Fundos de Investimento

Local de discussão sobre fundos e ETFs
3rdWorldBuffett
Mensagens: 144
Registado: 14 jan 2023 11:39
Has thanked: 21 times
Been thanked: 65 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por 3rdWorldBuffett »

Essa quase parecia a minha carteira do Best um ano após começar, devia ter uns 5 fundos de obrigações uns 10 de acções mais 2/3 mistos, agora prefiro as coisas mais simplificadas
Avatar do Utilizador
D@emoon
Mensagens: 2485
Registado: 03 out 2022 16:41
Localização: Lisboa
Has thanked: 551 times
Been thanked: 607 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por D@emoon »

3rdWorldBuffett Escreveu: 06 dez 2023 18:38 Essa quase parecia a minha carteira do Best um ano após começar, devia ter uns 5 fundos de obrigações uns 10 de acções mais 2/3 mistos, agora prefiro as coisas mais simplificadas
A minha é a que partilhei, até o fundo tech despachei há uns meses, só 4 fundos e basta, tenho para mim o melhor de acções EUA, da Europa, o melhor misto e um dos melhores de obrigações.
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Avatar do Utilizador
D@emoon
Mensagens: 2485
Registado: 03 out 2022 16:41
Localização: Lisboa
Has thanked: 551 times
Been thanked: 607 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por D@emoon »

Bom, com o ressalto hoje no Property Real Estate de +0.51% coloca-o nos +5,12% YTD e ultrapassa o "primo" CA Património Crescente.
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Rmad
Mensagens: 77
Registado: 04 out 2022 18:28
Has thanked: 18 times
Been thanked: 14 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por Rmad »

Patanisca Escreveu: 06 dez 2023 16:18 Por aqui assim.

Código: Selecionar todos

Name	                                            YTD
Fidelity Funds - Global Technology Fund E-Acc-EUR   33.40%
AB FCP I - American Growth Portfolio C Acc          25.90%
JPMorgan Funds America Equity Fund D (acc) EUR      21.81%
Fidelity S&P 500 Index Fund EUR P Acc               18.76%
T. Rowe Price Funds SICAV - Global Focused Growth   18.06%
M&G (Lux) Global Sustain Paris Aligned Fund EUR A   14.74%
T. Rowe Price Funds SICAV - US Smaller Companies E  12.35%
Caixagest Ações Líderes Globais - Fundo de Investi  11.88%
BlackRock Global Funds - World Energy Fund E2 EUR   1.19%
Mas com as movimentações durante o ano, a carteira anda à volta de +13% YTD. Comecei o ano mal posicionado.
Boas.

Numa de partilha aqui vai a minha Carteira. Também é compacta. 60/40.

Nb obrigações
Amundi fds pioner US
Fidelity index sp500
Caixa líderes globais
Mfs global opportunity bonds

Temático
Pictet water

Cumprimentos
“I am skeptical about stock market forecasting by anybody, and particularly by bankers.” - Benjamin Graham :)


"De salientar que não faço recomendações mas sim promover a troca de ideias sobre esta temática."
pintob
Mensagens: 19
Registado: 18 jul 2023 15:15
Has thanked: 18 times
Been thanked: 8 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por pintob »

Obrigado pela partilha. É interessante ver as vossas escolhas.

Também têm ETF na carteira ou somente fundos? Eu sei que ETF também é um fundo. Se calhar mais correto é perguntar porque preferem fundos com comissões de gestão ou subscrição mais elevadas que algumas alternativas (e.g. como a maior parte dos ETF)?

Compreendo a preferência por fundos de obrigações com gestão ativa (a gestão geralmente acrescenta valor), ou até um fundo de ações nacional como o Caixa Líderes porque tem tido um desempenho excelente e poupa trabalho no IRS.

Contudo, não é pior pagar 2% na subscrição em vez de 0.1%? Ou um fundo com 0,2% de TER em vez de 2%?
Avatar do Utilizador
Patanisca
Mensagens: 118
Registado: 04 out 2022 13:23
Has thanked: 40 times
Been thanked: 46 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por Patanisca »

Eu só tenho FI, desde 2013.
Não tenho ETFs por inércia.
Tenho ideia de terem custos e limitações que me fizeram manter pelos FI. Posso estar errado.
Avatar do Utilizador
D@emoon
Mensagens: 2485
Registado: 03 out 2022 16:41
Localização: Lisboa
Has thanked: 551 times
Been thanked: 607 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por D@emoon »

pintob Escreveu: 07 dez 2023 12:59 Obrigado pela partilha. É interessante ver as vossas escolhas.

