Novo Estado da Nação aqui sobre o acordo sobre contas flex da Klarna que nos pagam 40 euros e com taxa de 2.3% TANB

Certificados Aforro

Fórum de discussão sobre produtos de capital garantido sejam CA, seguros ou depósitos
JRJordao
Registado: 04 out 2022 12:11
Has thanked: 482 times
Been thanked: 879 times

Re: Certificados Aforro

Mensagem por JRJordao »

Lvsitano Escreveu: 29 abr 2025 20:37 Quem subscrever até amanhã, ainda apanha a taxa atual por 90 dias :D
E pode pagar só no dia 2! :D
Pirata
Registado: 29 abr 2025 12:08
Has thanked: 25 times
Been thanked: 2 times

Mensagem por Pirata »

JRJordao Escreveu: 29 abr 2025 13:55
Pirata Escreveu: 29 abr 2025 13:08 Tenho uma duvida em relação a CA.
Não podes resgatar só os juros. Resgatas sempre unidades com a respetiva valorização. Resta-se resgatar o número de unidades que, no momento, valem aproximadamente os juros totais acumulados.

Exemplo:
  • Subscreves 40000 unidades (unidade = 1€)
  • Após 9 meses, estão a valer 40400€ (unidade = 1,01€)
  • Resgatas 396 unidades, para receber (396 x 1,01€) 399,96€ na conta bancária
Os juros dos CA são sempre capitalizados, nunca pagos em conta bancária.

Obrigado! Era esse o cenário que tinha imaginado que seria mais provavel, mas o Jordão explicou mt bem de forma sucinta. Retirar a capitalização em forma do valor correspondente em unidades.

Existem outras razões , pessoalmente, para colocar $ em CA que não a rentabilidade imediata ou no curto prazo. Há bancos com ofertas de capitalização de juros maiores, mas sem conhecer a fundo a situação de contas/ financeira/ balance desses bancos e tendo plena confiança na sua sustentabilidade e fiabilidade, não desejo aplicar poupanças de uma vida ( ou parte delas ) indo apenas seduzido pelo marketing dos juros e fé em deus e correr o risco dentro de algum tempo de ser + 1 " lesado do BES " caso venha aí mais uma tempestade financeira.
JRJordao

Mensagem por JRJordao »

Pirata Escreveu: 30 abr 2025 12:51 Existem outras razões , pessoalmente, para colocar $ em CA que não a rentabilidade imediata ou no curto prazo. Há bancos com ofertas de capitalização de juros maiores, mas sem conhecer a fundo a situação de contas/ financeira/ balance desses bancos e tendo plena confiança na sua sustentabilidade e fiabilidade, não desejo aplicar poupanças de uma vida ( ou parte delas ) indo apenas seduzido pelo marketing dos juros e fé em deus e correr o risco dentro de algum tempo de ser + 1 " lesado do BES " caso venha aí mais uma tempestade financeira.
O capital depositado está protegido pelo fundo de garantia de depósitos, constituído a partir de contribuições de todos os bancos participantes, proporcionais ao seu volume de capital depositado. Assim, a gigante CGD contribui com grandes montantes que protegem os depósitos num pequeno BAI Europa.

Os lesados do BES não tinham produtos de capital garantido. Tinham produtos de investimento (ex: papel comercial), aparentemente vendidos como tendo garantia de capital. Ninguém perdeu dinheiro em contas à ordem ou depósitos a prazo no BES (dentro do valor limite protegido).

Hoje em dia, na FIN de qualquer depósito coberto encontras uma secção com
Os depósitos constituídos no (...) beneficiam da garantia de reembolso prestada pelo Fundo de Garantia de Depósitos sempre que ocorra a indisponibilidade dos depósitos por razões directamente relacionadas com a sua situação financeira.
O Fundo de Garantia de Depósitos garante o reembolso até ao valor máximo de EUR 100.000,00 por cada depositante. No cálculo do valor dos depósitos de cada depositante, considera‐se o valor do conjunto das contas de depósito na data em que se verificou a indisponibilidade de pagamento, incluindo os juros e, para o saldo dos depósitos em moeda estrangeira, convertendo em Euros, ao câmbio da referida data. Para informações complementares consulte o endereço www.fgd.pt.
Dentro de produtos com capital garantido e dos limites da garantia, opto pela melhor taxa para o prazo pretendido. Seja depósito em banco nacional ou estrangeiro, certificado de aforro/tesouro ou seguro.

