Em relação ao imobiliário parece-me ser demasiado optimista pensar que não será afectado em caso de recessão, não terá a queda dos mercado acionistas mas também será afectado.D@emoon Escreveu: ↑06 abr 2025 11:46
Exactamente, têm o Property a render 5% ao ano, os fundos de obrigações também estão a reagir bem com as quedas das yields ( o que é fantástico porque um mercado saudável é quando as acções caem as obrigações sobem ).
Resta saber qual vai ser a reação do mercado quando os EUA atacarem o Irão![]()
A realidade é que nos últimos 2 dias "desapareceu" muito valor das bolsas, assim de uma forma genérica as valorizações do ultimo ano foram eliminadas desde o pico de Fevereiro até 6ª feira.
No caso de um ataque ao Irão, o petróleo irá disparar, não tenho a certeza que os EUA tenham capacidade para defender todas as instalações petrolíferas do golfo de uma retaliação iraniana. Além disso o Irão deve conseguir bloquear o Estreito de Ormuz. Uma escalada do preço do petróleo não é positivo para a economia.
No meu caso reforços ou investimentos nos mercados financeiros ficam em standby até uma melhor clarificação da situação. Talvez devido ao facto de já ter alguma idade sou cauteloso, a malta nova arrisca mais, um dos meus filhos entrou com 50% do seu capital (25 anos) há cerca de 3 semanas e obviamente está a apanhar pancada, sugeri que ele entrasse com menos, tipo 10% e ir aumentado a exposição em função do desenrolar dos acontecimentos mas é próprio da malta nova este tipo de atitude.
Os mercados não vão desaparecer e os gráficos mostram que por vezes demoram várias décadas a recuperar, por exemplo desde o pico de 1929, o DJ demorou 30 anos a recuperar.
Tal como a malta nova arrisca mais, a malta com mais idade arrisca menos, por isso não estranhem o meu discurso.

Repito o que disse aos meus filhos quando eles entraram nos mercados (18 anos), se fosse fácil ganhar dinheiro nos mercados éramos todos ricos.