Fundos de Investimento

Local de discussão sobre fundos e ETFs
Joseba
Registado: 19 fev 2024 10:42
Has thanked: 45 times
Been thanked: 81 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por Joseba »

Sabem o que eu queria?
Um fundo crypto activo (ao contrario de passivo), onde o gestor pudesse investir nas moedas que ele quisesse livremente.
Tipo, ETH está barata? Aumentava exposicao nela. Vem aí alt season? Então a % de BTC no portfolio descia.
Acho que seria um fundo bem interessante, mesmo pagando os 2% do salário do gestor....
D@emoon
Registado: 03 out 2022 16:41
Has thanked: 643 times
Been thanked: 736 times

Mensagem por D@emoon »

Joseba Escreveu: 14 fev 2025 23:16 Sabem o que eu queria?
Um fundo crypto activo (ao contrario de passivo), onde o gestor pudesse investir nas moedas que ele quisesse livremente.
Tipo, ETH está barata? Aumentava exposicao nela. Vem aí alt season? Então a % de BTC no portfolio descia.
Acho que seria um fundo bem interessante, mesmo pagando os 2% do salário do gestor....
Talvez daqui a alguns anos, até vão existir mistos, com acções e Crypto por exemplo, até o Larry Fink já deu entender isso.
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Joseba

Mensagem por Joseba »

Encontrei algo interessante....

https://hashdex.com/en-EU/products/hamo

HAMO tracks the Vinter Hashdex Risk Parity Momentum Index, offering diversified exposure to crypto assets demonstrating the strongest price momentum.

O portfolio deles:

Name Weight (%)
Bitcoin - BTC
19,21
Ripple - XRP
15,57
Solana - SOL
14,92
Litecoin - LTC
8,71
Ethereum - ETH
7,68
Tron - TRX
6,84
Chainlink - LINK
6,05
Cardano - ADA
5,14
Bitcoin Cash - BCH
4,82
Stellar - XLM
4,10
Avalanche - AVAX
3,60
Polkadot - DOT
3,35

O problema deve ser arranjar uma plataforma aqui em Portugal que consiga ter acesso a isso...
ISIN: CH1218734544
D@emoon

Mensagem por D@emoon »

Isso já não é bem o que falaste, é um ETP que replica um índice com as 12 maiores moedas em capitalização.
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Joseba

Mensagem por Joseba »

D@emoon Escreveu: 15 fev 2025 08:49 Isso já não é bem o que falaste, é um ETP que replica um índice com as 12 maiores moedas em capitalização.
Humm.... olha que nao...
Bitcoin tem pouco peso
XRP em segundo lugar
ETH atrás de XRP, SOL e Litecoin....
SUI não aparece....
D@emoon

Mensagem por D@emoon »

Joseba Escreveu: 15 fev 2025 11:55
D@emoon Escreveu: 15 fev 2025 08:49 Isso já não é bem o que falaste, é um ETP que replica um índice com as 12 maiores moedas em capitalização.
Humm.... olha que nao...
Bitcoin tem pouco peso
XRP em segundo lugar
ETH atrás de XRP, SOL e Litecoin....
SUI não aparece....
Só vi o que diz: Hashdex Crypto Momentum Factor ETP replicates the Vinter Hashdex Risk Parity Momentum Index (VHASHMOM).

superkinas
Registado: 04 out 2022 11:10
Has thanked: 28 times
Been thanked: 86 times

Mensagem por superkinas »

Quem está na india, que fundo tem ?
Estou entre jupiter e o invesco. Nos ultimos anos o jupiter sobressai mas no longo tempo o invesco tem perfil melhor.
Acho que a india é um dos casos em que rentabilidade fundos bate os etf.
Patanisca
Registado: 04 out 2022 13:23
Has thanked: 52 times
Been thanked: 61 times

Mensagem por Patanisca »

Fenómeno interessante. Em 2024, o JPM America Equity D (acc) EUR foi a minha escolha em detrimento do Fidelity S&P 500 Index EUR P Acc devido a este último ter 2% de comissão de subscrição e terem rendibilidades históricas de longo prazo semelhantes.
Mas 2025 YTD a coisa está bem desigual.
JPM +0.75%
Fidelity +2.54%

Estou curioso para ver se o JPM não está a indiciar degradação.
Atualmente tenho mais peso no JPM (24.6%)do que no Fidelity (18.7%) mas a manter-se esta underperformance do JPM, os reforços em 2025 irei dirigi-los para o Fidelity apesar dos seus pesados 2% de subscrição.

