Fundos de Investimento

Local de discussão sobre fundos e ETFs
D@emoon
Registado: 03 out 2022 16:41
Has thanked: 904 times
Been thanked: 1209 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por D@emoon »

JRJordao Escreveu: 13 nov 2025 18:48
Sendo o Property já bem diversificado em imóveis, uma carteira 50/50 de Property/CA será muito mais.

Se um prédio do Property arder, com apenas 50% do capital nesse fundo, sofro menos.

Isto também porque vou aplicar um montante considerável nestes produtos.
Eu diria que não sofres praticamente nada, os imóveis estão segurados, e a seguradora indemniza o fundo, um prédio ter ardido perdes no imediato a renda, entre dezenas de imóveis o impacto no fundo é quase irrelevante, é como uma ou mais empresas irem á falência num fundo de investimento de acções.
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
JRJordao
Registado: 04 out 2022 12:11
Has thanked: 603 times
Been thanked: 1085 times

Mensagem por JRJordao »

D@emoon Escreveu: 13 nov 2025 20:01 Eu diria que não sofres praticamente nada, os imóveis estão segurados, e a seguradora indemniza o fundo, um prédio ter ardido perdes no imediato a renda, entre dezenas de imóveis o impacto no fundo é quase irrelevante, é como uma ou mais empresas irem á falência num fundo de investimento de acções.
Outra situação seria incumprimento de um inquilino, em especial uma grande empresa com vários contratos. Mas não sei se os fundos trabalham com clientes em exclusividade, ou se a empresa X pode arrendar imóveis a ambos.

Prefere-se um fundo de investimento em vez de poucas dezenas de ações individuais, entre outras razões pela diversificação. Mas já não se prefere pelo mesmo motivo dois fundos com ações de empresas distintas (assumindo que não se aumenta as despesas)? A diversificação e os juros compostos não são a 8ª e 9ª maravilhas do mundo? :D

Além disso, assim todos os anos terei unidades do fundo Square que mais rendeu ;)
Lvsitano
Registado: 18 jan 2023 15:07
Has thanked: 413 times
Been thanked: 494 times

Mensagem por Lvsitano »

Há um "dividendo" que também contas nestes fundos imobiliários comerciais, quando detêm centros comerciais, recebem parte dos lucros das lojas. Além da renda mensal, quando há determinada faturação, a gestora do CC também recebe uma parte. Penso que a Square tenha alguma coisa.
D@emoon

Mensagem por D@emoon »

Lvsitano Escreveu: 13 nov 2025 20:52 Há um "dividendo" que também contas nestes fundos imobiliários comerciais, quando detêm centros comerciais, recebem parte dos lucros das lojas. Além da renda mensal, quando há determinada faturação, a gestora do CC também recebe uma parte. Penso que a Square tenha alguma coisa.
Qualquer inquilino comercial tem essa possibilidade na Square sim, pelo menos no Property sei que sim.
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

D@emoon

Mensagem por D@emoon »

Fui brincar com o Chat GPT a perguntar o top 10 de cada um:

Interpretação curta e implicações práticas

Property Core: lista de inquilinos mais diversificada por percentagens mais distribuídas (maior número de nomes com participação significativa), contratos longos em muitos casos — isto reduz risco de receita imediata por incumprimento.

CA Património Crescente: maior concentração nos top 2–3 inquilinos (Modelo Continente, Eroski, SuperSol/DOHM/Fidelidade). Concentração assim pode aumentar o risco caso um desses grandes inquilinos retraiam operações ou incumpram.
........................

O Property também tem Continente, Eroski, SuperSol, Fidelidade por exemplo, ou seja, diversificação só se for em termos de localizações, porque em termos de grupos económicos ambos têm exposições sobrepostas.

superkinas
Registado: 04 out 2022 11:10
Has thanked: 33 times
Been thanked: 96 times

Mensagem por superkinas »

Antonio84Pereira Escreveu: 12 nov 2025 22:23
superkinas Escreveu: 09 nov 2025 01:12todos no best
Bem já dei 3000 voltas e com aquele ISIN não encontro o da Amundi que colocaste, no Best quando pesquiso para subscrever. Estranho! Nem mesmo pelo descritivo!

Encontro por aqui:
Imagem

Mas aqui não:
Imagem
tenta pesquisar aqui

https://www.bancobest.pt/ptg/PesquisaMo ... isa-fundos
superkinas
Registado: 04 out 2022 11:10
Has thanked: 33 times
Been thanked: 96 times

Mensagem por superkinas »

fhff Escreveu: 12 nov 2025 23:32
superkinas Escreveu: 12 nov 2025 19:13
Lvsitano Escreveu: 12 nov 2025 16:26 No Invest não há custódia de títulos, portanto só há o custo de aquisição e venda do ETF, comparado ao Best. Os FI para reforços mensais acabam por ser mais vantajosos, porque sendo quantias mais pequenas não levam a talhada na aquisição como um ETF, que tem sempre um custo mínimo.
Eu sigo este princípio, tenho carteira fundos no best , conta de etf no invest
Tenho ideia que no Invest a compra mínima em FI é de 1.000 EUR. Também uso o Invest para FI e PPR. ETF´s tenho na Degiro e, tendo já lá acumulado algum capital, penso, em breve, fazer uma rotação para a IB, mantendo o que tenho na Degiro e começando a comprar na IB.
eu uso Invest para PPR e Carteira ETF principal, 1 ou 2 compras máximo por ano
Responder