Também têm ETF na carteira ou somente fundos? Eu sei que ETF também é um fundo. Se calhar mais correto é perguntar porque preferem fundos com comissões de gestão ou subscrição mais elevadas que algumas alternativas (e.g. como a maior parte dos ETF)?

Compreendo a preferência por fundos de obrigações com gestão ativa (a gestão geralmente acrescenta valor), ou até um fundo de ações nacional como o Caixa Líderes porque tem tido um desempenho excelente e poupa trabalho no IRS.

Contudo, não é pior pagar 2% na subscrição em vez de 0.1%? Ou um fundo com 0,2% de TER em vez de 2%?
Isso é sempre aquela "discussão" Fundos vs ETFs que acaba sempre por não levar a lado nenhum, porque acaba por ser um tipo de estratégia diferente de cada um, vou fazer um ETF ou fundo index de S&P 500 para quê se o meu fundo de acções EUA praticamente rende o mesmo ou até mais nos últimos 10 anos mesmo como comissão de gestão mais alta? Para mim ETF tem de ser algo que me permita investir directamente num ativo que os fundos não me permitam, como Ouro, Oil, ou até quem sabe Bitcoin que já se fala.

No Banco Best acaba por ser mais vantajoso para um cliente investir num fundo index que um ETF, a não ser que já tenha algum outro tipo de ativo como ações ou obrigações e desta maneira já paga a comissão de custódia, por isso a maioria dos clientes deste banco acabam por investir num fundo index por exemplo S&P 500 em vez de ETF.

Em alternativa há bancos com comissão de compra mais baixa como o Banco Invest e que não cobra comissão de custódia, assim como plataformas de negociação estrangeiras, mas essas temos de ter noção que os dossiers não aparecem no Banco de Portugal e se não avisam a familia que têm lá esse capital os mesmos podem nunca o reaver em caso de morte do titular, assim como tenho sempre algum receio ( falo pessoalmente ) de ter o meu capital em plataformas que nem em meu nome a conta está.
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
pintob
Mensagens: 19
Registado: 18 jul 2023 15:15
Has thanked: 18 times
Been thanked: 8 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por pintob »

Isso é sempre aquela "discussão" Fundos vs ETFs que acaba sempre por não levar a lado nenhum
Eu não faço questão de distinguir entre FI e ETF, só quero pagar o mínimo pelo melhor equilíbrio rentabilidade-risco. Mas a verdade é que não sei quais as melhores escolhas. Só assumo que, em princípio, se gastar muito em comissões já parto em desvantagem.

Por exemplo, há uns tempos atrás estava prestes a criar conta no Banco Best quando encontrei o Vanguard Global Stock Index. Acabei por não o fazer porque pelos vistos teria que pagar 2% de subscrição (creio que não tem encargos de custódia). Ainda assim pode compensar, e farei um pior negócio se comprar menos de 650€ do ETF equivalente (o VWCE) no Banco Invest.
tenho sempre algum receio ( falo pessoalmente ) de ter o meu capital em plataformas que nem em meu nome a conta está
Também fico mais sossegado em usar um banco mais próximo (e.g. Banco Best, Banco Invest, etc). Admito que provavelmente é um viés estúpido porque usam outras plataformas e etc, mas pronto.
Avatar do Utilizador
D@emoon
Mensagens: 2485
Registado: 03 out 2022 16:41
Localização: Lisboa
Has thanked: 551 times
Been thanked: 607 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por D@emoon »

pintob Escreveu: 07 dez 2023 15:52

Também fico mais sossegado em usar um banco mais próximo (e.g. Banco Best, Banco Invest, etc). Admito que provavelmente é um viés estúpido porque usam outras plataformas e etc, mas pronto.
A conta está em meu nome e aparecem os dossiers de investimento no mapa de Portugal, para mim isso dá-me mais segurança.
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Avatar do Utilizador
D@emoon
Mensagens: 2485
Registado: 03 out 2022 16:41
Localização: Lisboa
Has thanked: 551 times
Been thanked: 607 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por D@emoon »

pintob Escreveu: 07 dez 2023 15:52
Eu não faço questão de distinguir entre FI e ETF, só quero pagar o mínimo pelo melhor equilíbrio rentabilidade-risco. Mas a verdade é que não sei quais as melhores escolhas. Só assumo que, em princípio, se gastar muito em comissões já parto em desvantagem.

