Fundos de Investimento

Local de discussão sobre fundos e ETFs
D@emoon
Registado: 03 out 2022 16:41
Has thanked: 701 times
Been thanked: 875 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por D@emoon »

Titanium Escreveu: 07 abr 2025 03:50 Pessoal desculpem-me mas nem tudo do que dizem me faz sentido. Ora se eu tenho fundos de US stocks e sei que ele vai muito provavelmente continuar a apanhar porrada ou, no mínimo, não irá valorizar nas próximas semanas, porque raio haverei de adotar uma posição masoquista?

Entrei com 50k pela altura que Trump foi eleito, numa expectativa de que ele faria o que seria bom para a economia do país o que naturalmente seria bom para as ações. Acho que muitos pensavam desta forma, longe de imaginar que este circo iria ocorrer. De momento cerca de 8k já eram e não perco o sono, mas parece-me que é preferível assumir os 8k de perca que estar aqui daqui a 3 semanas a lamentar 12k. Quando os mercados estabilizarem posso voltar em força.
Estou a analisar assim tão mal o caso? Esta estratégia de Trump parece-me que é previsível que gere percas muito superiores nos mercados, não se trata de uma supresa ou de uma "simples" correção de mercado.
Vais acabar por perder sempre os melhores dias do mercado, que muitas vezes surgem no meio da volatilidade, segundo várias análises, são precisamente esses dias que fazem a diferença nos retornos positivos. Se estás à espera de voltar a investir só quando as coisas estabilizarem, provavelmente já vais entrar tarde, porque a tua perceção de estabilidade ou de subida só acontece quando o mercado já recuperou bastante.

A tua recuperação vai ser muito mais lenta. Quem tem capital disponível deve aproveitar para reforçar posições. Caiu mais? Compra mais. No mínimo, mantém o que já tens. Sair do mercado é o maior erro que se comete e é exatamente isso que leva muita gente a perder dinheiro.

Já comprei mais Jupiter European e Templeton Clearbridge ontem, teve de ser, não era este o meu pensamento para este ano mas não posso passar ao lado disto, se cair mais vou tentar comprar mais, quero apanhar depois aqueles dias em que os mercados sobem 4/5%.
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Virtua
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 891 times
Been thanked: 1129 times

Mensagem por Virtua »

Titanium Escreveu: 07 abr 2025 03:50 Pessoal desculpem-me mas nem tudo do que dizem me faz sentido.
Ora Bem. Há muito que te possa dizer. O primeiro é transmitir-te a ideia que se vais investir com base no que achas que faz sentido é o primeiro passo para perder dinheiro (não fazia sentido o Trump fazer o que era melhor para a economia?). Aquilo que nós achamos é irrelevante para o mercado, e aquilo que achamos que faz sentido e o que acontece são muitas vezes coisas diferentes. Se os mercados fizessem "sentido" não achas que qualquer pessoa minimamente inteligente estaria rica?

Penso que há aqui pessoas já com algum calo que o meio de calma podem estar a parecer que não se importam ou não querem saber. Acredita, queremos. Mas:

1. Já sabemos que há sempre uma pequena probabilidade destas coisas acontecerem. Quando as coisas sobem não estamos a contar o dinheiro. Ás vezes ficamos ansiosos porque sentimos que aumenta a probabilidade de uma queda destas acontecer. Às vezes fico com receio quando o mercado sobe 20% num ano, quanto mais em dois anos consecutivos como aconteceu em 2023 e 2024.

2. Por muito corny que pareça ser, ter chegado ao ponto "Só sei que nada sei" sobre prever os mercados é quando comecei a ganhar dinheiro.

3. Sabemos contudo, depois de passar por diversas crises e quedas do mercado, que não é o fim do mundo, embora pareça no momento. Não sabemos, contudo quando as coisas recuperarão. Acredita em 2008 estava certo que vinha aí outra grande depressão. Estavam bancos a falir. Bancos grandes. dafuk? Em 5 anos subimos 100% e estavamos outra vez em máximos, para minha incredulidade.

