=> Questionário sobre correctoras aqui: Questionário sobre as corretoras em Portugal. Nem precisam de se registar para ajudar à literacia financeira nacional. Obrigado.

Fundos de Investimento

Local de discussão sobre fundos e ETFs
nunoyugen
Mensagens: 47
Registado: 17 jun 2024 17:55
Has thanked: 1 time
Been thanked: 4 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por nunoyugen »

Acabei de fazer no único banco que permitiu subscrever fundos em conta de menor - BPI
Avatar do Utilizador
Patanisca
Mensagens: 94
Registado: 04 out 2022 13:23
Has thanked: 34 times
Been thanked: 37 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por Patanisca »

A melhor altura para começar a investir é "ontem".
Eu comecei em 2013, só tenho pena de não ter sido mais cedo.
nunoyugen
Mensagens: 47
Registado: 17 jun 2024 17:55
Has thanked: 1 time
Been thanked: 4 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por nunoyugen »

Sim concordo e por isso deixem-me de adiar e entrei num fundo de acções mundiais e no único banco onde me permitiam conta de menor. Ta feito. Em 2040 que faça o que quiser pois terá 18 anos
Avatar do Utilizador
morgoth
Mensagens: 98
Registado: 14 jun 2024 16:05
Localização: Lisboa
Has thanked: 24 times
Been thanked: 5 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por morgoth »

Patanisca Escreveu: 26 jun 2024 23:21 A melhor altura para começar a investir é "ontem".
Eu comecei em 2013, só tenho pena de não ter sido mais cedo.
Concordo!

Ainda há pouco li um post que dizia algo assim:

Se em vez de comprarmos um iPhone todos os anos desde 2008, se tivéssemos comprado ações da Apple, tínhamos uns belos milhões. :)

Não fui confirmar se é real mas achei piada.
O céu é o limite. Já a minha carteira...
Joseba
Mensagens: 98
Registado: 19 fev 2024 10:42
Has thanked: 20 times
Been thanked: 36 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por Joseba »

Números da Inflação sem grande história....
Avatar do Utilizador
morgoth
Mensagens: 98
Registado: 14 jun 2024 16:05
Localização: Lisboa
Has thanked: 24 times
Been thanked: 5 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por morgoth »

Mas penso que o raciocínio está errado porque teríamos de ter comprado açõoes em 2008 mas no valor do total investido todos estes ano.

Comprar 1K por ano não daria isso tudo penso eu de que.
O céu é o limite. Já a minha carteira...
Avatar do Utilizador
Sr IRS
Mensagens: 30
Registado: 11 jun 2024 23:13
Has thanked: 10 times
Been thanked: 12 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por Sr IRS »

morgoth Escreveu: 26 jun 2024 23:44
Patanisca Escreveu: 26 jun 2024 23:21 A melhor altura para começar a investir é "ontem".
Eu comecei em 2013, só tenho pena de não ter sido mais cedo.
Concordo!

Ainda há pouco li um post que dizia algo assim:

Se em vez de comprarmos um iPhone todos os anos desde 2008, se tivéssemos comprado ações da Apple, tínhamos uns belos milhões. :)

Não fui confirmar se é real mas achei piada.
Fiz um ficheiro excel simples e pelas minhas contas, desconsiderando os dividendos e considerando que compravamos ações fracionadas da apple no valor do MSP de cada iphone, no dia em que CADA IPHONE saiu, tinhamos investido 28 458 USD que neste momento estavam a valer....... ~138 401 USD. Logo o polígrafo diz que é.... Pimenta na língua. :lol: Mesmo assim a valorização era de 386%, só no 1º iphone a valorização era de 5702%.

Era engraçado termos um tópico sobre mitos no fórum!


PS: Parabéns ao fórum, acabamos de ultrapassar as 10k mensagens totais!
Disclaimer: Não sou contabilista, apenas me comecei a interessar recentemente por finanças pessoais
Avatar do Utilizador
morgoth
Mensagens: 98
Registado: 14 jun 2024 16:05
Localização: Lisboa
Has thanked: 24 times
Been thanked: 5 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por morgoth »

Sr IRS Escreveu: 28 jun 2024 14:53
morgoth Escreveu: 26 jun 2024 23:44
Patanisca Escreveu: 26 jun 2024 23:21 A melhor altura para começar a investir é "ontem".
Eu comecei em 2013, só tenho pena de não ter sido mais cedo.
Concordo!

Ainda há pouco li um post que dizia algo assim:

Se em vez de comprarmos um iPhone todos os anos desde 2008, se tivéssemos comprado ações da Apple, tínhamos uns belos milhões. :)

Não fui confirmar se é real mas achei piada.
Fiz um ficheiro excel simples e pelas minhas contas, desconsiderando os dividendos e considerando que compravamos ações fracionadas da apple no valor do MSP de cada iphone, no dia em que CADA IPHONE saiu, tinhamos investido 28 458 USD que neste momento estavam a valer....... ~138 401 USD. Logo o polígrafo diz que é.... Pimenta na língua. :lol: Mesmo assim a valorização era de 386%, só no 1º iphone a valorização era de 5702%.

Era engraçado termos um tópico sobre mitos no fórum!


PS: Parabéns ao fórum, acabamos de ultrapassar as 10k mensagens totais!
Parabéns pelo esforço! podias partilhar o ficheiro? Ando há 2 semanas a tentar criar um mas a minha "noobice" ainda não deu resultados.
O céu é o limite. Já a minha carteira...
Avatar do Utilizador
Patanisca
Mensagens: 94
Registado: 04 out 2022 13:23
Has thanked: 34 times
Been thanked: 37 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por Patanisca »

Sr IRS Escreveu: 28 jun 2024 14:53
morgoth Escreveu: 26 jun 2024 23:44
Patanisca Escreveu: 26 jun 2024 23:21 A melhor altura para começar a investir é "ontem".
Eu comecei em 2013, só tenho pena de não ter sido mais cedo.
Concordo!

