Fundos de Investimento

Local de discussão sobre fundos e ETFs
D@emoon
Registado: 03 out 2022 16:41
Has thanked: 643 times
Been thanked: 736 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por D@emoon »

Eu acho que é um bom fundo, por isso estar na primeira página :D , mas acho o JPM mais equilibrado e menos volátil.
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Sr IRS
Registado: 11 jun 2024 23:13
Has thanked: 53 times
Been thanked: 37 times

Mensagem por Sr IRS »

Joseba Escreveu: 17 fev 2025 12:31 Eu comprei mais porque parecia um bom fundo global, que tinha tido óptimas rentabilidades nos anos anteriores. O facto de aparecer na primeira pagina do Best só serviu para trazer o fundo à minha atenção.
O da Asia igual, é o lema de sempre "a região do futuro!, o tigre asiático, etc etc".

O que me está a fazer confusão é tirar o dinheiro do Asia com 43% de perda.
Se eu meter lá metade do que fiz com o outro creio que possa conseguir chegar à linha de água em pouco tempo, até porque muita gente anda a apostar no mercado asiático (Dr. Michael Bury, ok já foi falado aqui antes lol).

O que está a chatear-me é o lado psicológico da coisa, de tirar dinheiro de um fundo com perdas (substânciais)....
Podes vender e aproveitar para também vender posições que tenhas no "verde" e te queiras desfazer para não ter saldo mais-valias/menos-valias.
Disclaimer: Não sou contabilista, apenas me comecei a interessar recentemente por finanças pessoais
superkinas
Registado: 04 out 2022 11:10
Has thanked: 28 times
Been thanked: 86 times

Mensagem por superkinas »

Joseba Escreveu: 17 fev 2025 10:34 Antes de eu ser um "maximalista", isto é, em vez de ter uma dezena de fundos para ter apenas um Index SP500, entrei no início de 2021 em 2 fundos que na altura estavam com boa performance e estavam a ser publicitados pelo Best.

Morgan Stanley Global Opportunity Fund ISIN LU0552385618 - (https://www.morningstar.pt/pt/funds/sna ... F00000LNTR)
e
Morgan Stanley Asia Opportunity Fund ISIN LU1378879248 - (https://www.morningstar.pt/pt/funds/sna ... F00000X0M9)

Entrei com percentagem igual nos 2 (para facilitar o pensamento, vamos supor 1000 euros em cada um). Muito rapidamente os fundos tiveram uma performance má, chegando inclusive a valer cada um 500 euros! Ou seja, perda de 50%. Muitas vezes pensei em vender, mas o psicológico de vender com um prejuízo tão grande não me deixou fazer isso, e lá fui mantendo os fundos na esperança de "dias melhores".
Para espanto meu, no final da semana passada finalmente o Global Opportunity voltou ao verde! (isto é, vale mais que os 1000 euros que eu lá meti), e agora estou louco para tirar de lá o dinheiro.

Estou no entanto com dúvida entre 2 opções para investir o dinheiro desse fundo.
O MS Asia ainda está com cerca de 45% de perda (vale neste momento 550 euros dos 1000 que lá meti). Estou a pensar meter 500 euros nele e os outros 500 euros no Index SP500. Desse modo consigo chegar ao topo da água mais rapidamente, visto que reduzo o meu custo de aquisição.
Ou então pego nos 1000 euros e meto 500 no Index SP500 e 500 em BTC...

Voces sentem-se confortáveis a meter dinheiro num fundo que anda "doente" para tentar recuperar o investimento mais rapidamente? Ou eu deveria seguir o lema "pôr o dinheiro onde ele realmente rende mais"?
eu tenho o
Morgan Stanley Investment Funds - Us Growth Fund Ah (eur) ainda mais volátil
já tive a perder 605 e vai voltar hoje ou amanha ao verde :)

Quando sobe sobe mas quando desce :)
Patanisca
Registado: 04 out 2022 13:23
Has thanked: 52 times
Been thanked: 61 times

Mensagem por Patanisca »

Qual é o mal de vender com menos-valias um bad performer? Eu faço-o recorrentemente! Se ele é mau, vai ser difícil recuperar. E a tentar recuperar, que seja num veículo com melhor performance e melhor histórico, ou potencial atual.
Ainda o fiz na semana passada, se leres a página anterior, vendi um fundo que face à média da categoria começou a definhar, troquei esse capital para outro veículo que agora me parece ser uma melhor aposta.

Não podemos ver os fundos como silos fechados. Os fundos são veículos apenas, que transportam o nosso capital. Cabe-nos a nós ir gerindo quais os veículos que esperamos que nos façam aumentar mais rapidamente esse capital, independentemente se é capital que agora é 500€ e já foi 1000€, ou se é capital fresco que queremos dar entrada.

