GNB Obrigações 2026

Local de discussão sobre fundos e ETFs
pge
Mensagens: 149
Registado: 04 out 2022 15:09
Has thanked: 68 times
Been thanked: 26 times

Re: GNB Obrigações 2026

Mensagem por pge »

D@emoon Escreveu: 13 fev 2023 23:07 Só o exemplo que dei porque sou eu que faço o IRS lol.

No ano passado a totalidade de dividendos recebidos foram de cerca de 4.500€, reteve á volta dos 1.260€, não tem mais nenhum tipo de rendimento, recebeu cerca de 1.000€ de IRS.

Mas mesmo para quem tenha rendimentos, devem sempre fazer simulações no caso de terem juros de depósitos a prazo por exemplo ou este tipo de fundo, pode compensar declarar.
Mas se em vez de dividendos, forem mais valias, no caso de englobamento funciona da mesma maneira pros escalões de irs?
Gajo
Mensagens: 421
Registado: 05 out 2022 15:29
Has thanked: 121 times
Been thanked: 126 times

Re: GNB Obrigações 2026

Mensagem por Gajo »

pge Escreveu: 13 fev 2023 23:11 Mas se em vez de dividendos, forem mais valias, no caso de englobamento funciona da mesma maneira pros escalões de irs?
Sim, foi o que eu escrevi mais acima. :D
Gajo
Mensagens: 421
Registado: 05 out 2022 15:29
Has thanked: 121 times
Been thanked: 126 times

Re: GNB Obrigações 2026

Mensagem por Gajo »

D@emoon Escreveu: 13 fev 2023 23:07
No ano passado a totalidade de dividendos recebidos foram de cerca de 4.500€, reteve á volta dos 1.260€, não tem mais nenhum tipo de rendimento, recebeu cerca de 1.000€ de IRS.
Recebeu... mais ou menos. Pagou foi menos do que teria a pagar se não englobasse :D

Mas de facto não me lembrei das deduções à colecta do imposto, as quais em casos limites se perdem se não existirem rendimentos suficientes (tenho de me lembrar disto antes de chegar a 31 de dezembro :lol: :lol: :lol: ).
Avatar do Utilizador
D@emoon
Mensagens: 2589
Registado: 03 out 2022 16:41
Localização: Lisboa
Has thanked: 572 times
Been thanked: 640 times

Re: GNB Obrigações 2026

Mensagem por D@emoon »

Gajo Escreveu: 13 fev 2023 23:15
D@emoon Escreveu: 13 fev 2023 23:07
No ano passado a totalidade de dividendos recebidos foram de cerca de 4.500€, reteve á volta dos 1.260€, não tem mais nenhum tipo de rendimento, recebeu cerca de 1.000€ de IRS.
Recebeu... mais ou menos. Pagou foi menos do que teria a pagar se não englobasse :D

Mas de facto não me lembrei das deduções à colecta do imposto, as quais em casos limites se perdem se não existirem rendimentos suficientes (tenho de me lembrar disto antes de chegar a 31 de dezembro :lol: :lol: :lol: ).
Não tem mais rendimentos, o único rendimento são os dividendos, recebeu quase tudo o que reteve nos fundos.
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Avatar do Utilizador
JRJordao
Mensagens: 1063
Registado: 04 out 2022 12:11
Has thanked: 310 times
Been thanked: 549 times

Re: GNB Obrigações 2026

Mensagem por JRJordao »

Gajo Escreveu: 13 fev 2023 22:51
pge Escreveu: 13 fev 2023 22:38
D@emoon Escreveu: 13 fev 2023 22:27 ( sei de alguém que não tem mais rendimentos e vai buscar o valor retido neste tipo de fundos ).
Sabes como é que os vai buscar? De momento não tenho interesse nisso, mas pode dar jeito no futuro.
Na realidade o que se passa é que engloba os dividendos (que são sujeitos a retenção na fonte a 28% se pagos por um banco nacional*). Dado que não tem mais rendimentos, paga o imposto de acordo com os escalões de IRS. Se os rendimentos não ultrapassarem o limite do 1o escalão, paga o imposto a 14,5%, logo vai recuperar a diferença para os 28%.

