ETFs (hot returns come and go, but expenses never die)

Local de discussão sobre fundos e ETFs
Virtua
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 748 times
Been thanked: 933 times

Re: ETFs

Mensagem por Virtua »

3rdWorldBuffet Escreveu: 14 jan 2023 11:43 Sem dúvida, o ishares Stoxx 50 no último trimestre do ano passado já tinha recuperado bastante, YTD já leva mais de 9%
Realmente o Stoxx 50 está cheio de força. Tenho de o incluir nos ETFs alternativos e na comparação geral de acções Europa lá no site ;-)

https://www.morningstar.pt/pt/etf/snaps ... 0P000131MG
Anexos
Captura de ecrã 2023-01-14 143040.png
Captura de ecrã 2023-01-14 143040.png (61.69 KiB) Visto 1184 vezes
"We are drowning in information, while starving for wisdom."
CountMeIn
Registado: 02 nov 2022 00:20
Has thanked: 66 times
Been thanked: 22 times

Mensagem por CountMeIn »

D@vid Escreveu: 13 jan 2023 16:24 Alguém consegue ver até onde vai a suposta vedeta?

https://www.jornaldenegocios.pt/mercado ... r-a-vedeta
Alguém tem acesso a este artigo que possa partilhar?

Algo contraditório com este artigo, parece-me:

https://executivedigest.sapo.pt/bancos- ... vela-dbrs/

Leitura explicativa do mercado da súecia:
https://www.washingtonpost.com/business ... story.html

Honestamente era o que achava que se ia passar em Portugal, uma quebra de 10-20% na procura e por consequente nas casas de classe baixa e média (sub 500k), que devido a juros mais altos têm taxas de esforço mais altas tendo que dar downsize nas habitações.

Imagem
Futsal78
Registado: 04 out 2022 11:29
Has thanked: 47 times
Been thanked: 10 times

Mensagem por Futsal78 »

Para um iniciante, começar a investir de preferência no Best, quais recomendam?
Virtua

Mensagem por Virtua »

Futsal78 Escreveu: 17 jan 2023 14:35 Para um iniciante, começar a investir de preferência no Best, quais recomendam?
Qual é a tua carteira de fundos? Estás à procura de quê? Longo prazo? Qual o teu nível de risco aceitável?
Futsal78
Registado: 04 out 2022 11:29
Has thanked: 47 times
Been thanked: 10 times

Mensagem por Futsal78 »

Virtua Escreveu: 17 jan 2023 14:48
Futsal78 Escreveu: 17 jan 2023 14:35 Para um iniciante, começar a investir de preferência no Best, quais recomendam?
Qual é a tua carteira de fundos? Estás à procura de quê? Longo prazo? Qual o teu nível de risco aceitável?
Numa de iniciar a ver como funciona, por isso com pouco capital, sem prazo algum definido....
Falo pelo Best pq já sou cliente com Fundos de Investimento...
Gajo
Registado: 05 out 2022 15:29
Has thanked: 121 times
Been thanked: 126 times

Mensagem por Gajo »

Futsal78 Escreveu: 17 jan 2023 14:51 Para um iniciante, começar a investir de preferência no Best, quais recomendam?
ETF ou fundos vai dar ao mesmo.*

Ou seja, não é por comprares 2 unidades do IWDA ( ~€ 150) no Best que vais aprender alguma coisa sobre ETFs ;)

Pensa num ETF ou um fundo como um veículo de investimento em determinado activo (i.e. acções, obrigações, ouro).

Nesse sentido, a pergunta que tens de fazer é: "o que pretendo fazer com a minha carteira de investimentos?"

* Já sei, já sei, comprar 1 ETF em bolsa é diferente de investir num fundo onde não temos de nos preocupar com lançar ordens de compra em bolsa :roll: :roll:
Virtua

Mensagem por Virtua »

Futsal78 Escreveu: 17 jan 2023 14:51
Virtua Escreveu: 17 jan 2023 14:48
Numa de iniciar a ver como funciona, por isso com pouco capital, sem prazo algum definido....
Falo pelo Best pq já sou cliente com Fundos de Investimento...
O problema é que vais passar a pagar guarda de títulos. Tens de ver se vale a pena. Com "pouco dinheiro" (o que é ambiguo pois "pouco dinheiro" para algumas pessoas pode ser 10k ou 500 euros).

Eu diria que algo em linha com o IWDA se queres algo geral, ou o MSCI World Momentum para "brincar/experimentar" mas mesmo assim ser bom (melhor performance que o IWDA)

link para experiencias:

https://www.justetf.com/en/find-etf.htm ... comparison
Anexos
Captura de ecrã 2023-01-17 150532.png
Captura de ecrã 2023-01-17 150532.png (89.34 KiB) Visto 971 vezes
jcab
Registado: 04 out 2022 11:32
Has thanked: 14 times
Been thanked: 20 times

Mensagem por jcab »

Virtua Escreveu: 17 jan 2023 15:14 ou o MSCI World Momentum para "brincar/experimentar"
Qual o ISIN desse ETF?
Não o encontro aqui...
3rdWorldBuffett
Registado: 14 jan 2023 11:39
Has thanked: 21 times
Been thanked: 69 times

Mensagem por 3rdWorldBuffett »

Penso que seja este IE00BP3QZ825
Virtua

Mensagem por Virtua »

jcab Escreveu: 17 jan 2023 17:39
Virtua Escreveu: 17 jan 2023 15:14 ou o MSCI World Momentum para "brincar/experimentar"
Qual o ISIN desse ETF?
Não o encontro aqui...
Pensei que ficassse gravado no link mas estava gravado no browser. De facto desapareceu. É o ISN que o 3rdWorldBuffet colocou
Virtua

Mensagem por Virtua »

@Gajo => Estou a pensar em fazer as carteiras com ouro para o site em breve.

