Sim recebi notificação da alteração das condições do Best, acho que foi logo no inicio deste ano, já nem me recordo bem
Investimento Pais Reformados
- D@emoon
- Registado: 03 out 2022 16:41
- Has thanked: 591 times
- Been thanked: 669 times
Re: Investimento Pais Reformados
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett
Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Já houve quem fez. Disseram, "ah e tal como não houve vendas..." [nunca tiveram que colocar ao preço de real de mercado]
"We are drowning in information, while starving for wisdom."
- D@emoon
Acho que da outra vez tentei dar o meu ponto de vista em relação a isso, acho que é diferente do que teres índices acionistas e obrigacionistas e teres esse benchmark, no imobiliário é mais complicado, qual é o valor real de mercado do meu apartamento? o que está no VPT de 85.000€? o preço de 100.000€ pelo qual eu o comprei? ou 300.000€ só porque acho que sim?
Acho que este ano houve um dia em que o Property caiu não foi? -0.40% ou assim, salvo erro porque perderam um inquilino e acabaram por vender depois o imóvel, acho que até alguém falou nisso talvez no tópico dos fundos, por isso acho que estão a espelhar na unidade de participação o que se tem passado no mercado, quando existirem quedas no imobiliário e as avaliações baixarem estamos cá para ver como o fazem.
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett
- D@emoon
12 meses para resgatar parece-me exagerado em comparação a outros...JRJordao Escreveu: ↑13 nov 2024 13:03 Conhecem o Imonegócios?
https://www.imofundos.pt/docs/1588/dif- ... -julho.pdf
.
- JRJordao
- Registado: 04 out 2022 12:11
- Has thanked: 344 times
- Been thanked: 585 times
Após ponderação em casal (eu sou o mais aventureiro, imaginem), acordou-se aplicar 50k a 70k, possivelmente divididos entre CA e Best. O resto fica em capital garantido e com isso atingimos o nosso valor-objetivo de acumulação "sem risco". Excedente futuro poderá assim ser canalizado para ocasionais reforços nos fundos. É a estratégia que nos dá conforto.
Estes fundos pareceram-nos o mais apropriado, pois
Agora falta vender o imóvel. Hoje ainda só vou assinar o CPCV.
Estes fundos pareceram-nos o mais apropriado, pois
- acreditamos no potencial do imobiliário não-habitacional
- nunca tiveram anos negativos
- não queremos impacto direto de fatores como quem ganhou as eleições nos EUA
- não precisamos de liquidez, os resgates demorados não serão um problema
Agora falta vender o imóvel. Hoje ainda só vou assinar o CPCV.
Obrigado a todos pelas contribuições.
Por falta de tempo, ainda não consegui dar follow-up ao assunto, mas o interesse dos meus pais mantém-se.
Relativamente aos Fundos Imobiliários, sem dúvida ambos parecem uma boa opção. Mas o facto de o resgate não ser imediato, não poderá ser uma restrição para quem está na reforma? Pergunto de forma genérica, no caso dos meus pais não vejo que tivessem grandes problemas com isso...
Ainda relativamente aos mesmos, quais as vantagens deste tipo de fundos relativamente a, por exemplo, REITs (ETF)?
Mais uma vez obrigado!
Por falta de tempo, ainda não consegui dar follow-up ao assunto, mas o interesse dos meus pais mantém-se.
Relativamente aos Fundos Imobiliários, sem dúvida ambos parecem uma boa opção. Mas o facto de o resgate não ser imediato, não poderá ser uma restrição para quem está na reforma? Pergunto de forma genérica, no caso dos meus pais não vejo que tivessem grandes problemas com isso...
Ainda relativamente aos mesmos, quais as vantagens deste tipo de fundos relativamente a, por exemplo, REITs (ETF)?
Mais uma vez obrigado!
- D@emoon
Paz de espirito, ETFs é mercado a subir e a cair todos os dias, os fundos imobiliários são mais tranquilos e não estão cotados em bolsa, muito mais aconselhados para quem tem mais idade.
Hm ok... Parece-me uma boa opção pelo que estive a ver, pelo menos para parte do capital. A única questão prende-se com a baixa liquidez em caso de necessidade do capital investido, algo a analisar com eles.
Penso que um bom complemento seja um dos depósitos a prazo que neste momento pagam um pouco acima dos 3%.
Mais sugestões diversas serão bem-vindas! Obrigado!
