ETFs (hot returns come and go, but expenses never die)

Local de discussão sobre fundos e ETFs
superkinas
Registado: 04 out 2022 11:10
Has thanked: 29 times
Been thanked: 86 times

Re: ETFs (hot returns come and go, but expenses never die)

Mensagem por superkinas »

100Medos Escreveu: 09 mar 2025 10:38
superkinas Escreveu: 08 mar 2025 22:52 ... todavia pesquisei um pouco mais e até por questão de diversificação vou para
Amundi S&P 500 II Acc (LU1135865084) ou Invesco S&P 500 Acc (IE00B3YCGJ38)
em principio o amundi, faziam igual ?

Pessoalmente não. Esses são sintéticos e considero que os (poucos) ganhos não compensam os riscos.
Para SP500 optaria pelo VUAA ou SPYL (para diversificar SXR8).
https://www.justetf.com/en/how-to/sp-500-etfs.html
o VUAA SpyL e CSPX sao iguais nas rentabilidades.
O SpyL tem vantagem de ter menor TER mas tem menor tamanho tb e é mais recente
não sabia da questão ser sintéticos ou seja não tem os titulos fisicos.
Lvsitano
Registado: 18 jan 2023 15:07
Has thanked: 266 times
Been thanked: 232 times

Mensagem por Lvsitano »

JRJordao Escreveu: 09 mar 2025 13:57 Certo, o cenário de proteção do investidor que tinha em mente é aquele em que os ativos afinal não estão disponíveis (ASSETS MISSING na imagem abaixo). Conhecem-se ocorrências destas?

Boa dica sobre a Amundi. As BlackRock (iShares), Vanguard e Invesco têm melhor histórico?
Um "fund size" elevado funcionará como fator de estabilidade na gestão?
.
Provavelmente já existiram fraudes, em corretoras a operar sem supervisão e regulação. Não tenho conhecimento de casos concretos para dar exemplos. A BlackRock, SPDR, Vanguard e Invesco têm melhor historial, sendo a SPDR e a Vanguard as mais antigas.
Quanto maior o fundo, maior a liquidez, e menos probabilidade de existir liquidação do mesmo.
Lvsitano

Mensagem por Lvsitano »

atbreu Escreveu: 09 mar 2025 14:23 Julgo que o assunto que nos assola, é a segurança! Contra mim falo, pois tenho conta aberta na Trade212 e não sendo das melhores em termos de ranking, também não é das piores, bem pelo contrário!
No entanto, os comentários são unânimes em termos de segurança e historial no que concerne à interactive brokers. Por isso, abri conta por lá e tenciono fazer, eventualmente, os investimentos mais elevados.

Um abraço
A custódia dos títulos da T212 é precisamente a Interactive Brokers.
JRJordao Escreveu: 09 mar 2025 14:25 O que me leva a outra questão. Faz sentido acumular unidades numa corretora, onde as operações de compra são muito mais baratas, para depois transferir todas de uma vez para um banco?
Na T212 a transferência da carteira (tem de ser completa) para um banco não tem custos, no entanto não é assim em todas as
corretoras. Ter atenção também que o banco receptor necessita ter os mesmos títulos, senão é necessário liquidar primeiro.
Virtua
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 822 times
Been thanked: 1001 times

Mensagem por Virtua »

JRJordao Escreveu: 09 mar 2025 14:36 Para um DCA mais frequente, a diferença nos custos de compra terá maior impacto. 1€ na Degiro vs 13€(?) no Invest. Para compras mensais, não será de desprezar.
Claro que os custos não são de menosprezar. Não há é necessidade de fazer DCA mensal a menos que seja por razões psicológicas/finanças comportamentais/pay me first
"We are drowning in information, while starving for wisdom."
Carlos R
Registado: 05 dez 2023 13:25
Has thanked: 46 times
Been thanked: 49 times

Mensagem por Carlos R »

[/quote]

Essa "brincadeira" faz merecer toda a má fama que venha a ter. Ainda bem que fiquei a saber disso antes de optar por um produto deles.
[/quote]

A Amundi está a tentar arrumar a casa, mas não é tarefa fácil. Adquiriu a Lyxor, que por sua vez já havia adquirido uns anos antes a ComStage. Resulta portanto em demasiados ETFs que seguem os mesmos índices. É maior provedora europeia, temos apenas de ter paciência e saber dos riscos nos próximos anos. Não obstante, lançaram um ETF all world interessante (WEBN), que se continuar a crescer a este ritmo poderá constituir alternativa ao VWCE, pela TER bastante mais baixa.
“Knowledge isn't free. You have to pay attention.” (Richard Feynman)
Louie
Registado: 18 out 2022 11:32
Has thanked: 140 times
Been thanked: 100 times

Mensagem por Louie »

JRJordao Escreveu: 09 mar 2025 14:36
Virtua Escreveu: 09 mar 2025 14:29
JRJordao Escreveu: 09 mar 2025 14:25 O que me leva a outra questão. Faz sentido acumular unidades numa corretora, onde as operações de compra são muito mais baratas, para depois transferir todas de uma vez para um banco?
Há quem faça isso. Honestamente fica-me mais simples fazer só uma ou duas compras por ano directamente num banco
Para um DCA mais frequente, a diferença nos custos de compra terá maior impacto. 1€ na Degiro vs 13€(?) no Invest. Para compras mensais, não será de desprezar.

