=> Questionário sobre correctoras aqui: Questionário sobre as corretoras em Portugal. Nem precisam de se registar para ajudar à literacia financeira nacional. Obrigado.

Fundos de Investimento

Local de discussão sobre fundos e ETFs
nunoyugen
Mensagens: 47
Registado: 17 jun 2024 17:55
Has thanked: 1 time
Been thanked: 4 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por nunoyugen »

Este da Pictet também é bom, nunca se desviou muito do índice e até foi melhor em 2 ou 3 anos.
LU0130733172
Avatar do Utilizador
morgoth
Mensagens: 98
Registado: 14 jun 2024 16:05
Localização: Lisboa
Has thanked: 24 times
Been thanked: 5 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por morgoth »

É em USD. Nos bancos nacionais isso tem algum problema?
O céu é o limite. Já a minha carteira...
Avatar do Utilizador
D@emoon
Mensagens: 2304
Registado: 03 out 2022 16:41
Localização: Lisboa
Has thanked: 520 times
Been thanked: 577 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por D@emoon »

morgoth Escreveu: 25 jun 2024 11:00 É em USD. Nos bancos nacionais isso tem algum problema?
Problema não, vai-te só aparecer o fundo em USD e convertido para EUR no património.
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
nunoyugen
Mensagens: 47
Registado: 17 jun 2024 17:55
Has thanked: 1 time
Been thanked: 4 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por nunoyugen »

No ActivoBank não há mesmo muita escolha, mas vou ter de fazer aqui pois assim fica no nome do menor.

As opções, basicamente para um fundo de Acções EUA, cap grande misto são:

PTYAGALM0005 - IMGA Ações América A – Fundo de Investimento Aberto de Acções - a 10 anos rendeu 12.40 - 5 anos 14,81 e a 3 - 17,77 com 2.40% de custos

LU0133265412 - Goldman Sachs US CORE Equity Portfolio E Acc EUR - 10 anos - 13,16% - 5 anos - 13,98 - 3 anos - 11,98% - Custos 1,5% mas acho que tem distribuição pois tem uma comissão de 0,5%

LU0130733172 - Pictet-USA Index R USD - 10 anos - 14,16 - 5 anos - 14,97 - 3 anos - 13,42 - custos - 0,90%

Aconselham algum destes?
nunoyugen
Mensagens: 47
Registado: 17 jun 2024 17:55
Has thanked: 1 time
Been thanked: 4 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por nunoyugen »

Se calhar estou com este trabalho todo e parece que as contas do ActivoBank, sendo o titular menor não deixam subscrever fundos de investimento!

Se calhar, para ser numa conta dela, parece que estou mesmo condenado o BPI Acções Mundiais. Até agora foi o único banco que deixou fazer
Avatar do Utilizador
D@emoon
Mensagens: 2304
Registado: 03 out 2022 16:41
Localização: Lisboa
Has thanked: 520 times
Been thanked: 577 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por D@emoon »

nunoyugen Escreveu: 25 jun 2024 11:12 Se calhar estou com este trabalho todo e parece que as contas do ActivoBank, sendo o titular menor não deixam subscrever fundos de investimento!
Sério? deve de dar, no Best só não dá para fazer produtos de trading, de resto dá para fazer tudo.
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
nunoyugen
Mensagens: 47
Registado: 17 jun 2024 17:55
Has thanked: 1 time
Been thanked: 4 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por nunoyugen »

nem me aparece a conta de fundos dela.
nunoyugen
Mensagens: 47
Registado: 17 jun 2024 17:55
Has thanked: 1 time
Been thanked: 4 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por nunoyugen »

Estava a pensar que se for para subscrever mesmo o AB Growth dava pois ela tem quase esse valor, eu metia mais um pouco e já dava para subscrever. Mas vale mesmo a pena? Tipo o da Pictet não é um fundo muito similar?
nunoyugen
Mensagens: 47
Registado: 17 jun 2024 17:55
Has thanked: 1 time
Been thanked: 4 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por nunoyugen »

Acabo de falar com o Banco Invest e só permitem fundos, em conta de menores, que sejam de risco médio baixo.
Ou seja, cada vez mais acho que a única solução será investir no BPI Acções Mundiais, que de facto até me parece um bom fundo. Tem apenas uma taxa de custos de 2% , mas de resto acho até com bom desempenho.

Que acham?
Avatar do Utilizador
Sr IRS
Mensagens: 30
Registado: 11 jun 2024 23:13
Has thanked: 10 times
Been thanked: 12 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por Sr IRS »

nunoyugen Escreveu: 25 jun 2024 16:10 Acabo de falar com o Banco Invest e só permitem fundos, em conta de menores, que sejam de risco médio baixo.
Ou seja, cada vez mais acho que a única solução será investir no BPI Acções Mundiais, que de facto até me parece um bom fundo. Tem apenas uma taxa de custos de 2% , mas de resto acho até com bom desempenho.

