Fundos de Investimento

Local de discussão sobre fundos e ETFs
Alex
Registado: 25 mar 2025 18:18
Has thanked: 42 times
Been thanked: 28 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por Alex »

D@emoon Escreveu: 06 abr 2025 11:46
Exactamente, têm o Property a render 5% ao ano, os fundos de obrigações também estão a reagir bem com as quedas das yields ( o que é fantástico porque um mercado saudável é quando as acções caem as obrigações sobem ).

Resta saber qual vai ser a reação do mercado quando os EUA atacarem o Irão :lol:
Em relação ao imobiliário parece-me ser demasiado optimista pensar que não será afectado em caso de recessão, não terá a queda dos mercado acionistas mas também será afectado.
A realidade é que nos últimos 2 dias "desapareceu" muito valor das bolsas, assim de uma forma genérica as valorizações do ultimo ano foram eliminadas desde o pico de Fevereiro até 6ª feira.

No caso de um ataque ao Irão, o petróleo irá disparar, não tenho a certeza que os EUA tenham capacidade para defender todas as instalações petrolíferas do golfo de uma retaliação iraniana. Além disso o Irão deve conseguir bloquear o Estreito de Ormuz. Uma escalada do preço do petróleo não é positivo para a economia.

No meu caso reforços ou investimentos nos mercados financeiros ficam em standby até uma melhor clarificação da situação. Talvez devido ao facto de já ter alguma idade sou cauteloso, a malta nova arrisca mais, um dos meus filhos entrou com 50% do seu capital (25 anos) há cerca de 3 semanas e obviamente está a apanhar pancada, sugeri que ele entrasse com menos, tipo 10% e ir aumentado a exposição em função do desenrolar dos acontecimentos mas é próprio da malta nova este tipo de atitude.
Os mercados não vão desaparecer e os gráficos mostram que por vezes demoram várias décadas a recuperar, por exemplo desde o pico de 1929, o DJ demorou 30 anos a recuperar.
Tal como a malta nova arrisca mais, a malta com mais idade arrisca menos, por isso não estranhem o meu discurso. ;)
Repito o que disse aos meus filhos quando eles entraram nos mercados (18 anos), se fosse fácil ganhar dinheiro nos mercados éramos todos ricos. :D
Joseba
Registado: 19 fev 2024 10:42
Has thanked: 55 times
Been thanked: 107 times

Mensagem por Joseba »

https://x.com/SethCL/status/1894367392840442017

I knew I should have...

☑️bought the Flash Crash
☑️bought the European Debt Crisis
☑️bought the China hard landing scare
☑️bought the Brexit fears
☑️bought the longest govt. shutdown in history
☑️bought Covid plunge
☑️bought fastest rate hike cycle since 1980s

É aproveitar as oportunidades que os mercados nos oferecem...
Ricardo
Registado: 06 out 2022 08:49
Has thanked: 19 times
Been thanked: 31 times

Mensagem por Ricardo »

Vi os meus ganhos desde 2018 evaporarem-se num par de semanas. Caíram 80%. Continuo em ganho no global, mas bastante marginal. Continuarei com a minha estratégia de DCA mensal e confesso que tenho reforçado extraordinariamente nas últimas semanas - talvez não seja a opção mais sensata mas continuo a seguir a máxima do Buffet de "be greedy when others are fearful".

Se me sinto super confiante e indiferente? Estaria mentir se dissesse que sim, tenho praticamente todo o meu dinheiro colocado no mercado acionista e nunca é agradável levar uma pancada destas.

Se me tira o sono e me desvia da estratégia? Nada, felizmente tem zero impacto na minha vida presente e felizmente tenho condições para continuar a viver normalmente, no conforto da minha casa e na segurança de viver na UE.

Decidi partilhar, pode ser que ajude a tranquilizar o espírito de quem começou há pouco tempo.
Ricardo
Registado: 06 out 2022 08:49
Has thanked: 19 times
Been thanked: 31 times

Mensagem por Ricardo »

Já agora, interessante partilhar o Fear and Greed Index: https://edition.cnn.com/markets/fear-and-greed

Neste momento, situa-se em 4/100, numa posição de extreme fear. Pessoalmente, não me lembro de ver o indicador nestes níveis.

(Se alguém perceber mais disto do que eu, seria interessante colocar a imagem :lol: )
Alex

Mensagem por Alex »

Joseba Escreveu: 06 abr 2025 15:14 https://x.com/SethCL/status/1894367392840442017

I knew I should have...

☑️bought the Flash Crash
☑️bought the European Debt Crisis
☑️bought the China hard landing scare
☑️bought the Brexit fears
☑️bought the longest govt. shutdown in history
☑️bought Covid plunge
☑️bought fastest rate hike cycle since 1980s

É aproveitar as oportunidades que os mercados nos oferecem...
Estranhamente nessa lista não está o crash de 1929... :mrgreen:
JRJordao
Registado: 04 out 2022 12:11
Has thanked: 442 times
Been thanked: 764 times

Mensagem por JRJordao »

Ricardo Escreveu: 06 abr 2025 16:13 Vi os meus ganhos desde 2018 evaporarem-se num par de semanas. Caíram 80%. Continuo em ganho no global, mas bastante marginal. Continuarei com a minha estratégia de DCA mensal e confesso que tenho reforçado extraordinariamente nas últimas semanas - talvez não seja a opção mais sensata mas continuo a seguir a máxima do Buffet de "be greedy when others are fearful".
Com DCA mensal desde 2018, estás atualmente quase sem ganho?
Isso surpreende-me bastante, já que um ETF SP500 em 2018, 2019, ..., 2023 tinha um preço bem inferior ao atual.
.
Anexos
SXR8_2018_now.png
SXR8_2018_now.png (16.23 KiB) Visto 199 vezes
D@emoon
Registado: 03 out 2022 16:41
Has thanked: 691 times
Been thanked: 860 times

