Fundos de Investimento

Local de discussão sobre fundos e ETFs
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1924
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 671 times
Been thanked: 779 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por Virtua »

superkinas Escreveu: 26 jul 2023 23:13 mas nada bate este
Morgan Stanley Investment Funds - Global Endurance Fund A EUR Acc
69 ao ano.

em tempos de growth o MS INVF Global Opportunity A EUR tb tem comportamento interessante, o problema é quando cai :)
Tens a liberdade de pedir a análise que quiseres aqui: viewtopic.php?p=5802#p5802. Diz quais os fundos e eu coloco. Ficam com actualizações diárias e podes comparar mais que apenas 3/4/5 que é o que temos feito no site e appsdoinvestidor.
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
Avatar do Utilizador
D@emoon
Mensagens: 2498
Registado: 03 out 2022 16:41
Localização: Lisboa
Has thanked: 552 times
Been thanked: 610 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por D@emoon »

Terceiro mês mais alto do ano na minha carteira, não esperava uma subida quanto mais estar no top 3, mas sabiamos de antemão que o mês de Julho costuma ser o melhor nos mercados...

Vamos entrar no "pior" mês em média seguido de outro que tanbém costuma não ser lá grande coisa ( optimos para reforçar posições quem possa o fazer) estou de novo à espera que seja agora que a carteira caia, mas... :D
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Avatar do Utilizador
D@emoon
Mensagens: 2498
Registado: 03 out 2022 16:41
Localização: Lisboa
Has thanked: 552 times
Been thanked: 610 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por D@emoon »

A Fitch baixou o ranting dos States de AAA para AA+?? ui..
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Gajo
Mensagens: 421
Registado: 05 out 2022 15:29
Has thanked: 121 times
Been thanked: 126 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por Gajo »

Abri a bloomberg.

Fechei a bloomberg.


:lol:
Avatar do Utilizador
D@emoon
Mensagens: 2498
Registado: 03 out 2022 16:41
Localização: Lisboa
Has thanked: 552 times
Been thanked: 610 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por D@emoon »

Gajo Escreveu: 02 ago 2023 10:00 Abri a bloomberg.

Fechei a bloomberg.


:lol:
Porquê?
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Gajo
Mensagens: 421
Registado: 05 out 2022 15:29
Has thanked: 121 times
Been thanked: 126 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por Gajo »

D@emoon Escreveu: 02 ago 2023 10:14
Gajo Escreveu: 02 ago 2023 10:00 Abri a bloomberg.

Fechei a bloomberg.


:lol:
Porquê?
Olhei para as quedas dos índices.

(e era mais uma piada do que outra coisa qualquer ;) )
Avatar do Utilizador
D@emoon
Mensagens: 2498
Registado: 03 out 2022 16:41
Localização: Lisboa
Has thanked: 552 times
Been thanked: 610 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por D@emoon »

Gajo Escreveu: 02 ago 2023 10:39
D@emoon Escreveu: 02 ago 2023 10:14
Gajo Escreveu: 02 ago 2023 10:00 Abri a bloomberg.

Fechei a bloomberg.


:lol:
Porquê?
Olhei para as quedas dos índices.

(e era mais uma piada do que outra coisa qualquer ;) )
Eu percebi a piada :lol:
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Avatar do Utilizador
D@emoon
Mensagens: 2498
Registado: 03 out 2022 16:41
Localização: Lisboa
Has thanked: 552 times
Been thanked: 610 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por D@emoon »

Caros, uma coisa que gostaria de falar muito rapidamente para quem está por aqui há mais tempo ou que chega entretanto, penso que alguns de vós já o faça ou tenha conhecimento, mas outros talvez não, que é estudar um pouco não só a macroeconomia mas também olharem para os gráficos dos indices.

Não estou a falar em análise técnica profissional ou de algo muito profundo, mas algumas noções básicas que podem ver e analisar e que vos pode acrescentar basicamente tranquilidade nas quedas ( sim porque nas subidas está sempre tudo bem :lol: )

Um exemplo muitooo simples, os GAPs, é algo que eu olho muito porque nos mercados tradicionais não me recordo assim derepente de GAPs que não são fechados, primeiro de tudo o que é um GAP? um GAP acontece quando não há sobreposição entre o preço de fechamento do dia anterior e o preço de abertura do próximo dia, isso faz com que haja uma lacuna vazia no gráfico que indica uma mudança brusca no preço geralmente devido a noticias resultados etc.