Dinâmica => 60E/20B/20G
Moderada => 35E/50B/15G
Conservadora => 20E/70B/10G

As alocações parecem-te bem?
Gajo

Mensagem por Gajo »

Virtua Escreveu: 18 jan 2023 15:07 @Gajo => Estou a pensar em fazer as carteiras com ouro para o site em breve.

Dinâmica => 60E/20B/20G
Moderada => 35E/50B/15G
Conservadora => 20E/70B/10G

As alocações parecem-te bem?
Tenho uma certeza dificuldade em responder-te, porque não sei o que é isso do "dinâmico", "moderado" ou "conservador".

Aliás, considero uma carteira com 70% de obrigações tudo menos conservador, por causa do risco (real) da inflação no longo-prazo.

Para além disso, se verificares na 1a carteira o rácio acções-ouro está na ordem dos 3-1. Mas depois vai diminuindo. Mas tenho dúvidas que o ouro tenha uma volatilidade inferior que as acções para não manteres esse mesmo rácio nas outras carteiras.

Para tua nota, a minha carteira actual é (ou deveria ser :lol: ) muito semelhante à tua "dinâmica".
Virtua

Mensagem por Virtua »

Gajo Escreveu: 18 jan 2023 16:36 Tenho uma certeza dificuldade em responder-te, porque não sei o que é isso do "dinâmico", "moderado" ou "conservador".
Aberto a sugestões. O que propões que transmitas às pessoas o nível de volatilidade esperada? Penso que até os reguladores têm dificuldade em fazer de outra forma (actualmente penso que são 7 níveis em vez de 3 mas vai dar +/- ao mesmo)
Aliás, considero uma carteira com 70% de obrigações tudo menos conservador, por causa do risco (real) da inflação no longo-prazo.
Estás a falar de tipos de riscos diferentes. Para chegar aí penso que ainda há muito a ensinar em termos de risco.

Os conceitos que estou a usar são usados há décadas, quer concordemos ou não, são perceptíveis pela maioria das pessoas!!

Tomei em consideração a tua análise do rácio ouro/equity. Mas por outro lado mais de 20% de ouro numa carteira parece-me demasiado e menos de 10% parece-me que não serve para nada!!
Gajo

Mensagem por Gajo »

Virtua Escreveu: 18 jan 2023 17:08 Aberto a sugestões. O que propões que transmitas às pessoas o nível de volatilidade esperada? Penso que até os reguladores têm dificuldade em fazer de outra forma (actualmente penso que são 7 níveis em vez de 3 mas vai dar +/- ao mesmo)
Estás a falar de tipos de riscos diferentes. Para chegar aí penso que ainda há muito a ensinar em termos de risco.

Os conceitos que estou a usar são usados há décadas, quer concordemos ou não, são perceptíveis pela maioria das pessoas!! [/quote]

São?

Eu que sei uma coisita ou duas (mas não mais) não sei o que querem dizer. Achas que o "zé do boné" sabe o que é isso do "dinâmico" ou "conservador"? Porque, repara, para ele "conservador" pode ser algo como não ter perdas :lol: :lol: :lol: Ora, qualquer tipo de carteiras pode sempre ter perdas momentâneas.

Para mim mais valia definir à partida de forma aproximada: "com esta carteira podes assumir perdas momentâneas de X%", "com esta carteira de Y%", etc.

Caso contrário, são apenas termos qualitativos lançados ao ar. Independentemente de serem a norma ou não.
Virtua Escreveu: 18 jan 2023 17:08 Tomei em consideração a tua análise do rácio ouro/equity. Mas por outro lado mais de 20% de ouro numa carteira parece-me demasiado e menos de 10% parece-me que não serve para nada!!
Mais de 20% só mesmo no portfolio permanente. A contrario, numa carteira com um valor baixo de acções, se calhar introduzires o ouro a priori também não resulta em nada a posteriori (algo para se testar).
Gajo

Mensagem por Gajo »

Gajo Escreveu: 18 jan 2023 17:38
Aberto a sugestões. O que propões que transmitas às pessoas o nível de volatilidade esperada? Penso que até os reguladores têm dificuldade em fazer de outra forma (actualmente penso que são 7 níveis em vez de 3 mas vai dar +/- ao mesmo)

Os conceitos que estou a usar são usados há décadas, quer concordemos ou não, são perceptíveis pela maioria das pessoas!!
São?

Eu que sei uma coisita ou duas (mas não mais) não sei o que querem dizer. Achas que o "zé do boné" sabe o que é isso do "dinâmico" ou "conservador"? Porque, repara, para ele "conservador" pode ser algo como não ter perdas :lol: :lol: :lol: Ora, qualquer tipo de carteiras pode sempre ter perdas momentâneas.

Para mim mais valia definir à partida de forma aproximada: "com esta carteira podes assumir perdas momentâneas de X%", "com esta carteira de Y%", etc.

Caso contrário, são apenas termos qualitativos lançados ao ar. Independentemente de serem a norma ou não.
Virtua Escreveu: 18 jan 2023 17:08 Tomei em consideração a tua análise do rácio ouro/equity. Mas por outro lado mais de 20% de ouro numa carteira parece-me demasiado e menos de 10% parece-me que não serve para nada!!
Mais de 20% só mesmo no portfolio permanente. A contrario, numa carteira com um valor baixo de acções, se calhar introduzires o ouro a priori também não resulta em nada a posteriori (algo para se testar).
Responder