Eu sou anti bad-performers. Vivi muitos anos com a inércia de não trocar o meu capital de veículos, inclusive de banco, e hoje lamento bastante o dinheiro (bastante) que podia ter ganho se na altura tenho tido o capital nos veículos que hoje compõem a minha carteira na sua maioria.
Patanisca
Registado: 04 out 2022 13:23
Has thanked: 52 times
Been thanked: 61 times

Mensagem por Patanisca »

Sr IRS Escreveu: 17 fev 2025 13:49
Joseba Escreveu: 17 fev 2025 12:31 Eu comprei mais porque parecia um bom fundo global, que tinha tido óptimas rentabilidades nos anos anteriores. O facto de aparecer na primeira pagina do Best só serviu para trazer o fundo à minha atenção.
O da Asia igual, é o lema de sempre "a região do futuro!, o tigre asiático, etc etc".

O que me está a fazer confusão é tirar o dinheiro do Asia com 43% de perda.
Se eu meter lá metade do que fiz com o outro creio que possa conseguir chegar à linha de água em pouco tempo, até porque muita gente anda a apostar no mercado asiático (Dr. Michael Bury, ok já foi falado aqui antes lol).

O que está a chatear-me é o lado psicológico da coisa, de tirar dinheiro de um fundo com perdas (substânciais)....
Podes vender e aproveitar para também vender posições que tenhas no "verde" e te queiras desfazer para não ter saldo mais-valias/menos-valias.
Esqueci-me de referir isto. Também fiz muitas vendas de menos-valias de bad performers, que depois compensei com vendas de UPs com mais-valias de igual valor, e recompra no dia seguinte, para abater os impostos das mais-valias. Chama-se de tax-harvesting.
USD
Registado: 04 out 2022 13:39
Has thanked: 27 times
Been thanked: 23 times

Mensagem por USD »

Boa tarde. Precisava de uma opinião:
Se tivessem hipoteticamente 2 milhões de Euros para investir no S&P500, dividiriam por 2 ETF? Como por exemplo o da Ishares (Blackrock) e o Vanguard?
Ou colocariam todos os ovos na mesma cesta?
Se fosse para colocar tudo na mesma qual seria a escolha? Ishares ou Vanguard?
Na ótica de mitigar o risco de colocar tudo na mesma gestora (Se é que o risco exite).
Cumprimentos e obrigado

P.S. Quem diz 2 milhões, também diz 500 mil€ ou 4 Milhões.
Última edição por USD em 20 fev 2025 06:09, editado 2 vezes no total.
D@emoon

Mensagem por D@emoon »

USD Escreveu: 19 fev 2025 19:27 Boa tarde. Precisava de uma opinião:
Se tivessem hipoteticamente 2 milhões de Euros para investir no S&P500, dividiriam por 2 ETF? Como por exemplo o da Ishares (Blackrock) e o Vanguard?
Na ótica de mitigar o risco de colocar tudo na mesma gestora (Se é que o risco exite).
Cumprimentos e obrigado
Talvez no tópico dos ETFs seja mais adequada a pergunta, mas eu metia tudo no Clearbridge que rende mais que o S&P 500 :lol: :lol:
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Lvsitano
Registado: 18 jan 2023 15:07
Has thanked: 247 times
Been thanked: 210 times

Mensagem por Lvsitano »

USD Escreveu: 19 fev 2025 19:27 Boa tarde. Precisava de uma opinião:
Cumprimentos e obrigado
Se eu tivesse 2 milhões de euros ia era viver a vida :lol:
D@emoon

Mensagem por D@emoon »

Lvsitano Escreveu: 19 fev 2025 20:52
Se eu tivesse 2 milhões de euros ia era viver a vida :lol:
Pelo.menos 500k no Property a render 5% ao ano, mais 500k no Acatis e 500k numa moradia/apartamento em condomínio para sacar 3.000€/mês de renda e os restantes 500k era para gastar em vinho...🤣🤣🤣

Agora fora de "brincadeiras" USD, esse dinheiro é para preservar, o S&P 500 vem de dois anos consecutivos a render mais de 20%, este ano até pode render perto disso de novo, mas em 2026 o mais provável é termos um bear market que o pode levar a cair 25%/30% , ou seja, metes 2M este ano e sais em 2026 com menos do que investiste.

S&P 500 dobra de valor a cada 7 anos, mas apanhas pelo menos dois bear markets pelo meio, e o seguinte pode vir já no próximo ano ( ou ainda este ano quem sabe no final do ano ), eu não investia esses valores no S&P 500 ou em nenhum fundos de acções neste momento, talvez depois de um bear market algum dele ( nem era todo ).

