E pode pagar só no dia 2!

JRJordao Escreveu: ↑29 abr 2025 13:55Não podes resgatar só os juros. Resgatas sempre unidades com a respetiva valorização. Resta-se resgatar o número de unidades que, no momento, valem aproximadamente os juros totais acumulados.
Exemplo:
- Subscreves 40000 unidades (unidade = 1€)
- Após 9 meses, estão a valer 40400€ (unidade = 1,01€)
Os juros dos CA são sempre capitalizados, nunca pagos em conta bancária.
- Resgatas 396 unidades, para receber (396 x 1,01€) 399,96€ na conta bancária
O capital depositado está protegido pelo fundo de garantia de depósitos, constituído a partir de contribuições de todos os bancos participantes, proporcionais ao seu volume de capital depositado. Assim, a gigante CGD contribui com grandes montantes que protegem os depósitos num pequeno BAI Europa.Pirata Escreveu: ↑30 abr 2025 12:51 Existem outras razões , pessoalmente, para colocar $ em CA que não a rentabilidade imediata ou no curto prazo. Há bancos com ofertas de capitalização de juros maiores, mas sem conhecer a fundo a situação de contas/ financeira/ balance desses bancos e tendo plena confiança na sua sustentabilidade e fiabilidade, não desejo aplicar poupanças de uma vida ( ou parte delas ) indo apenas seduzido pelo marketing dos juros e fé em deus e correr o risco dentro de algum tempo de ser + 1 " lesado do BES " caso venha aí mais uma tempestade financeira.
Dentro de produtos com capital garantido e dos limites da garantia, opto pela melhor taxa para o prazo pretendido. Seja depósito em banco nacional ou estrangeiro, certificado de aforro/tesouro ou seguro.Os depósitos constituídos no (...) beneficiam da garantia de reembolso prestada pelo Fundo de Garantia de Depósitos sempre que ocorra a indisponibilidade dos depósitos por razões directamente relacionadas com a sua situação financeira.
O Fundo de Garantia de Depósitos garante o reembolso até ao valor máximo de EUR 100.000,00 por cada depositante. No cálculo do valor dos depósitos de cada depositante, considera‐se o valor do conjunto das contas de depósito na data em que se verificou a indisponibilidade de pagamento, incluindo os juros e, para o saldo dos depósitos em moeda estrangeira, convertendo em Euros, ao câmbio da referida data. Para informações complementares consulte o endereço www.fgd.pt.
Tive um cliente uma vez que quis abrir a conta com 10 titulares
O máximo penso serem 5, ou era.
Boa malha
https://www.fgd.pt/perguntas-frequentes
Decreto-Lei n.º 298/92 - art 167
1 - O reembolso deve ter lugar no prazo de sete dias úteis a contar da data em que se verifica a indisponibilidade dos depósitos e não depende da apresentação de um pedido dos depositantes ao Fundo para esse efeito.
Nada a ver com os produtos de capital garantido do BCP, que seriam a alternativa aos CA. Esses acredito que mesmo hoje sejam batidos pelos CA F em termos de rentabilidade. As taxas de DP dos bancos tradicionais são uma vergonha.
Os prémios de permanência e capitalização trimestral devem ser considerados na comparação de rentabilidade.Pirata Escreveu: ↑03 mai 2025 12:41 CA, concordo que estão bem menos atractivos do que há 1 ano atrás ,a série F, mas eu creio que o factor segurança por ser dinheiro aplicado num instrumento de poupanças do Estado em vez de na " Banca ", reduz ,aos olhos de muitas pessoas, o risco e transmite maior confiança apesar de menores retornos. Além de que há prémios de permanência a partir do segundo ano que compensam um pouco a queda da euribor.
Seja que banco, por bem ou mal gerido que seja, os depósitos dos clientes abrangidos pelo FGD estão sempre assegurados. Nem no BES houve perda de depósitos acima dos 100k. Portanto havendo depósitos abrangidos pelo FGD não há que haver qualquer receio, e sendo bancos nacionais há sempre mais facilidade em tratar de tudo, do que se forem estrangeiros.Pirata Escreveu: ↑03 mai 2025 12:41 O famoso papel comercial do BES, entendido, ñ foram perdas em DP até ao limite,na altura garantido, mas isso leva me para outro factor que é a idoneidade/seriedade da gestão, o factor humano é mais imprevisivel. Dando 1 exemplo de nivel micro, conheço uma agência de 1 conhecido banco nacional onde trabalha 1 sujeito que eu sei desde os tempos de liceu que é um atabalhoado irresponsável. Nunca tive por isso, interesse em me envolver com aquela equipa. Posso dar outro exemplo, do que a gestão danosa do BCP fez aos investimentos e acções de muitas pessoas que eram orgulhosamente accionistas desse banco de renome e que perderam imenso dinheiro a partir de 2009/2010.
E tem a conta poupança boas-vindas com 2,60% TANB durante 6 meses.Pirata Escreveu: ↑11 mai 2025 14:50 Ja agora, como referiu o factor estrangeiro, o openbank tem taxas algo interessantes , 2,60, 2,80 para DP mas pelo que li no Reddit - eu sei, eu sei - há ou houve problemas no contacto com clientes ou na gestão de questões da app e sendo uma sucursal low cost do Santander, é um banco espanhol com menor presença fisica.
A resolver qualquer questão com o openbank seria sempre por telefone, email ou mesmo só indo a espanha? Balcões santander em PT nada têm a ver com questões do Openbank?
Quem vendeu os produtos foram os gerentes de conta, os comerciais do banco. Fazem-no porque recebem comissões e têm objetivos de vendas. As pessoas que são tão desconfiadas em tudo, não o foram com os investimentos no BES porquê? Ainda há quem ache que o gestor de conta é um amigo e ainda vai ao banco no Natal oferecer uma caixa de marisco ou umas garrafas de vinhoPirata Escreveu: ↑11 mai 2025 14:50 Certo, isso é verdade, da insuficiente literacia financeira, mas também há que dizer que o aumento dessa mesma literacia financeira e conhecimento maior do que estavam a fazer, não foram ajudados por parte da instituição que captava esses fundos dos futuramente lesados. Este tipo de " manhas " comerciais, que acabaram mal para muitos, poderiam ter sido reduzidas com maior esforço no esclarecimento do publico interessado. Já se sabia e eles sabiam e sabem muito bem quais os niveis de literacia financeira do publico português, simplesmente, aproveitaram se. Pelo menos, é o que me pareceu ao longo dos anos.