ETFs (hot returns come and go, but expenses never die)

Local de discussão sobre fundos e ETFs
Virtua
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 748 times
Been thanked: 933 times

Re: ETFs

Mensagem por Virtua »

Gajo Escreveu: 18 jan 2023 17:38
Eu que sei uma coisita ou duas (mas não mais) não sei o que querem dizer. Achas que o "zé do boné" sabe o que é isso do "dinâmico" ou "conservador"? Porque, repara, para ele "conservador" pode ser algo como não ter perdas :lol: :lol: :lol: Ora, qualquer tipo de carteiras pode sempre ter perdas momentâneas.

Para mim mais valia definir à partida de forma aproximada: "com esta carteira podes assumir perdas momentâneas de X%", "com esta carteira de Y%", etc.

Caso contrário, são apenas termos qualitativos lançados ao ar. Independentemente de serem a norma ou não.
Ah, não discordamos aí. Nas análises às carteiras irá isso tudo discriminado claro. O que quero dizer é mesmo o nome da carteira. E não deverá ser só 60/40 porque muita gente, como podes imaginar, não sabe o que isso é!!
"We are drowning in information, while starving for wisdom."
Virtua

Mensagem por Virtua »

Gajo Escreveu: 18 jan 2023 17:38 Achas que o "zé do boné" sabe o que é isso do "dinâmico" ou "conservador"? Porque, repara, para ele "conservador" pode ser algo como não ter perdas :lol: :lol: :lol: Ora, qualquer tipo de carteiras pode sempre ter perdas momentâneas.
Acho que sim. Nunca em mais de 10 a vender fundos nunca encontrei alguém que achou que uma carteira dinâmica tinha pouco risco ou que tinha menos risco que a moderada.
Gajo
Registado: 05 out 2022 15:29
Has thanked: 121 times
Been thanked: 126 times

Mensagem por Gajo »

Virtua Escreveu: 18 jan 2023 19:07 Acho que sim. Nunca em mais de 10 a vender fundos nunca encontrei alguém que achou que uma carteira dinâmica tinha pouco risco ou que tinha menos risco que a moderada.
Mas contavam com perdas de 40% numa carteira dinâmica? 25% numa carteira moderada? 20% numa carteira conservadora? 8-)
Virtua

Mensagem por Virtua »

Gajo Escreveu: 18 jan 2023 19:16
Virtua Escreveu: 18 jan 2023 19:07 Acho que sim. Nunca em mais de 10 a vender fundos nunca encontrei alguém que achou que uma carteira dinâmica tinha pouco risco ou que tinha menos risco que a moderada.
Mas contavam com perdas de 40% numa carteira dinâmica? 25% numa carteira moderada? 20% numa carteira conservadora? 8-)
Mas isso não é normal? :lol:

(Para que nos está a ler não acho nada normal. Foi uma private joke :mrgreen: )

P.S. Contínuo com o problema do nome (concordo contigo que a nomenclatura qualitativa está longe de ser a melhor). Estou genuinamente à espera de uma opção válida
Gajo

Mensagem por Gajo »

Arriscado
Arriscado+
ArriscadoPlusPlus

:lol: :lol: :lol:
jcab
Registado: 04 out 2022 11:32
Has thanked: 14 times
Been thanked: 20 times

Mensagem por jcab »

Que ISIN temos de um ETF directo em ouro ?
Virtua

Mensagem por Virtua »

jcab Escreveu: 18 jan 2023 21:09 Que ISIN temos de um ETF directo em ouro ?
Está no site e na primeira página. SGLD

https://www.sitedoinvestidor.pt/dashboards/SGLD

EDIT: Afinal não estava na primeira página. Vou adicionar!
jcab
Registado: 04 out 2022 11:32
Has thanked: 14 times
Been thanked: 20 times

Mensagem por jcab »

Virtua Escreveu: 17 jan 2023 18:18
jcab Escreveu: 17 jan 2023 17:39
Virtua Escreveu: 17 jan 2023 15:14 ou o MSCI World Momentum para "brincar/experimentar"
Qual o ISIN desse ETF?
Não o encontro aqui...
Pensei que ficassse gravado no link mas estava gravado no browser. De facto desapareceu. É o ISN que o 3rdWorldBuffet colocou

Hmmm...estranhamente esse ISIN IE00BP3QZ825 não aparece no bancobest ?
Gajo

Mensagem por Gajo »

jcab Escreveu: 19 jan 2023 09:45 Hmmm...estranhamente esse ISIN IE00BP3QZ825 não aparece no bancobest ?

O Best não tem de ter todos os ETFs.

Mas, se bem me lembro, o iShares Edge MSCI World Momentum fazia parte da lista de ETFs que eles tinham.
Gajo

Mensagem por Gajo »

Afinal deve ter-me confundido com o iShares MSCI World Min Vol.

Momentum Factor só tens a versão do índice americano (ishares) e europeu (amundi).

