Virtua Escreveu: ↑18 jan 2023 17:08
Aberto a sugestões. O que propões que transmitas às pessoas o nível de volatilidade esperada? Penso que até os reguladores têm dificuldade em fazer de outra forma (actualmente penso que são 7 níveis em vez de 3 mas vai dar +/- ao mesmo)
Estás a falar de tipos de riscos diferentes. Para chegar aí penso que ainda há muito a ensinar em termos de risco.
Os conceitos que estou a usar são usados há décadas, quer concordemos ou não, são perceptíveis pela maioria das pessoas!! [/quote]
São?
Eu que sei uma coisita ou duas (mas não mais) não sei o que querem dizer. Achas que o "zé do boné" sabe o que é isso do "dinâmico" ou "conservador"? Porque, repara, para ele "conservador" pode ser algo como não ter perdas
Ora, qualquer tipo de carteiras pode sempre ter perdas momentâneas.
Para mim mais valia definir à partida de forma aproximada: "com esta carteira podes assumir perdas momentâneas de X%", "com esta carteira de Y%", etc.
Caso contrário, são apenas termos qualitativos lançados ao ar. Independentemente de serem a norma ou não.
Virtua Escreveu: ↑18 jan 2023 17:08
Tomei em consideração a tua análise do rácio ouro/equity. Mas por outro lado mais de 20% de ouro numa carteira parece-me demasiado e menos de 10% parece-me que não serve para nada!!
Mais de 20% só mesmo no portfolio permanente.
A contrario, numa carteira com um valor baixo de acções, se calhar introduzires o ouro
a priori também não resulta em nada
a posteriori (algo para se testar).