Fundos de Investimento

Local de discussão sobre fundos e ETFs
Avatar do Utilizador
100Medos
Mensagens: 107
Registado: 27 jun 2023 10:03
Has thanked: 10 times
Been thanked: 49 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por 100Medos »

D@emoon Escreveu: 12 jan 2024 23:52 Perguntei se tens algum ETF EUA na tua carteira, que tenha valorizado 38%, faltou ser mais específico.

D@emoon, "não se pergunta a idade a uma senhora" !! :mrgreen:

Agora a sério, não vejo o que eu possa ter ou não ter na minha carteira acrescenta ao debate.
O que eu possuo está ajustado ao meu perfil de risco, que certamente é diferente do teu e dos demais colegas do fórum....

Além disso o importante, já aqui o disse, é a performance do portfólio como um todo, e não a dos componentes individuais, sejam FI ou ETFs.
Avatar do Utilizador
D@emoon
Mensagens: 2503
Registado: 03 out 2022 16:41
Localização: Lisboa
Has thanked: 552 times
Been thanked: 612 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por D@emoon »

Não queres responder não respondas 🤣, só quero dizer que o meu fundo EUA rendeu o ano passado 38% mesmo com comissão de gestão activa, marketing etc. e sinto-me satisfeito com isso, eu e outros 👍.

Todos sabemos que os ETFs e os Index têm comissões mais baixas, não vale a pena repetires isso sempre que vens ao tópico de fundos.
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Avatar do Utilizador
100Medos
Mensagens: 107
Registado: 27 jun 2023 10:03
Has thanked: 10 times
Been thanked: 49 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por 100Medos »

D@emoon Escreveu: 13 jan 2024 08:45 Não queres responder não respondas 🤣, só quero dizer que o meu fundo EUA rendeu o ano passado 38% mesmo com comissão de gestão activa, marketing etc. e sinto-me satisfeito com isso, eu e outros 👍.
Pois, mas para o risco que correste se calhar podias ter ganho 40% em vez dos 38%, mas se sabes isso e estás satisfeito, nada a apontar.
D@emoon Escreveu: 13 jan 2024 08:45 Todos sabemos que os ETFs e os Index têm comissões mais baixas, não vale a pena repetires isso sempre que vens ao tópico de fundos.
Desta vez o meu ponto até eram os fund flows (tu é que puxaste por mim :mrgreen: ):

Imagem

A tendência é global e parece-me obvia.

Mas tens razão, se calhar estou a repetir-me e a ser chato. Afinal esta thread é de fundos de investimento. Vou calar-me.
Avatar do Utilizador
D@emoon
Mensagens: 2503
Registado: 03 out 2022 16:41
Localização: Lisboa
Has thanked: 552 times
Been thanked: 612 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por D@emoon »

100Medos Escreveu: 13 jan 2024 09:50
D@emoon Escreveu: 13 jan 2024 08:45 Não queres responder não respondas 🤣, só quero dizer que o meu fundo EUA rendeu o ano passado 38% mesmo com comissão de gestão activa, marketing etc. e sinto-me satisfeito com isso, eu e outros 👍.
Pois, mas para o risco que correste se calhar podias ter ganho 40% em vez dos 38%, mas se sabes isso e estás satisfeito, nada a apontar.
D@emoon Escreveu: 13 jan 2024 08:45 Todos sabemos que os ETFs e os Index têm comissões mais baixas, não vale a pena repetires isso sempre que vens ao tópico de fundos.
Desta vez o meu ponto até eram os fund flows (tu é que puxaste por mim :mrgreen: ):

Imagem

A tendência é global e parece-me obvia.

Mas tens razão, se calhar estou a repetir-me e a ser chato. Afinal esta thread é de fundos de investimento. Vou calar-me.
E tu ganhaste ou não 40% nos EUA afinal? A moda também é tendência e não é por isso que me visto igual aos tipos das passereles :lol:
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Avatar do Utilizador
100Medos
Mensagens: 107
Registado: 27 jun 2023 10:03
Has thanked: 10 times
Been thanked: 49 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por 100Medos »

D@emoon Escreveu: 13 jan 2024 10:00 E tu ganhaste ou não 40% nos EUA afinal? A moda também é tendência e não é por isso que me visto igual aos tipos das passereles :lol:
Sim, a parte da minha carteira alocada às Tech americanas valorizou 50%. Mas o que isso interessa para aqui ?
O meu portfólio não é só American Tech, não sou kamikaze. E o teu portfólio também não cresceu 38%, não estejas com tretas...