- JRJordao
Nesta vertente perdeste/perderam bastante com a espera. Até início de outubro conseguias taxas mais interessantes (ex: 4,00% vs 3,25% atualmente).
Se te interessa aplicar uma parte em DP, não esperes mais, as taxas vão continuar a descer.
Última edição por JRJordao em 19 nov 2024 18:09, editado 1 vez no total.
- JRJordao
Desde 2023 estão bons, mas em 2021 e 2022 esses fundos (estou a ver os do Best) desvalorizaram.
2022 foi um ano péssimo para FIs. Claro que não estou a querer dizer que os fundos de tesouraria sejam de capital garantido como um DP, no entanto o risco é baixo, e a volatilidade por norma também costuma ser baixa.JRJordao Escreveu: ↑19 nov 2024 18:06 Desde 2023 estão bons, mas em 2021 e 2022 esses fundos (estou a ver os do Best) desvalorizaram.
Os fundos (e ETFs de liquidez) têm uma yield. Sabes de antemão +/- quanto vais ganhar. O passado não interessa. Se a yield era negativa eles clato que cairam (para além de eu não fazer ideia que fundos estás a ver)JRJordao Escreveu: ↑19 nov 2024 18:06Desde 2023 estão bons, mas em 2021 e 2022 esses fundos (estou a ver os do Best) desvalorizaram.
- JRJordao
Olhei para os 3 apresentados inicialmente no site do Best: LU1089088741, LU1965927921, PTIGAUHM0023.Virtua Escreveu: ↑19 nov 2024 19:09Os fundos (e ETFs de liquidez) têm uma yield. Sabes de antemão +/- quanto vais ganhar. O passado não interessa. Se a yield era negativa eles clato que cairam (para além de eu não fazer ideia que fundos estás a ver)JRJordao Escreveu: ↑19 nov 2024 18:06Desde 2023 estão bons, mas em 2021 e 2022 esses fundos (estou a ver os do Best) desvalorizaram.
O comentário foi devido à sua sugestão como alternativa a DPs. Há que considerar a diferença da volatilidade, como os anos de 2021 e 2022 provaram.
Queres dizer que quem subscrevia em 2021 via uma yield negativa anunciada? Essa yield é calculada para que prazo(s), não tendo os produtos uma data de maturidade?
Não vou sequer perder muito tempo com fundos que não sigo.
Uso 4/5 ETFs e 2 dois fundos
ETFs - > viewtopic.php?t=258
Fundos -> viewtopic.php?t=525
Subscreverias um DP com taxa negativa? Pois, eu também não subscreveria um ETFs obrigacionista de curto prazo com taxa negativa.
Sim. São obrigações, no fundo. Sabes sempre quanto te vão pagar, se levados até à maturidade.
A Yield média é a yield da maturidade média das obrigações. Estás a confundir um ETF com o que ele tem, as obrigações. Imagina que alguém te paga para criares um fundo ou ETF de DPs, ainda por cima com a fama que estás a ter no reddit.
Tu não conseguirias prever quanto uma carteira de DPs te renderia? Agora colocavas isso num formato ETF. O ETF era a carteira de DPs. O ETF não teria maturidade porque tu ias "rodando" os DPs, uns venciam, outros novos melhores apareciam etc etc. Agora dizias que os DPs da carteira do ETF tinham em média 3 meses (por mandato). Penso que também conseguias criar uma carteira que em média tivesse +/- este período. E se as pessoas te perguntassem quanto o ETF ia render nos próximos 3 meses poderias dizer que ia ser praticamente igual à yield média ponderada dos DPs certo?
Agora, alguém te dizia para criares tb uma carteira com período médio de 6 meses. Não me parece complicado pois não? Era só aumentares as datas de maturidade dos DPs.
Agora muda DPs por obrigações de muito curto prazo e tens um ETF de liquidez. Tu és definitivamente alguém que está a deixar dinheiro na mesa porque achas que ETFs são um activo semi homogéneo. ETFs são o que tu quiseres meter lá dentro.
Este mês o ETF gov 0-1 anos vai quase de certeza fazer outra vez 4% anualizado. A dia 18 (ontem) já ia com 2.15%.
Eu já sei de antemão quase quanto vou ganhar. Até tenho cálculos de previsão de valores da UP:viewtopic.php?p=9781#p9781 e viewtopic.php?p=11052#p11052
Sobre a volatilidade estas são as quedas dos ETFs obrigacionistas governamentais:
Sim, 0.05% como queda máxima um dia. De vez em quando descem um dia ou dois