Por exemplo, há uns tempos atrás estava prestes a criar conta no Banco Best quando encontrei o Vanguard Global Stock Index. Acabei por não o fazer porque pelos vistos teria que pagar 2% de subscrição (creio que não tem encargos de custódia). Ainda assim pode compensar, e farei um pior negócio se comprar menos de 650€ do ETF equivalente (o VWCE) no Banco Invest.
A verdade é que se acaba sempre por fazer comparações entre ETFs e Fundos, os Fundos têm vindo a baixar os valores de comissões de gestão o que é ótimo, mas não me importo que um fundo tenha 5% de comissão de gestão e me dá 20% de rentabilidade ao invés de um ETF que cobra 0% e me dá 18%...

As comissões de compra em alguns fundos é porque o banco não ganha nada de comissão da gestora, o Fidelity por exemplo tem comissão de gestão ( que o pessoal chama de TER ) de 0,06%, ora alguém que faça este Fundo a gestora vai partilhar o quê com o distribuidor? nada ( podem ver as comissões que os bancos ganham nas condições de distribuidor ), então o distribuidor acaba por colocar uma comissão de compra, que a meu ver até a acho alta, podia ser de 1%, acho que seria mais interessante mas é o que é, 20 paus por cada 1.000€ confesso que é chato.
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
3rdWorldBuffett
Mensagens: 144
Registado: 14 jan 2023 11:39
Has thanked: 21 times
Been thanked: 65 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por 3rdWorldBuffett »

Patanisca Escreveu: 07 dez 2023 14:19 Eu só tenho FI, desde 2013.
Não tenho ETFs por inércia.
Eu estava no mesmo barco, não por inércia mas por não querer liquidar posições de muitos anos, já com mais valias significativas, e depois ter que pagar o IRS respetivo.
Aproveitei a queda de 2022 e mesmo no final de Dezembro dei ordem de venda de vários fundos e mudei uma grande parte da carteira para ETFs, liquidou tudo nos primeiros dias de 23 ainda assim em 2024 vou ter uma conta simpática para pagar de IRS.
Avatar do Utilizador
D@emoon
Mensagens: 2485
Registado: 03 out 2022 16:41
Localização: Lisboa
Has thanked: 551 times
Been thanked: 607 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por D@emoon »

YTD:
EUA
ETF- CSPX: +20,7%
FUNDO- FTGF ClearBridge: +35,4%

Europa
ETF- IMAE: +11,9%
FUNDO- Jupiter European Growth: +13,2%

Global
ETF- IWDA: +15.05%
FUNDO- Capital Group New Perspective: +15,13%

Média de TER:
ETFs: 0,10%
FUNDOS: 1,50%

Prefiro continuar a "pagar" 1,50% pelos fundos.
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
3rdWorldBuffett
Mensagens: 144
Registado: 14 jan 2023 11:39
Has thanked: 21 times
Been thanked: 65 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por 3rdWorldBuffett »

Mas alguns desses fundos não são mais virados para growth/tech? Daí a performance deste ano?

Não que isso seja inválido, a gestão ativa procura isso mesmo, fazer melhor que o índice, apenas pode enviesar um pouco a análise porque não são bem a mesma coisa que a contraparte.
Avatar do Utilizador
D@emoon
Mensagens: 2485
Registado: 03 out 2022 16:41
Localização: Lisboa
Has thanked: 551 times
Been thanked: 607 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por D@emoon »

3rdWorldBuffett Escreveu: 07 dez 2023 18:19 Mas alguns desses fundos não são mais virados para growth/tech? Daí a performance deste ano?

Não que isso seja inválido, a gestão ativa procura isso mesmo, fazer melhor que o índice, apenas pode enviesar um pouco a análise porque não são bem a mesma coisa que a contraparte.
Não é só a performance deste ano, é de há 10 anos, e não é isso que se quer? Performance? nunca se pode comparar de forma a 100% porque um ETF segue um índice e um fundo não segue um índice, eu quero a melhor opção acionista dos EUA, a melhor opção acionista na Europa, cada um depois escolhe o melhor para si, se acham que é ETFs só pelo argumento das comissões força 👍.
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
3rdWorldBuffett
Mensagens: 144
Registado: 14 jan 2023 11:39
Has thanked: 21 times
Been thanked: 65 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por 3rdWorldBuffett »

D@emoon Escreveu: 07 dez 2023 18:54
Não é só a performance deste ano, é de há 10 anos, e não é isso que se quer? Performance? nunca se pode comparar de forma a 100% porque um ETF segue um índice e um fundo não segue um índice, eu quero a melhor opção acionista dos EUA, a melhor opção acionista na Europa, cada um depois escolhe o melhor para si, se acham que é ETFs só pelo argumento das comissões força 👍.
Não sou purista de ETFs, com disse tenho tanto ETFs como fundos, há argumentos válidos para as duas partes, fiz o comentário só mesmo em jeito de "provocação" :twisted:
Responder