Como podem ver no gráfico do S&P 500, há recentemente um GAP ali pelos 4.445/4.450, isso quer dizer que para alguém como eu, que olho para o gráfico nos 4.600 pontos mas que sei que há um GAP naquela zona, e estatisticamente a probabilidade do GAP ser fechado é muito grande, sei que o S&P 500 vai ter de cair pelo menos -3,5% desde os 4.600, e por isso, não vou ficar nervoso se o mercado começar a cair porque já sei que muito provávelmente vai ter de ir fechar o GAP, falo no S&P 500 como poderia falar noutro indice, e quanto mais cedo ele o fizer melhor, porque vamos imaginar um S&P 500 nos 5.000 pontos...

Também se encontra assinalado outro GAP perto dos 4.580, ora o que me dá ânimo no sentido que vamos ter de ir para lá de novo perto dos 4.600 pontos, hoje, amanhã, daqui a um mês não sei, mas vamos ter de ir de novo a esses patamares brevemente.

Esta é só uma coisa muito básica que podem olhar, há também as médias móveis que podem ser suporte ou resistência que também nos dizem alguma coisa, mas para já acho que os GAPs é para mim do mais importante mais não seja para não ficarem surpreendidos ou nervosos quando acontece uma queda.
Anexos
GAP.PNG
GAP.PNG (15.41 KiB) Visto 1277 vezes
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Avatar do Utilizador
Patanisca
Mensagens: 119
Registado: 04 out 2022 13:23
Has thanked: 40 times
Been thanked: 47 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por Patanisca »

comprei ontem, comprei hoje, comprarei amanhã.
Louie
Mensagens: 262
Registado: 18 out 2022 11:32
Has thanked: 107 times
Been thanked: 76 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por Louie »

D@emoon Escreveu: 03 ago 2023 09:20 estatisticamente a probabilidade do GAP ser fechado é muito grande
D@emoon Escreveu: 03 ago 2023 09:20 Também se encontra assinalado outro GAP perto dos 4.580, ora o que me dá ânimo no sentido que vamos ter de ir para lá de novo perto dos 4.600 pontos, hoje, amanhã, daqui a um mês não sei, mas vamos ter de ir de novo a esses patamares brevemente.
Antes de mais, obrigado pelo esclarecimento. De facto já tenho visto nos teus comentários e também "por aí" este tema dos GAPs e como uso muito pouco a AT, basicamente só consulto as médias móveis e o RSI para ter uma ideia de como as coisas vão e não necessariamente para fixar pontos de entrada e por isso nunca me despertou curiosidade em pesquisar este tema dos GAPs.

Mas aproveito para te colocar uma questão.
Dado que as cotações flutuam espera-se naturalmente que eventualmente percorram os preços todos mais tarde ou mais cedo.
Atendendo ao histórico dos ciclos económicos, recessões, expansões, etc, qualquer pessoa pode dizer que o mercado algum dia recuará aos 3000 pontos e algum dia subirá aos 7000 pontos.
Nesse sentido, qual a utilidade dos GAPs quando não nos conseguem dar um horizonte temporal definido?
Avatar do Utilizador
D@emoon
Mensagens: 2498
Registado: 03 out 2022 16:41
Localização: Lisboa
Has thanked: 552 times
Been thanked: 610 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por D@emoon »

Louie Escreveu: 03 ago 2023 10:45
Nesse sentido, qual a utilidade dos GAPs quando não nos conseguem dar um horizonte temporal definido?
EU acho que a utilidade é um pouco o que falei a trás, se eu olho para o gráfico por exemplo a uma semana, e vejo que há um desfasamento no preço num determinado período de tempo, que está num determinado ponto, sei que à partida o indice vai ter de lá ir fechar, seja para cima seja para baixo, então se eu não estivesse consciente desse provável movimento futuro, ao ver o indice a cair poderia ficar nervoso, mas não estarei porque sei que mais tarde ou mais cedo ele teria de o fazer.
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Avatar do Utilizador
D@emoon
Mensagens: 2498
Registado: 03 out 2022 16:41
Localização: Lisboa
Has thanked: 552 times
Been thanked: 610 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por D@emoon »

Também há quem olhe para as médias móveis para trading, ou, para também terem uma noção até onde estão os suportes nas quedas, por exemplo na imagem, quando se olha para uma média que está nos 4.499, sabemos que pode existir uma queda que venha até esses valores ( o que aconteceu no dia de ontem ) diria novamente que funciona psicológicamente como os GAPs, o que acontece é que quando o valor chega a esses patamares e consegue se manter, o mais provável é de novo impulso de subida ( hoje o S&P500 está a subir ) se quebrar para baixo o mais provável é vir buscar outras médias abaixo.

