Fundos de Investimento

Local de discussão sobre fundos e ETFs
atbreu
Registado: 14 fev 2025 10:53
Has thanked: 190 times
Been thanked: 17 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por atbreu »

Lvsitano Escreveu: 05 abr 2025 20:10 É só verem o caso do Bob, o pior investidor de sempre, e mesmo assim teve uma bela rentabilidade :D
Não conheço o Bob, mas tem aqui sério concorrente, entenda-se, a minha pessoa! 😳😇
Lvsitano
Registado: 18 jan 2023 15:07
Has thanked: 298 times
Been thanked: 306 times

Mensagem por Lvsitano »

Bob é uma personagem fictícia.
atbreu

Mensagem por atbreu »

Obrigado pela partilha do Bob. 😁Tenho algo, para já, em comum com ele... Não vendi nada!
O restou vou levar como exemplo e fazer DCA ao longo dos anos, evitando abstinências de mercado.
Virtua
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 858 times
Been thanked: 1070 times

Mensagem por Virtua »

Agora que se pode fazer imagens de pessoal que existe isto está altamente
Anexos
Screenshot_2025-04-05_at_21.45.07_1_optimized.png
Screenshot_2025-04-05_at_21.45.07_1_optimized.png (130.19 KiB) Visto 305 vezes
"We are drowning in information, while starving for wisdom."
fhff
Registado: 04 out 2022 20:25
Has thanked: 48 times
Been thanked: 16 times

Mensagem por fhff »

Eu tenciono continuar a investir e não vendi nada. Só quero retirar daqui a 20 anos. O que me assusta é se isto atira o mundo para baixo durante uma década ou mais.
Patanisca
Registado: 04 out 2022 13:23
Has thanked: 60 times
Been thanked: 73 times

Mensagem por Patanisca »

A estratégia deve estar sempre ajustada ao montante investido e o que isso representa em % do património global do investidor.
É diferente eu ter 20% do meu património investido em fundos de ações e ver perder 20% desse 20%, do que ter 80% do património investido e ver perder 20% desses 80%.
O buy and hold pode fazer sentido a uns, mas a outros tem que haver um plano para o "E se isto der merda da grossa?" Há quem invista "dinheiro de raspadinhas" e há quem invista o equivalente a décadas de poupanças.

A melhor recomendação que se pode dar nestes momentos é como já foi dito atrás, se estás a investir tens de ter um plano ajustado à tua realidade, é só seguir o plano.

Já ando nisto desde 2013 e o que posso dizer a quem está a começar é, se por acaso estas quedas vos incomodaram, causaram ansiedade, é porque estão com demasiado dinheiro investido nestes ativos voláteis, a solução é reduzir a exposição.
Virtua

Mensagem por Virtua »

Patanisca Escreveu: 05 abr 2025 22:51 se por acaso estas quedas vos incomodaram, causaram ansiedade, é porque estão com demasiado dinheiro investido nestes ativos voláteis, a solução é reduzir a exposição.
Isto vezes mil
atbreu

Mensagem por atbreu »

Patanisca Escreveu: 05 abr 2025 22:51 A estratégia deve estar sempre ajustada ao montante investido e o que isso representa em % do património global do investidor.
É diferente eu ter 20% do meu património investido em fundos de ações e ver perder 20% desse 20%, do que ter 80% do património investido e ver perder 20% desses 80%.
O buy and hold pode fazer sentido a uns, mas a outros tem que haver um plano para o "E se isto der merda da grossa?" Há quem invista "dinheiro de raspadinhas" e há quem invista o equivalente a décadas de poupanças.

A melhor recomendação que se pode dar nestes momentos é como já foi dito atrás, se estás a investir tens de ter um plano ajustado à tua realidade, é só seguir o plano.