Mensagem por D@emoon »

JRJordao Escreveu: 06 abr 2025 16:32
Com DCA mensal desde 2018, estás atualmente quase sem ganho?
Isso surpreende-me bastante, já que um ETF SP500 em 2018, 2019, ..., 2023 estava bem mais barato do que neste momento.
.
Também me surpreende, mesmo com quedas que existiram em 2018, 2020 ( que acabou até bastante positivo ) e as quedas de 2022 que foram todas recuperadas em 2023...que tipo de investimento estamos a falar? se tiver muito peso em obrigações até poderia pensar que muito vem daí já que pelo menos desde 2021 que as coisas não têm estado bem..mas 80%?
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Lvsitano
Registado: 18 jan 2023 15:07
Has thanked: 298 times
Been thanked: 313 times

Mensagem por Lvsitano »

Alex Escreveu: 06 abr 2025 14:38 Em relação ao imobiliário parece-me ser demasiado optimista pensar que não será afectado em caso de recessão, não terá a queda dos mercado acionistas mas também será afectado.
Duvido. Há défice de imobiliário, tanto residencial como comercial. Mesmo em crises anteriores, as lojas de centro comerciais estiveram sempre ocupadas. O imobiliário comercial vai continuar a ser uma boa forma de diversificar, com pouca volatilidade.
D@emoon

Mensagem por D@emoon »

Lvsitano Escreveu: 06 abr 2025 16:47
Alex Escreveu: 06 abr 2025 14:38 Em relação ao imobiliário parece-me ser demasiado optimista pensar que não será afectado em caso de recessão, não terá a queda dos mercado acionistas mas também será afectado.
Duvido. Há défice de imobiliário, tanto residencial como comercial. Mesmo em crises anteriores, as lojas de centro comerciais estiveram sempre ocupadas. O imobiliário comercial vai continuar a ser uma boa forma de diversificar, com pouca volatilidade.
Pegando no que disseste Lusitano, eu falei em imobiliário mas o imobiliário é muito abrangente, o Alex provavelmente estaria a falar de outro tipo de imobiliário do que eu estava a falar, recomendo pesquisar por exemplo a Square, como faz a gestão dos fundos, que tipo de fundos são, que yields têm nos arrendamentos, recomendo a verem as rentabilidades do CA Património em 2007/2008/2009 em plena crise do subprime, ( em Portugal os imóveis caíram de preço mais de 35% ), que rendas estavam em incumprimento, se tiveram de vender imóveis, etc.
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Lvsitano
Registado: 18 jan 2023 15:07
Has thanked: 298 times
Been thanked: 313 times

Mensagem por Lvsitano »

Espero que não estivesse a falar em imobiliário residencial... enquanto houverem políticos a defender rendas congeladas, arrendamentos coercivos, dificuldades no despejo a quem não paga, etc, será sempre um mau negócio. E se algum fundo se lembrar a se meter nisso, tiro logo de lá o meu dinheiro.
Alex

Mensagem por Alex »

Estava a referir imobiliário de uma forma geral e não do fundo A ou B.
Já agora, eu tenho CA Património Crescente.
D@emoon

Mensagem por D@emoon »

Alex Escreveu: 06 abr 2025 17:24 Estava a referir imobiliário de uma forma geral e não do fundo A ou B.
Já agora, eu tenho CA Património Crescente.
Mas eu falei diretamente no fundo Property e não no imobiliário em geral, que basicamente é um fundo inspirado no CA Património ;)

D@emoon

Mensagem por D@emoon »

Enquanto não surgirem notícias positivas sobre negociações em torno das tarifas, especialmente com Canadá, China e Europa, é provável que continuemos a assistir a quedas abruptas e fases de lateralização nos mercados.

O mercado está atualmente a antecipar cinco cortes nas taxas de juro por parte do Fed com início para Junho, se tivermos em conta a evolução do M2, os padrões gráficos do S&P 500 e os GAPs por preencher na zona superior, existe margem para uma surpresa positiva nos mercados a partir de maio.

Continuem fortes guerreiros :lol:

Joseba
Registado: 19 fev 2024 10:42
Has thanked: 55 times
Been thanked: 107 times

Mensagem por Joseba »

Desde que seja depois do reembolso do IRS....

:lol: :lol:
atbreu
Registado: 14 fev 2025 10:53
Has thanked: 221 times
Been thanked: 24 times

Mensagem por atbreu »

D@emoon Escreveu: 06 abr 2025 18:09 Enquanto não surgirem notícias positivas sobre negociações em torno das tarifas, especialmente com Canadá, China e Europa, é provável que continuemos a assistir a quedas abruptas e fases de lateralização nos mercados.

O mercado está atualmente a antecipar cinco cortes nas taxas de juro por parte do Fed com início para Junho, se tivermos em conta a evolução do M2, os padrões gráficos do S&P 500 e os GAPs por preencher na zona superior, existe margem para uma surpresa positiva nos mercados a partir de maio.

Continuem fortes guerreiros :lol:
Corroboro na íntegra. E de enaltecer a postura do Japão que não quis retaliar na mesma moeda, ao menos no imediato.
Responder