Investimento Pais Reformados

Local de discussão sobre fundos e ETFs
D@emoon
Registado: 03 out 2022 16:41
Has thanked: 591 times
Been thanked: 669 times

Re: Investimento Pais Reformados

Mensagem por D@emoon »

Louie Escreveu: 13 nov 2024 14:47
Se tens o fundo desde o inicio, então seguramente que já sabias :lol:
Sim recebi notificação da alteração das condições do Best, acho que foi logo no inicio deste ano, já nem me recordo bem :)
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Virtua
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 745 times
Been thanked: 929 times

Mensagem por Virtua »

D@emoon Escreveu: 13 nov 2024 14:58 Como o Property só existe desde Agosto de 2020 não te sei responder ao que aconteceu para trás, mas é uma pergunta que podem fazer à Square, mas acho que secalhar vão responder que as avaliações são da responsabilidade dos avaliadores e não deles :lol:
Já houve quem fez. Disseram, "ah e tal como não houve vendas..." [nunca tiveram que colocar ao preço de real de mercado]

"We are drowning in information, while starving for wisdom."
D@emoon

Mensagem por D@emoon »

Virtua Escreveu: 13 nov 2024 15:05
D@emoon Escreveu: 13 nov 2024 14:58 Como o Property só existe desde Agosto de 2020 não te sei responder ao que aconteceu para trás, mas é uma pergunta que podem fazer à Square, mas acho que secalhar vão responder que as avaliações são da responsabilidade dos avaliadores e não deles :lol:
Já houve quem fez. Disseram, "ah e tal como não houve vendas..." [nunca tiveram que colocar ao preço de real de mercado]

Acho que da outra vez tentei dar o meu ponto de vista em relação a isso, acho que é diferente do que teres índices acionistas e obrigacionistas e teres esse benchmark, no imobiliário é mais complicado, qual é o valor real de mercado do meu apartamento? o que está no VPT de 85.000€? o preço de 100.000€ pelo qual eu o comprei? ou 300.000€ só porque acho que sim?

Acho que este ano houve um dia em que o Property caiu não foi? -0.40% ou assim, salvo erro porque perderam um inquilino e acabaram por vender depois o imóvel, acho que até alguém falou nisso talvez no tópico dos fundos, por isso acho que estão a espelhar na unidade de participação o que se tem passado no mercado, quando existirem quedas no imobiliário e as avaliações baixarem estamos cá para ver como o fazem.
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

D@emoon

Mensagem por D@emoon »

JRJordao Escreveu: 13 nov 2024 13:03 Conhecem o Imonegócios?

https://www.imofundos.pt/docs/1588/dif- ... -julho.pdf
.
12 meses para resgatar parece-me exagerado em comparação a outros...

JRJordao
Registado: 04 out 2022 12:11
Has thanked: 344 times
Been thanked: 585 times

Mensagem por JRJordao »

Após ponderação em casal (eu sou o mais aventureiro, imaginem), acordou-se aplicar 50k a 70k, possivelmente divididos entre CA e Best. O resto fica em capital garantido e com isso atingimos o nosso valor-objetivo de acumulação "sem risco". Excedente futuro poderá assim ser canalizado para ocasionais reforços nos fundos. É a estratégia que nos dá conforto.

Estes fundos pareceram-nos o mais apropriado, pois
  • acreditamos no potencial do imobiliário não-habitacional
  • nunca tiveram anos negativos
  • não queremos impacto direto de fatores como quem ganhou as eleições nos EUA
  • não precisamos de liquidez, os resgates demorados não serão um problema
Obrigado a todos pelas informações e opiniões, neste tópico e no dos ETFs.

Agora falta vender o imóvel. Hoje ainda só vou assinar o CPCV. :)
Ricardo
Registado: 06 out 2022 08:49
Has thanked: 10 times
Been thanked: 19 times

Mensagem por Ricardo »

Obrigado a todos pelas contribuições.

Por falta de tempo, ainda não consegui dar follow-up ao assunto, mas o interesse dos meus pais mantém-se.

