Fundos de Investimento

Local de discussão sobre fundos e ETFs
Rmad
Registado: 04 out 2022 18:28
Has thanked: 25 times
Been thanked: 14 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por Rmad »

D@emoon Escreveu: 23 mar 2023 09:54
jcab Escreveu: 23 mar 2023 09:42
D@emoon Escreveu: 23 mar 2023 09:02 jcab o S&P 500 por exemplo, fez 3.490 pontos em Outubro de 2022, está nos 3.936, dirias que estamos a subir ou a cair? eu percebo o que dizes, mas o nosso principal problema é que nunca sabemos como vão ser as reações dos mercados, mas sabendo que o S&P 500 vai ter de regressar aos 4.800, o Nasdaq aos 16.000, o Dow aos 36.000, o Eurostoxx aos +/- 4.500, vou ficar a olhar ou vou querer estar dentro? sou investidor tenho de ter mentalidade de investidor, tenho de investir regularmente independentemente do que está a fazer o mercado...
Estamos a falar em DCA no mercado obrigacionista. Foi isso que pensei que estivéssemos a falar. E aí sim não faz muito sentido fazer DCA até as subidas de juros pararem.
Falando por mim, comecei a reinvestir em bonds em Dezembro, digamos que tenho comprado sempre um pouco mais barato :lol: , isso é mau? quando subir já lá está o capital e sobe sobre um valor maior.
Same here. Vou comprando. DCA em stocks e bonds via FI's.

Time in the market > timing the market
“I am skeptical about stock market forecasting by anybody, and particularly by bankers.” - Benjamin Graham :)

"De salientar que não faço recomendações mas sim promover a troca de ideias sobre esta temática."
superkinas
Registado: 04 out 2022 11:10
Has thanked: 27 times
Been thanked: 85 times

Mensagem por superkinas »

no caso de fundos europeus estava aqui indeciso entre o jupiter que está na análise de fundos e o BGF Cont.European Flexible F.E2 EUR.
Porque o jupiter ? Existe alguma análise comparativa ?

No caso europa tenho tb AXA da suiça e o nordea nordic small caps e acho que vou ficar só com tres :)
queria ver se resgatava Fidelity Funds - European Dynamic Growth Fund E-Acc-EUR Acc
Virtua
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 745 times
Been thanked: 932 times

Mensagem por Virtua »

...
Anexos
655_2120x1590_L_1679559808.jpg
655_2120x1590_L_1679559808.jpg (192.7 KiB) Visto 1451 vezes
"We are drowning in information, while starving for wisdom."
PNFreitas
Registado: 19 nov 2022 01:50
Has thanked: 14 times
Been thanked: 7 times

Mensagem por PNFreitas »

O que não se vê na foto à direita é o Deutsch Bank? :mrgreen:

Edit: Já agora aproveito para perguntar, existe algum FI semelhante ao EUNA?
Virtua

Mensagem por Virtua »

PNFreitas Escreveu: 26 mar 2023 02:51 O que não se vê na foto à direita é o Deutsch Bank? :mrgreen:
:lol:
PNFreitas Escreveu: 26 mar 2023 02:51 Edit: Já agora aproveito para perguntar, existe algum FI semelhante ao EUNA?
O pimco global: https://www.morningstar.pt/pt/funds/sna ... F0GBR06T61
Anexos
Captura de ecrã 2023-03-26 211834.png
Captura de ecrã 2023-03-26 211834.png (43.48 KiB) Visto 1363 vezes
D@emoon
Registado: 03 out 2022 16:41
Has thanked: 595 times
Been thanked: 670 times

Mensagem por D@emoon »

"O erro de investimento a evitar"

"Há um ditado sobre investimentos: o tempo no mercado supera o timing do mercado. Essencialmente, isso significa que investir a longo prazo é o que gera riqueza, não encontrando o momento perfeito para investir. Quanto mais você espera para começar a investir, menos tempo seu dinheiro tem para se compor, e isso custa muito a longo prazo. No entanto, há uma série de razões pelas quais as pessoas adiam o investimento.

Algumas pessoas querem evitar investir durante uma correção do mercado de ações ou mercado de baixa, apesar da sabedoria de investimento do senso comum de "compre na baixa, venda na alta". Essa abordagem é especialmente problemática porque os melhores dias do mercado geralmente seguem seus piores dias. E, de acordo com a pesquisa da Wells Fargo ( WFC -1,04% ) , perder os 20 melhores dias do mercado, com base nos dados do S&P 500 entre setembro de 1992 e agosto de 2022, teria reduzido o retorno médio anual de um investidor de 7,8% para 3,2% -- que foi inferior à taxa de inflação média durante o período de 30 anos.

Outros investidores se esforçam para cronometrar seus investimentos assim que o mercado atinge o fundo do poço. Claro, você só saberá em retrospecto quando isso realmente aconteceu. O momento de seus investimentos importa muito menos do que você pensa.

Um estudo de Charles Schwab ( SCHW 0,70% ) examinou os retornos de investidores hipotéticos que investiram consistentemente US$ 2.000 por ano entre 2001 e 2020. 20 anos teriam $ 151.391 no final de duas décadas. Mas um investidor que teve um azar impossível e investiu consistentemente $ 2.000 no pico de fechamento em cada um dos 20 anos ainda teria visto seus investimentos crescerem para $ 121.171.

