YTD:Alex Escreveu: ↑13 nov 2025 12:02
Como chegas a essa conclusão?
Fonte: https://squaream.pt/pt/rendibilidades/
Property: 5,55%
CA: 5,53%
YTD:Alex Escreveu: ↑13 nov 2025 12:02
Como chegas a essa conclusão?
Fonte: https://squaream.pt/pt/rendibilidades/
Aproveito para pedir uma opinião.
Na minha opinião não faz sentido estar a multiplicar a valorização/desvalorização de um mês por 12, esse valor não serve para nada, só se fosse fixo, mas sendo fixo bastava comparar a taxa, não precisavas de estar a fazer contas.JRJordao Escreveu: ↑13 nov 2025 15:05Aproveito para pedir uma opinião.
Tenho um Excel básico onde registo os vários produtos, valor + taxa de rendibilidade, uma linha por mês. Nos DPs a taxa é fixa, nos CAs atualiza quando uma subscrição assinala trimestre.
Que taxa acham que faria sentido colocar para estes fundos, para comparação com os produtos mencionados acima?
Atualmente, estou a usar
(valor no início do mês X+1 - valor no início do mês X) / (valor no início do mês X) x 12
Assumindo preço 12,85 no início de dezembro, em novembro fico com cerca de 20% no Property
(12,85 - 12,64) / 12,64 x 12 = 19,94%
No Excel utilizo o valor do investimento, não o preço da UP, mas vai dar ao mesmo.
Mas se em 30/06 usares o YTD corrente, não estarás para esse segundo trimestre (01/04 a 30/06) a considerar também o progresso do primeiro?
Ainda para mais no produto que é, que só tem janelas de resgate de 2 em 2 meses e que pode estar até 4 meses sem tocar na xixa depois de submeter um pedido de resgate.Alex Escreveu: ↑13 nov 2025 15:43 Na minha opinião não faz sentido estar a multiplicar a valorização/desvalorização de um mês por 12, esse valor não serve para nada, só se fosse fixo, mas sendo fixo bastava comparar a taxa, não precisavas de estar a fazer contas.
Para mim, comparo o YTD e faço-o trimestralmente. valor do inicio do ano versus valor a 31/03, 30/06, 30/09 e 31/12, em todos os produtos, sejam taxa fixa, seja variáveis e nos casos que incluem distribuição de dividendos ou pagamento de juros adiciono ao valor.