A gestão ativa vs passiva foi tema de debate nos anos 80 e 90. Estamos em 2024, caramba...
Depois de todos os estudos já feitos, académicos e não só, alguns por prémios Nobel, SPIVA reports, etc....
Francamente, só "não vê a luz" quem não quer....

Não vou debater mais este assunto (começo a perceber o Virtua :mrgreen: ).
Gajo
Mensagens: 421
Registado: 05 out 2022 15:29
Has thanked: 121 times
Been thanked: 126 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por Gajo »

D@emoon Escreveu: 12 jan 2024 23:52
100Medos Escreveu: 12 jan 2024 23:31
D@emoon Escreveu: 12 jan 2024 21:42 Tens algum ETF que tenha valorizado em 2023 38%?
Os de growth/tecnologia cresceram cerca de 50% em 2023.
Deixo dois exemplos de dois indices diferentes:
IE00B53SZB19 - https://www.justetf.com/en/etf-profile. ... 9#overview
IE00B3WJKG14 - https://www.justetf.com/en/etf-profile. ... 4#overview

Mas não percebo onde queres chegar com essa pergunta...
Perguntei se tens algum ETF EUA na tua carteira, que tenha valorizado 38%, faltou ser mais específico.
Respondo eu.

Tenho CL2. Subiu 42% em 2023.
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1928
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 671 times
Been thanked: 781 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por Virtua »

Tenho uma tarefa para o pessoal dos ETFs.

Em breve (este mês ainda provavelmente) irei criar um subforum para "Carteiras da comunidade". O ano passado já falei nisso. O D@emoon vai, com certeza, ter a carteira dele aí. A ideia será criar um tópico em que o pessoal dos ETFs faça uma carteira "alternativa", com risco e alocações semelhantes e podermos acompanhar ao longo dos anos!! Que vos parece? Senão é sempre diz que disse. Me gusta números
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
Avatar do Utilizador
D@emoon
Mensagens: 2503
Registado: 03 out 2022 16:41
Localização: Lisboa
Has thanked: 552 times
Been thanked: 612 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por D@emoon »

Rentabilidade da Carteira: 20,78%.
Comissão de gestão da carteira: 1,48%.

Fanklin Clearbridge
Acatis Value
Jupiter European Growth
NB Obrigações Europa
Anexos
Ren.png
Ren.png (4.75 KiB) Visto 883 vezes
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Avatar do Utilizador
100Medos
Mensagens: 107
Registado: 27 jun 2023 10:03
Has thanked: 10 times
Been thanked: 49 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por 100Medos »

Virtua Escreveu: 13 jan 2024 13:12 Me gusta números
https://www.ifa.com/articles/active-fun ... nalysis-sp
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1928
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 671 times
Been thanked: 781 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por Virtua »

100Medos Escreveu: 14 jan 2024 09:28
Virtua Escreveu: 13 jan 2024 13:12 Me gusta números
https://www.ifa.com/articles/active-fun ... nalysis-sp
Como podes imaginar já li mais sobre o assunto do que gosto de dizer e profissionalmente faço testes práticos disso. Mas acho que era um desafio interessante, para o bem ou para o mal, e ficava documentado na vida real e em tempo real. Além disso penso que seria altamente educacional, para ambas as partes e quem viesse depois ler o tópico!
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
Avatar do Utilizador
D@emoon
Mensagens: 2503
Registado: 03 out 2022 16:41
Localização: Lisboa
Has thanked: 552 times
Been thanked: 612 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por D@emoon »

