XTB

Discussão de quais as melhores correctoras, bancos e fintechs para investirmos
Sr IRS
Registado: 11 jun 2024 23:13
Has thanked: 58 times
Been thanked: 38 times

Re: XTB

Mensagem por Sr IRS »

morgoth Escreveu: 17 jun 2024 16:08 Ainda é a melhor corretora para abrir conta?
Eu tenho conta há menos de 1 ano e estou contente. Não tem comissões diretas de subscrição e venda de ações e ETFs até 100 000 € mensais de movimento, e esperam começar a vender obrigações daqui a uns tempos. Ouvi dizer que têm poucos ETFs disponíveis, mas não pesquisei sobre o assunto.

Retiraram recentemente a comissão de levantamentos abaixo de 200 €. Tem uma comissão de 10€ mensais por inatividade se não fizeres compra ou venda de ações por 365 dias nem tenhas depositado dinheiro nos últimos 90 dias (basta 1 para não pagar esta comissão).

Paga juros de 4.2% (TAMB) nos primeiros 3 meses sobre o dinheiro não investido, que depois passa 2%.

Também "simplificam" alguns procedimentos... Tinha umas ações da EDPR que pagam dividendos por "direitos de incorporação" e eles simplesmente venderam esses direitos pelo preço fixo garantido pela EDPR e depositaram o dinheiro na minha conta como se dividendos simples se tratassem.

Bom apoio ao cliente, têm chat que respondem na hora e tens um gestor de conta que te liga quando abres a conta. O meu teve azar porque estive meia hora a fazer-lhe perguntas. :lol:

Algumas opções do perfil só tens disponível na versão do computador (acho que não consegui tirar o documento anual de comissões na app do telemóvel?). Infelizmente também não dá para bloquear os CFDs.

Recomendo se souberes bem onde existem as comissões e se tiveres muito cuidado para não investires em CFDs.

EDIT: Esqueci-me de referir a possibilidade de investir em ações/ETF fracionados (mas só se pode vender unidades completas).
Última edição por Sr IRS em 18 jun 2024 14:54, editado 1 vez no total.
Disclaimer: Não sou contabilista, apenas me comecei a interessar recentemente por finanças pessoais
morgoth
Registado: 14 jun 2024 16:05
Has thanked: 35 times
Been thanked: 9 times

Mensagem por morgoth »

Acabei por abrir a conta de madrugada e em menos de 10 minutos tinha tudo a bombar.

Comprei ações (que na verdade só se concretizaram de manhã), fiz 2 planos de poupança de ETF e tenho lá cerca de 70€ para ir brincar com alguma coisa.

Abri igualmente na T212 e não consigo dizer qual a melhor. Parecem-me idênticas apenas muda a cor :)

Com isto tudo 500 paus já lá estão "enterrados" 🥶
O céu é o limite. Já a minha carteira...
elisabetef
Registado: 18 jun 2024 21:34

Mensagem por elisabetef »

Criei conta no XTB depois de algumas análises de outras correctoras...
Agora chegou o momento de fazer a transferência e não estou a conseguir... Estou a tentar usar a minha conta do bankinter e depois de preencher o IBAN e etc... aparece secção a perguntar se é UE, digo que sim e tenho que preencher um clearing code :( não estou a perceber o que é isto :(

Ou é mais simples usar um cartão VISA/Mastercard para a transferência?
Sugerem, cartão de débito ou crédito?

Conseguem ajudar-me?
Obrigada,
Elisabete
Sr IRS

Mensagem por Sr IRS »

elisabetef Escreveu: 18 jun 2024 21:38 Criei conta no XTB depois de algumas análises de outras correctoras...
Agora chegou o momento de fazer a transferência e não estou a conseguir... Estou a tentar usar a minha conta do bankinter e depois de preencher o IBAN e etc... aparece secção a perguntar se é UE, digo que sim e tenho que preencher um clearing code :( não estou a perceber o que é isto :(

Conseguem ajudar-me?
Obrigada,
Elisabete
Olá Elisabete,

Eu deixei de usar o bankinter para fazer transferências internacionais porque paga comissões (0,52€, mas como já tinha conta moey!, comecei a usar essa) e não pediam esse clearing code.

