Crédito Colateral
Re: Crédito Colateral
Percebo pouco disto. Mas a linha de crédito do Invest parece-me que não tem esses pagamentos. É euribor + 3% e 0,25% pelo capital não utilizado, parece-me também que não tem o prazo mínimo de 12 meses.
- D@emoon
- Registado: 03 out 2022 16:41
- Has thanked: 1047 times
- Been thanked: 1438 times
São? não sei, depende, no Best acima dos 75.000€ é EUR 12M + 1,25%, é melhor parece-me, e mesmo se for abaixo dos 75k tem TAN fixa de 4% abaixo das condições do Invest, pelo capital não utilizado é que é 1,5% acho, mas se utilizarem tudo ( que é normal ), não se paga nada, por isso convêm fazer bem as contas
"O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett
Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
É IA, vale o que vale...D@emoon Escreveu: ↑08 jun 2026 15:25
São? não sei, depende, no Best acima dos 75.000€ é EUR 12M + 1,25%, é melhor parece-me, e mesmo se for abaixo dos 75k tem TAN fixa de 4% abaixo das condições do Invest, pelo capital não utilizado é que é 1,5% acho, mas se utilizarem tudo ( que é normal ), não se paga nada, por isso convêm fazer bem as contasquanto á questão dos 12 meses é que não sei se é mesmo assim, mas vejam e digam, é que não sei se isto não tem regras especificas.
CopilotVou fazer uma simulação simples e realista para 100.000€, comparando 1 ano e 2 anos, usando os intervalos típicos de mercado (baseados nas condições que vimos).
Premissas usadas (transparentes)
Euribor ≈ 3,25% (nível atual aproximado)
Banco Invest: Euribor + 2,5% (médio) → ~5,75%/ano [my.bancoinvest.pt], [bancoinvest.pt]
Banco Best: custo total (TAEG) ≈ 7,25%/ano [bancobest.pt]
Crédito totalmente utilizado (sem penalização de não uso)
Sem eventos extremos (margin call, renegociação, etc.)
Nota importante (mesmo essencial)
Estas contas assumem:
taxa estável (Euribor)
não mudanças de condições
sem reforços/colaterais adicionais
Na realidade:
Se a Euribor cair → ambos descem, mas mantém diferença
Se negociares spreads no Best → pode aproximar
Conclusão final
Para 100k:
1 ano: Invest poupa ~1.500€
2 anos: Invest poupa ~3.000€
Ou seja:
O Banco Invest é consistentemente mais barato neste tipo de uso
- D@emoon
- Registado: 03 out 2022 16:41
- Has thanked: 1047 times
- Been thanked: 1438 times
Fui ao site do Invest e não consegui ver a TAEG e vi que era tipo conta margem? não é a mesma coisa que um colateral como o do Best, o Best também tem colateral com alavancagem até 5x com condições diferentes do colateral "normal".
Já percebi melhor, dá para as duas coisas, para alavancagem ou para liquidez, mas não consigo ver a TAEG...
Outro ponto, o Invest vai até ao máximo de 80% dos ativos, o Best vai até 100% ( se for depósito a prazo ).
Já percebi melhor, dá para as duas coisas, para alavancagem ou para liquidez, mas não consigo ver a TAEG...
Outro ponto, o Invest vai até ao máximo de 80% dos ativos, o Best vai até 100% ( se for depósito a prazo ).
"O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett
Esse da alavancagem 5x é bom para pegar em Outubro e meter a carne toda no assador do bottom do bear!D@emoon Escreveu: ↑09 jun 2026 11:28 Fui ao site do Invest e não consegui ver a TAEG e vi que era tipo conta margem? não é a mesma coisa que um colateral como o do Best, o Best também tem colateral com alavancagem até 5x com condições diferentes do colateral "normal".