Os CA, desde o lançamento da série F, são francamente pouco competitivos. E agora com a queda da Euribor vão piorar trimestralmente, enquanto os DPs já constituídos garantem a taxa para o prazo.
Lvsitano
Registado: 18 jan 2023 15:07
Has thanked: 329 times
Been thanked: 391 times

Mensagem por Lvsitano »

E não esquecer que os 100k da garantia bancária é por titular, numa conta com 2 titulares, são 200k.
Virtua
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 1007 times
Been thanked: 1290 times

Mensagem por Virtua »

Lvsitano Escreveu: 30 abr 2025 16:48 E não esquecer que os 100k da garantia bancária é por titular, numa conta com 2 titulares, são 200k.
Tive um cliente uma vez que quis abrir a conta com 10 titulares :mrgreen:
"We are drowning in information, while starving for wisdom."
D@emoon
Registado: 03 out 2022 16:41
Has thanked: 780 times
Been thanked: 990 times

Mensagem por D@emoon »

Virtua Escreveu: 30 abr 2025 17:05
Tive um cliente uma vez que quis abrir a conta com 10 titulares :mrgreen:
O máximo penso serem 5, ou era.
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
JRJordao

Mensagem por JRJordao »

E sabiam que estão totalmente cobertos, sem limite de montante, durante um ano, os depósitos
  • decorrentes de transações imobiliárias relacionadas com prédios urbanos habitacionais privados
  • com objetivos sociais
  • resultantes do pagamento de seguros ou indemnizações por danos resultantes da prática de um crime ou de condenação indevida
?
Louie
Registado: 18 out 2022 11:32
Has thanked: 196 times
Been thanked: 154 times

Mensagem por Louie »

JRJordao Escreveu: 30 abr 2025 17:43 decorrentes de transações imobiliárias relacionadas com prédios urbanos habitacionais privados
Boa malha ;)
Já me tinha questionado a trabalheira que iria ser em ter de espalhar a receita da venda de um imóvel por 3 ou 4 bancos.
Já agora, tens a fonte?
JRJordao

Mensagem por JRJordao »

Louie Escreveu: 02 mai 2025 12:29
JRJordao Escreveu: 30 abr 2025 17:43 decorrentes de transações imobiliárias relacionadas com prédios urbanos habitacionais privados
Boa malha ;)
Já me tinha questionado a trabalheira que iria ser em ter de espalhar a receita da venda de um imóvel por 3 ou 4 bancos.
Já agora, tens a fonte?
https://www.fgd.pt/perguntas-frequentes
5. Qual o montante garantido pelo FGD?

Decreto-Lei n.º 298/92 - art 166
Pirata

Mensagem por Pirata »

JRJordão:

Obrigado, muito esclarecedor. Sabia do FGD, mas da sua existência a ter que lidar com a eventualidade de ser accionado e receber efectivamente o $ , poderá ir um caminho longo...nunca o trilhei.

O famoso papel comercial do BES, entendido, ñ foram perdas em DP até ao limite,na altura garantido, mas isso leva me para outro factor que é a idoneidade/seriedade da gestão, o factor humano é mais imprevisivel. Dando 1 exemplo de nivel micro, conheço uma agência de 1 conhecido banco nacional onde trabalha 1 sujeito que eu sei desde os tempos de liceu que é um atabalhoado irresponsável. Nunca tive por isso, interesse em me envolver com aquela equipa. Posso dar outro exemplo, do que a gestão danosa do BCP fez aos investimentos e acções de muitas pessoas que eram orgulhosamente accionistas desse banco de renome e que perderam imenso dinheiro a partir de 2009/2010.

CA, concordo que estão bem menos atractivos do que há 1 ano atrás ,a série F, mas eu creio que o factor segurança por ser dinheiro aplicado num instrumento de poupanças do Estado em vez de na " Banca ", reduz ,aos olhos de muitas pessoas, o risco e transmite maior confiança apesar de menores retornos. Além de que há prémios de permanência a partir do segundo ano que compensam um pouco a queda da euribor.
JRJordao

Mensagem por JRJordao »

Pirata Escreveu: 03 mai 2025 12:41 Sabia do FGD, mas da sua existência a ter que lidar com a eventualidade de ser accionado e receber efectivamente o $ , poderá ir um caminho longo...nunca o trilhei.
Decreto-Lei n.º 298/92 - art 167
1 - O reembolso deve ter lugar no prazo de sete dias úteis a contar da data em que se verifica a indisponibilidade dos depósitos e não depende da apresentação de um pedido dos depositantes ao Fundo para esse efeito.
Pirata Escreveu: 03 mai 2025 12:41 Posso dar outro exemplo, do que a gestão danosa do BCP fez aos investimentos e acções de muitas pessoas que eram orgulhosamente accionistas desse banco de renome e que perderam imenso dinheiro a partir de 2009/2010.
Nada a ver com os produtos de capital garantido do BCP, que seriam a alternativa aos CA. Esses acredito que mesmo hoje sejam batidos pelos CA F em termos de rentabilidade. As taxas de DP dos bancos tradicionais são uma vergonha.
Pirata Escreveu: 03 mai 2025 12:41 CA, concordo que estão bem menos atractivos do que há 1 ano atrás ,a série F, mas eu creio que o factor segurança por ser dinheiro aplicado num instrumento de poupanças do Estado em vez de na " Banca ", reduz ,aos olhos de muitas pessoas, o risco e transmite maior confiança apesar de menores retornos. Além de que há prémios de permanência a partir do segundo ano que compensam um pouco a queda da euribor.
Os prémios de permanência e capitalização trimestral devem ser considerados na comparação de rentabilidade.