Virtua Escreveu: 14 jan 2024 11:51
100Medos Escreveu: 14 jan 2024 09:28
Virtua Escreveu: 13 jan 2024 13:12 Me gusta números
https://www.ifa.com/articles/active-fun ... nalysis-sp
Como podes imaginar já li mais sobre o assunto do que gosto de dizer e profissionalmente faço testes práticos disso. Mas acho que era um desafio interessante, para o bem ou para o mal, e ficava documentado na vida real e em tempo real. Além disso penso que seria altamente educacional, para ambas as partes e quem viesse depois ler o tópico!
Eu nas Apps coloquei o meu Clearbridge e o Jupiter e nenhum ETF EUA e ETF Europeu os bateu no médio/longo prazo, pelo menos dos que lá estavam, eu não quero investir em índices, quero um produto que tenha um pouco de tudo e que haja alguém a gerir o mesmo, olho para o Clearbridge como um misto entre S&P 500 e Nasdaq e gosto disso, mesmo com os 1,25% de comissão de gestão, mas isto o que estou a dizer sempre o disse nos fóruns com tópicos sobre fundos, ao contrário de outros que insistem em dizer que o melhor são ETFs no tópico de fundos, amanhã vou à CGD e vou gritar lá dentro dizer que o Banco Invest é melhor... :lol:
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1928
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 671 times
Been thanked: 781 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por Virtua »

D@emoon Escreveu: 14 jan 2024 12:15 quero um produto que tenha um pouco de tudo
Por isso é que eu acho que pode ser mais complicado "na vida real" bater uma carteira de fundos com ETFs e estou curioso para ver com o que podemos fazer e testar, para além de eu achar que seria altamente educional.

Embora acho que sabes a minhas opinião e nem me daria ao trabalho de criar uma carteira de ETFs a olho. Meto o algoritmo a correr e ele seleciona os pesos para "imitar" o risco da carteira de fundos :D
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
pintob
Mensagens: 19
Registado: 18 jul 2023 15:15
Has thanked: 18 times
Been thanked: 8 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por pintob »

Mas estamos a comparar o quê? FI e ETF são envelopes. Um transacciona-se com a gestora com o NAV do dia, o outro em bolsa.

Tanto um como o outro podem ser de gestão passiva, activa, replicam um índice ou não, com comissões altas ou baixas, etc. Há exemplos de fundos que estão disponíveis em ambos os formatos.

Vamos comparar um FI SP500 com um ETF do PSI20 e o melhor é o que rende mais? Fechem a Morningstar e companhia, nós fazemos o ranking.

Este tipo de comparações apenas perpetua a discussão FI vs ETF que não nos leva a lado nenhum. Quando na verdade estamos a discutir gestão ativa vs passiva, growth vs value, etc.

Acho que faz mais sentido comparar o Clearbridge US Growth ao AB American Growth, por exemplo? Ou, comparando carteiras no geral, focar no retorno/risco em vez de “esta é melhor porque uso ETF que renderam mais” (esquecendo que no ano passado caiu 30%).
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1928
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 671 times
Been thanked: 781 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por Virtua »

pintob Escreveu: 14 jan 2024 13:56 Este tipo de comparações apenas perpetua a discussão FI vs ETF que não nos leva a lado nenhum. Quando na verdade estamos a discutir gestão ativa vs passiva, growth vs value, etc.
Isto.
pintob Escreveu: 14 jan 2024 13:56Acho que faz mais sentido [..] comparando carteiras no geral
A minha ideia seria essa. E em vez de discussões onde não se chega a lado nenhum talvez retirar daí algum sumo e ser minimamente educacional para quem está a começar e a decidir os primeiros passos!

E ao mesmo tempo direccionar este tipo de discussões para outros tópicos, que não este. É um assunto que cria muito SPAM exctamente por se andar sempre a bater nas mesmas teclas e não se chegar a conclusão nenhuma que agrade ambas as partes!
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
superkinas
Mensagens: 418
Registado: 04 out 2022 11:10
Has thanked: 27 times
Been thanked: 81 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por superkinas »

alguém com fundos no activo bank ?
recomendam algum ?
só la tenho Fidelity Funds - American Growth Fund A-Acc-EUR LU0275692696
Responder