Fundos de Investimento

Local de discussão sobre fundos e ETFs
Virtua
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 891 times
Been thanked: 1129 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por Virtua »

Não te preocupes. Eu arranjo. mas sim, já percebeste a ideia do que pretendo fazer ;-)
"We are drowning in information, while starving for wisdom."
jcab
Registado: 04 out 2022 11:32
Has thanked: 15 times
Been thanked: 22 times

Mensagem por jcab »

Bem, amanhã os mercados americanos vão explodir devido à retirada de tarifas e lá vou eu comprar 70k da Apple ao melhor logo na abertura
atbreu
Registado: 14 fev 2025 10:53
Has thanked: 257 times
Been thanked: 27 times

Mensagem por atbreu »

jcab Escreveu: 13 abr 2025 08:39 Bem, amanhã os mercados americanos vão explodir devido à retirada de tarifas e lá vou eu comprar 70k da Apple ao melhor logo na abertura
Não creio que seja esta exceção às tarifas chinesas que vá conferir a confiança que os investidores e os mercados precisam. Mas logo vemos amanhã.
D@emoon
Registado: 03 out 2022 16:41
Has thanked: 701 times
Been thanked: 875 times

Mensagem por D@emoon »

Só compro fundos, acções directas é meio caminho andado para perder dinheiro, tenham cuidado com achismos na altura de investir.
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
atbreu

Mensagem por atbreu »

D@emoon Escreveu: 13 abr 2025 12:23 Só compro fundos, acções directas é meio caminho andado para perder dinheiro, tenham cuidado com achismos na altura de investir.
Esse é outro assunto interessante que tenho que me debruçar e Googlar, concluída esta minha primeira incursão nos investimentos.
Qual a principal diferença e vantagens/desvantagens de investir em fundos versus ações/etfs?

Cumprimentos
Virtua
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 891 times
Been thanked: 1129 times

Mensagem por Virtua »

atbreu Escreveu: 13 abr 2025 12:37 Qual a principal diferença e vantagens/desvantagens de investir em fundos versus ações/etfs?
Uma empresa vai à falência, já uma economia como os EUA ou mundial é... improvável!
"We are drowning in information, while starving for wisdom."
atbreu

Mensagem por atbreu »

Virtua Escreveu: 13 abr 2025 15:48
atbreu Escreveu: 13 abr 2025 12:37 Qual a principal diferença e vantagens/desvantagens de investir em fundos versus ações/etfs?
Uma empresa vai à falência, já uma economia como os EUA ou mundial é... improvável!
Não sei se entendi bem. Um fundo de ações, por exemplo, investe numa série de ações de variadas empresas, certo?
Um etf, no fundo também replica isso, adquirido nós uma pequena percentagem das muitas empresas presentes num só etf.
Onde entra a relação empresa/ economia de um país ir à falência no binómio fundos/ações ou etfs individuais?

Cumprimentos
Alex
Registado: 25 mar 2025 18:18
Has thanked: 63 times
Been thanked: 49 times

Mensagem por Alex »

atbreu Escreveu: 13 abr 2025 18:27
Virtua Escreveu: 13 abr 2025 15:48
Não sei se entendi bem. Um fundo de ações, por exemplo, investe numa série de ações de variadas empresas, certo?
Um etf, no fundo também replica isso, adquirido nós uma pequena percentagem das muitas empresas presentes num só etf.
Onde entra a relação empresa/ economia de um país ir à falência no binómio fundos/ações ou etfs individuais?

Cumprimentos
Se comprares ações de uma única empresa, o risco associado ao teu investimento de uma forma simplista está limitado ao que acontecer a essa empresa (para o bem e para o mal). Se comprares um ETF que replique o S&P500 o teu risco é dividido por todas as empresas que fazem parte desse indice, assim ao adquirires ETF de um indice como o S&P500 ou STOXX Europe 600 , a possibilidade de perderes todo o teu investimento é muito reduzida (é o maior o risco associado à entidade que gere o ETF ou a corretora do que o ETF em si).
Uma estratégia de minimizar o risco é diversificar, podes fazê-lo de uma forma muito simples investindo num dos ETF de índices gerais, como o S&P500 (+/- 500 empresas), STOXX Europe 600 (+/- 600 empresas) ou IWDA (+/- 1400 empresas).
Há outros riscos associados, por exemplo cambial, exemplificando, compras um ETF do S&P500, num ano este sobe 10%, mas ao mesmo tempo o dólar desvaloriza 20% em relação ao euro, neste caso, para ti que precisas de euros para comprar batatas, desvalorizou 10% (estou a simplificar as contas). Há forma de minimizar o risco cambial através de hedged cambial mas tem custos. :)
Se fosse ao contrario, em vez de o dólar desvalorizar em relação ao euro, valorizasse 10%, então terias uma valorização em euros de cerca de 20%.
Investir em ações de empresas, a médio e/ou longo prazo tem mais risco e se não queres confiar na sorte, dá mais trabalho (analisar empresas implica analise fundamental ou técnica ou ambas), sei-o por experiência própria. ;)
Lvsitano
Registado: 18 jan 2023 15:07
Has thanked: 303 times
Been thanked: 322 times

