas casas decimais. Provavelmente faz mais sentido.
JRJordao Escreveu: 26 dez 2022 09:37Para o montante aplicado e prémio de permanência talvez faça mais sentido campos únicos em vez de duplicados, mas pode-me estar a escapar alguma nuance quanto ao objetivo.
Em montantes o campo é o mesmo, apenas tem dois inputs. Se colocares num actualiza no outro se reparares. Em relação ao prémio de permanência de facto não é o mesmo. Penso que pode dar jeito para quem está num período de transição (este mês o prémio foi de 0% mas no mês que vem vai ser de 0.5%).

O objectivo é não só que seja simples mas de qualquer forma as pessoas gerirem como duas calculadoras diferentes, principalmente em mobile penso que é mais simples do que ir a um campo de inputs no topo da página e depois andar a fazer scroll para a calculadora de novo. Não testei mas penso que uma calculadora vai ficar mais ou menos de um ecrã total em mobile (pelo menos esse é o objectivo).

Há algum local onde possa ver o histórico das taxas dos últimos meses? Acho que era engraçado, sem eu ter de fazer as contas LOL

Resumindo, vamos ficar com um euribor rates com actualização no dia, em vez de no dia a seguir. Uma calculadora que faz sentido, ao contrário da dos CTT que dá a ideia que se está a contratar um certificado à mesma taxa para sempre e uma calculadora de taxa actual rolante (no futuro se atingirmos o máximo essa calculadora vai-se tornar numa "E se não houvesse máximo quanto é que eu ganharia?")
JRJordao

Mensagem por JRJordao »

Virtua Escreveu: 26 dez 2022 12:45 Há algum local onde possa ver o histórico das taxas dos últimos meses? Acho que era engraçado, sem eu ter de fazer as contas LOL
Não sendo muito prático, podes ver aqui os comunicados com título "Taxas de Juro dos Certificados de Aforro (...)".

Pois, daqui a pouco tempo a taxa provavelmente passará a ser sempre a mesma: 3,5% :)
Virtua

Mensagem por Virtua »

Sim, Um pouco chato mas dá para fazer um bocadinho de cada vez.
Virtua

Mensagem por Virtua »

Nunca ninguém noticia a euribor de Segunda Feira?
JRJordao

Mensagem por JRJordao »

Virtua Escreveu: 26 dez 2022 14:15 Nunca ninguém noticia a euribor de Segunda Feira?
Acho que hoje é feriado bancário
Virtua

Mensagem por Virtua »

Nem me lembrei disso. Vamos ver noutras Segundas. Mas nunca apanhei. Ainda por cima acabei de ligar a alguém do banco LOL Espero que não tenham levado a mal :lol:
Osvaldo65
Registado: 04 out 2022 12:54
Been thanked: 12 times

Mensagem por Osvaldo65 »

JRJordao Escreveu: 26 dez 2022 14:21
Virtua Escreveu: 26 dez 2022 14:15 Nunca ninguém noticia a euribor de Segunda Feira?
Acho que hoje é feriado bancário
Boxing day... E vai contar, como "dia útil para os CA"?
Responder