Mesmo assim, continua a ser ineficiente fiscalmente. Porque na mesma situação, se fosse a resgar as UPs, pagava a mais-valia à mesma taxa de imposto (e só no ano seguinte), mas apenas sobre o ganho de capital. Enquanto que sobre os dividendos paga sobre a totalidade do valor recebido.

*Não tenho a certeza absoluta, mas não me apetece ir abrir o CIRS para confirmar.
E ainda se abatem as despesas (filhos, gerais, saúde, etc) bem como o benefício fiscal por aplicar em PPR. Pode-se acabar por pagar muito pouco (ou nenhum) IRS.

Também trato da declaração de pessoas nessa situação. Algumas delas, com reduzidos rendimentos, recebem de volta toda a retenção.

[Contas Poupança] As vantagens de optar pelo englobamento
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 2024
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 710 times
Been thanked: 842 times

Re: GNB Obrigações 2026

Mensagem por Virtua »

D@emoon Escreveu: 13 fev 2023 22:27 Não conheço pormenores sobre irem buscar ao capital nem sei como isso se processa na verdade 🙂.
Simples. Imagina que o fundo não sobe (nem precisa de descer) no ano x => Comprei 100 euros => Ele distribui 10 euros. Pago 2.8 euros de imposto => Fiquei com 90 euros de fundo + 7.2 euros da distribuição (97.2 euros no total)

Versão acc => fundo ficou a 100 euros => vendi 10 euros => fiquei com 90 euros fundo + 10 euros da minha venda, porque não tive nenhum lucro por isso não tinha impostos a pagar

Na versão de distribuição "desapareceram" 2.8 euros que foram impostos pagos sobre... o capital próprio!

Não é um exemplo teórico. Vi isto tantas vezes que já sabia em que banco as pessoas tinham o fundo quando se vinham queixar à minha pessoa.

P.S. => E na prática só tem de não subir mais do que o que distribui para pelo menos uma parte ser do capital próprio.
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
Avatar do Utilizador
D@emoon
Mensagens: 2589
Registado: 03 out 2022 16:41
Localização: Lisboa
Has thanked: 572 times
Been thanked: 640 times

Re: GNB Obrigações 2026

Mensagem por D@emoon »

Mas os fundos têm necessariamente de subir? os dividendos distribuídos não vêm dos dividendos recebidos de acções ou dos cupões de obrigações?
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 2024
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 710 times
Been thanked: 842 times

Re: GNB Obrigações 2026

Mensagem por Virtua »

D@emoon Escreveu: 15 fev 2023 08:32 Mas os fundos têm necessariamente de subir? os dividendos distribuídos não vêm dos dividendos recebidos de acções ou dos cupões de obrigações?
Testa isso. Tens um ano bastante mau em 2022 que de se certeza apanhou muita gente que está negativo. Lembra-te que é um fundo de obrigações, não uma obrigação. Aqui o conceito, para mim, de capital próprio é o capital investido.

Imagina duas pessoas que compraram no início de 2022 e o Pimco Income distribuiu 5% vs uma pessoa que tem a versão acc e vendeu o montante equivalente. Tens as cotações de ambos, podes ir ver quais foram as distribuições e é como o outro diz "é só fazer as contas".

(Um dia faço esse exercício quando fizer um blog post com nome "Fundos que distribuem são um cancro" :lol: )
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
3rdWorldBuffett
Mensagens: 147
Registado: 14 jan 2023 11:39
Has thanked: 21 times
Been thanked: 66 times

Re: GNB Obrigações 2026

Mensagem por 3rdWorldBuffett »

Virtua Escreveu: 15 fev 2023 12:34
(Um dia faço esse exercício quando fizer um blog post com nome "Fundos que distribuem são um cancro" :lol: )
Mas, mas... os youtubers portugueses dizem que,

"Eu recebo ReNdImEnTo PaSsIvO, é dinheiro na minha conta sem fazer nada, e vejam é dinheiro que eu posso usar para comprar mais unidades do mesmo (juntar nome do veículo de investimento que estejam a falar) sem sequer ter que mexer no meu dinheiro, é incrível! e...(saca do excel) este mês já ganhei 100€ em dividendos, e estou sempre a comprar mais com estes dividendos pelo que daqui a uns anos estimo que vou receber 1000€ por mês desta forma, também vocês o podem fazer!"