Experimenta estes dados 50110800 mas com um valor muito pequeno para ter a certeza que funciona. Da minha experiência, o Bankinter faz as transferências no próprio dia se fizeres a ordem durante a manhã, mas a XTB só costuma fazer a contabilização no início do dia útil seguinte.

Cuidado a fazer transferências com cartão de crédito, que isso deve funcionar como cash advance, que implica juros elevadíssimos.

Retomo a indicação de é muito fácil confundir na XTB as ações/ETF com os CFD, muito cuidado com isso.
Disclaimer: Não sou contabilista, apenas me comecei a interessar recentemente por finanças pessoais
elisabetef
Registado: 18 jun 2024 21:34

Mensagem por elisabetef »

Sr IRS Escreveu: 18 jun 2024 22:19
elisabetef Escreveu: 18 jun 2024 21:38 Criei conta no XTB depois de algumas análises de outras correctoras...

Conseguem ajudar-me?
Obrigada,
Elisabete
Olá Elisabete,

Eu deixei de usar o bankinter para fazer transferências internacionais porque paga comissões (0,52€, mas como já tinha conta moey!, comecei a usar essa) e não pediam esse clearing code.

Experimenta estes dados 50110800 mas com um valor muito pequeno para ter a certeza que funciona. Da minha experiência, o Bankinter faz as transferências no próprio dia se fizeres a ordem durante a manhã, mas a XTB só costuma fazer a contabilização no início do dia útil seguinte.

Cuidado a fazer transferências com cartão de crédito, que isso deve funcionar como cash advance, que implica juros elevadíssimos.

Retomo a indicação de é muito fácil confundir na XTB as ações/ETF com os CFD, muito cuidado com isso.
Obrigada pelas dicas. Acabei por fazer a transferência via activo bank dado que também tenho essa conta e assim não paguei nada.

Sobre cuidados na compra, obrigada pelas dicas... Estou neste momento ainda a tentar ambientar-me com a XTB para garantir que não faço asneiras :)
trkicks
Registado: 25 jun 2024 11:04
Has thanked: 6 times
Been thanked: 2 times

Mensagem por trkicks »

elisabetef Escreveu: 18 jun 2024 21:38 Ou é mais simples usar um cartão VISA/Mastercard para a transferência?
Eu faço sempre através do paypal.
trkicks

Mensagem por trkicks »

Boa noite.
Deve ser uma coisa básica mas não estou a encontrar essa informação.
Onde conseguimos ver a quantidade de ações/ETF que temos?
Por exemplo meto 100€ em S&P500 que está a 108€, ou seja, compro 0.9 do ETF e no mês seguinte mais 0,9. Onde consigo ver que já tenho 1,8?
E se tiver S&P500 em mais que um plano de nvestimento, consigo também saber o total?
Obrigado.
Sr IRS

Mensagem por Sr IRS »

trkicks Escreveu: 15 jan 2025 00:40 Boa noite.
Deve ser uma coisa básica mas não estou a encontrar essa informação.
Onde conseguimos ver a quantidade de ações/ETF que temos?
Por exemplo meto 100€ em S&P500 que está a 108€, ou seja, compro 0.9 do ETF e no mês seguinte mais 0,9. Onde consigo ver que já tenho 1,8?
E se tiver S&P500 em mais que um plano de nvestimento, consigo também saber o total?
Obrigado.
Bom dia.

Na App ou no site? Vou falar na app. Apenas compro unidades inteiras e não uso os planos de investimento.
Eu consigo ver as minhas unidades totais (volume) e o preço médio de compra em "portefólio" (no canto inferior esquerdo) -> Posições abertas.

Deixa só dar a indicação que as ações/ETF fracionados na XTB não são teus até completares as unidades. Se tiveres 1.8 unidades, só 1 é tua propriedade.
trkicks

Mensagem por trkicks »

Sr IRS Escreveu: 15 jan 2025 09:05 Bom dia.