Que acham?
Não dá para simplesmente subscrever os fundos por ti e doares aos filhos quando achares o momento certo? - Consulta o banco ou um contabilista para confirmar isto, a info que encontrei foi esta:

https://www.doutorfinancas.pt/impostos/ ... -impostos/


Não acham contraintuitivo esta questão de só se poder investir com contas de menores em fundos de risco médio/baixo? São precisamente os que têm mais tempo para ver as ações crescerem e mitigarem o risco da volatibilidade... Para mim, o que fazia sentido era só não poderes investir em ativos alavancados ou com perda potencial superior ao montante investido.
Disclaimer: Não sou contabilista, apenas me comecei a interessar recentemente por finanças pessoais
nunoyugen
Mensagens: 47
Registado: 17 jun 2024 17:55
Has thanked: 1 time
Been thanked: 4 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por nunoyugen »

Obrigado pela tua resposta Sr. IRS, poderia fazer isso sim, mas entendo que também é importante eles terem a sua conta própria, entendes? Só neste país é que isto deve acontecer, porque se há produtos que as crianças deveriam subscrever era fundos de investimento ou etf.
No meu caso os meus pais fizeram-me uma conta na CGD e eu tinha mais 50 Euros ou 100 euros do que o inicial, em anos e anos a fio. Fizeram o melhor que sabiam e podiam, mas hoje a iliteracia financeira não é tão grande e eu não quero cometer o mesmo erro com os meus filhos.
Avatar do Utilizador
Sr IRS
Mensagens: 30
Registado: 11 jun 2024 23:13
Has thanked: 10 times
Been thanked: 12 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por Sr IRS »

nunoyugen Escreveu: 25 jun 2024 16:39 Obrigado pela tua resposta Sr. IRS, poderia fazer isso sim, mas entendo que também é importante eles terem a sua conta própria, entendes? Só neste país é que isto deve acontecer, porque se há produtos que as crianças deveriam subscrever era fundos de investimento ou etf.
No meu caso os meus pais fizeram-me uma conta na CGD e eu tinha mais 50 Euros ou 100 euros do que o inicial, em anos e anos a fio. Fizeram o melhor que sabiam e podiam, mas hoje a iliteracia financeira não é tão grande e eu não quero cometer o mesmo erro com os meus filhos.
Honestamente, e falo pela minha curta experiência como "adulto", só tive vantagens nos bancos por ser "novo cliente", nunca tive nenhum bónus de cliente antigo ou fidelizado. É uma luta que estou a ter com os meus pais porque insistem que a antiguidade dá vantagem para um crédito habitação.

Por isso, e considerando que não há questões de heranças, não me choca que subscrevas um fundo novo que seja teu no papel, mas que vais dar x UPs a cada filho quando ficarem maiores de idade.
Disclaimer: Não sou contabilista, apenas me comecei a interessar recentemente por finanças pessoais
Avatar do Utilizador
morgoth
Mensagens: 98
Registado: 14 jun 2024 16:05
Localização: Lisboa
Has thanked: 24 times
Been thanked: 5 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por morgoth »

Imagem

Gráfico de cores para ajudar na visualização.

Stoik não está assim tão mal.

Claro que não estão consideradas outras variáveis nomeadamente custos de entrada, gestão e saída.
O céu é o limite. Já a minha carteira...
Futsal78
Mensagens: 90
Registado: 04 out 2022 11:29
Has thanked: 38 times
Been thanked: 9 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por Futsal78 »

nunoyugen Escreveu: 25 jun 2024 11:06 No ActivoBank não há mesmo muita escolha, mas vou ter de fazer aqui pois assim fica no nome do menor.

As opções, basicamente para um fundo de Acções EUA, cap grande misto são:

PTYAGALM0005 - IMGA Ações América A – Fundo de Investimento Aberto de Acções - a 10 anos rendeu 12.40 - 5 anos 14,81 e a 3 - 17,77 com 2.40% de custos

LU0133265412 - Goldman Sachs US CORE Equity Portfolio E Acc EUR - 10 anos - 13,16% - 5 anos - 13,98 - 3 anos - 11,98% - Custos 1,5% mas acho que tem distribuição pois tem uma comissão de 0,5%

LU0130733172 - Pictet-USA Index R USD - 10 anos - 14,16 - 5 anos - 14,97 - 3 anos - 13,42 - custos - 0,90%

Aconselham algum destes?
O meu filho vai com 8 anos e coloco tudo num FI que faz parte da minha carteira, não liguei a isso de contas menores etc.... Tds anos coloco 1000€, quando chegar aos 18 anos logo se vê :)
nunoyugen
Mensagens: 47
Registado: 17 jun 2024 17:55
Has thanked: 1 time
Been thanked: 4 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por nunoyugen »

Qual o Fundo, se poderes partilhar?
Responder