Gosto particularmente quando mostram o portfolio constituído por várias empresas de qualidade duvidosa mas.... pagam um dividendo alto... aposto que no longo prazo essas empresas estão aí todas com força e sem desvalorização nenhuma.
Avatar do Utilizador
D@emoon
Mensagens: 2589
Registado: 03 out 2022 16:41
Localização: Lisboa
Has thanked: 572 times
Been thanked: 640 times

Re: GNB Obrigações 2026

Mensagem por D@emoon »

3rdWorldBuffett Escreveu: 16 fev 2023 09:10
Virtua Escreveu: 15 fev 2023 12:34
(Um dia faço esse exercício quando fizer um blog post com nome "Fundos que distribuem são um cancro" :lol: )
Mas, mas... os youtubers portugueses dizem que,

"Eu recebo ReNdImEnTo PaSsIvO, é dinheiro na minha conta sem fazer nada, e vejam é dinheiro que eu posso usar para comprar mais unidades do mesmo (juntar nome do veículo de investimento que estejam a falar) sem sequer ter que mexer no meu dinheiro, é incrível! e...(saca do excel) este mês já ganhei 100€ em dividendos, e estou sempre a comprar mais com estes dividendos pelo que daqui a uns anos estimo que vou receber 1000€ por mês desta forma, também vocês o podem fazer!"

Gosto particularmente quando mostram o portfolio constituído por várias empresas de qualidade duvidosa mas.... pagam um dividendo alto... aposto que no longo prazo essas empresas estão aí todas com força e sem desvalorização nenhuma.
Mas os youtubers só falam em acções, os youtubers não investem em fundos de investimento, eles são traders de acções e forex :lol:
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Gajo
Mensagens: 421
Registado: 05 out 2022 15:29
Has thanked: 121 times
Been thanked: 126 times

Re: GNB Obrigações 2026

Mensagem por Gajo »

Youtubers?

Forex?

!forex

Avatar do Utilizador
D@emoon
Mensagens: 2589
Registado: 03 out 2022 16:41
Localização: Lisboa
Has thanked: 572 times
Been thanked: 640 times

Re: GNB Obrigações 2026

Mensagem por D@emoon »

Por curiosidade fui ver como está este fundo devido à saída de outro igual no Best agora, está com +3,79% a 1 ano, bem melhor que o NB Obrigações Europa que vai com -3,9%!!!
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
jcab
Mensagens: 241
Registado: 04 out 2022 11:32
Localização: planet earth
Has thanked: 14 times
Been thanked: 18 times

Re: GNB Obrigações 2026

Mensagem por jcab »

D@emoon Escreveu: 03 jun 2024 17:26 Por curiosidade fui ver como está este fundo devido à saída de outro igual no Best agora, está com +3,79% a 1 ano, bem melhor que o NB Obrigações Europa que vai com -3,9%!!!
a rentabilidade YTD deste fundo é igualmente negativa…
Avatar do Utilizador
D@emoon
Mensagens: 2589
Registado: 03 out 2022 16:41
Localização: Lisboa
Has thanked: 572 times
Been thanked: 640 times

Re: GNB Obrigações 2026

Mensagem por D@emoon »

jcab Escreveu: 05 jun 2024 08:44
D@emoon Escreveu: 03 jun 2024 17:26 Por curiosidade fui ver como está este fundo devido à saída de outro igual no Best agora, está com +3,79% a 1 ano, bem melhor que o NB Obrigações Europa que vai com -3,9%!!!
a rentabilidade YTD deste fundo é igualmente negativa…
Normal que seja, as yields estão como estão, mas em comparação com outros fundos de obrigações podia estar pior :lol:
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
jcab
Mensagens: 241
Registado: 04 out 2022 11:32
Localização: planet earth
Has thanked: 14 times
Been thanked: 18 times

Re: GNB Obrigações 2026

Mensagem por jcab »

So estou a dizer que a informação que indicaste na tua mensagem anterior está errada. A YTD é negativa também .
Responder