Há também é que averiguar o custo de transferência :)
Este tema tem sido recorrente no Reddit. Em geral a ideia é acumular na Degiro até aos 20k e depois transferir para o Invest.
A ideia com que fiquei há uns tempos é que o processo parece ser simples e até nem muito caro.

Dá uma olhadela nesta thread (segue os comentários para mais):
Lvsitano

Mensagem por Lvsitano »

Carlos R Escreveu: 10 mar 2025 09:11 A Amundi está a tentar arrumar a casa, mas não é tarefa fácil. Adquiriu a Lyxor, que por sua vez já havia adquirido uns anos antes a ComStage. Resulta portanto em demasiados ETFs que seguem os mesmos índices. É maior provedora europeia, temos apenas de ter paciência e saber dos riscos nos próximos anos. Não obstante, lançaram um ETF all world interessante (WEBN), que se continuar a crescer a este ritmo poderá constituir alternativa ao VWCE, pela TER bastante mais baixa.
E o aumento inesperado da TER em alguns ETF? Começam com uma taxa mais baixa, depois que captam um determinado capital, puf, aumentam a TER. O natural seja a redução da TER, e não o inverso. A Amundi é demasiado imprevisível para se adquirir ETFs, a não ser que sejam de curto prazo.
milz
Registado: 15 out 2022 18:31
Has thanked: 4 times
Been thanked: 2 times

Mensagem por milz »

Não esquecer duas coisas neste cenário:
1. O histórico de movimentos pode não ser enviado e isto pode ter implicações em termos fiscais, no caso de não manteres tu um histórico de transações. Se o histórico de movimentos não for enviado, o que vais ver na corretora de destino não vai ser igual ao que estava na original. Por exemplo imagina que tinhas 5 compras de diferentes valores, e o que vai acontecer é ser apresentado uma única compra, com as mesmas UP, e com o preço médio
2. É possível existir um custo para esta movimentação

Posso dizer que no ano passado transferi um ETF do ActivoBank para o Invest e o que aprendi foi que não há processo nenhum standard para fazer estas transferências. No fundo, o Invest disse-me "se o AB enviar os movimentos, nós usamos, se não enviarem, fazemos um cálculo". E quando tratei com o AB, o pedido só é possível fazer por linha telefónica e foi qualquer coisa como eu a dizer "amigo, aponte aí bem que é para enviar os movimentos, todos, com data-valor e unidades de participação, para a conta XXX do titular YYYY..... Confirma que já apontou?" :)
Mais, paguei 0.5% do total do valor investido em comissões para a transferência.
Última edição por milz em 11 mar 2025 19:36, editado 1 vez no total.
JRJordao
Registado: 04 out 2022 12:11
Has thanked: 401 times
Been thanked: 679 times

Mensagem por JRJordao »

milz Escreveu: 10 mar 2025 21:40 Posso dizer que no ano passado transferi um ETF do ActivoBank para o Invest e o que aprendi foi que não há processo nenhum standard para fazer estas transferências. No fundo, o Invest disse-me "se o AB enviar os movimentos, nós usamos, se não enviarem, fazemos um cálculo". E quando tratei com o AB, o pedido só é possível fazer por linha telefónica e foi qualquer coisa como eu a dizer "amigo, aponte aí bem que é para enviar os movimentos, todos, com data-valor e unidades de participação, para a conta XXX do titular YYYY..... Confirma que já apontou?" :)
Mais, paguei 0.5% do total do valor investido em comissões para a transferência.
Medo! :shock:

Obrigado pelo testemunho.
milz
Registado: 15 out 2022 18:31
Has thanked: 4 times
Been thanked: 2 times

Mensagem por milz »

Foi a primeira vez que passei pela experiência, e achei o processo bastante atabalhoado. Ainda para mais, como tinha feito a transferência de um fundo PPR pouco tempo antes, onde tens o formulário com as informações necessárias.

Não sei se continua assim, mas há algum tempo corretoras como a Degiro não enviavam os movimentos quando era feita a transferência, talvez já tenha mudado agora, mas pode ser um ponto a ter em conta quando se subscreve.

Do meu lado, sou apologista de pagar menos comissões, mas prefiro ter os ETFs em corretoras nacionais, mesmo pagando os 10€ ou 12.5€ + IS. E já gastei dinheiro de formas mais parvas :)
Responder