Fundos de Investimento

Local de discussão sobre fundos e ETFs
D@emoon
Registado: 03 out 2022 16:41
Has thanked: 581 times
Been thanked: 650 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por D@emoon »

Futsal78 Escreveu: 04 out 2023 15:06 A facilidade de o resgatar.....
Depois podem simplesmente antes de 31/12 voltar aplicar para nova dedução, sem necessitar de novo capital e a perda não ser assim tanta 🤔
Voltar a aplicar como se foi utilizado para pagar o CH? assim tem de ser sempre com novo capital, mas se havia capital então não havia necessidade de vender poupanças, acho eu.
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
00ba
Registado: 04 out 2022 12:09
Has thanked: 5 times
Been thanked: 10 times

Mensagem por 00ba »

Boas!

A Allianz está a comercializar, até 27/10, um fundo fechado de obrigações Euro, com maturidade de quatro anos.

O que acham deste tipo de fundos? O facto de ser fechado e ter target maturity, à partida, limitará as eventuais perdas/ganhos?

Sendo que os Gestores podem transacionar, na eventualidade das taxas de juro começarem a descer, podem esperar-se maiores ganhos? Nesse cenário, seria preferível um Fundo/ETF sem maturidade?

O único risco de perda de Capital é a falência das entidades emitentes das obrigações (risco de crédito/contraparte)?

Página do fundo
KID (pdf)
Futsal78
Registado: 04 out 2022 11:29
Has thanked: 47 times

Mensagem por Futsal78 »

D@emoon Escreveu: 04 out 2023 15:15
Futsal78 Escreveu: 04 out 2023 15:06 A facilidade de o resgatar.....
Depois podem simplesmente antes de 31/12 voltar aplicar para nova dedução, sem necessitar de novo capital e a perda não ser assim tanta 🤔
Voltar a aplicar como se foi utilizado para pagar o CH? assim tem de ser sempre com novo capital, mas se havia capital então não havia necessidade de vender poupanças, acho eu.
Mas a facilidade de o resgatar...
Colocar a render o mesmo, não ter usado para CH e voltar aplicar no PPR.
3rdWorldBuffett
Registado: 14 jan 2023 11:39
Has thanked: 21 times
Been thanked: 66 times

Mensagem por 3rdWorldBuffett »

00ba Escreveu: 04 out 2023 16:40

O que acham deste tipo de fundos? O facto de ser fechado e ter target maturity, à partida, limitará as eventuais perdas/ganhos?
rl]
Sim.
Imagina que há uma evolução negativa nos últimos meses e entretanto o fundo chega à maturidade, os valores que atingir são aqueles à data e não tens a possibilidade de esperar uma recuperação no futuro.
Do mesmo modo pode acontecer o inverso e ganhares com isso.

No just etf podes procurar fundos de obrigações com durações semelhantes para comparares

https://www.justetf.com/en/find-etf.htm ... dex&bm=3-5

Uma coisa que achei curiosa é chamar-se Euro Bond no entanto dá a entender que pode investir em empresas fora da zona Euro.
00ba

Mensagem por 00ba »

3rdWorldBuffett Escreveu: 04 out 2023 18:29
00ba Escreveu: 04 out 2023 16:40

rl]
Sim.
Imagina que há uma evolução negativa nos últimos meses e entretanto o fundo chega à maturidade, os valores que atingir são aqueles à data e não tens a possibilidade de esperar uma recuperação no futuro.
Do mesmo modo pode acontecer o inverso e ganhares com isso.

No just etf podes procurar fundos de obrigações com durações semelhantes para comparares

https://www.justetf.com/en/find-etf.htm ... dex&bm=3-5

Uma coisa que achei curiosa é chamar-se Euro Bond no entanto dá a entender que pode investir em empresas fora da zona Euro.
Supostamente escolhem obrigações com maturidade próxima da maturidade do fundo, pelo que, a não ser que façam muitas transações, não será de esperar grande flutuação no capital, digo eu pelo meu entendimento que não é extenso.

Quanto às obrigações fora da zona Euro, pelo que me disseram é que são todas emitidas em Euro, pelo que não haverá risco cambial. Mas, efetivamente, não se cinge à Zona Euro, como dizes.
Virtua
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 730 times
Been thanked: 874 times

Mensagem por Virtua »

00ba Escreveu: 04 out 2023 18:43
Tanta coisa e fiquei sem saber qual é a rentabilidade esperada. 2.9%? TAEG? Acho que nunca vi TAEG aplicada num conceito de investimentos. Rentabilidade esperada anual líquida ou bruta?

