Tudo o que não tem correlação 1 cria diversificação.
Novo Estado da Nação aqui sobre o acordo sobre contas flex da Klarna que nos pagam 40 euros e com taxa de 2.0% TANB
ETFs (hot returns come and go, but expenses never die)
- Virtua
- Registado: 03 out 2022 16:36
- Has thanked: 1030 times
- Been thanked: 1322 times
Re: ETFs
"We are drowning in information, while starving for wisdom."
- Virtua
Sabes que a correlação é um conceito matemático certo? De qualquer das formas algo com uma correlação de 99% nos últimos 5 anos... quer dizer

Para além de que, como sabes, a correlação é algo que tende a aumentar em momentos de stress!
- Virtua
Não posso testar por causa da distribuição!! Mas ainda deve ter menos correlação por causa da hedging cambial
EDIT: Arranjei um Acc em linha com o que o @jcab forneceu: IE000CR7DJI8. As correlações andam pelos 0.89 a 0.91 em diferentes periodos (3 e 5 anos)
Se já tens 50k no IWDA e queres diversificar para outro ETF de acções mundiais.

De resto... é fazer as contas matemáticas sobre qual o potencial retorno adicional que a nova posição te irá dar no final do dia

- Virtua
Em termos de carteira? Não. Aliás a conversa agora deu-me ideia exactamente de criar algo, que é colocar cores nas tabelas de correlação que pretendo fazer dos vários ETFs e fundos a explicar quando vale a pena. Qualquer coisa que tenha uma correlação acima de 0.8 não cria valor de diversificação. Estes dois tem uma correlação de 0.91.
- Anexos
-
- Captura de ecrã 2023-01-23 144201.png (46.98 KiB) Visto 1278 vezes
-
- Captura de ecrã 2023-01-23 144042.png (17.41 KiB) Visto 1278 vezes
-
- Registado: 04 out 2022 11:32
- Has thanked: 15 times
- Been thanked: 22 times
Resposta:
Informo que o ETF que solicitou já foi colocado na oferta IE00BP3QZ825 iShares Edge MSCI World Momentum Factor UCITS ETF USD (Acc) (EUR).
Durante o dia de hoje apenas é possível dar ordem de compra/venda por preço fixo, mas amanhã já tem a opção de “melhor preço” ativa.
Caso exista alguma questão não hesite em solicitar o meu contacto.
- Virtua
jcab Escreveu: ↑23 jan 2023 16:03 Resposta:
Informo que o ETF que solicitou já foi colocado na oferta IE00BP3QZ825 iShares Edge MSCI World Momentum Factor UCITS ETF USD (Acc) (EUR).
Durante o dia de hoje apenas é possível dar ordem de compra/venda por preço fixo, mas amanhã já tem a opção de “melhor preço” ativa.
Caso exista alguma questão não hesite em solicitar o meu contacto.

EDIT: Já vi que foi no Best. Muito bom. https://www.bancobest.pt/ptg/start.swe? ... =1-BTPAWYZ
Mas não vês vantagem em ter 2 fundos que repliquem a mesma coisa mas com isin diferentes? Não há vantagem para contornar por exemplo a regra Fifo?Virtua Escreveu: ↑23 jan 2023 14:42
Em termos de carteira? Não. Aliás a conversa agora deu-me ideia exactamente de criar algo, que é colocar cores nas tabelas de correlação que pretendo fazer dos vários ETFs e fundos a explicar quando vale a pena. Qualquer coisa que tenha uma correlação acima de 0.8 não cria valor de diversificação. Estes dois tem uma correlação de 0.91.
Exemplo: tenho já 50k no etf1 sp500, ao longo da vida vou colocando as poupanças mensais de 50k no etf2 sp500. Quando quiser resgatar, não é vantajoso fiscalmente começar a resgatar do etf2 e deixar o etf1 sem mexer?
- Virtua
Estamos a falar de coisas diferentes. Fiscalidade vs Correlação numa carteira. Percebo o que dizes e até era tema de conversa no Best quando eu lá estava, penso que só precisavas de ter os fundos em dossiers diferentes até.pge Escreveu: ↑23 jan 2023 21:38Mas não vês vantagem em ter 2 fundos que repliquem a mesma coisa mas com isin diferentes? Não há vantagem para contornar por exemplo a regra Fifo?Virtua Escreveu: ↑23 jan 2023 14:42
Exemplo: tenho já 50k no etf1 sp500, ao longo da vida vou colocando as poupanças mensais de 50k no etf2 sp500. Quando quiser resgatar, não é vantajoso fiscalmente começar a resgatar do etf2 e deixar o etf1 sem mexer?
Para ser honesto é tema que nunca me dediquei. Teria de fazer uns testes mas penso que tens razão.
- Virtua
Sim eu sei que são coisas diferentes, mas vejo sempre toda a gente a dizer para não "duplicar" fundos, quando me parece que há aqui uma clara vantagem. Quem diz etf, diz USAgrowth1 e USAgrowth2 ou o que for.Virtua Escreveu: ↑23 jan 2023 22:34
Estamos a falar de coisas diferentes. Fiscalidade vs Correlação numa carteira. Percebo o que dizes e até era tema de conversa no Best quando eu lá estava, penso que só precisavas de ter os fundos em dossiers diferentes até.
Para ser honesto é tema que nunca me dediquei. Teria de fazer uns testes mas penso que tens razão.
Já agora para correlações costumava usar este site:
https://www.quantalys.com/
Pq para quem tem 10k ou 20k e ainda está a 30 anos de atingir a liberdade financeira, essa diversificação ainda não fará sentido.pge Escreveu: ↑23 jan 2023 23:53Sim eu sei que são coisas diferentes, mas vejo sempre toda a gente a dizer para não "duplicar" fundos, quando me parece que há aqui uma clara vantagem. Quem diz etf, diz USAgrowth1 e USAgrowth2 ou o que for.Virtua Escreveu: ↑23 jan 2023 22:34
Estamos a falar de coisas diferentes. Fiscalidade vs Correlação numa carteira. Percebo o que dizes e até era tema de conversa no Best quando eu lá estava, penso que só precisavas de ter os fundos em dossiers diferentes até.
Já agora para correlações costumava usar este site:
https://www.quantalys.com/