Ainda há pouco li um post que dizia algo assim:

Se em vez de comprarmos um iPhone todos os anos desde 2008, se tivéssemos comprado ações da Apple, tínhamos uns belos milhões. :)

Não fui confirmar se é real mas achei piada.
Fiz um ficheiro excel simples e pelas minhas contas, desconsiderando os dividendos e considerando que compravamos ações fracionadas da apple no valor do MSP de cada iphone, no dia em que CADA IPHONE saiu, tinhamos investido 28 458 USD que neste momento estavam a valer....... ~138 401 USD. Logo o polígrafo diz que é.... Pimenta na língua. :lol: Mesmo assim a valorização era de 386%, só no 1º iphone a valorização era de 5702%.

Era engraçado termos um tópico sobre mitos no fórum!


PS: Parabéns ao fórum, acabamos de ultrapassar as 10k mensagens totais!
E mesmo assim essas análises são muito lindas no papel, mas acções da Apple não fazem chamadas, pelo que não se deve calcular a compra de stocks no valor do iPhone, mas sim no (valor iPhone - valor outro telemóvel). Eu também posso dizer que se em vez de comprar comida, investir em ações da Nestlé também podia estar rico agora. 😁
É só demagogia financeira!!! 🤣
Avatar do Utilizador
D@emoon
Mensagens: 2304
Registado: 03 out 2022 16:41
Localização: Lisboa
Has thanked: 520 times
Been thanked: 577 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por D@emoon »

Por vezes a questão prende-se é com a necessidade, será que é mesmo necessário ter um tlm, seja ele que marca for, que custe 1.500€?

Ora se uma determinada pessoa receber o ordenado mínimo de 820€, isto que dizer que ganha em média 4,65€/hora, então, para comprar um tlm desse valor necessita de trabalhar 322 horas!!, se dividirmos por 8h, chegamos à conclusão que são necessários 40 dias de trabalho para comprar algo que vai ter desgaste, vai ficar obsoleto, e que talvez a única coisa que faz é chamadas e tira umas fotos porreiras mas como são apenas para meter no Instagram não valem de nada porque o próprio Instagram faz compressão na qualidade :lol:

Conclusão, tenho dinheiro para comprar 100 iphones mas em vez disso tenho um Xiaomi de 300 paus e prefiro investir o meu dinheiro na Apple ( indiretamente através de fundos ), temos de reflectir antes do impulso de comprar, se realmente há a necessidade de comprar esse produto ( a maioria da malta dos iPhones costuma ter este "problema", assim que compra um iPhone parece ter a necessidade de voltar a comprar todos os anos para actualizar o anterior, que na maioria dos casos nem traz nada de novo ).

Há a regra das 4 perguntas que todos devemos ter em mente antes de comprar algo:

Eu quero? Eu preciso? Eu posso? Eu devo?

No entanto para determinadas profissões até que pode ser necessário um tlm desse valor, mas para 99% das pessoas acredito que não.
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Avatar do Utilizador
morgoth
Mensagens: 98
Registado: 14 jun 2024 16:05
Localização: Lisboa
Has thanked: 24 times
Been thanked: 5 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por morgoth »

Se ninguém gastar a economia entra em recessão e as empresas em falência e os mercados caem e os investidores perdem dinheiro :) :) :)
O céu é o limite. Já a minha carteira...
Avatar do Utilizador
D@emoon
Mensagens: 2304
Registado: 03 out 2022 16:41
Localização: Lisboa
Has thanked: 520 times
Been thanked: 577 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por D@emoon »

morgoth Escreveu: 29 jun 2024 10:30 Se ninguém gastar a economia entra em recessão e as empresas em falência e os mercados caem e os investidores perdem dinheiro :) :) :)
Compra quem tiver realmente necessidade e poder financeiro para o fazer, não é isso que se vê na generalidade, tens noção de quantas pessoas compram a crédito tlms de 1.500€? :lol:
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Avatar do Utilizador
morgoth
Mensagens: 98
Registado: 14 jun 2024 16:05
Localização: Lisboa
Has thanked: 24 times
Been thanked: 5 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por morgoth »

Eu fui um deles... Não a crédito mas a prestações sem juros na NOS diluindo assim a depreciação do produto porque investi os 1500€ num PPR...
O céu é o limite. Já a minha carteira...
Lvsitano
Mensagens: 300
Registado: 18 jan 2023 15:07
Has thanked: 71 times
Been thanked: 66 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por Lvsitano »

E normalmente quem mais depressa compra um iPhone é quem recebe o salário mínimo do que muitos que recebem 1500€. É o investimento do pobre: iPhones, raspadinhas e placard :lol:
Avatar do Utilizador
morgoth
Mensagens: 98
Registado: 14 jun 2024 16:05
Localização: Lisboa
Has thanked: 24 times
Been thanked: 5 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por morgoth »

eheheh felizmente recebo vários salários mínimos... Tenho a sorte de ter um bom emprego e um bom salário. Aliás, nunca ganhei menos de duas vezes o salário mínimo. Fui perdendo poder de compra sim, mas estou confortável.

Mas entendo o teu ponto. O "pobre" não tem dinheiro para um Tesla compra um iPhone. :)
O céu é o limite. Já a minha carteira...
Responder