P.S. Nem sei qual é a qualidade creditícia.Corporate investment grade? Tanta regulação e mesmo assim tanta dificuldade em entender. Só cenas de marketing e nada de info de jeito!
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
100Medos
Registado: 27 jun 2023 10:03
Has thanked: 12 times
Been thanked: 58 times

Mensagem por 100Medos »

00ba Escreveu: 04 out 2023 16:40 O que acham deste tipo de fundos?
:shock:
É tão mau que nem sei por onde começar…

Exemplo:
Na página no fundo:
Imagem
No KID:
Imagem
:lol:
Mas realmente também referem:
Imagem
Virtua Escreveu: 04 out 2023 20:18 Tanta coisa e fiquei sem saber qual é a rentabilidade esperada. 2.9%? TAEG? Acho que nunca vi TAEG aplicada num conceito de investimentos. Rentabilidade esperada anual líquida ou bruta?
Parece um projeto de faculdade entregue à pressa e todo mal amanhado !! :twisted:
Noutro site (deixo url em baixo) já tens outros valores:
Imagem
Virtua Escreveu: 04 out 2023 20:18 P.S. Nem sei qual é a qualidade creditícia.Corporate investment grade? Tanta regulação e mesmo assim tanta dificuldade em entender. Só cenas de marketing e nada de info de jeito!
Imagem

Tens essa e mais informação aqui:
https://regulatory.allianzgi.com/pt-PT/ ... v=overview

Mas sim, subscrevam o fundo que eu tenho ações da Allianz. :mrgreen:
00ba

Mensagem por 00ba »

Obrigado pelos contributos.
As minhas questões prendiam-se mais com o tipo de fundo, por ser de maturidade definida e, se um fundo desse tipo pode fazer sentido para um investidor conservador. Tentar perceber as principais diferenças entre este tipo e um fundo aberto de obrigações, sem maturidade definida.
Virtua

Mensagem por Virtua »

00ba Escreveu: 05 out 2023 11:32 Obrigado pelos contributos.
As minhas questões prendiam-se mais com o tipo de fundo, por ser de maturidade definida e, se um fundo desse tipo pode fazer sentido para um investidor conservador. Tentar perceber as principais diferenças entre este tipo e um fundo aberto de obrigações, sem maturidade definida.
Por acaso estou a pensar fazer um post sobre essa diferença, uma vez que a iShares tem ETFs obrigacionistas assim. Pode fazer sentido na perspectiva que praticamente não tens risco de taxa de juro. É como comprares uma carteira de obrigações que vais levar até à maturidade. A tua rentabilidade vai ser MUITO semelhante à yield to maturity (só vai ser inferior se houver falências).

Neste momento o ETF equivalente seria um com maturidade em 2008 com yield de 4.28% e é corp investment grade. Se não houver falências (ou muito poucas a menos que haja uma recessão forte) a rentabilidade anual bruta vai ser muito semelhante à Yield
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
D@emoon

Mensagem por D@emoon »

Virtua Escreveu: 05 out 2023 12:48
00ba Escreveu: 05 out 2023 11:32 Obrigado pelos contributos.
Por acaso estou a pensar fazer um post sobre essa diferença, uma vez que a iShares tem ETFs obrigacionistas assim. Pode fazer sentido na perspectiva que praticamente não tens risco de taxa de juro. É como comprares uma carteira de obrigações que vais levar até à maturidade. A tua rentabilidade vai ser MUITO semelhante à yield to maturity (só vai ser inferior se houver falências).

Neste momento o ETF equivalente seria um com maturidade em 2008 com yield de 4.28% e é corp investment grade. Se não houver falências (ou muito poucas a menos que haja uma recessão forte) a rentabilidade anual bruta vai ser muito semelhante à Yield
Embora até não vá muito à bola com fundos com maturidade, mas é como dizes, este tipo de fundo tem essa "vantagem"
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Virtua

Mensagem por Virtua »

Pk é que não gostas deles?
D@emoon

Mensagem por D@emoon »

Virtua Escreveu: 05 out 2023 14:45 Pk é que não gostas deles?
Tenho BIAS com coisas com maturidades :lol: prefiro ser eu a "decidir" se quero fechar uma posição.

100Medos
Registado: 27 jun 2023 10:03
Has thanked: 12 times
Been thanked: 58 times

Mensagem por 100Medos »

00ba Escreveu: 05 out 2023 11:32 As minhas questões prendiam-se mais com o tipo de fundo, por ser de maturidade definida e, se um fundo desse tipo pode fazer sentido para um investidor conservador. Tentar perceber as principais diferenças entre este tipo e um fundo aberto de obrigações, sem maturidade definida.
Este tipo de fundos (maturidade definida) pode fazer algum sentido sobretudo se tiveres objetivos financeiros coincidentes com a sua maturidade (ex: comprar um carro em 2027).

Mas quanto ao risco de um fundo de obrigações, a maturidade é apenas um aspeto, há que considerar os restantes.

Em ralação ao ser “conservador” penso que o mais importante será o risco do teu portfólio como um todo, e não o risco de cada componente individual.
(assumo que não estás a pensar investir tudo num fundo destes e que terás outros ativos).
D@emoon

Mensagem por D@emoon »

Os economistas não acertam uma nos States, aquele payroll jasusssss.

D@emoon

Mensagem por D@emoon »

Está a demorar mais do que o previsto, mas virá...

"Bank of America prevê "rally" obrigacionista na primeira metade de 2024".

https://www.jornaldenegocios.pt/mercado ... de-de-2024

Responder