Mensagem por Lvsitano »

atbreu Escreveu: 13 abr 2025 18:27 Não sei se entendi bem. Um fundo de ações, por exemplo, investe numa série de ações de variadas empresas, certo?

Cumprimentos
Investir em ações individualmente não é para o "average joe". É preciso ter tempo e conhecimentos para ler e interpretar balancetes de empresas. Há sempre aqueles que se aventuram por esses caminhos sem nada perceber, e acham que é sempre bom negócio comprar ações da Galp ou da Tesla, só porque sim. Imagina agora a trabalheira e os custos que seria comprares todas as ações das empresas que constituem o S&P 500 por exemplo, e seguir o índice, porque as maiores 500 empresas não são sempre as mesmas, há empresas a entrar e a sair do índice, conforme valorizam ou desvalorizam. Um fundo permite-te que tenhas uma vida, compras UPs e pronto, a gestora do fundo trata do resto.
atbreu

Mensagem por atbreu »

Lvsitano Escreveu: 13 abr 2025 21:31
atbreu Escreveu: 13 abr 2025 18:27 Não sei se entendi bem. Um fundo de ações, por exemplo, investe numa série de ações de variadas empresas, certo?

Cumprimentos
Investir em ações individualmente não é para o "average joe". É preciso ter tempo e conhecimentos para ler e interpretar balancetes de empresas. Há sempre aqueles que se aventuram por esses caminhos sem nada perceber, e acham que é sempre bom negócio comprar ações da Galp ou da Tesla, só porque sim. Imagina agora a trabalheira e os custos que seria comprares todas as ações das empresas que constituem o S&P 500 por exemplo, e seguir o índice, porque as maiores 500 empresas não são sempre as mesmas, há empresas a entrar e a sair do índice, conforme valorizam ou desvalorizam. Um fundo permite-te que tenhas uma vida, compras UPs e pronto, a gestora do fundo trata do resto.
Acho que entendi. Mas no exemplo que referes do sp&500 e o facto do fundo de investimento de ações gerir tudo isso, não acaba por ser muito idêntico ao etf que segue o sp&500?

Obrigado
Kosta
Registado: 02 fev 2023 22:20
Has thanked: 77 times
Been thanked: 28 times

Mensagem por Kosta »

atbreu Escreveu: 13 abr 2025 21:43 Acho que entendi. Mas no exemplo que referes do sp&500 e o facto do fundo de investimento de ações gerir tudo isso, não acaba por ser muito idêntico ao etf que segue o sp&500?
Fundo de investimento e ETF são instrumentos muito parecidos, apenas um é cotado em bolsa e outro não. Se os dois seguirem o sp&500 a única diferença que vais ver na rentabilidade será devido aos custos de gestão porque o fundo é gerido ativamente.

Devias ler este livro que é o divisor de águas no que diz respeito ás diferenças entre fundos indexados (ETFs) e fundos de investimento ou ações.

https://www.wook.pt/livro/o-pequeno-liv ... yIwFmy_ggP
atbreu

Mensagem por atbreu »

Kosta Escreveu: 13 abr 2025 22:39
atbreu Escreveu: 13 abr 2025 21:43 Acho que entendi. Mas no exemplo que referes do sp&500 e o facto do fundo de investimento de ações gerir tudo isso, não acaba por ser muito idêntico ao etf que segue o sp&500?
Fundo de investimento e ETF são instrumentos muito parecidos, apenas um é cotado em bolsa e outro não. Se os dois seguirem o sp&500 a única diferença que vais ver na rentabilidade será devido aos custos de gestão porque o fundo é gerido ativamente.

Devias ler este livro que é o divisor de águas no que diz respeito ás diferenças entre fundos indexados (ETFs) e fundos de investimento ou ações.

https://www.wook.pt/livro/o-pequeno-liv ... yIwFmy_ggP
Obrigado. Levarei em consideração a sugestão de leitura.

Boa semana.
Responder