Enquanto isso, alguém que evitou totalmente o mercado de ações e ficou com equivalentes de caixa de baixo risco teria apenas $ 44.438 após 20 anos de investimentos consistentes".

In: The Motley Fool
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
D@emoon

Mensagem por D@emoon »

Agenda Semanal - 27 a 31 Março 2023

https://pt.investing.com/analysis/agend ... -200437438
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

jcab
Registado: 04 out 2022 11:32
Has thanked: 14 times
Been thanked: 20 times

Mensagem por jcab »

Virtua Escreveu: 26 mar 2023 21:18
PNFreitas Escreveu: 26 mar 2023 02:51 O que não se vê na foto à direita é o Deutsch Bank? :mrgreen:
PNFreitas Escreveu: 26 mar 2023 02:51 Edit: Já agora aproveito para perguntar, existe algum FI semelhante ao EUNA?
TER de 1,39% em comparação com 0,12% do EUNA…
Patanisca
Registado: 04 out 2022 13:23
Has thanked: 45 times
Been thanked: 55 times

Mensagem por Patanisca »

Fiz hoje alguns ajustes ao meu portfolio:
Vendi a totalidade do:
Goldman Sachs North America Energy & Energy Infrastructure Equity Portfolio E Acc EUR (3.5% do portfolio)

Troquei pelo:
BlackRock Global Funds - Sustainable Energy Fund E2 (EUR) (3.5% do portfolio)

Mas mantenho o:
BlackRock Global Funds - World Energy Fund E2 (EUR) (3.5% do portfolio)

Fui também voltar às bonds através da entrada no:
Flossbach von Storch - Bond Opportunities RT (5% do portfolio)

Durante as próximas semanas avalio se mantenho ou troco por mais bonds do acima FVS:
BlackRock Global Funds - World Healthscience Fund E2 (EUR) (3.5% do portfolio)

São pequenos ajustes, mas isto em poucos meses alterou um bocado o panorama. Estive com grandes ganhos nos FI de energia mas deixei andar, se estivesse cá o 5Coroas já me tinha lembrado de os vender no início do ano. Os sectores que deram lucros em 2022 estão a ser os patinhos feitos agora em 2023 (Energy & Healthcare).

A minha gestão activa continua a ser uma desgraça na hora de vender na altura certa. :(

Já andei mais longe de meter tudo em 50/50:
Fidelity S&P 500 Index Fund EUR P Acc
Fidelity Funds - Global Technology Fund E-Acc-EUR

Uma pessoa não se chateia e no long run vai sempre ser melhor que andar aqui a inventar.
D@emoon

Mensagem por D@emoon »

jcab Escreveu: 27 mar 2023 11:19
Virtua Escreveu: 26 mar 2023 21:18
TER de 1,39% em comparação com 0,12% do EUNA…
E mesmo assim em vários horizontes temporais se tocaram.

D@emoon

Mensagem por D@emoon »

Patanisca Escreveu: 27 mar 2023 11:39 Fiz hoje alguns ajustes ao meu portfolio:
Vendi a totalidade do:
Goldman Sachs North America Energy & Energy Infrastructure Equity Portfolio E Acc EUR (3.5% do portfolio)

Troquei pelo:
BlackRock Global Funds - Sustainable Energy Fund E2 (EUR) (3.5% do portfolio)

Mas mantenho o:
BlackRock Global Funds - World Energy Fund E2 (EUR) (3.5% do portfolio)

Fui também voltar às bonds através da entrada no:
Flossbach von Storch - Bond Opportunities RT (5% do portfolio)

Durante as próximas semanas avalio se mantenho ou troco por mais bonds do acima FVS:
BlackRock Global Funds - World Healthscience Fund E2 (EUR) (3.5% do portfolio)

São pequenos ajustes, mas isto em poucos meses alterou um bocado o panorama. Estive com grandes ganhos nos FI de energia mas deixei andar, se estivesse cá o 5Coroas já me tinha lembrado de os vender no início do ano. Os sectores que deram lucros em 2022 estão a ser os patinhos feitos agora em 2023 (Energy & Healthcare).

A minha gestão activa continua a ser uma desgraça na hora de vender na altura certa. :(

Já andei mais longe de meter tudo em 50/50:
Fidelity S&P 500 Index Fund EUR P Acc
Fidelity Funds - Global Technology Fund E-Acc-EUR

Uma pessoa não se chateia e no long run vai sempre ser melhor que andar aqui a inventar.
O problema sempre será esse, tentar ir a tudo e a todo o lado e andar constantemente a trocar de activos para compensar outros.

Virtua

Mensagem por Virtua »

...
Anexos
AC_Spectrum-of-Market-Returns_Mar-22.jpeg
AC_Spectrum-of-Market-Returns_Mar-22.jpeg (238.36 KiB) Visto 1253 vezes
D@emoon

Mensagem por D@emoon »

Boa analogia para o investimento...

https://tabonito.com/homem-mostra-que-a ... fazer-nada

Virtua

Mensagem por Virtua »

...
Anexos
bank_failures.png
bank_failures.png (106.95 KiB) Visto 1092 vezes
D@emoon

Mensagem por D@emoon »

3 meses consecutivos de ganhos na minha carteira, já não acontecia desde 2021... :lol:

Responder