Relativamente aos Fundos Imobiliários, sem dúvida ambos parecem uma boa opção. Mas o facto de o resgate não ser imediato, não poderá ser uma restrição para quem está na reforma? Pergunto de forma genérica, no caso dos meus pais não vejo que tivessem grandes problemas com isso...

Ainda relativamente aos mesmos, quais as vantagens deste tipo de fundos relativamente a, por exemplo, REITs (ETF)?

Mais uma vez obrigado!
D@emoon

Mensagem por D@emoon »

Ricardo Escreveu: 19 nov 2024 14:10
Ainda relativamente aos mesmos, quais as vantagens deste tipo de fundos relativamente a, por exemplo, REITs (ETF)?

Mais uma vez obrigado!
Paz de espirito, ETFs é mercado a subir e a cair todos os dias, os fundos imobiliários são mais tranquilos e não estão cotados em bolsa, muito mais aconselhados para quem tem mais idade.

Ricardo
Registado: 06 out 2022 08:49
Has thanked: 10 times
Been thanked: 19 times

Mensagem por Ricardo »

D@emoon Escreveu: 19 nov 2024 14:19
Ricardo Escreveu: 19 nov 2024 14:10

Mais uma vez obrigado!
Paz de espirito, ETFs é mercado a subir e a cair todos os dias, os fundos imobiliários são mais tranquilos e não estão cotados em bolsa, muito mais aconselhados para quem tem mais idade.
Hm ok... Parece-me uma boa opção pelo que estive a ver, pelo menos para parte do capital. A única questão prende-se com a baixa liquidez em caso de necessidade do capital investido, algo a analisar com eles.

Penso que um bom complemento seja um dos depósitos a prazo que neste momento pagam um pouco acima dos 3%.

Mais sugestões diversas serão bem-vindas! Obrigado!
Lvsitano
Registado: 18 jan 2023 15:07
Has thanked: 199 times
Been thanked: 157 times

Mensagem por Lvsitano »

Ou então fundos de tesouraria. Pagam um pouco acima dos depósitos a prazo, normalmente liquidez em 2 dias.
JRJordao

Mensagem por JRJordao »

Ricardo Escreveu: 19 nov 2024 14:51 Penso que um bom complemento seja um dos depósitos a prazo que neste momento pagam um pouco acima dos 3%.
Nesta vertente perdeste/perderam bastante com a espera. Até início de outubro conseguias taxas mais interessantes (ex: 4,00% vs 3,25% atualmente).

Se te interessa aplicar uma parte em DP, não esperes mais, as taxas vão continuar a descer.
Última edição por JRJordao em 19 nov 2024 18:09, editado 1 vez no total.
JRJordao

Mensagem por JRJordao »

Lvsitano Escreveu: 19 nov 2024 16:42 Ou então fundos de tesouraria. Pagam um pouco acima dos depósitos a prazo, normalmente liquidez em 2 dias.
Desde 2023 estão bons, mas em 2021 e 2022 esses fundos (estou a ver os do Best) desvalorizaram.
Lvsitano
Registado: 18 jan 2023 15:07
Has thanked: 199 times
Been thanked: 157 times

Mensagem por Lvsitano »

JRJordao Escreveu: 19 nov 2024 18:06 Desde 2023 estão bons, mas em 2021 e 2022 esses fundos (estou a ver os do Best) desvalorizaram.
2022 foi um ano péssimo para FIs. Claro que não estou a querer dizer que os fundos de tesouraria sejam de capital garantido como um DP, no entanto o risco é baixo, e a volatilidade por norma também costuma ser baixa.
Virtua

Mensagem por Virtua »

JRJordao Escreveu: 19 nov 2024 18:06
Lvsitano Escreveu: 19 nov 2024 16:42 Ou então fundos de tesouraria. Pagam um pouco acima dos depósitos a prazo, normalmente liquidez em 2 dias.
Desde 2023 estão bons, mas em 2021 e 2022 esses fundos (estou a ver os do Best) desvalorizaram.
Os fundos (e ETFs de liquidez) têm uma yield. Sabes de antemão +/- quanto vais ganhar. O passado não interessa. Se a yield era negativa eles clato que cairam (para além de eu não fazer ideia que fundos estás a ver)
JRJordao