Para todos os efeitos, eu nunca começaria com um index factor sem antes perceber melhor como funcionam os ETFs.
Virtua

Mensagem por Virtua »

jcab Escreveu: 19 jan 2023 09:45 Hmmm...estranhamente esse ISIN IE00BP3QZ825 não aparece no bancobest ?
Pois. Acredito. Mas os bancos nacionais são bastante limitados em ETFs. Pede-lhes. Pode ser que incluam. Penso que o IQQ0 está lá a meu pedido e os vanguard lifestrategy estão no invest tb a meu pedido. Manda mail ao teu gestor!!
White_assy
Registado: 10 dez 2022 19:50
Has thanked: 2 times

Mensagem por White_assy »

Virtua Escreveu: 11 jan 2023 23:00 Essas "explicações" e estudos é algo que eu farei com o tempo no nosso site e aqui no fórum. Infelizmente demoaram o seu tempo.

Tens alguma data alvo paraessas explicações no site? Confesso que só depois de referires o site é que dei com ele :lol:

Ainda assim a tua explicação ajudou-me a esclarecer pelo menos os traços gerais. Parece-me que para a generalidade dos investidores passivos uma carteira com obrigações europeias (indiferente se só gov ou ambas) de maturidade média é informação que chegue.

Se tiverem artigos, blogs etc com informação para um "zé do boné" sobre obrigações também agradeço que gostava de satisfazer a curiosidade. Apesar de pelos nicks conhecer a maioria dos users do discord, pessoalmente prefiro esta organização em fórum. Continuem o bom trabalho sff. O Zé do futuro agradece.
Virtua

Mensagem por Virtua »

White_assy Escreveu: 19 jan 2023 12:02 Essas "explicações" e estudos é algo que eu farei com o tempo no nosso site e aqui no fórum. Infelizmente demoaram o seu tempo.
Tens alguma data alvo paraessas explicações no site? Confesso que só depois de referires o site é que dei com ele :lol:
Ainda não, infelizmente. Mil e uma coisas para fazer antes, inclusivamente para a comunidade!!
White_assy Escreveu: 19 jan 2023 12:02 Apesar de pelos nicks conhecer a maioria dos users do discord, pessoalmente prefiro esta organização em fórum
Eu tb. Acho que muita boa informação se perde quer no reddit quer no discord pk são coisas que incentivam "the new new thing" e esta informação é intemporal. Com o tempo vamos lá ;)
White_assy Escreveu: 19 jan 2023 12:02 Se tiverem artigos, blogs etc com informação para um "zé do boné" sobre obrigações também agradeço que gostava de satisfazer a curiosidade.
Investopedia é um bom local para começares.

https://www.google.com/search?client=fi ... vestopedia

https://www.google.com/search?q=how+do+ ... s-wiz-serp
3rdWorldBuffett
Registado: 14 jan 2023 11:39
Has thanked: 21 times
Been thanked: 69 times

Mensagem por 3rdWorldBuffett »

Boa tarde,

Estava numa "discussão" com um amigo meu que segue uma estratégia de compra de acções que distribuem dividendos porque, segundo ele, recebe os dividendos e depois reinveste pelas acções que tem em carteira e vai criando um efeito bola de neve. Ok até aqui tudo certo, no entanto chamei-o à atenção que os vídeos que ele viu na net não se aplicam necessariamente da mesma forma em PT visto que os dividendos são logo tributados quando pagos porque aqui não temos benefícios fiscais que isentem os dividendos como nos vídeos que, imagino, ele terá visto para o efeito.

Fui então por curiosidade comparar dois ETF, um com acumulação e outro com distribuição de dividendos. A verdade é que no espaço temporal máximo para os ETFs que escolhi, aleatoriamente, que admito não ser muito grande, uns 10 anos, esperava que a diferença fosse maior, até porque no segundo caso não se assume o reinvestimento dos dividendos.

Conseguem-me ajudar a preencher o que estará a faltar na minha análise? Será por espaço temporal ser "pequeno" não permite que o verdadeiro efeito produza um valor mais significativo? Será pelo DY ser "baixo" 1,43%? Selecionei mal os ETFs para comparação?

Imagem

Imagem
Virtua

Mensagem por Virtua »

3rdWorldBuffet Escreveu: 19 jan 2023 14:55 Conseguem-me ajudar a preencher o que estará a faltar na minha análise?
O facto de a just ETF faz conta a Total Return, ou seja, no backtest que fizeste há de facto reinvestimento de dividendos e como o just ETF não sabe os impostos de todos os países reinveste o valor bruto

Tu estás 100% correcto mas se o teu amigo quer pagar impostos é lá com ele :lol:

Falando a sério um ETF de acumulação tb reeinveste os dividendos claro e não passa pelo pagamento de impostos em PT. O que poderá ser do interesse do teu amigo é um ETF com empresas que pagam muito de dividendo (tipo dividends Aristocrats) mas sempre em Acc. Isso nem é questão.

Tens aqui os ETFs Acc de estratégia dividendos

https://www.justetf.com/en/find-etf.htm ... cumulating

Podes eliminar o filtro de acc e ver se encontra um etf bom tb. Que o acc não seja uma razão de escolha de um ETF só pk sim. Mas no caso de ter as duas versões escolhe sempre Acc. Sem filtro Acc : https://www.justetf.com/en/find-etf.htm ... Order=desc

P.S. - Em relação à tua assinatura. Queres que coloque mais um t no teu nick? Não tenho a certeza que dá mas posso testar :lol:
Responder