3. Rir é o melhor remédio, mesmo no meio da desgraça.

4. Aquilo que estás a planear fazer, vender para comprar mais tarde, já todos fizemos e mais que uma vez. Correu mal vezes suficientes para não voltar a fazer. Acredita. Aprendemos The hard way. Já fiz mais vezes isso do que tenho dedos nas mãos e pés. Deixei tanto dinheiro na mesa que já não faço mais. Não sei o que o mercado vai fazer, nem tu, nem ng. Por muito que pareça que o que estás a pensar faz sentido. Achar que o que pensamos faz sentido é a razão que as pessoas perdem dinheiro nos mercados. Por parecer que somos masoquitas é a razão pela qual nós ganhamos ;-)
"We are drowning in information, while starving for wisdom."
JRJordao
Registado: 04 out 2022 12:11
Has thanked: 446 times
Been thanked: 781 times

Mensagem por JRJordao »

Ricardo Escreveu: 07 abr 2025 08:30
JRJordao Escreveu: 06 abr 2025 16:32 Com DCA mensal desde 2018, estás atualmente quase sem ganho?
Isso surpreende-me bastante, já que um ETF SP500 em 2018, 2019, ..., 2023 tinha um preço bem inferior ao atual.
Explicando, os 80% referia-me a quebra de lucro, não de total do portfólio. E sim, é desde 2018 mas a alocação nos últimos 2 anos é muito superior aos primeiros anos (por via de maior liquidez ao final do mês / progressão na carreira). A título de exemplo, a minha contribuição em 2024 foi igual à soma dos 6 anos anteriores.
Ok, está explicado.
Patanisca
Registado: 04 out 2022 13:23
Has thanked: 69 times
Been thanked: 76 times

Mensagem por Patanisca »

Também acabei de reforçar mais o Fidelity SP500. Soube-me terrivelmente, mas desta vez vou fazer o inverso do que no Covid. Vou fechar os olhos e deixar-me levar.
3rdWorldBuffett
Registado: 14 jan 2023 11:39
Has thanked: 23 times
Been thanked: 90 times

Mensagem por 3rdWorldBuffett »

Estava a entrar em pãnico mas só de saber que o Pedro Anderson disse para ter calma foi como um terno abraço de uma avó que me fez apaziguar.
D@emoon

Mensagem por D@emoon »

Só para reforçar o que o Virtua disse, no meu caso, comecei em 2000 a brincar com fundos de investimento, levei logo com um valente estalo em cima: a queda das dotcom, a partir de 2002 as coisas começaram a estabilizar, continuei a comprar e vender alguns fundos até que... veio 2007/2008/2009 mais uma porrada.

Mas aí, já com mais experiência, não caí no erro de andar a comprar e vender feito maluco, tinha também mais exposição a fundos de obrigações, o que ajudou a manter a carteira mais equilibrada, embora tenha levado pancada forte nas ações, foi nessa altura que comecei a investir mais a sério nos EUA e na Europa, penso que já devia ter o Jupiter na carteira ou o Allianz, lembro-me que tinha também o Eurizon Consumer, entre outros, que subiram bastante... até chegar a COVID.

Num único mês, a carteira caiu mais de 30%, foi tudo tão rápido que nem houve tempo para reagir, nem capital extra para aproveitar as quedas, a recuperação veio...e pumba 2022 mais um bear market, reforcei forte a cada queda.

E no meio disto tudo? tenho fundos com mais de 300% de valorização, foi do dia para a noite? foi porque andei a vender a cada queda para depois tentar entrar mais baixo? claro que não, quando acredito que um fundo é bom, investe em setores que fazem sentido para mim, não me faz sentido estar a vendê-lo só porque caiu num trimestre ou num ano, um fundo não passa de bom a mau em poucos meses, se continua alinhado com a minha visão, compro mais se tiver capital, principalmente se estiver em queda.