Mensagem por JRJordao »

Virtua Escreveu: 19 nov 2024 19:09
JRJordao Escreveu: 19 nov 2024 18:06
Os fundos (e ETFs de liquidez) têm uma yield. Sabes de antemão +/- quanto vais ganhar. O passado não interessa. Se a yield era negativa eles clato que cairam (para além de eu não fazer ideia que fundos estás a ver)
Olhei para os 3 apresentados inicialmente no site do Best: LU1089088741, LU1965927921, PTIGAUHM0023.

O comentário foi devido à sua sugestão como alternativa a DPs. Há que considerar a diferença da volatilidade, como os anos de 2021 e 2022 provaram.

Queres dizer que quem subscrevia em 2021 via uma yield negativa anunciada? Essa yield é calculada para que prazo(s), não tendo os produtos uma data de maturidade?
Virtua

Mensagem por Virtua »

JRJordao Escreveu: 19 nov 2024 19:50 Olhei para os 3 apresentados inicialmente no site do Best: LU1089088741, LU1965927921, PTIGAUHM0023.
Não vou sequer perder muito tempo com fundos que não sigo.

Uso 4/5 ETFs e 2 dois fundos

ETFs - > viewtopic.php?t=258
Fundos -> viewtopic.php?t=525
JRJordao Escreveu: 19 nov 2024 19:50 Há que considerar a diferença da volatilidade, como os anos de 2021 e 2022 provaram.
Subscreverias um DP com taxa negativa? Pois, eu também não subscreveria um ETFs obrigacionista de curto prazo com taxa negativa.
JRJordao Escreveu: 19 nov 2024 19:50 Queres dizer que quem subscrevia em 2021 via uma yield negativa anunciada?
Sim. São obrigações, no fundo. Sabes sempre quanto te vão pagar, se levados até à maturidade.
JRJordao Escreveu: 19 nov 2024 19:50 Essa yield é calculada para que prazo(s), não tendo os produtos uma data de maturidade?
A Yield média é a yield da maturidade média das obrigações. Estás a confundir um ETF com o que ele tem, as obrigações. Imagina que alguém te paga para criares um fundo ou ETF de DPs, ainda por cima com a fama que estás a ter no reddit.

Tu não conseguirias prever quanto uma carteira de DPs te renderia? Agora colocavas isso num formato ETF. O ETF era a carteira de DPs. O ETF não teria maturidade porque tu ias "rodando" os DPs, uns venciam, outros novos melhores apareciam etc etc. Agora dizias que os DPs da carteira do ETF tinham em média 3 meses (por mandato). Penso que também conseguias criar uma carteira que em média tivesse +/- este período. E se as pessoas te perguntassem quanto o ETF ia render nos próximos 3 meses poderias dizer que ia ser praticamente igual à yield média ponderada dos DPs certo?

Agora, alguém te dizia para criares tb uma carteira com período médio de 6 meses. Não me parece complicado pois não? Era só aumentares as datas de maturidade dos DPs.

Agora muda DPs por obrigações de muito curto prazo e tens um ETF de liquidez. Tu és definitivamente alguém que está a deixar dinheiro na mesa porque achas que ETFs são um activo semi homogéneo. ETFs são o que tu quiseres meter lá dentro.

Este mês o ETF gov 0-1 anos vai quase de certeza fazer outra vez 4% anualizado. A dia 18 (ontem) já ia com 2.15%.

Eu já sei de antemão quase quanto vou ganhar. Até tenho cálculos de previsão de valores da UP:viewtopic.php?p=9781#p9781 e viewtopic.php?p=11052#p11052

Sobre a volatilidade estas são as quedas dos ETFs obrigacionistas governamentais:
Screenshot 2024-11-19 at 21.22.42.png
Screenshot 2024-11-19 at 21.22.42.png (72.71 KiB) Visto 72 vezes
Sim, 0.05% como queda máxima um dia. De vez em quando descem um dia ou dois
Responder