Com a Euribor 3m sempre >= 2,50%, que já sabemos que não irá acontecer, os CA F renderiam
  • 2,52% TANB a 1 ano
  • 2,67% TANB a 2 anos
  • 2,74% TANB a 3 anos
  • 2,79% TANB a 4 anos
  • 2,83% TANB a 5 anos
  • ...
  • 3,22% TANB a 10 anos
  • ...
  • 3,90% TANB a 15 anos
Lvsitano

Mensagem por Lvsitano »

Pirata Escreveu: 03 mai 2025 12:41 O famoso papel comercial do BES, entendido, ñ foram perdas em DP até ao limite,na altura garantido, mas isso leva me para outro factor que é a idoneidade/seriedade da gestão, o factor humano é mais imprevisivel. Dando 1 exemplo de nivel micro, conheço uma agência de 1 conhecido banco nacional onde trabalha 1 sujeito que eu sei desde os tempos de liceu que é um atabalhoado irresponsável. Nunca tive por isso, interesse em me envolver com aquela equipa. Posso dar outro exemplo, do que a gestão danosa do BCP fez aos investimentos e acções de muitas pessoas que eram orgulhosamente accionistas desse banco de renome e que perderam imenso dinheiro a partir de 2009/2010.
Seja que banco, por bem ou mal gerido que seja, os depósitos dos clientes abrangidos pelo FGD estão sempre assegurados. Nem no BES houve perda de depósitos acima dos 100k. Portanto havendo depósitos abrangidos pelo FGD não há que haver qualquer receio, e sendo bancos nacionais há sempre mais facilidade em tratar de tudo, do que se forem estrangeiros.
Os lesados do BES e do BCP, são lesados por falta de literacia financeira. Pessoas que se metem em investimentos sem conhecer riscos, apenas olhando à provável rentabilidade. E como esses podem haver outros lesados no futuro quando alguma SAD desportiva não cumprir.
Pirata

Mensagem por Pirata »

Certo, isso é verdade, da insuficiente literacia financeira, mas também há que dizer que o aumento dessa mesma literacia financeira e conhecimento maior do que estavam a fazer, não foram ajudados por parte da instituição que captava esses fundos dos futuramente lesados. Este tipo de " manhas " comerciais, que acabaram mal para muitos, poderiam ter sido reduzidas com maior esforço no esclarecimento do publico interessado. Já se sabia e eles sabiam e sabem muito bem quais os niveis de literacia financeira do publico português, simplesmente, aproveitaram se. Pelo menos, é o que me pareceu ao longo dos anos.

Ja agora, como referiu o factor estrangeiro, o openbank tem taxas algo interessantes , 2,60, 2,80 para DP mas pelo que li no Reddit - eu sei, eu sei - há ou houve problemas no contacto com clientes ou na gestão de questões da app e sendo uma sucursal low cost do Santander, é um banco espanhol com menor presença fisica.

A resolver qualquer questão com o openbank seria sempre por telefone, email ou mesmo só indo a espanha? Balcões santander em PT nada têm a ver com questões do Openbank?

Era um esclarecimento que me parece importante caso alguém o possa fazer.
JRJordao

Mensagem por JRJordao »

Pirata Escreveu: 11 mai 2025 14:50 Ja agora, como referiu o factor estrangeiro, o openbank tem taxas algo interessantes , 2,60, 2,80 para DP mas pelo que li no Reddit - eu sei, eu sei - há ou houve problemas no contacto com clientes ou na gestão de questões da app e sendo uma sucursal low cost do Santander, é um banco espanhol com menor presença fisica.

A resolver qualquer questão com o openbank seria sempre por telefone, email ou mesmo só indo a espanha? Balcões santander em PT nada têm a ver com questões do Openbank?
E tem a conta poupança boas-vindas com 2,60% TANB durante 6 meses.

Alguma experiência se partilha no Reddit, que não seja má? ;)

Telefone ou email. No Santander nada podes tratar. É um banco 100% online, como o moey ou o Revolut.

Sou cliente há vários anos (utilização reduzida) e nunca tive qualquer problema.
Lvsitano

Mensagem por Lvsitano »

Pirata Escreveu: 11 mai 2025 14:50 Certo, isso é verdade, da insuficiente literacia financeira, mas também há que dizer que o aumento dessa mesma literacia financeira e conhecimento maior do que estavam a fazer, não foram ajudados por parte da instituição que captava esses fundos dos futuramente lesados. Este tipo de " manhas " comerciais, que acabaram mal para muitos, poderiam ter sido reduzidas com maior esforço no esclarecimento do publico interessado. Já se sabia e eles sabiam e sabem muito bem quais os niveis de literacia financeira do publico português, simplesmente, aproveitaram se. Pelo menos, é o que me pareceu ao longo dos anos.
Quem vendeu os produtos foram os gerentes de conta, os comerciais do banco. Fazem-no porque recebem comissões e têm objetivos de vendas. As pessoas que são tão desconfiadas em tudo, não o foram com os investimentos no BES porquê? Ainda há quem ache que o gestor de conta é um amigo e ainda vai ao banco no Natal oferecer uma caixa de marisco ou umas garrafas de vinho :lol:
Responder