Quem tem de se preocupar em gerir o timing de mercado são os gestores do fundo, eles é que compram e vendem ações dentro da carteira, eu só preciso confiar na estratégia, talvez por isso muita gente goste mais de ETFs, ninguém é responsabilizado, não há um gestor a tomar decisões, e o fundo sobe ou desce consoante o mercado. 😄

É difícil perceber, mas é nas quedas que se ganha dinheiro, não no imediato, mas no futuro, toda a gente anda atrás de descontos nas lojas, negociar nos carros, casas mais baratas... mas quando os mercados oferecem essas mesmas oportunidades, o pessoal entra em pânico, como se fosse perder tudo, a história repete-se sempre, já vi isto no outro fórum em 2008, 2015, 2020, 2022 e agora aqui outra vez.

Enquanto isso, o mercado americano continua a fazer 2x a cada 7 anos e 3x em pouco mais de 10, com guerras, pandemias, inflação e políticos a trampa pelo meio.

Regras de ouro antes de investir: ter um fundo de emergência que cubra pelo menos 12 meses de despesas fixas e nunca investir dinheiro que possa ser necessário a curto prazo.

Sabem o que dizem as fichas dos fundos de ações?
Prazo recomendado de investimento: 5 anos!
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Alex
Registado: 25 mar 2025 18:18
Has thanked: 63 times
Been thanked: 49 times

Mensagem por Alex »

Titanium Escreveu: 07 abr 2025 03:50 Pessoal desculpem-me mas nem tudo do que dizem me faz sentido. Ora se eu tenho fundos de US stocks e sei que ele vai muito provavelmente continuar a apanhar porrada ou, no mínimo, não irá valorizar nas próximas semanas, porque raio haverei de adotar uma posição masoquista?

Entrei com 50k pela altura que Trump foi eleito, numa expectativa de que ele faria o que seria bom para a economia do país o que naturalmente seria bom para as ações. Acho que muitos pensavam desta forma, longe de imaginar que este circo iria ocorrer. De momento cerca de 8k já eram e não perco o sono, mas parece-me que é preferível assumir os 8k de perca que estar aqui daqui a 3 semanas a lamentar 12k. Quando os mercados estabilizarem posso voltar em força.
Estou a analisar assim tão mal o caso? Esta estratégia de Trump parece-me que é previsível que gere percas muito superiores nos mercados, não se trata de uma supresa ou de uma "simples" correção de mercado.
Boas!

Compreendo o teu comentário, mas não é assim tão simples, racionalmente tens razão, se soubessemos quando ia parar de cair e começava a subir , não fazer o que tu referes seria masoquismo, a questão é que não sabemos quando pára de cair e quando começa a subir e depois pode acontecer o que o Virtua e o D@emoon, referem. A mim aconteceu, não perdi dinheiro (ficar com menos do que tinha) mas deixei de ganhar. Nos mercados a parte psicologica é talvez a mais dificil de controlar e é disso que estamos falar.

Fizeste a tua analise e entraste porque o Trump ganhou, ao contrário do Lvsitano parece-me perfeitamente razoavel, o presidente do EUA , seja ele qual for, pelas suas decisões pode afectar os mercados a nivel mundial (estamos a assistir ao vivo essa situação!), eu fiz o contrário, por o Trump ter ganho reduzi a exposição ao mercado americano, como vês para o mesmo facto duas opiniões distintas.

O importante é saberes porque fazes as coisas, fizeste devido à tua analise e não porque alguém te disse para o fazeres, por isso é que eu não dou sugestões de compra ou venda de activos, nem aos meus filhos! Quando muito discuto timings ou estrategias, mas a melhor maneira de aprender é "the hard way", por ti a cometer erros e se fores inteligentes aprendes com eles. ;)

As minhas regras para investir em ações e respectivos derivados:
1º- não pedir dinheiro emprestado para investir
2º- não usar dinheiro que vá precisar nos próximos 5 anos
3º- não investir só porque alguém diz que sim ou que não
4º- aceitar que os mercados são manipulados, só tenho que aproveitar a tendência
5º- diversificar, diversificar, diversificar
6º- não investir em algo que não compreendo
7º- não tentar adivinhar fundos nem topos
8º- as perdas não devem ultrapassar o montante que consigo poupar anualmente
9º- não ter dividas (por exemplo, o emprestimo à habitação)

(Eventualmente esqueci-me de mais umas quantas... :D)

