JRJordao Escreveu: ↑09 mar 2025 14:25
O que me leva a outra questão. Faz sentido acumular unidades numa corretora, onde as operações de compra são muito mais baratas, para depois transferir todas de uma vez para um banco?
Não esquecer duas coisas neste cenário:
1. O histórico de movimentos pode não ser enviado e isto pode ter implicações em termos fiscais, no caso de não manteres tu um histórico de transações. Se o histórico de movimentos não for enviado, o que vais ver na corretora de destino não vai ser igual ao que estava na original. Por exemplo imagina que tinhas 5 compras de diferentes valores, e o que vai acontecer é ser apresentado uma única compra, com as mesmas UP, e com o preço médio
2. É possível existir um custo para esta movimentação
Posso dizer que no ano passado transferi um ETF do ActivoBank para o Invest e o que aprendi foi que não há processo nenhum standard para fazer estas transferências. No fundo, o Invest disse-me "se o AB enviar os movimentos, nós usamos, se não enviarem, fazemos um cálculo". E quando tratei com o AB, o pedido só é possível fazer por linha telefónica e foi qualquer coisa como eu a dizer "amigo, aponte aí bem que é para enviar os movimentos, todos, com data-valor e unidades de participação, para a conta XXX do titular YYYY..... Confirma que já apontou?"

Mais, paguei 0.5% do total do valor investido em comissões para a transferência.