USD
Registado: 04 out 2022 13:39
Has thanked: 27 times
Been thanked: 23 times

Mensagem por USD »

Bom dia a todos.
Ontem estava cansado e como consequência não fui claro no "post" que escrevi. Em primeiro escrevi no tópico errado. Achava que estava a escrever no tópico dos ETF.
Em segundo, queria perguntar a partir de que montante justifica ter conta em mais que que um banco/gestora de ativos? A pergunta aplica-se quer a Fundos Mútuos quer a ETFs. Em vez de perguntar o montante acabei por escrever um montante aleatório.
As minhas desculpas, e desde já, obrigado pela compreensão
D@emoon

Mensagem por D@emoon »

USD Escreveu: 20 fev 2025 11:03 Bom dia a todos.
Ontem estava cansado e como consequência não fui claro no "post" que escrevi. Em primeiro escrevi no tópico errado. Achava que estava a escrever no tópico dos ETF.
Em segundo, queria perguntar a partir de que montante justifica ter conta em mais que que um banco/gestora de ativos? A pergunta aplica-se quer a Fundos Mútuos quer a ETFs. Em vez de perguntar o montante acabei por escrever um montante aleatório.
As minhas desculpas, e desde já, obrigado pela compreensão
Fundos e ETFs são património autónomo do investidor, os fundos não respondem por insolvências de bancos ou gestoras ( tenho isso explicado na primeira página ) pela Associação Portuguesa Fundos de Investimento, Pensões e Patrimónios.

Um exemplo rápido, o BPN faliu e os fundos continuaram, foram comprados pelo BIC.

Outra coisa é por uma questão psicológica, quereres diversificar por gestoras, teres fundos/etfs da Blackrock, Pimco, Etc, podes o fazer, até porque acaba por ser o normal, nem sempre a mesma gestora tem os "melhores" que queremos, eu tenho por exemplo 5 fundos na totalidade e por acaso são todos de gestoras diferentes, não foi propositado, foi por uma lógica para mim na escolha naqueles que achei os melhores, não por gestora mas pelos activos.

Joseba
Registado: 19 fev 2024 10:42
Has thanked: 45 times
Been thanked: 81 times

Mensagem por Joseba »

Se uma Fidelity ou Vanguard forem ao charco nós não perdemos o dinheiro do fundo???
D@emoon

Mensagem por D@emoon »

Joseba Escreveu: 20 fev 2025 12:17 Se uma Fidelity ou Vanguard forem ao charco nós não perdemos o dinheiro do fundo???
O que é um fundo? é um bolo de activos que já foram comprados ( acções, obrigações, imóveis etc. ) pela gestora, se a gestora for á falência por algum motivo o que vai acontecer a esses activos? deixam de existir? uma acção deixa de existir? um imóvel? continuam a existir, a não ser que a gestora tenha dado más informações e tenha vendido tudo e o regulador não tenha feito o seu trabalho, aí é crime e os investidores podem ser ressarcidos até 25.000€.

Por isso se chama unidade de participação, tens uma fatia desse bolo, que é tua, podes perguntar, e o fundo em si pode falir? a resposta é não pelos motivos que disse acima, o que pode acontecer no extremo, é novamente uma má gestão dolosa, uma retirada repentina do capital por parte dos investidores que pode levar ao gestor ter de vender os activos.

Quero só recordar que as grandes gestoras são bastante escrutinadas, mais que os bancos :lol:

JRJordao
Registado: 04 out 2022 12:11
Has thanked: 375 times
Been thanked: 642 times

Mensagem por JRJordao »

D@emoon Escreveu: 20 fev 2025 12:44 O que é um fundo? é um bolo de activos que já foram comprados ( acções, obrigações, imóveis etc. ) pela gestora, se a gestora for á falência por algum motivo o que vai acontecer a esses activos? deixam de existir? uma acção deixa de existir? um imóvel? continuam a existir, a não ser que a gestora tenha dado más informações e tenha vendido tudo e o regulador não tenha feito o seu trabalho, aí é crime e os investidores podem ser ressarcidos até 25.000€.
Aproveito para perguntar, nos fundos não há situações como em ETFs que só compram uma amostra dos ativos representados ou só produtos derivados?
pintob
Registado: 18 jul 2023 15:15
Has thanked: 23 times
Been thanked: 10 times

Mensagem por pintob »

JRJordao Escreveu: 20 fev 2025 14:16
D@emoon Escreveu: 20 fev 2025 12:44 O que é um fundo? é um bolo de activos que já foram comprados ( acções, obrigações, imóveis etc. ) pela gestora, se a gestora for á falência por algum motivo o que vai acontecer a esses activos? deixam de existir? uma acção deixa de existir? um imóvel? continuam a existir, a não ser que a gestora tenha dado más informações e tenha vendido tudo e o regulador não tenha feito o seu trabalho, aí é crime e os investidores podem ser ressarcidos até 25.000€.
Aproveito para perguntar, nos fundos não há situações como em ETFs que só compram uma amostra dos ativos representados ou só produtos derivados?
Sim, há fundos que só compram uma amostra dos ativos e/ou usam derivados.

Fundos e ETF são a mesma coisa. A principal diferença é que um ETF se transacciona na bolsa e um fundo tradicional não.
Responder