Ou então vou analisar a entrada num ETF do SP500, com o Best. Tenho que analisar a documentação para perceber se num caso de uso em que apenas farei reforços periódicos, será que se perde ou ganha com um ETF do SP500 vs o Fidelity com 2% de subscrição.
superkinas
Registado: 04 out 2022 11:10
Has thanked: 28 times
Been thanked: 86 times

Mensagem por superkinas »

será que vale a pena andar a saltar de fundo em fundo devido a estas diferenças devido a um ano.
Patanisca
Registado: 04 out 2022 13:23
Has thanked: 52 times
Been thanked: 61 times

Mensagem por Patanisca »

Não penso em vender o que tenho do JPM, falei apenas em reforçar no Fidelity em vez do JPM. Até porque o JPM é o fundo onde tenho mais exposição na carteira.
Vender o JPM para trocar pelo Fidelity, só se no final de 2025 o JPM tiver tido uma performance muito abaixo.
D@emoon

Mensagem por D@emoon »

superkinas Escreveu: 16 fev 2025 12:05 será que vale a pena andar a saltar de fundo em fundo devido a estas diferenças devido a um ano.
Não é 1 ano, são 30 dias úteis de negociação... também acho um exagero para se tirar alguma conclusão, acho que o pessoal se stressa demasiado em pouco tempo 😁😁

Joseba

Mensagem por Joseba »

superkinas Escreveu: 16 fev 2025 01:12 Quem está na india, que fundo tem ?
Estou entre jupiter e o invesco. Nos ultimos anos o jupiter sobressai mas no longo tempo o invesco tem perfil melhor.
Acho que a india é um dos casos em que rentabilidade fundos bate os etf.
Há uns anos eu estava num da Goldman Sachs (LU0333810850).
No entanto saí da Índia e fui all in em SP500/BTC.
Por isso não sei se continuam sendo bons ou não.
Joseba

Mensagem por Joseba »

Antes de eu ser um "maximalista", isto é, em vez de ter uma dezena de fundos para ter apenas um Index SP500, entrei no início de 2021 em 2 fundos que na altura estavam com boa performance e estavam a ser publicitados pelo Best.

Morgan Stanley Global Opportunity Fund ISIN LU0552385618 - (https://www.morningstar.pt/pt/funds/sna ... F00000LNTR)
e
Morgan Stanley Asia Opportunity Fund ISIN LU1378879248 - (https://www.morningstar.pt/pt/funds/sna ... F00000X0M9)

Entrei com percentagem igual nos 2 (para facilitar o pensamento, vamos supor 1000 euros em cada um). Muito rapidamente os fundos tiveram uma performance má, chegando inclusive a valer cada um 500 euros! Ou seja, perda de 50%. Muitas vezes pensei em vender, mas o psicológico de vender com um prejuízo tão grande não me deixou fazer isso, e lá fui mantendo os fundos na esperança de "dias melhores".
Para espanto meu, no final da semana passada finalmente o Global Opportunity voltou ao verde! (isto é, vale mais que os 1000 euros que eu lá meti), e agora estou louco para tirar de lá o dinheiro.

Estou no entanto com dúvida entre 2 opções para investir o dinheiro desse fundo.
O MS Asia ainda está com cerca de 45% de perda (vale neste momento 550 euros dos 1000 que lá meti). Estou a pensar meter 500 euros nele e os outros 500 euros no Index SP500. Desse modo consigo chegar ao topo da água mais rapidamente, visto que reduzo o meu custo de aquisição.
Ou então pego nos 1000 euros e meto 500 no Index SP500 e 500 em BTC...

Voces sentem-se confortáveis a meter dinheiro num fundo que anda "doente" para tentar recuperar o investimento mais rapidamente? Ou eu deveria seguir o lema "pôr o dinheiro onde ele realmente rende mais"?
D@emoon

Mensagem por D@emoon »

Eu parto do principio que se investe em algo em que temos uma certa convicção, e não em publicidades de bancos, e seguir essa convicção ( que à partida já a estudamos anteriormente ).

Eu posso falar no meu caso em relação ao NB Obrigações Europa, tinha uma convicção é verdade e mantive este fundo nem sei bem, 15 anos?? só que após 3 anos de quedas sucessivas tive de alterar a minha convicção, não pelo fundo mas pelo mercado de obrigações onde ele investe, esperei mais num ano e saltei fora ( este ano se tudo continuar como está nas yields Gov vamos para o 5.º ano negativo no fundo ), a alternativa foi o Acatis que acabou por me render uns 8% e este ano vai com 2,65%, não é igual obviamente, mas tem obrigações mais globais e acções.

Agora tens de ver qual foi a tua convicção, investiste nesses fundos porquê? o que alterou entretanto? porque caiu um deles? o que achas que vai acontecer a seguir? senão pode acontecer uma certa teoria das filas de espera sabes? sais de uma fila porque a outra está a ir mais rápido e depois vais para outra e demoras mais tempo :lol:

Joseba

Mensagem por Joseba »

Eu comprei mais porque parecia um bom fundo global, que tinha tido óptimas rentabilidades nos anos anteriores. O facto de aparecer na primeira pagina do Best só serviu para trazer o fundo à minha atenção.
O da Asia igual, é o lema de sempre "a região do futuro!, o tigre asiático, etc etc".

O que me está a fazer confusão é tirar o dinheiro do Asia com 43% de perda.
Se eu meter lá metade do que fiz com o outro creio que possa conseguir chegar à linha de água em pouco tempo, até porque muita gente anda a apostar no mercado asiático (Dr. Michael Bury, ok já foi falado aqui antes lol).

O que está a chatear-me é o lado psicológico da coisa, de tirar dinheiro de um fundo com perdas (substânciais)....
Responder