Na App ou no site? Vou falar na app. Apenas compro unidades inteiras e não uso os planos de investimento.
Eu consigo ver as minhas unidades totais (volume) e o preço médio de compra em "portefólio" (no canto inferior esquerdo) -> Posições abertas.

Deixa só dar a indicação que as ações/ETF fracionados na XTB não são teus até completares as unidades. Se tiveres 1.8 unidades, só 1 é tua propriedade.
Obrigado pela resposta.
Entretanto já consegui ver onde é:
Na app: Menu Mais>>Configuracoes>>Resumo de Ações

Em relação aos ETF fracionados também sei disso, mas como estou a fazer um plano para as minhas filhas, coloco o mesmo valor todos os meses e como é uma coisa para longo prazo, ainda não me preocupa muito ter 1.8, 1.3 ou 1. Se e quando chegar a altura de levantar, aí acerto as unidades.
Mas obrigado pela dica.
trkicks

Mensagem por trkicks »

Boa tarde.
Tinha lido que a XTB costuma enviar um documento, com os dados já todos certinhos para colocarmos no IRS.
Sabem quando é que isso é enviado?
Carlos R
Registado: 05 dez 2023 13:25
Has thanked: 84 times
Been thanked: 73 times

Mensagem por Carlos R »

trkicks Escreveu: 15 mar 2025 20:23 Boa tarde.
Tinha lido que a XTB costuma enviar um documento, com os dados já todos certinhos para colocarmos no IRS.
O documento bonitinho para copiar com os quadros e anexos do IRS fica disponível no final de Março. No entanto, o ano passado já me apareceu pré-preenchido no anexo G (devia ser o J, mas vai dar ao mesmo).
“Knowledge isn't free. You have to pay attention.” (Richard Feynman)
trkicks

Mensagem por trkicks »

Carlos R Escreveu: 15 mar 2025 21:41
trkicks Escreveu: 15 mar 2025 20:23 Boa tarde.
O documento bonitinho para copiar com os quadros e anexos do IRS fica disponível no final de Março. No entanto, o ano passado já me apareceu pré-preenchido no anexo G (devia ser o J, mas vai dar ao mesmo).
Muito obrigado.
JATG
Registado: 10 mar 2025 18:11
Has thanked: 28 times
Been thanked: 1 time

Mensagem por JATG »

Boa tarde!

Uma dúvida fiscal em relação à XTB :
Se eu abrir hoje conta na XTB e investir em 2 ou 3 ETF`s acumulativos, não tendo saldo na conta corrente, deverei declarar esta conta no IRS do próximo ano?
A dúvida surge porque li algures que, ao contrário de por exemplo a Revolut ou Trade Republic, a XTB não tem IBAN individual (um IBAN para cada cliente)...

Obrigado.
JRJordao
Registado: 04 out 2022 12:11
Has thanked: 576 times
Been thanked: 1059 times

Mensagem por JRJordao »

A obrigação de declarar conta aberta ao teu nome no estrangeiro não depende de teres lá saldo.

Se para transferências bancárias usas um IBAN ao nome da corretora (e um identificador na descrição), não há conta a declarar.
JATG
Registado: 10 mar 2025 18:11
Has thanked: 28 times
Been thanked: 1 time

Mensagem por JATG »

JRJordao Escreveu: 19 mar 2025 17:19 A obrigação de declarar conta aberta ao teu nome no estrangeiro não depende de teres lá saldo.

Se para transferências bancárias usas um IBAN ao nome da corretora (e um identificador na descrição), não há conta a declarar.
Obrigado pela resposta.
Eu ainda não abri conta na XTB, mas pelo que li, nesta corretora não temos IBAN nosso. Para colocar capital na conta, dão-nos um IBAn e um código (que está associado à nossa conta). Sabes se é assim que funciona?

A ser assim que funciona a XTB, penso que não declaramos nada no IRS... apenas iremos declarar quando tivermos mais valias.
Responder