Já ando nisto desde 2013 e o que posso dizer a quem está a começar é, se por acaso estas quedas vos incomodaram, causaram ansiedade, é porque estão com demasiado dinheiro investido nestes ativos voláteis, a solução é reduzir a exposição.
Obrigado pelo feedback. É sempre bom ler os testemunhos de quem anda por cá há muito mais tempo e tem outro traquejo disto.
Não tenciono mexer na quantia que fiz lump sum, pelo que não irei vender.
Ficarei na expetativa nos próximos dias, sem reforçar, pelo menos até se conhecer alguma medida retaliatória do Reino Unido e União europeia. Julgo que a tendência de descida irá manter-se por mais algum tempo. Se subir tanto melhor.
E um reforço no DCA, numa boa tendência de subida não é nada mau investimento também. Pelo que se não reforçar em preço de saldo, é perfeitamente tranquilo

Cumprimentos
Joseba
Registado: 19 fev 2024 10:42
Has thanked: 54 times
Been thanked: 104 times

Mensagem por Joseba »

O lump sum numa altura tramada é lixado? Sim. Falo por mim (já comentado há umas semanas atrás). Logo após (ou durante já não lembro de cabeça) entrei lump sum no MS Global Opportunity, e só em Fevereiro deste ano voltei à linha de água. Não fiz DCA's. Se tivesse feito já teria atingido o verde há muito.

Isto serve para que? Não te preocupes com o teu lump sum.... claro está 10% é bastante e vais ficar lixado contigo próprio, mas a vida continua. Faz DCA's daqui pra frente e daqui nada voltarás à linha de água.
Lvsitano
Registado: 18 jan 2023 15:07
Has thanked: 298 times
Been thanked: 306 times

Mensagem por Lvsitano »

atbreu Escreveu: 06 abr 2025 08:19 Se subir tanto melhor.
Para mim é tanto pior :lol: É que eu quero aproveitar esta maré baixa quando tiver capital disponível :mrgreen:
atbreu

Mensagem por atbreu »

Lvsitano Escreveu: 06 abr 2025 10:15
atbreu Escreveu: 06 abr 2025 08:19 Se subir tanto melhor.
Para mim é tanto pior :lol: É que eu quero aproveitar esta maré baixa quando tiver capital disponível :mrgreen:
Eu compreendo, eu compreendo. Mas estou convicto que chegarás a tempo! 💪
Joseba Escreveu: 06 abr 2025 10:09 O lump sum numa altura tramada é lixado? Sim. Falo por mim (já comentado há umas semanas atrás). Logo após (ou durante já não lembro de cabeça) entrei lump sum no MS Global Opportunity, e só em Fevereiro deste ano voltei à linha de água. Não fiz DCA's. Se tivesse feito já teria atingido o verde há muito.

Isto serve para que? Não te preocupes com o teu lump sum.... claro está 10% é bastante e vais ficar lixado contigo próprio, mas a vida continua. Faz DCA's daqui pra frente e daqui nada voltarás à linha de água.
A estratégia passará por reforçar paulatinamente!

Bons investimentos!
D@emoon
Registado: 03 out 2022 16:41
Has thanked: 676 times
Been thanked: 832 times

Mensagem por D@emoon »

Virtua Escreveu: 06 abr 2025 00:20
Patanisca Escreveu: 05 abr 2025 22:51 se por acaso estas quedas vos incomodaram, causaram ansiedade, é porque estão com demasiado dinheiro investido nestes ativos voláteis, a solução é reduzir a exposição.
Isto vezes mil
Exactamente, têm o Property a render 5% ao ano, os fundos de obrigações também estão a reagir bem com as quedas das yields ( o que é fantástico porque um mercado saudável é quando as acções caem as obrigações sobem ).

Resta saber qual vai ser a reação do mercado quando os EUA atacarem o Irão :lol:
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
atbreu

Mensagem por atbreu »

D@emoon Escreveu: 06 abr 2025 11:46
Virtua Escreveu: 06 abr 2025 00:20
Isto vezes mil
Exactamente, têm o Property a render 5% ao ano, os fundos de obrigações também estão a reagir bem com as quedas das yields ( o que é fantástico porque um mercado saudável é quando as acções caem as obrigações sobem ).

Resta saber qual vai ser a reação do mercado quando os EUA atacarem o Irão :lol:
Ainda tem mais essa. Comentavam ontem na cnn Portugal que as movimentações militares no golfo são enormes. 2 porta aviões, F35 e por aí fora. Está eminente um ataque americano às infraestruturas nucleares do Irão e aos rebeldes Houthis do Iémen. 🤨
Virtua

Mensagem por Virtua »

Responder