Atenção que isto é uma "explicação" muito simples tal como fiz com os GAPs, mas é para perceberem que sempre que existem quedas, há patamares que têm de ser cumpridos, diria degraus, quando cai um degrau vai para outro e assim sucessivamente, tal como nas subidas, ao olharmos para os gráficos e olharmos para os GAPs e médias móveis, podemos assim ficar mais tranquilos nas quedas, já sabemos de antemão que pode existir uma queda até aqueles valores, e quando acontece podem até serem boas oportunidades de reforço de posições.
Anexos
EMA.PNG
EMA.PNG (12.79 KiB) Visto 1101 vezes
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Avatar do Utilizador
D@emoon
Mensagens: 2498
Registado: 03 out 2022 16:41
Localização: Lisboa
Has thanked: 552 times
Been thanked: 610 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por D@emoon »

S&P500 depois de uma subida inicial perdeu a média e veio tentar fechar o GAP mas ainda não foi desta, terá de cair mais cerca de 0,80%.

Se na próxima semana fechar o GAP nos 4.445/4.450 e se houverem bons números nos CPI's dos EUA na quinta-feira, deverá subir depois novamente para fechar o GAP nos 4.580 e subir até aos 4.600... se os CPI's vierem maus então podemos ter mais quedas.
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Avatar do Utilizador
tcs
Mensagens: 124
Registado: 04 out 2022 16:52
Has thanked: 48 times
Been thanked: 42 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por tcs »

D@emoon Escreveu: 04 ago 2023 14:46 Também há quem olhe para as médias móveis para trading, ou, para também terem uma noção até onde estão os suportes nas quedas, por exemplo na imagem, quando se olha para uma média que está nos 4.499, sabemos que pode existir uma queda que venha até esses valores ( o que aconteceu no dia de ontem ) diria novamente que funciona psicológicamente como os GAPs, o que acontece é que quando o valor chega a esses patamares e consegue se manter, o mais provável é de novo impulso de subida ( hoje o S&P500 está a subir ) se quebrar para baixo o mais provável é vir buscar outras médias abaixo.

Atenção que isto é uma "explicação" muito simples tal como fiz com os GAPs, mas é para perceberem que sempre que existem quedas, há patamares que têm de ser cumpridos, diria degraus, quando cai um degrau vai para outro e assim sucessivamente, tal como nas subidas, ao olharmos para os gráficos e olharmos para os GAPs e médias móveis, podemos assim ficar mais tranquilos nas quedas, já sabemos de antemão que pode existir uma queda até aqueles valores, e quando acontece podem até serem boas oportunidades de reforço de posições.
Primeiro que tudo agradecer-te este tipo de posts que, para muitos, podem ser "luzes" importantes para os seus investimentos.

Eu também costumo olhar para os GAPs mas apenas em ações. Sendo um índice formado por um conjunto de ações esta análise de GAPs tem a mesma relevância?

E quanto as médias móveis... Quais os períodos que utilizas? Gráficos diários, 250? Gráficos semanais, 52?
Avatar do Utilizador
D@emoon
Mensagens: 2498
Registado: 03 out 2022 16:41
Localização: Lisboa
Has thanked: 552 times
Been thanked: 610 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por D@emoon »

tcs Escreveu: 05 ago 2023 09:35
Primeiro que tudo agradecer-te este tipo de posts que, para muitos, podem ser "luzes" importantes para os seus investimentos.

Eu também costumo olhar para os GAPs mas apenas em ações. Sendo um índice formado por um conjunto de ações esta análise de GAPs tem a mesma relevância?

E quanto as médias móveis... Quais os períodos que utilizas? Gráficos diários, 250? Gráficos semanais, 52?
Thanks, atenção que eu sou mais de contas à merceeiro sem ser muito técnico, mas as coisas lá vão batendo certo, e sim, tem a mesma relevância para mim, se eu vejo os GAPs a serem fechados têm de ser olhados com a devida importância mais não seja para termos uma noção de futuras quedas.

Não uso muito as médias móveis, é mais um desafio para quem quiser entrar nesse mundo e ver como elas nos podem guiar, para mim a mais importante é sem dúvida a de 200 periodos, depois há outras para menores periodos como aquela que mostrei anteriormente.
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Responder