Bons negocios!
JRJordao
Registado: 04 out 2022 12:11
Has thanked: 446 times
Been thanked: 781 times

Mensagem por JRJordao »

3rdWorldBuffett Escreveu: 07 abr 2025 10:02 Estava a entrar em pãnico mas só de saber que o Pedro Anderson disse para ter calma foi como um terno abraço de uma avó que me fez apaziguar.
Foi por isso que divulguei. Para ficarem apaziguados, com a opinião de quem sabe :D
D@emoon

Mensagem por D@emoon »

Como disse Peter Lynch em relação ao DowJones na década de 80: " Se me pergunta para onde vai os próximos 4000 pontos eu direi que será para cima, se me pergunta pelos próximos 500 pontos não faço a mínima ideia".

O Dow está hoje nos 38.000.

E eu digo: Para onde vão os próximos 5000 pontos do S&P 500? para cima, provavelmente em 2031/2032 estamos nos 10.000 pontos, os próximos 500? ninguém sabe, é comprarrr :D

3rdWorldBuffett
Registado: 14 jan 2023 11:39
Has thanked: 23 times
Been thanked: 90 times

Mensagem por 3rdWorldBuffett »

D@emoon Escreveu: 07 abr 2025 10:11 (...)lembro-me que tinha também o Eurizon Consumer, entre outros, que subiram bastante... até chegar a COVID.
Saudoso EEF, também o tive uns largos tempos.
Rmad
Registado: 04 out 2022 18:28
Has thanked: 33 times
Been thanked: 17 times

Mensagem por Rmad »

O VIX fez 55,28 em 2008. Em 2020 fez 53,54.
Hoje está nos 54,05 (agora enquanto escrevo).

2008 teve o subprime e a contaminação à Europa via crise das dívidas europeias.
2020 Covid.

Independentemente da progressão dos próximos tempos, mantenho a minha estratégia:

Portefolio 60/40 (give or take)
DCA com reforços extra nestes dias históricos.

Eu assumo o comportamento dos mercados no dia de hoje como algo histórico, black swan maybe?

Bons investimentos para todos.

Nota: estou nos mercados desde 2018.
“I am skeptical about stock market forecasting by anybody, and particularly by bankers.” - Benjamin Graham :)

"De salientar que não faço recomendações mas sim promover a troca de ideias sobre esta temática."
D@emoon

Mensagem por D@emoon »

Rmad Escreveu: 07 abr 2025 10:50 O VIX fez 55,28 em 2008. Em 2020 fez 53,54.
O bom é que está a deixar GAPs abertos em baixo, com GAPs também no S&P 500 em cima deve estar para breve uma boa queda no VIX e subida grande no S&P 500, nem que seja no curto prazo, mas vai ter de acontecer, tem de haver uma noticiazinha boa.

atbreu
Registado: 14 fev 2025 10:53
Has thanked: 257 times
Been thanked: 27 times

Mensagem por atbreu »

D@emoon Escreveu: 07 abr 2025 11:05
Rmad Escreveu: 07 abr 2025 10:50 O VIX fez 55,28 em 2008. Em 2020 fez 53,54.
O bom é que está a deixar GAPs abertos em baixo, com GAPs também no S&P 500 em cima deve estar para breve uma boa queda no VIX e subida grande no S&P 500, nem que seja no curto prazo, mas vai ter de acontecer, tem de haver uma noticiazinha boa.
O Netanyahu julgo que vai aos Estados Unidos para renegociar alguma coisa relacionado com as tarifas. Existem notícias que muitos países querem conversar e sentar-se à mesa. Pode ser que isso de alguma forma apazigue os mercados.
D@emoon

Mensagem por D@emoon »

atbreu Escreveu: 07 abr 2025 11:09
O Netanyahu julgo que vai aos Estados Unidos para renegociar alguma coisa relacionado com as tarifas. Existem notícias que muitos países querem conversar e sentar-se à mesa. Pode ser que isso de alguma forma apazigue os mercados.
Mas esses países, que dizem ser cerca de 50, nenhum tem impacto no mercado, só o Canadá, Japão, Europa e China terá impacto, o resto é raia miúda como o Vietname.

Responder